12-09-2017, 01:55 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 12-09-2017, 03:26 PM por Libertador.)
(12-09-2017, 12:26 AM)Machado de Assis Escreveu: Primeiramente, excelente iniciativa do Staff do LR, essa de eleger os melhores tópicos do fórum. Isso é bom por diversos motivos, dentre os quais: facilita o acesso dos membros a um material de qualidade superior já selecionado; promove o reconhecimento do trabalho e do mérito dos seus autores; estimula maior participação na produção de conteúdo; e por aí vai.
Quanto à votação, reconheço ter sido bastante difícil escolher somente três dentre tantos tópicos excelentes! Os li a todos, bem como a todas as respostas, a fim de fazer uma avaliação mais aprofundada e consciente de cada um.
Embora não tenha sido requerida a justificativa dos votos, tomo aqui a liberdade de empreendê-la. Meus três votos contemplaram os seguintes tópicos, todos do confrade Héracles:
1) A forma segue a função;
2) Sua inépcia não é obra do acaso; e
3) Ansiedade anticipatória.
Eu os elegi por algumas razões, as quais abordo um pouco agora.
Primeiro, este confrade em particular tem sua produção integralmente voltada ao desenvolvimento pessoal bruto (no sentido de essência emprego este termo), que consiste num dos pilares que sustentam e dão substância ao movimento da Real. Ademais, esta é a seção pela qual mais me interesso, então uma elaboração voltada a isto é mais valorizada por mim.
Segundo, os três tópicos (não sei se deliberadamente ou não) compõem um todo bem harmônico em si mesmo, conferindo uma espécie de unidade definida ao pensamento do confrade. Assim, fácil perceber que este arcabouço encerra as três grandes fases integrantes do processo de desenvolvimento pessoal, quais sejam: a fase pré-atividade [tratada com mais vagar no "Sua inépcia não é obra do acaso"], a fase de atividade em si [abordada no "A forma segue a função"] e a fase pós-atividade (este 'pós' indica uma atividade em específico, ou os resultados provisórios mas já bem delineados de alguma atividade, e não o desenvolvimento pessoal integral, que afinal é perene e indefinido) [muito bem descrita no "Ansiedade Antecipatória"].
Vou ficar por aqui para não me estender mais do que já o fiz. Qualquer coisa, adiciono algum comentário complementar.
Mais uma vez, meus parabéns a todos, tanto aos mantenedores e dirigentes do espaço, quanto aos ótimos produtores de conteúdo do mesmo!
Excelente análise Machado de Assis. É bom vê-lo de volta aqui no fórum! Espero que volte a participar regularmente.
O seu relato é um dos melhores que já li por aqui, no contexto do desenvolvimento pessoal em todos os aspectos. Aqui o link para quem também quiser ler o relato: Um ano, a Real e a mudança.
Machado, o seu relato só não está na votação porque muitos dos realistas atuais não chegaram a conhecer o mesmo para indicar e eu não lembrei dele na hora de fazer a enquete ontem a noite. E, provavelmente, um ou outro excelente texto do fórum acabou ficando de fora também na hora de selecionar pra votação pois temos quase 2 mil tópicos aqui no fórum.
Mas é bom que fica a dica, apesar dos melhores textos até 2016 estarem sendo eleitos aqui, explorem o fórum porque ainda tem muitos tesouros perdidos entre os tópicos para vocês descobrirem.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.