08-01-2023, 08:38 PM
(07-01-2023, 04:04 PM)A6M Zero Escreveu: No final, a raiz do problema é a baixa auto-estima. Ter o hábito de trabalhar em cima dela constantemente é um bom começo.
Assim, o problema é a auto-estima, e de fato trabalhar em cima dela é um bom começo,
mas não é necessariamente a raiz dos problemas.
A raiz pode ser a desinformação (que vem da mídia e da família), a ingenuidade de alguns, que diante de problemas da vida, causam a baixa auto-estima.
Complica ainda mais se vem da família a desinformação:
Te ensinam que você tem que ir bem na escola, e ser um dos melhores da classe, para ter um bom emprego, uma boa carreira e ganhar um bom salário.
E convenhamos, seu histórico no ensino fundamental e médio, e em muitos casos até da faculdade não mudam merda nenhuma sobre sua carreira profissional.
E o cara que sempre estudou e trabalhou duro fica pensando "Onde foi que eu errei? Porque hoje eu não sou rico? Eu estudei. Eu respeitei a hierarquia e fui um bom funcionário. Eu fiz estágio, depois trabalhei bastante, eu merecia ser um cara diferenciado".
Aí entra em depressão, a auto-estima despenca, o cara para de render no trabalho, e é nessa hora que o pessoal aponta o dedo para o cidadão e diz "é tudo culpa sua, bastava fazer tudo que a gente havia dito que daria certo". Não é a toa que vários red pillados, quando buscam o desenvolvimento pessoal e profissional, conseguem mais sucesso que a média. É que a ingenuidade morreu, e o cidadão aprende a perceber quando está sendo passado pra trás.