04-12-2023, 10:25 PM
Logo que financiei comecei a analisar as propostas de agregamento para meu humilde caminhãozinho nas transportadoras conhecidas e foi decepção atrás de decepção, mercado é amplo, mercado livre, shopee, magazine luiza, madeira madeira, entrega de linha marrom e branca, armarinhos, cigarro, etc.
Até cheguei a participar de algumas integrações por videochamada para ver qual é, seguem alguns fatos que pude constatar até o momento;
1 - Maioria das transportadoras pedem MEI e ANTT;
2 - Pagamento Quinzenal;
3 - Maioria delas solicita emissão de nota fiscal de prestação de serviços nos ciclos de pagamento;
4 - Diária média da minha categoria varia entre 350 e 450 ;
5 - Algumas oferecem um adicional por nota que varia de 5,00 ate 20,00;
6 - As que não solicitam MEI, ANTT ou emissão de nota fiscal pagam menos porque são mais disputadas;
7 - A princípio dizem que você rodará a média de 100km dia mas considerando trajeto até CD, desvios de tajeto, erros de operador logístico a distancia percorrida diariamente pode chegar até 200km ou mais;
8 - Diesel e manutenção do veículo inteiramente por sua conta, em alguns casos oferecem convênios com mecânicas e postos de combustível para descontar de sua quinzena na melhor modalidade endividamento de puta em zona, ou seja, você fica na mão deles;
9 - Algumas oferecem adicional para ajudante mas a maioria por sua conta, muitos motoristas acabam arrastando esposa, filhos e familiares para trabalhar junto pois em uma cidade como SP é dificil você encontrar vaga, parar caminhão e desembarcar para realizar entrega sem risco de multa ou até mesmo furto de objetos;
10 - Há muitos intermediários entre você e a empresa dona da carga e para a ponta que é o transportador chega um valor ínfimo;
11 - Mentalidade predominante é que desse serviço você se veja como empresário mas no final das contas tire um salário sem vergonha que mal da pra se manter e fazer a manutenção do veículo adequadamente;
12 - Eles apostam na rotatividade, ou seja, se você não gostar tem 100 dispostos a entrar no seu lugar e realizar o serviço em troca de um salário que se equipare a CLT;
14 - Em entregas porta a porta você terá que entrar em áreas de risco, favelas, lugares de dificil acesso;
15 - Você terá que acordar de madrugada para carregar no CD e conseguir realizar as entregas no decorrer do dia;
16 - Você terá que retornar ao CD de graça com as cargas que não foram entregues;
17 - Você poderá operar na modalidade de hub, ou seja, retirar a carga e distribuir para veículos menores como fiorino e carros de passeio;
18 - Alto índice de roubo de carga.
Tudo isso para com sorte ficar com 200 reais livre por dia.
Meu veredito é que por enquanto não compensa, você ter um veículo de dezenas de milhares de reais com uma parcela elevada e no final do dia tirar menos que um motoboy sangue no zóio.
Como alternativa estou explorando um outro nicho em que se roda bem menos e se ganha bem mais e graças a Deus o retorno está começando a ser bom que é o de mudanças e fretes avulsos.
Em alguns casos requer que você coloque a mão na massa ou contrate ajudantes que serão cobrados do cliente, ou seja, terá que fazer esforço físico e obviamente poderá cobrar por isso.
Pontos Positivos
- Roda menos;
- Pagamento em dinheiro ou pix no ato;
- Ganha-se muito mais por hora e km;
- Na composição do preço pode colocar o fator da dificuldade, ex. acesso, escada, etc;
Pontos Negativos
- Demanda
- Depende de Publicidade
Até cheguei a participar de algumas integrações por videochamada para ver qual é, seguem alguns fatos que pude constatar até o momento;
1 - Maioria das transportadoras pedem MEI e ANTT;
2 - Pagamento Quinzenal;
3 - Maioria delas solicita emissão de nota fiscal de prestação de serviços nos ciclos de pagamento;
4 - Diária média da minha categoria varia entre 350 e 450 ;
5 - Algumas oferecem um adicional por nota que varia de 5,00 ate 20,00;
6 - As que não solicitam MEI, ANTT ou emissão de nota fiscal pagam menos porque são mais disputadas;
7 - A princípio dizem que você rodará a média de 100km dia mas considerando trajeto até CD, desvios de tajeto, erros de operador logístico a distancia percorrida diariamente pode chegar até 200km ou mais;
8 - Diesel e manutenção do veículo inteiramente por sua conta, em alguns casos oferecem convênios com mecânicas e postos de combustível para descontar de sua quinzena na melhor modalidade endividamento de puta em zona, ou seja, você fica na mão deles;
9 - Algumas oferecem adicional para ajudante mas a maioria por sua conta, muitos motoristas acabam arrastando esposa, filhos e familiares para trabalhar junto pois em uma cidade como SP é dificil você encontrar vaga, parar caminhão e desembarcar para realizar entrega sem risco de multa ou até mesmo furto de objetos;
10 - Há muitos intermediários entre você e a empresa dona da carga e para a ponta que é o transportador chega um valor ínfimo;
11 - Mentalidade predominante é que desse serviço você se veja como empresário mas no final das contas tire um salário sem vergonha que mal da pra se manter e fazer a manutenção do veículo adequadamente;
12 - Eles apostam na rotatividade, ou seja, se você não gostar tem 100 dispostos a entrar no seu lugar e realizar o serviço em troca de um salário que se equipare a CLT;
14 - Em entregas porta a porta você terá que entrar em áreas de risco, favelas, lugares de dificil acesso;
15 - Você terá que acordar de madrugada para carregar no CD e conseguir realizar as entregas no decorrer do dia;
16 - Você terá que retornar ao CD de graça com as cargas que não foram entregues;
17 - Você poderá operar na modalidade de hub, ou seja, retirar a carga e distribuir para veículos menores como fiorino e carros de passeio;
18 - Alto índice de roubo de carga.
Tudo isso para com sorte ficar com 200 reais livre por dia.
Meu veredito é que por enquanto não compensa, você ter um veículo de dezenas de milhares de reais com uma parcela elevada e no final do dia tirar menos que um motoboy sangue no zóio.
Como alternativa estou explorando um outro nicho em que se roda bem menos e se ganha bem mais e graças a Deus o retorno está começando a ser bom que é o de mudanças e fretes avulsos.
Em alguns casos requer que você coloque a mão na massa ou contrate ajudantes que serão cobrados do cliente, ou seja, terá que fazer esforço físico e obviamente poderá cobrar por isso.
Pontos Positivos
- Roda menos;
- Pagamento em dinheiro ou pix no ato;
- Ganha-se muito mais por hora e km;
- Na composição do preço pode colocar o fator da dificuldade, ex. acesso, escada, etc;
Pontos Negativos
- Demanda
- Depende de Publicidade