Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Imóvel para Moradia - Estratégias para comprar
Estou no eu terceiro imóvel (não tenho 3 imóveis, fui vendendo o antigo pra comprar o mais novo). As dicas que eu posso dar são as seguintes:

- DEZ ANOS de "poupança" (=juntar grana, não necessariamente aplicar em poupança) pra pensar em comprar alguma coisa. Lógico que depende de quanto vc ganha. Agora que me dei conta que levei 10 anos juntando grana pro primeiro imóvel e morei dez anos em cada imóvel... juntando grana pro próximo.
- No primeiro imóvel dei um terço do valor total de entrada, no segundo dei metade do valor total e no terceiro dei 2/3 do valor total de imóvel, financiando apenas 1/3.
- Primeiro imóvel financiei 8 anos e quitei em 4, segundo imóvel financiei 15 anos quitei em 3 e terceiro imóvel financiei 20 anos e quitei em 1. A dica aqui é sempre comprar imóvel de valor ABAIXO da sua capacidade de pagamento. Você que consegue pagar no máximo um imóvel de 400 mil? Então compre um no máximo de 300. Consegue pagar prestação de 3 mil? Então pegue financiamento pra prestações de 2 mil.
- TODO E QUALQUER dinheiro que sobrava eu abatia o financiamento NO TEMPO. Ia lá e pagava prestações de "trás pra frente". Era a coisa mais louca. Digamos que sua prestação seja de 2 mil e tenha umas 240 prestações pra pagar. Vc vai lá com 20 mil e abate umas 40 prestações! Vc acha que vai abater menos de 1 ano de financiamento e abate mais de 3... Isso é viciante, vc quer ver o tempo restante cair de qualquer jeito. Para de gastar com qualquer bobagem...
- Faça as contas do registro do imóvel (uns 5% do valor fácil), da decoração (de 20 a 30% do valor se vc não tiver NADA). Já vi muita gente gastando TUDO pra pegar as chaves e depois ter que arrumar dinheiro emprestado no banco pra essas coisas e se arregaçar todo.
- NUNCA comprar por impulso. A melhor compra que eu fiz foi do imóvel que estou agora. Passei 5 (cinco) anos estudando o mercado e fazendo pesquisas pra fechar esse imóvel. Tem uns fóruns espetaculares que ensinam direitinho a ler o mercado como está hoje.
- Corretor tem credibilidade ZERO. NUNCA acredite no que dizem.
- QUALQUER contrato que te apresentarem, NUNCA, em hipótese ALGUMA assine sem um advogado de confiança ler primeiro. O primeiro comprei sozinho e QUASE me fudi. O segundo e o terceiro dei na mão de advogado especializado que ME SALVARAM de várias pegadinhas. Sem contar uma meia dúzia que dei na mão de advogado e descobriram que a construtora tava quebrada e devendo vários impostos da obra. Isso tudo reverte pro proprietário depois... tenho um ex-vizinho que foi vender o imóvel dele agora e descobriu uma bucha de R$ 40 mil (de uma apê que vale menos de 500 mil) de IPTU de antes de comprar. A empreiteira que construiu e vendeu? Faliu faz uns 8 anos...
- Achou um imóvel que parece legal? Visite vários dias da semana em vários horários. PRESTE MUITA ATENÇÃO nos barulhos. Isso é um verdadeiro inferno, pode acabar com seu sono a noite.

Conforme vou lembrando, vou postando mais coisas.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Imóvel para Moradia - Estratégias para comprar - de Berzerk - 19-12-2023, 10:42 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] Quais ações comprar nesse período de pandemia? SCOLFIELD 23 7,920 07-02-2021, 01:13 PM
Última Postagem: Novo Mundo
  NÃO FINANCIE UM IMÓVEL PELA CAIXA! Lixeiro 10 5,739 12-08-2019, 04:18 PM
Última Postagem: Stumm
Information Ações. Hora certa e errada de comprar Hulk 7 4,133 08-02-2016, 06:55 PM
Última Postagem: Bruno Padilha

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)