06-01-2023, 12:24 AM
(04-01-2023, 03:18 AM)Bilidequidi Escreveu: O homem deve ser sensível sempre sozinho. Nunca é vantajoso ao homem demonstrar ou falar de suas emoções, pois ele pode perder boas oportunidades.
Sensibilidade é uma característica feminina que involuntariamente as pessoas associam à fraqueza e diminuem o respeito pelo masculino.
Notei isso recentemente em meu trabalho. Vagou a função de gerente operacional e a pessoa mais indicada era o encarregado da área que conhecia todo o processo, além de ser competente e responsável. Porém, ele tem essa defeito de ser emotivo e sempre chora com certos gatilhos como homenagens aos pais, despedidas de funcionários etc. Por causa disso, quem pegou a vaga foi outro cara que é o oposto desse encarregado, tem a fama de ser briguento e boca suja, mas lida bem com as contratadas justamente por impor essa aura de medo. Agora a situação azedou, pois os dois não estão se bicando.
Apesar de ser possível um cara ser destacado no trabalho, mas beta para relacionamentos, o mais comum é a parte comportamental (de beta) atrapalhar a carreira do cidadão também.
Do mesmo jeito que, via de regra, à primeira vista a mulher não enxerga um Beta como se fosse homem, e sim como melhor amiga *(e sim, amiga, não amigo)*,
um cara que é sensível e emotivo, para uma empresa, por mais que o cara seja competente e responsável, ela não enxerga esse funcionário como líder. É um ótimo exemplo para deixar claro como a parte comportamental, a postura e o lado emocional são importantes para uma liderança, talvez com mais peso do que entender todos os processos da área.
Mas ser o bonzinho vai além de ser um cara emotivo. No meu caso pode me chamar daquele cara que trabalhava sério, mais do que a média, mas sempre mostrava que estava ali para servir a empresa de forma profissional, mas ingênuo, esperando reciprocidade.
Tive que batalhar muito na minha carreira para crescer, mas ser "bonzinho" no meu trabalho já me atrasou por alguns anos, justamente porque na hora de escolher pessoas para serem promovidas, meu nome era mencionado, mas sempre colocado na lista da espera.
No caso o que eu percebi foi que o bom relacionamento com diretores dava a eles a impressão que não havia necessidade de me promover, já que eles agiam como se apenas um bom papo era o necessário para me motivar. Tive que aprender a mudar para uma postura mais dura pra começar a crescer (pois já estava bem claro que minha competência e conhecimento do setor e processos da área eram bem satisfatórios).