Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Qual a melhor forma de construir uma reserva financeira rápido?
(27-02-2025, 06:48 PM)Libre Escreveu:
(27-02-2025, 09:37 AM)Trglodita Escreveu: Não preciso nem dizer que quem 'investir" em qualquer "investimento padrão bostileiro", mesmo com o ganho nominal em reais vai ter menor poder de compra lá na frente, né?

Quem tem muito dinheiro, perde, mas não faz diferença, o montante é muito grande. Pobre investir em bolsa, FII, renda fixa, poupança ou qualquer dessas merdas é perder poder de consumo.

Os estímulos por aqui são perniciosos. Dependendo da taxa de juros e subsídio é melhor:
- Comprar um imóvel agora e pagar parcelado fugindo de aluguel ou juntar o dinheiro pra comprar a vista? Quem quiser comprar a vista NUNCA terá o dinheiro para isso. Dinheiro é dívida. O tempo é fator determinante nessa conta.

Guardar um cubo de gelo no verão fora da geladeira, é isso o que acontece com o real. O ganho é nominal, e você paga imposto sobre esse ganho, tirando os impostos você sempre vai comprar menos do que compraria.

E sinceramente, eu não tenho nenhuma reserva de emergência em poupança, pra isso eu tenho crédito. Se eu precisar de um dinheiro de forma urgente empresto, seja via cartão de crédito, agiota, banco, etc. Se valer a pena vender moedinha mágica da internet, posso vender também, mas prefiro sempre a dívida.

O pobre não sabe fazer dívida. Por isso defendo, você é pobre e tem uma renda declarada e não tem imóvel? Veja se consegue subsídio estatal, seja com entrada e principalmente juros subsidiados e compre uma casa. É o melhor investimento para o pobre que vive em um submundo narcoestatal com moeda podre.

Já escrevi diversos tópicos sobre BTC, então nem preciso citar aqui. Estou respondendo considerando que você não quer saber disso.

Ao invés de guardar quantias ridículas de dinheiro para ganhar merreca e ainda ter que pagar imposto ao estado, use o dinheiro na economia real, compre coisas e revenda para obter ganhos extras, tente montar um negócio paralelo pela internet. Não tem como em 2025 você ganhar 2k/Mês e "investir" assistindo gurus de youtube que ganham dinheiro mesmo vendendo curso.

Perda fixa e perda variável é pra quem já fez sua fortuna e só precisa mantê-la. Ninguém fica rico operando essas merdas.

Foque em ganhar mais dinheiro. É fácil falar? É. Um submundo como o Bostil está formatado pra te deixar pobre e burro. Quem puder, tente morder alguma tetinha do estado, seja via subsidio para compra de casa, seja auxílio, use o sistema contra o sistema.

Se você tem saúde e pode trabalhar, faça isso, o foco é ganhar dinheiro pra sair da merda. E claro, se formatar a sua vida para ser minimalista, vai se foder menos sempre.

"ain, trglodizita, eu juntei dinheiro e isso me ajudou muito". Claro que temos que economizar e fazer sobrar grana, mas ficar guardando no banco pra ganhar as mixarias de rendimentos só vai te deixar mais pobre. Não tem escolha fácil por aqui, seja sábio.

Excelente. 

Muito bem pontuado.

Só exclarecendo que o ponto sempre foi "a melhor forma de construir uma reserva financeira rápido". E como estou frizando, este montate a ser formado teria que ficar em algum lugar. Mais uma vez, sugeri a poupança para não deixar no colchão. Esperava que fossem "torcer o nariz", era de se esperar. 

Bitcoin pode ser uma boa, como reserva de valor. Mas caso precisasse, venderia seus lindos bitcoins? Fica a pergunta... (ver mais a baixo 'banco e agiotagem' no meu caso).

Com o dinheiro em conta, se o cara iria investir é outros 500. Por que aí já entraria em outra seção - a de investimento. E não estou falando de investimento, embora possa caminhar para tal. Como o confra Tglodita não deixa a gente esquecer, investir em qualquer coisa no BR é perder dinheiro. Contudo, sugeriu que o pobre comprasse uma casa, conte-nos mais.

Não sugeri que fosse viver da renda gerada dessa quantia, até conclui que o cara não poderia parar de trabalhar (ficar sem renda). Este montante deveria ajuda-lo a se reerguer caso necessário. 

Fazer dívida com o banco é uma opção. (Para quem em score interno alto, deve conseguir alguma coisa, mas deve cair depois também). Vai da moral do cara, aumentar ou simplesmente fazer e deixar para lá. Agiotagem, já vi de perto por anos, não quero saber. (inclusive, 'desvivamento' rolaram por conta disso... enfim... deixa baixo.)

Concluimos que não tem outra saída a não ser trabalhar mais e gastar menos. Com o passar dos anos, ele precisaria ajustar os ganhos ativos. Ganhar ainda mais, já que esse país é uma total instabilidade...

Nem preciso dizer que o cara precisaria se manter na linha, sem ficar doente ou aumentar o custo de vida, ainda que no país tenha aumentado.

Grato pela contribuição.

Eu entendi o tópico, mas não vejo sentido mais em reserva de emergência, dinheiro é dívida. Se o cara for funça mais fácil ainda. 

Sobre comprar casa: você sempre vai precisar de uma casa para morar, se não precisar, poderia ter uma pra alugar. Se você conseguir juros de 4,5-6% do estado é dinheiro praticamente de graça. Imóvel é um ativo de baixa líquidez? É, mas é a maior reserva de valor do planeta com mais de 330 trilhões de dólares alocados nisso (real state).

Tem muitos esquemas pra realizar compra sem entrada, como estava explicando ao @Gorlami tempos atrás. 

Se pudesse captar alguns milhões com juros de 4 a 6% aa para comprar ativos e teu capital de giro pudesse bancar não faz nenhum sentido não pegar. Em apenas um super empréstimo você resolve a sua vida, por isso ser amigo do rei pode ser tão bom.

Enfim, é uma dica que dou pra todo mundo. Ninguém consegue nada sem dívidas, e há divida boa e ruim.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
(27-02-2025, 08:31 PM)Trglodita Escreveu: Eu entendi o tópico, mas não vejo sentido mais em reserva de emergência, dinheiro é dívida. Se o cara for funça mais fácil ainda. 

Isso me lembrou muito o Robert Kiyosaki, até mesmo sobre 'dívida boa e ruim'. Iria comentar sobre, e como o BR médio não saber lidar com crédito em geral. Logo, poderia ser arriscado citar, se nem o básico fazem.

Contudo, esse lançe de pega crédito, compra ativo, e o resto que se lasque não faz parte dos meus princípios financeiros. (Sei que muito 'rico' vive de crédito¹. Cartão de Alta renda pra lá, Cartão Black pra cá etc. Daria um tópido interessante esse lance de 'viver de crédito'².)

Por mais que eu dê um voto de confiança para o autor do livro, já rolaram matérias onde supostametne estava com milhões de dívida. Se depois ele pagou com o que os ativos geram, mais ou menos o que entendi do que você falou do fluxo. Ok. 

Não irei entrar no mérito de como 'os ricos ficaram ricos', pois certamente tem muita 'maracutaia' nesse meio. Não vem ao caso discuti isso. Sobretudo, em algum ponto da vida deles, tiveram um 'boom' nos seus negócios/fonte de renda e fizeram literalmente milhões.

Daí, como irão gerir a sua fortuna, seja por meio de holding, S/A., BTC, 'testa de ferro', Teoria das bandeiras e etc, ou com tudo isso junto, não importa. A real é que o BR médio não consegue nem se mover dentro da pirâmide da mobilidade social (horizontal), quiçá viver de crédito¹. 

1 - No sentido de ter bom score interno com os bancos. Pega, mas paga. Porque o fator ALTA/MUITA RENDA o mesmo faz. Talvez, este seja o maior 'entrave' do BR médio: ALTO GASTO, em contrapartida, BAIXA RENDA. No entanto, quer ostentar renda. Enfim.)

(2) Já vi uma matéria onde um rico comprou um quadro caríssimo por X milhões e passou no crédito. Para que? Para ganhar milhas e andar de avião de graça. Esse mundo dos 'ricos que vivem de crédito' (Cartão de alta renda), num país como o BR, onde cada esquima tem um banco oferecendo um cartão pode ser intessante. Todavia, sem falar de ativo (renda) x passivo (gasto), não dá. 

Enfim.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
De qualquer forma, montarei a minha reserva de ermegência. 'Viver de crédito' presupõem que o sujeito possui bom histórico de pagador. Além da renda acima da média. O que não tenho no momento.

Aliás, tem algum tópico SÉRIO aqui sobre como realmente enriquecer? Mesmo tendo 'métodos alternativos e pouco convencionais'? Digo isso, pois muitos falam de funça ou empreendedorismo. Como fonte de renda acima da média BR.

Mas, falo realmente de atingir o milhão. Como? Não sei. Nem que seja com marketing digital e 'guruzices'. Quero dizer, realmente algo que 'venda igual água'. Corretagem? Mercado financeiro? BTC? Não sei. Dão comissões interessante. Mas enriquecer de verdade? hm... 

Só sei que métodos convencionais não nos farão sair dos 100k em 5 anos...
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Investir deve ser um hábito, igual a tomar café de manhã ou almoçar. Esqueça que a inflação vai corroer seu patrimônio, que o seu montante é tão pouco que é insignificante etc. Se for pensar nisso, nem vai começar.
E mais importante que investir é adquirir conhecimento para aumentar sua renda.
Chegar e ser engraçado o cara simular que uma pessoa vai ganhar por cinco anos um salário mínimo.
Qualquer pessoa com determinação em cinco anos, ganhará mais que isso.
Jovem deve viver do salário, aproveitar o tempo a seu favor. Viver de renda é um privilégio para poucos nesse país.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
Ruge

Extorquir lider de facção

Marretar parede de Politico municipal

Emenda parlamentar

Ong associada a Partido Politico

Obra publica e Privatização ou Parceria....

etc
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
(27-02-2025, 09:24 PM)Libre Escreveu: De qualquer forma, montarei a minha reserva de ermegência. 'Viver de crédito' presupõem que o sujeito possui bom histórico de pagador. Além da renda acima da média. O que não tenho no momento.

Aliás, tem algum tópico SÉRIO aqui sobre como realmente enriquecer? Mesmo tendo 'métodos alternativos e pouco convencionais'? Digo isso, pois muitos falam de funça ou empreendedorismo. Como fonte de renda acima da média BR.

Mas, falo realmente de atingir o milhão. Como? Não sei. Nem que seja com marketing digital e 'guruzices'. Quero dizer, realmente algo que 'venda igual água'. Corretagem? Mercado financeiro? BTC? Não sei. Dão comissões interessante. Mas enriquecer de verdade? hm... 

Só sei que métodos convencionais não nos farão sair dos 100k em 5 anos...

Tem uma "fórmula" que é mais ou menos assim:

1- O cara descobre ou inventa alguma coisa ou cria uma marca que facilita, entretém, satisfaz ou melhora a vida das pessoas, e coloca esse produto no mercado.
2- Esse produto é escalável... não é um serviço que o cara faz, mas sim um produto que pode ser fabricado aos montes.
3- Esse produto pode ser mais abstrato (softwares, contas em sites etc) ou concreto (brinquedo, vigas de ferro, produtos farmacêuticos etc)
4- Esse produto não é a coisa mais esquisita do mundo... tipo, todo mundo sabe o que é um computador, então software pra computador não é tão bizarro assim... mas não é todo mundo que conhece sei lá, um ionizador de água... não caiu no gosto popular... e nem é tão barato pra comprar só pra ver o que acontece...

Só que na prática, essa fórmula é difícil pra caralho e envolve riscos. Se eu soubesse exatamente como que faz, eu já estaria fazendo.

Eu acredito que tem algumas tendências futuras (algumas até presentes):
1- Farmácia natural (a indústria farmacêutica é trilionária, e a indústria farmacêutica natural é bilionária)
2- Inteligência Artificial
3- Carro elétrico, e peças de carro elétrico (não sei quanto tempo viraria tendência no Brasil...)
4- Painéis solares (se as pessoas continuarem construindo casas)
5- Pré-moldados pra montar casas (uma das características do pessoal mais novo é a pressa de fazer as coisas, então facilidade pra construir casa pode ser atrativo pra eles)
6- Brinquedo anti-stress pra adultos (sem ser necessariamente sexuais)
7- Fast-food alternativão, diferentão (indiano, vietcongue, indonésio etc)... isso talvez funcione mais em bairros ricos e classe média-alta
8- Qualquer coisa relacionada a agro
9- Filtros que não são nem de barro e nem grudado na torneira, mas sim algum que a pessoa coloque numa torneira comum, e nem precisa instalar na parede.

Ferramentas e utilidades sempre vão ser vendidas, mas é bom saber quais vão ser mais vendidas. Se tem mais gente colocando painéis solares, então ferramentas específicas pra esse tipo de coisa também podem ser mais vendidas.

Eu boto muita fé no ramo de farmácia natural, já que isso virou uma indústria mais formal, sem ser só de garrafadas. 

Tem um monte de muleque com mais ansiedade e depressão, ficando mais retardado com celular, aposta, etc. e podem querer alguma coisa mais forte do que chá de camomila e mais fraco do que tarja-preta. Ou então, misturar natural com algum remédio que ele já toma. 

E também, vários fumam maconha e depois querem alguma coisa forte pra memória e concentração pra compensar. Além também de ter um monte de mudanças toda hora, aí pode crescer a demanda por produtos pra ativar mais a memória.

Calmantes, estimulantes, tonificadores etc.... acredito que faça muito sucesso de agora pra frente.

Eu não falei nada de imposto, fator Brasil etc. então foda-se, deixa os garoto brincar...
Responda-o
(27-02-2025, 09:07 PM)Libre Escreveu:
(27-02-2025, 08:31 PM)Trglodita Escreveu: Eu entendi o tópico, mas não vejo sentido mais em reserva de emergência, dinheiro é dívida. Se o cara for funça mais fácil ainda. 

Isso me lembrou muito o Robert Kiyosaki, até mesmo sobre 'dívida boa e ruim'. Iria comentar sobre, e como o BR médio não saber lidar com crédito em geral. Logo, poderia ser arriscado citar, se nem o básico fazem.

Contudo, esse lançe de pega crédito, compra ativo, e o resto que se lasque não faz parte dos meus princípios financeiros. (Sei que muito 'rico' vive de crédito¹. Cartão de Alta renda pra lá, Cartão Black pra cá etc. Daria um tópido interessante esse lance de 'viver de crédito'².)

Por mais que eu dê um voto de confiança para o autor do livro, já rolaram matérias onde supostametne estava com milhões de dívida. Se depois ele pagou com o que os ativos geram, mais ou menos o que entendi do que você falou do fluxo. Ok. 

Não irei entrar no mérito de como 'os ricos ficaram ricos', pois certamente tem muita 'maracutaia' nesse meio. Não vem ao caso discuti isso. Sobretudo, em algum ponto da vida deles, tiveram um 'boom' nos seus negócios/fonte de renda e fizeram literalmente milhões.

Daí, como irão gerir a sua fortuna, seja por meio de holding, S/A., BTC, 'testa de ferro', Teoria das bandeiras e etc, ou com tudo isso junto, não importa. A real é que o BR médio não consegue nem se mover dentro da pirâmide da mobilidade social (horizontal), quiçá viver de crédito¹. 

1 - No sentido de ter bom score interno com os bancos. Pega, mas paga. Porque o fator ALTA/MUITA RENDA o mesmo faz. Talvez, este seja o maior 'entrave' do BR médio: ALTO GASTO, em contrapartida, BAIXA RENDA. No entanto, quer ostentar renda. Enfim.)

(2) Já vi uma matéria onde um rico comprou um quadro caríssimo por X milhões e passou no crédito. Para que? Para ganhar milhas e andar de avião de graça. Esse mundo dos 'ricos que vivem de crédito' (Cartão de alta renda), num país como o BR, onde cada esquima tem um banco oferecendo um cartão pode ser intessante. Todavia, sem falar de ativo (renda) x passivo (gasto), não dá. 

Enfim.

Acho que você não entendeu essa parte. Não é viver de crédito, é emprestar dinheiro, comprar ativos que geram receita, e ter fluxo de caixa para bancar esses empréstimos. O livro do Kiyosaki fala sobre isso.

Elon Musk por ex emprestou muito dinheiro. Ele usa parte dessa grana pra reinvestir, mas também usa para se manter. Se ele vender ações da tesla, ele terá que pagar imposto sobre ganho de capital, tirando o imposto ele não compraria novamente as mesmas ações, então tecnicamente você não teria lucro, pois não compra a mesma quantidade de ativos vendidos, o imposto de renda/ganho de capital é uma das ferramentas do estado para te empobrecer.

Então o que o Musk faz? Empresta dinheiro usando suas ações como garantia e paga 0% de imposto. Como a garantia é muito boa, os juros são muitos baixos (<5% aa), muito melhor do que pagar impostos e ficar sem os ativos vendidos.

Claro que há necessidade de gestão disso tudo.
Spoiler Revelar
Responda-o
(28-02-2025, 09:08 AM)Trglodita Escreveu:
(27-02-2025, 09:07 PM)Libre Escreveu: Isso me lembrou muito o Robert Kiyosaki, até mesmo sobre 'dívida boa e ruim'. Iria comentar sobre, e como o BR médio não saber lidar com crédito em geral. Logo, poderia ser arriscado citar, se nem o básico fazem.

Enfim.

Acho que você não entendeu essa parte. Não é viver de crédito, é emprestar dinheiro, comprar ativos que geram receita, e ter fluxo de caixa para bancar esses empréstimos. O livro do Kiyosaki fala sobre isso.

Elon Musk por ex emprestou muito dinheiro. Ele usa parte dessa grana pra reinvestir, mas também usa para se manter. Se ele vender ações da tesla, ele terá que pagar imposto sobre ganho de capital, tirando o imposto ele não compraria novamente as mesmas ações, então tecnicamente você não teria lucro, pois não compra a mesma quantidade de ativos vendidos, o imposto de renda/ganho de capital é uma das ferramentas do estado para te empobrecer.

Então o que o Musk faz? Empresta dinheiro usando suas ações como garantia e paga 0% de imposto. Como a garantia é muito boa, os juros são muitos baixos (<5% aa), muito melhor do que pagar impostos e ficar sem os ativos vendidos.

BR é o que mais tem banco fazendo isso, afinal num país com "ao todo, são 73,42 milhões de brasileiros em situação de inadimplência." A maioria tem 2, 3 cartões, querem tirar carro do ano, etc. E que quem paga é o governo, é um negócio muito lucrativo.

"An mas existe banco para empresas, clube de futebol, até o governo, talvez?! com isso a chances de calote é menor." Vai curinta, Vai Internacional. Esses clube, exemplo, simplesmente tiveram um perdão com o pró-fut.

Da mesma forma que aprendi com o Kiyosaki, e como disse, não veria a caso como ele fez para ter uma renda passiva. E crescer o seu patrimônio. Também aprendi com o T. Harv a priorizar bons pagadores. 

A Farra de crédito no BR é muito boa para o governo e os bancoes. Para o BR médio, que não mal junta 50k fica só babando e pagando juros pro resto da vida. Afinal, fator renda é baixo.

Eu entendi sim o que disse. E ratifico o que foi escrito anteriormente.

Se vocês conseguem viver a la musk e Kiyosaki com empréstimo, compra de ativos etc.

Joia.

Estou indo numa leve bifurcação. Afinal,  o titio do Diablo não é o meu modelo, apesar de ser muito bem sucedido, de 'empresário malvadão'.

Continuamos.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Se não for o BTC (para pessoas comuns) e/ou uma offshore, as opções serão bem limitadas.

Muitos de vocês devem ter nascido na década de 2000 ou um pouco antes. Pois bem, a inflação que vocês reclamam de hoje não se compara à época da inflação do começo dos anos 90. Onde até mesmo o confisco aconteceu. E foi nesta época, que surgiu à "cultura dos imóveis", onde o lema era mais ou menos o seguinte: "O dinheiro pode se desvalorizar, o imóvel, não". Nesse período, era praticamente a única maneira para um brasileiro comum proteger o dinheiro contra o "Dragão da Inflação" (termo usado naqueles tempos).

Um breve relato pessoal em Spoiler, para quem quiser ler:
Spoiler Revelar
Nesta época, começo dos anos 90, era uma criança, mas lembro bem dos acontecimentos. Meu pai (falecido recentemente) quando recebia o seu salário, eu percebia que todos os meses, ele trazia mais cédulas que no mês anterior, ou seja, fator inflação.

Minha mãe, quando me levava ao supermercado, sempre haviam diversos funcionários com uma máquina para etiquetar os novos preços por cima dos antigos. Tinham produtos com diversas etiquetas, uma sobreposta a outra. Em suma, era o trabalhador receber hoje e gastar todo o salário em seguida, caso contrário, o preço de hoje seria diferente do preço do dia seguinte.

Até mesmo eu, quando criança, ao me dirigir a cantina para comprar alguma coisa, o dinheiro que eu carregava, 50 cruzados novos, a cada semana o mesmo valor comprava cada vez menos.

Chegou um tempo, que notas de 100.000 e 500.000 foram disponibilizadas. kkk

Voltando ao assunto do tópico, o lance é fazer o que é possível mesmo. A vida lhe fornece às cartas, e o jogador tem que saber jogar com elas.

Um roteiro simples:

Guardar (no mínimo) 20%: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=4781

Catalogar e reorganizar os gastos: https://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=862

Para uma montagem (rápida) de uma reserva: https://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=101 (para quem não leu).

Nota: Guarde 40% por 9 meses para ter 6 meses de gastos à disposição.

OBS aos leitores em geral: Não é uma "receita de bolo", é apenas um guia. Cada pessoa tem sua realidade financeira e somente ela poderá tomar decisões com o próprio dinheiro. Um exemplo de realidade financeira: Minha conta de luz, é na faixa de 1k. Só esta conta paga todos os gastos básicos de muitas pessoas. PS: Segundo o Bean, eu faço mineração de BTC, por isso o valor exorbitante, mas é tudo narrativa da oposição. Gargalhada  Yaoming

- Diamante, quero comprar BTC. 

R: Sugiro depositar uma quantia que você não precisará no curto e médio prazo. Caso contrário, você poderá ser obrigado a resgatar em períodos de baixa.

Bom, acho que disse tudo. Encerro minha participação neste tópico. Agradeço o debate.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
(28-02-2025, 10:33 AM)Diamante Escreveu: Se não for o BTC (para pessoas comuns) e/ou uma offshore, as opções serão bem limitadas.

Muitos de vocês devem ter nascido na década de 2000 ou um pouco antes. Pois bem, a inflação que vocês reclamam de hoje não se compara à época da inflação do começo dos anos 90. Onde até mesmo o confisco aconteceu. E foi nesta época, que surgiu à "cultura dos imóveis", onde o lema era mais ou menos o seguinte: "O dinheiro pode se desvalorizar, o imóvel, não". Nesse período, era praticamente a única maneira para um brasileiro comum proteger o dinheiro contra o "Dragão da Inflação" (termo usado naqueles tempos).

Spoiler Revelar
Nesta época, começo dos anos 90, era uma criança, mas lembro bem dos acontecimentos. Meu pai (falecido recentemente) quando recebia o seu salário, eu percebia que todos os meses, ele trazia mais cédulas que no mês anterior, ou seja, fator inflação.

Minha mãe, quando me levava ao supermercado, sempre haviam diversos funcionários com uma máquina para etiquetar os novos preços por cima dos antigos. Tinham produtos com diversas etiquetas, uma sobreposta a outra. Em suma, era o trabalhador receber hoje e gastar todo o salário em seguida, caso contrário, o preço de hoje seria diferente do preço do dia seguinte.

Até mesmo eu, quando criança, ao me dirigir a cantina para comprar alguma coisa, o dinheiro que eu carregava, 50 cruzados novos, a cada semana o mesmo valor comprava cada vez menos.

Voltando ao assunto do tópico, o lance é fazer o que é possível mesmo. A vida lhe fornece às cartas, e o jogador tem que saber jogar com elas.

Um roteiro simples:

Catalogar e reorganizar os gastos: https://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=862

Para uma montagem (rápida) de uma reserva: https://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=101 (para quem não leu).

OBS aos leitores em geral: Não é uma "receita de bolo", é apenas um guia. Cada pessoa tem sua realidade financeira e somente ela poderá tomar decisões com o próprio dinheiro. Um exemplo de realidade financeira: Minha conta de luz, é na faixa de 1k. Só esta conta paga todos os gastos básicos de muitas pessoas. PS: Segundo o Bean, eu faço mineração de BTC, por isso o valor exorbitante, mas é tudo é narrativa da oposição. Gargalhada  Yaoming

R: Sugiro depositar uma quantia que você não precisará no curto e médio prazo. Caso contrário, você poderá ser obrigado a resgatar em períodos de baixa.

Bom, acho que disse tudo. Encerro minha participação neste tópico. Agradeço o debate.

DCAzinho com a conta de luz, né, mizerávi. O melhor que existe.

(28-02-2025, 10:31 AM)Libre Escreveu:
(28-02-2025, 09:08 AM)Trglodita Escreveu: Acho que você não entendeu essa parte. Não é viver de crédito, é emprestar dinheiro, comprar ativos que geram receita, e ter fluxo de caixa para bancar esses empréstimos. O livro do Kiyosaki fala sobre isso.

BR é o que mais tem banco fazendo isso, afinal num país com "ao todo, são 73,42 milhões de brasileiros em situação de inadimplência." A maioria tem 2, 3 cartões, querem tirar carro do ano, etc. E que quem paga é o governo, é um negócio muito lucrativo.

"An mas existe banco para empresas, clube de futebol, até o governo, talvez?! com isso a chances de calote é menor." Vai curinta, Vai Internacional. Esses clube, exemplo, simplesmente tiveram um perdão com o pró-fut.

Da mesma forma que aprendi com o Kiyosaki, e como disse, não veria a caso como ele fez para ter uma renda passiva. E crescer o seu patrimônio. Também aprendi com o T. Harv a priorizar bons pagadores. 

A Farra de crédito no BR é muito boa para o governo e os bancoes. Para o BR médio, que não mal junta 50k fica só babando e pagando juros pro resto da vida. Afinal, fator renda é baixo.

Se vocês conseguem viver a la musk e Kiyosaki com empréstimo, compra de ativos etc.

Joia.

Estou indo numa leve bifurcação. Afinal,  o titio do Diablo não é o meu modelo, apesar de ser muito bem sucedido, de 'empresário malvadão'.

Continuamos.

Eu não vivo assim, não tenho acesso a crédito barato, o meu barato é 1% am. Quem tem acesso e não usa tá perdendo ótima alternativa. O crédito mais barato que existe é o de imóveis quando se consegue subsídio estatal, por isso a minha dica de comprar imóvel.

Prefiro 1000x pagar juros do que impostos.
Spoiler Revelar
Responda-o
Tenho uma grana em CDB em banco tradicional, pagando 100% CDI, sem carência...

Mais uma parte menor em RDB do nubank, também a 100% do CDI com resgate imediato...

Um farelo em casa em dinheiro físico...

Um farelo menor ainda em BTC e Dog Go To The Moon na Novadax...

E um pouco em produtos que nao possuem validade e podem ser bons para comércio futuro... É isso..
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
Agiotagem baseada em dólar
Responda-o
(28-02-2025, 12:09 PM)Trglodita Escreveu:
(28-02-2025, 10:33 AM)Diamante Escreveu: Se não for o BTC (para pessoas comuns) e/ou uma offshore, as opções serão bem limitadas.

Spoiler Revelar

Um roteiro simples:

OBS aos leitores em geral: Não é uma "receita de bolo", é apenas um guia. Cada pessoa tem sua realidade financeira e somente ela poderá tomar decisões com o próprio dinheiro. Um exemplo de realidade financeira: Minha conta de luz, é na faixa de 1k. Só esta conta paga todos os gastos básicos de muitas pessoas. PS: Segundo o Bean, eu faço mineração de BTC, por isso o valor exorbitante, mas é tudo é narrativa da oposição. Gargalhada  Yaoming

DCAzinho com a conta de luz, né, mizerávi. O melhor que existe.

(28-02-2025, 10:31 AM)Libre Escreveu: BR é o que mais tem banco fazendo isso, afinal num país com "ao todo, são 73,42 milhões de brasileiros em situação de inadimplência." A maioria tem 2, 3 cartões, querem tirar carro do ano, etc. E que quem paga é o governo, é um negócio muito lucrativo.

Joia.

Continuamos.

Eu não vivo assim, não tenho acesso a crédito barato, o meu barato é 1% am. Quem tem acesso e não usa tá perdendo ótima alternativa. O crédito mais barato que existe é o de imóveis quando se consegue subsídio estatal, por isso a minha dica de comprar imóvel.

Prefiro 1000x pagar juros do que impostos.

Até aonde sei, com exceção de créditos de imóveis que ainda não pesquisei, para o camarada conseguir uma boa linha de crédito, o sujeito precisa ser ter um bom histórico. Nem falo de Score no Serasa. 

Mas sim do tal score interno dos bancos. 

Para o camarada conseguir, em teoria, precisa ter um histórico com o banco bom (para o mesmo). No entanto, para conseguir, o sujeito precisa ir além de só pagar contas e receber o salário por lá. 

Até já vi pessoas com oferta de empréstimo de 30k ou sei lá. Nubank (não é banco tecnicamente, e estava falando dos bancões - itau, BB etc.) estava liberando 100k para muita gente. 

Acho que é nessa pegada que tu disse. 

Ok.

Se com o 'score do povão' já conseguem um crédito bom, imagine investindo, até pegando empréstimos e fazendo financiamentos e pagando... Enfim.

Meu ponto desde o começo sempre foi renda. Gerar renda. Só salário não dá.

Longe de mim 'condenar' o crédito. Uso o que tenho liberado também. No entando, falar de crédito sem renda (e alta) não dá. Agiotagem não conta.

Para o cara chegar num nível de crédito bom, o cara tem que ter um histórico de pagamento bom. Se o camarada não conseguer honrar seus compromissos, vai ficar sem limite e terá dificuldades para ter acessos a essas linhas de crédito. E quanto maior for o empréstimo, o rolo é maior. E não se complicar para não virar uma bola de neve. Por isso o cara tem que pagar... 

O que quero dizer, para não ser mais redundante, quero fechar esse tópico kkkk, é que o cara tem que saber equilibrar as financias pessoais, além de ganhar mais dinheiro fora o salário. O cara pegou 30k, como ele vai pagar isso, só com renda de 3k? Entende? mesmo com juros baixo. O cara tem outros afazeres... enfim. Gerar alta renda e/ou multirenda é fundamental, além de gastar menos que ganha.

Retomando.

"Qual a melhor forma de construir uma reserva financeira rápido?"

Em outras palavras, queria saber uma forma rápida de conseguir atingir certo valor líquido. Porque, crédito já falamos os meandros.

Talvez, seja o que o confrade Diamente disse e citou no seu tópico.

Talvez, o primeiro passo seja, reduzir gasto, ter mais fontes de renda, e se precisar, tentar fazer com crédito (mas terá a renda comprometida... isso que pega para quem tem pouca renda.)

Enfim. 

Ficou redundante.

(01-03-2025, 09:24 PM)Joxokhanurs Escreveu: Agiotagem baseada em dólar

Tô fora desse negócio (nem de zoera, o que pareceu).

(01-03-2025, 10:04 AM)Merdingo Escreveu: Tenho uma grana em CDB em banco tradicional, pagando 100% CDI, sem carência...

Mais uma parte menor em RDB do nubank, também a 100% do CDI com resgate imediato...

E um pouco em produtos que nao possuem validade e podem ser bons para comércio futuro... É isso..

O que ficou subtendido foi 'como conseguiu chegar até nesse ponto', era este processo específico que estava querendo debater. Contudo, acho que já foi resolvido. No fim, é isso, além da(s) linha(s) de crédito(s).
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(06-03-2025, 02:24 AM)Libre Escreveu:
(01-03-2025, 10:04 AM)Merdingo Escreveu: Tenho uma grana em CDB em banco tradicional, pagando 100% CDI, sem carência...

O que ficou subtendido foi 'como conseguiu chegar até nesse ponto', era este processo específico que estava querendo debater. Contudo, acho que já foi resolvido. No fim, é isso, além da(s) linha(s) de crédito(s).

Sim, acompanhei o tópico também pra ver se conseguia extrair alguma coisa diferente. A verdade é que não tem muito como escapar do básico: ter uma renda e guardar dinheiro. O restante vai das possibilidades e da realidade de cada um...
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
(06-03-2025, 02:24 AM)Libre Escreveu:
(01-03-2025, 09:24 PM)Joxokhanurs Escreveu: Agiotagem baseada em dólar

Tô fora desse negócio (nem de zoera, o que pareceu).

Parece zoeira, mas tem um fundo de verdade. Aproveitar o tópico pra levantar uma reflexão: as chances de enriquecer (aqui leia-se renda acima dos 20 ou 25 mil por mês líquido, tax free, o que se encaixa como classe média alta) sem cometer nenhuma fraude ou sem usar de meios ilicitos é pura ilusão.

Me corrijam se estiver falando merda, mas minha percepção é de que há poucas formas de ganhar dinheiro de verdade no bostil, dentre elas:
  • Vender a alma ao sistema e virar político (quanto mais corrupto, mais ganha);
  • Ser empresário e ter conexão com algum político para obter vantagens e favores (como eliminar concorrentes, brechas na lei, brechas fiscais, etc) ao estilo irmãos Batista;
  • Tráfico (drogas, pessoas, muamba sem nota);
  • Lavagem de dinheiro;
  • Golpes em geral;
Ao menos no recorte social que enxergo, são raríssimos casos que fogem a algum desses pontos. Dito isso, o melhor para quem tem alguma dignidade é se contentar com um teto alugado via IPTU, um carro popular alugado via IPVA, uma vigem anual pra alguma praia suja pra se endividar e um bife de coxão mole no prato?
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
Aproveitando o tópico pra levantar uma questão:

Como é o mercado de patentes, invenções, descobertas, direitos autorais etc?

Nem mesmo em outros países é um processo 100% puro (McDonalds, Microsoft, Facebook etc)... mas também, são empresas bilionárias, e não milionárias, e muito menos fundo de quintal mais simples...

Como criar algo no Brasil que preste mais?

Como dá pra criar algo por aqui? 

Eu tenho impressão de que indústria farmacêutica natural (não garrafada, mas capsulados) tem muito chão pela frente... essa impressão parece correta?
Um dos motivos pra eu ter essa impressão é de que várias coisas atualmente dão lezeira e fazem mal à saúde física-mental (funk, excesso de celular etc), e remédio farmacêutico comum industrial é caro... e calculando aqui:
Pessoal de 15~22 anos hoje fazendo bosta, aí com 23~30 começa a querer tomar alguma coisa pra curar lezeira, mas que seja mais barato e menos forte... aí acredito que esse nicho possa crescer, tenha mercado.

Só uma coisa: buscar ser engenhoso em alguma área, até pode não deixar o cara trilionário, mas pelo menos tá menos burro...
Responda-o
(07-03-2025, 02:17 PM)Texugo Real Escreveu: Aproveitando o tópico pra levantar uma questão:

Como é o mercado de patentes, invenções, descobertas, direitos autorais etc?

Nem mesmo em outros países é um processo 100% puro (McDonalds, Microsoft, Facebook etc)... mas também, são empresas bilionárias, e não milionárias, e muito menos fundo de quintal mais simples...

Como criar algo no Brasil que preste mais?

Como dá pra criar algo por aqui? 

Eu tenho impressão de que indústria farmacêutica natural (não garrafada, mas capsulados) tem muito chão pela frente... essa impressão parece correta?

Só uma coisa: buscar ser engenhoso em alguma área, até pode não deixar o cara trilionário, mas pelo menos tá menos burro...

Bom ponto levantado.

Sei que essas franquias, MC, BK, vende modelos de negócio. Ou seja, vendem 'uma fórmula' para aplicar e reproduzir. Claro, tem um forte branding por trás, o que ajuda a impulsionar.

Ou seja, a pessoa compra a franquia = direito de usar esses processos, logomarca, negociação, fornecedores, talvez. Com o terreno, bastar ter pessoas, nem precisa ser do MC, apenas funça para seguir o script.

No EUA, patentes é levado muito a sério. Os Roaylties constumam dar muita grana. Não atoa tem "personal" e "comercial" em software, por exemplo.

Contudo, no BR, terra de ninguém, a coisa fica complicada. Já vi canal dizendo que "propriedade intelectural não existe". Muito fácil no BR alguém importar de fora, dá uma repaginada e vender como seu. E não dar nada.

Isso em países sérios não existe.

Acho que dá para criar algo que preste no BR sim. O sempre é o governo embarreirando. Já vimos o sujeito do carro a água sumir, por exemplo. Se for algo que vai 'ferrar' com o sistema, rapidamente eles irão para cima.

Falo por mim, já pensei em criar um marca e desenvolver uns produtos eletrônicos, tipo multilaser ou taramp. Mas a indústria de eletrônicos é muito complicada no BR. Gigantes saindo, como Sony e LG. Imagina eu... kkkkk. Taramps tem um baita mercado consumidor. Multilaser e Positivo só tranqueira. Eletrônicos é muito complicado no BR.

Se dár para criar algo, com certeza. O que pega é: será algo que o governo poderá caracterizar facilmente e começar a apertar a corda? Tipo eletrônicos. O outro detalhe, como disse é a mentalidade do BR de 'se tá na internet não é de ninguem'. Não tem direito. Sem falar no caso emblemático dos emuladores, "piratiar nintendo é vida". "baixar música no youtube é vida". No eua isso dava uma merda kkkkk.

Tem o mercado das certificações = Por exemplo, WIFI, HDMI não são de graça, como imaginam. Muitos aparelhos vem com essas liçensas para usar. Certificando que o HDMI ou WIFI é 'oficial'. 

No mundo da computação tem muito isso, tipo Dolby atmos. Se um aparelho receiver onkyo quer usar a logomarca de HDMI, WIFI, Dolby atmos tem que pagar certificar isso. Não é só 'copiar o hardware (circuito eletronico) e tentar fazer um firmware parecido e dizer "reproduzir dolby". Pode até reproduzir, mas sem ser certificado pela Dolby, não dá para confiar. 

Enfim.

Exemplo polêmico: Se um livro é lançado. tem ISBN e tudo. Físico e digital. Vem um sujeito e faz o pdf. O que tu me diz? Se lança no Youtube 4h de narração? (eu sei que isso ajuda muita gente, e até me ajuda. Eu consumi alguns). Contudo, tu gostaria de ter um trabalho autoral e da vida assim? Talvez, impacte nas vendas. Ou alcance mais pessoas.. PEgou o ponto?

Se for cursos? Como tem a fundação Napoleon Hill ou Dale Carnegie? Gostaria de ter seus métodos sendo utilizados sem autorização? Ou informação não tem dono? Pescaram?!

Esse tipo de coisa no BR passa baito. Tem seus pontos positvos e negativos. Talvez, em meios corporativos isso pege mais. Para o povão, nem tanto. 

Software ou app são muito mais dificil do governo embarreirar. Até sites e outros (se não fizer igual ao monark). 

Tem que explorar esse mercado cinza. 

Eu pretendo lançar as minhas criações, e vou até me atentar mais sobre os direitos autorias.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Coisas de tipo, o governo já dá um jeito de sumir.

[Image: 481085281_3017068811790354_3705943757020...e=67D12ED8]

Citação:O Gênio de Alagoa Nova: Sandro Alves de Oliveira e sua Motocicleta a Água

No coração do Agreste da Paraíba, em Alagoa Nova, surge uma mente brilhante. Sandro Alves de Oliveira, aos 37 anos, transcende barreiras e transforma o impossível em realidade. Conhecido como “Sandro das Antenas” por seu trabalho com antenas de TV, Sandro acaba de criar uma invenção revolucionária: uma motocicleta movida a água.

Apesar de não saber ler e escrever e de enfrentar uma deficiência na fala, Sandro desenvolveu um reator de alumínio capaz de extrair hidrogênio da água para alimentar o motor da moto. E não é qualquer moto: esta maravilha tecnológica pode percorrer até 1.000 km com apenas 1 litro de água! “Fiz uma célula de hidrogênio, coloquei uma bateria, um produto dentro da água e a moto funcionou. Consigo andar a cidade toda com ela”, explicou Sandro com orgulho.

Sem acesso à internet e com pouca educação formal, Sandro aprendeu sozinho a consertar eletrônicos e criar suas próprias invenções. Com uma incrível determinação e habilidades autodidatas, ele afirma que, seguindo as proporções corretas dos componentes, o sistema é seguro. Além da inovadora moto movida a água, ele já desenvolveu antenas de TV e outros dispositivos com materiais recicláveis, sempre demonstrando uma criatividade ímpar e um compromisso incansável com soluções sustentáveis.

Fonte: Facebook

Achei a matéria no G1. Então é real. Para quem se interessar: Após greve dos caminhoneiros, paraibano analfabeto cria moto movida a água por meio de reator de alumínio
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(07-03-2025, 04:27 PM)Libre Escreveu: Coisas de tipo, o governo já dá um jeito de sumir.

[Image: 481085281_3017068811790354_3705943757020...e=67D12ED8]

Citação:O Gênio de Alagoa Nova: Sandro Alves de Oliveira e sua Motocicleta a Água

No coração do Agreste da Paraíba, em Alagoa Nova, surge uma mente brilhante. Sandro Alves de Oliveira, aos 37 anos, transcende barreiras e transforma o impossível em realidade. Conhecido como “Sandro das Antenas” por seu trabalho com antenas de TV, Sandro acaba de criar uma invenção revolucionária: uma motocicleta movida a água.

Apesar de não saber ler e escrever e de enfrentar uma deficiência na fala, Sandro desenvolveu um reator de alumínio capaz de extrair hidrogênio da água para alimentar o motor da moto. E não é qualquer moto: esta maravilha tecnológica pode percorrer até 1.000 km com apenas 1 litro de água! “Fiz uma célula de hidrogênio, coloquei uma bateria, um produto dentro da água e a moto funcionou. Consigo andar a cidade toda com ela”, explicou Sandro com orgulho.

Sem acesso à internet e com pouca educação formal, Sandro aprendeu sozinho a consertar eletrônicos e criar suas próprias invenções. Com uma incrível determinação e habilidades autodidatas, ele afirma que, seguindo as proporções corretas dos componentes, o sistema é seguro. Além da inovadora moto movida a água, ele já desenvolveu antenas de TV e outros dispositivos com materiais recicláveis, sempre demonstrando uma criatividade ímpar e um compromisso incansável com soluções sustentáveis.

Fonte: Facebook

Achei a matéria no G1. Então é real. Para quem se interessar: Após greve dos caminhoneiros, paraibano analfabeto cria moto movida a água por meio de reator de alumínio

A parte mais louca disso é ele parecer um judeu paraibano. Gargalhadaha
Spoiler Revelar
Responda-o
(07-03-2025, 08:29 AM)Gorlami Escreveu:
(06-03-2025, 02:24 AM)Libre Escreveu: Tô fora desse negócio (nem de zoera, o que pareceu).

Parece zoeira, mas tem um fundo de verdade. Aproveitar o tópico pra levantar uma reflexão: as chances de enriquecer (aqui leia-se renda acima dos 20 ou 25 mil por mês líquido, tax free, o que se encaixa como classe média alta) sem cometer nenhuma fraude ou sem usar de meios ilicitos é pura ilusão.

Me corrijam se estiver falando merda, mas minha percepção é de que há poucas formas de ganhar dinheiro de verdade no bostil, dentre elas:
  • Vender a alma ao sistema e virar político (quanto mais corrupto, mais ganha);
  • Ser empresário e ter conexão com algum político para obter vantagens e favores (como eliminar concorrentes, brechas na lei, brechas fiscais, etc) ao estilo irmãos Batista;
  • Tráfico (drogas, pessoas, muamba sem nota);
  • Lavagem de dinheiro;
  • Golpes em geral;
Ao menos no recorte social que enxergo, são raríssimos casos que fogem a algum desses pontos. Dito isso, o melhor para quem tem alguma dignidade é se contentar com um teto alugado via IPTU, um carro popular alugado via IPVA, uma vigem anual pra alguma praia suja pra se endividar e um bife de coxão mole no prato?

Época de vacas magras e apertadas.

Concordo que as chances do cara genuinamente enriquecer (sem contar gurus/coach de makerting digital  e correlacionados) é muito remota. Não vou puxar para o vendedor de água ou até curso de inglês. Contudo, é fato que quando algo é novidade, como foi os cursos de inglês que hoje em dia tem um em cada esquina, ou marketingplace (já vendi mt lá), muitos corrrem para tentar também. Deixar de ser mercado azul e passa para vermelho muito rápido.

Olha só o boom que os marketplace tiveram na pandemia. Mas logo, o Mercado livre em específico, aumentou as taxas, que para os pequenos vendedores, ficou muito complicado competir. Vender algo de baixo valor lá, e não ter vazão (muitas vezes) é toma prejuizo. 

O que quero dizer é, quando alguém acha algo novo, o cara tem que correr e ir o mais longe possível, porque logo logo chegará mais concorreência e o pedágio a se pagar (ao governo). Se o cara tem integridade, e não quer "fazer rir", o cara vai penar, e ter "muita sorte" do governo ter colocado os olhos depois que fez a fortuna.

Minhas inpirações para 'tentar ficar rico' são todas de um período onde a economia era mais "favorável" (sem tantas amarras), além de não exisiter (correções e mais taxas) tantas taxas para começar assim. Lojas americanas, Ricardo Eletro, até a corrompida M. Luiza., Ambev, Wise up, Wizard, Pepisco são exemplos. Com certeza, os cabeças dessas corporações, em algum momento fizeram 'algo moralmente questionável'.  

Contudo, não dá para colocar como "todos que ficaram ricos só conseguiram porque tiveram que 'fazer rir' ou 'ser moralmente errado' para conseguir." Tipo o teste do sofá na Globo. 

Todas essas opções que tu citou, qualquer um empresário desses podem ter feito ou cogitado. E alguns, né, Magazine L., abertamente demostraram apoio a tal político. Oh véio da Havan, não esqueci de tu não. Não quero ser hipócrita e injusto.

Mas é um pouco triste ver que as pessoas têm essa visão/percepção de construir uma riqueza nesse país. Tipo, quando ela pensa em 'ficar rico', logo vem falcatrua, politicagem, esquemas, 'pagar pedágio', etc.

Não tem o velho trabalho duro de fazer um produto que possa gerar uma demanda ou achar um público alvo para tal, fazer networking o que não é politicatem. Digo, fornecedores, bom vendedores, representantes etc. 

No BR, tudo tem que ter a anuência do governo. 

Aí caí no que falei, tem que ir para mercado cinza. Algo que é difícil o governo caracterizar a atividade economica. Até eles passarem um projeto de lei para taxar, o cara já fez muita grana, já mandou para fora e tá safe. 

Bom, isso antigmante era mais suave. Hoje, tá muito complicado.

Ps.: Sem contar as facções e organizações criminosas (milicos) que combram o seu pedágio também.

Fast Food tem muita demanda, mas fica muito sujeito a avaras da prefeitura, CDN, licenças ambiental e sanitária, aluguel etc... Fora os parasitas anteriores citados, tem os desafios do empreendedorismo. A falta da mentalidade de crescer e não só querer lucrar. Como aumentar a produção, fidelizar clientes, dar um cara (marca) etc.

Mais que romper o "brasileirismo", a pessoa precisa passar por uma metanóia para abrir essa mente e olhos "de água", como o pessoal do meio do empreendedorismo gosta de usar. Se for só com a mentalidade que o BR colocou na gente desde criança, nunca sairemos dessa caverna, para arriscar ver o que são aquelas sombras na parede...
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Qual a melhor forma de receber dinheiro da Europa? Velho Gangster 13 4,229 04-02-2021, 02:37 PM
Última Postagem: Velho Gangster
  Reserva de Emergência Diamante 80 45,579 16-10-2020, 11:30 AM
Última Postagem: Trglodita
  Você vai se surpreender quando descobrir qual graduação mais forma bilionários Major Lobo Honrado 7 3,893 17-11-2015, 11:00 PM
Última Postagem: Paladino

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: Belmont, Berzerk, 25 Visitante(s)