27-10-2016, 04:54 PM
Primeira coisa que eu acredito que você tem que analisar é se há ou não demanda para o que você está vendendo. Esse ponto é importantíssimo e abre espaço para inúmeras variáveis:
Há muita demanda, e pouca oferta [favorece o vendedor]: você venderá bem e pode precificar a ponto de ter uma boa margem de lucro.
Há muita demanda, e muita oferta [equilíbrio]: você venderá bem se oferecer um serviço melhor do que os seus concorrentes.
Há pouca demanda, e muita oferta [favorece o comprador]: você venderá regularmente se oferecer um serviço e um preço melhor do que os seus concorrentes.
Há pouca demanda, e pouca oferta [equilíbrio]: você venderá bem se oferecer um serviço melhor do que os seus concorrentes.
Perguntas que você deve se fazer:
1. Meu produto é sazonal?
Implica em analisar se as estações do ano influenciam ou não na venda dos seus produtos. Exemplo: vende-se mais sorvete no verão, do que no inverno.
2. Meu produto tem data de validade?
Implica em analisar quanto tempo o seu produto pode ficar no estoque sem lhe causar prejuízos.
3. Meu produto é opcional ou necessário?
Comida é algo necessário; suplemento alimentar é opcional.
...
As razões de entender se há demanda, se o produto é sazonal, se tem data de validade, se é necessário ou não, é ter controle sobre o seu ESTOQUE.
Se há uma demanda alta, é interessante que você tenha um estoque que sustente o seu negócio por um tempo não tão alto, nem tão baixo. Por exemplo: ter alimentos suficientes para, no máximo, uma semana.
Por quê?
Ainda que você tenha uma demanda alta, você tem que entender que estocar custa dinheiro. Quantas geladeiras você acha que precisa para estocar quatro semanas de alimentos? Quanto espaço as prateleiras de estoque estão ocupando no seu ambiente?
No caso de produtos chineses... É diferente. Você tem um certo tempo até que o produto chegue em sua casa, se você for comprar direto da fonte; além de ter que incluir um custo pelo risco de taxação.
É claro que isto é apenas uma gota no oceano. Veja que muitas outras coisas influenciam, tais como a frequência com que o fornecedor passa no seu estabelecimento ou a frequência que você o visita; o tempo gasto nas compras com o fornecedor; as promoções que o fornecedor oferece; etc.
---
Você tem que aliar sua capacidade produtiva à sua demanda.
Por exemplo, não adianta você ter empregado a ponto de ser capaz de produzir uma média de 50 pastéis por hora se a demanda é, em média, 10 por hora. Alta produtividade nem sempre significa alta lucratividade. Cuidado!
Ponto de venda é importantíssimo para o comércio de lanches, doces, salgados, etc.
Trate seu cliente como um rei. David Camelô dava um doce para quem passava sorrindo em frente à sua banca de doces! Tem noção na diferença que isso faz?
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Se você quer vender pastel, visite a melhor pastelaria da sua cidade. Se não tiver na sua cidade, visite em outra.
Se você quer vender lanche, visite a melhor lanchonete da sua cidade.
Veja como eles trabalham e aonde você pode ser melhor.
Observe se o clientes demoram muito tempo para serem atendidos, ou para receberem o pedido, e se demonstram insatisfação com isso. Observe a higiene - que também é importantíssima no ramo de alimentação - do local. Observe o perfil do público: a maioria aparenta ser rico ou pobre? Eles comem porque estão com fome [se for isso, você tem que ser mais rápido], depois de alguma atividade, ou porque "estão saindo para comer fora" [se for isso, você tem que oferecer mais conforto]? Observe quantas pessoas entram no estabelecimento por um determinado tempo, e quanto tempo demora para elas serem atendidas [tempo para atender o pedido] e saírem do estabelecimento [se elas ficarem conversando muito tempo, você pode concluir, por exemplo, que terá que dispor de mais mesas e cadeiras no seu comércio]. Como os atendentes tratam os clientes?
E peça um pastel. O gosto é bom? A massa é boa? E o seu pastel, como está?
Há muita demanda, e pouca oferta [favorece o vendedor]: você venderá bem e pode precificar a ponto de ter uma boa margem de lucro.
Há muita demanda, e muita oferta [equilíbrio]: você venderá bem se oferecer um serviço melhor do que os seus concorrentes.
Há pouca demanda, e muita oferta [favorece o comprador]: você venderá regularmente se oferecer um serviço e um preço melhor do que os seus concorrentes.
Há pouca demanda, e pouca oferta [equilíbrio]: você venderá bem se oferecer um serviço melhor do que os seus concorrentes.
Perguntas que você deve se fazer:
1. Meu produto é sazonal?
Implica em analisar se as estações do ano influenciam ou não na venda dos seus produtos. Exemplo: vende-se mais sorvete no verão, do que no inverno.
2. Meu produto tem data de validade?
Implica em analisar quanto tempo o seu produto pode ficar no estoque sem lhe causar prejuízos.
3. Meu produto é opcional ou necessário?
Comida é algo necessário; suplemento alimentar é opcional.
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As razões de entender se há demanda, se o produto é sazonal, se tem data de validade, se é necessário ou não, é ter controle sobre o seu ESTOQUE.
Se há uma demanda alta, é interessante que você tenha um estoque que sustente o seu negócio por um tempo não tão alto, nem tão baixo. Por exemplo: ter alimentos suficientes para, no máximo, uma semana.
Por quê?
Ainda que você tenha uma demanda alta, você tem que entender que estocar custa dinheiro. Quantas geladeiras você acha que precisa para estocar quatro semanas de alimentos? Quanto espaço as prateleiras de estoque estão ocupando no seu ambiente?
No caso de produtos chineses... É diferente. Você tem um certo tempo até que o produto chegue em sua casa, se você for comprar direto da fonte; além de ter que incluir um custo pelo risco de taxação.
É claro que isto é apenas uma gota no oceano. Veja que muitas outras coisas influenciam, tais como a frequência com que o fornecedor passa no seu estabelecimento ou a frequência que você o visita; o tempo gasto nas compras com o fornecedor; as promoções que o fornecedor oferece; etc.
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Você tem que aliar sua capacidade produtiva à sua demanda.
Por exemplo, não adianta você ter empregado a ponto de ser capaz de produzir uma média de 50 pastéis por hora se a demanda é, em média, 10 por hora. Alta produtividade nem sempre significa alta lucratividade. Cuidado!
Ponto de venda é importantíssimo para o comércio de lanches, doces, salgados, etc.
Trate seu cliente como um rei. David Camelô dava um doce para quem passava sorrindo em frente à sua banca de doces! Tem noção na diferença que isso faz?
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Se você quer vender pastel, visite a melhor pastelaria da sua cidade. Se não tiver na sua cidade, visite em outra.
Se você quer vender lanche, visite a melhor lanchonete da sua cidade.
Veja como eles trabalham e aonde você pode ser melhor.
Observe se o clientes demoram muito tempo para serem atendidos, ou para receberem o pedido, e se demonstram insatisfação com isso. Observe a higiene - que também é importantíssima no ramo de alimentação - do local. Observe o perfil do público: a maioria aparenta ser rico ou pobre? Eles comem porque estão com fome [se for isso, você tem que ser mais rápido], depois de alguma atividade, ou porque "estão saindo para comer fora" [se for isso, você tem que oferecer mais conforto]? Observe quantas pessoas entram no estabelecimento por um determinado tempo, e quanto tempo demora para elas serem atendidas [tempo para atender o pedido] e saírem do estabelecimento [se elas ficarem conversando muito tempo, você pode concluir, por exemplo, que terá que dispor de mais mesas e cadeiras no seu comércio]. Como os atendentes tratam os clientes?
E peça um pastel. O gosto é bom? A massa é boa? E o seu pastel, como está?
Em tudo dai graças.
