Fórum da Real - Legado Realista

Versão completa: Carros - Dicas & Recomendações
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Dos franceses, falando de uma forma geral, o que me incomoda é a mecânica complexa e manutenção cara (Não é todo mecânico e mexânico que entende); os problemas crônicos com a parte elétrica (especialmente Peugeot); as suspensões macias que não foram projetadas para o asfalto cheio de buracos do HUEzil (Fato que não se aplica aos Renault's Duster e Sandero, que possuem tecnologia romena [Dacia] e aguentam muito bem) e o pós-venda ruim (Especialmente da Citröen, já que é foda passar esses carros para frente). No mais são excelentes carros.

Estive rodando com um Renault Duster no final do ano passado e foi uma experiência muito positiva.

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Sobre dúvidas em relação à compra de automóveis, deixo uma dica obtida dos fóruns automobilísticas:
É mais fácil especificar o dinheiro que pretende investir no automóvel, se quer um veículo 0 ou semi-novo, uso individual ou não, como e quando pretende utilizá-lo e preferência por automático ou manual. Fica mais fácil para passar dicas ou recomendações de acordo com o seu perfil, caso contrário os exemplos são quase infinitos. Tongue
Estou vendo que muito colegas são apaixonados por carros neste tópico. Peço licença para contribuir com a minha experiência e desafiar um pouco essa visão romântica sobre a indústria automotiva no geral.

Já dirigi muitos carros ao longo da minha vida e fui proprietário de diferentes modelos. Posso afirmar que carros são apenas um chassi motorizado com um sofá e opcionais. No Brasil, pagar caro por um carro é atitude de pobres endividados, bem típico da classe média.

Por aqui, todos os carros que você encontrar custam muito mais do que um cidadão médio pode pagar. Os 1.0 mais vendidos que são o Chevrolet Onix e HB20 não custam menos de R$ 42 mil. Quem no Brasil tem esse dinheiro? Menos de 15% da população.

Dos carros que tenho conhecimento de causa são: Chevrolet, Ford, Fiat, Volkswagen, Renault, Citroen, Hyundai, Jac, Honda e Toyota.

Os únicos carros que alguém inteligente no Brasil deve comprar são: Chevrolet, Volkswagen, Honda e Toyota.

Os Chevrolet tem motores muito resistentes. Mecânica simples e peças acessíveis. Quase todo mecânica conserta bem. Só valem a pena os que são 8V.

Volkswagen tem peças simples e baratas. Todo mecânico sabe mexer. Só os motores de 8V valem a pena.

Honda: não barato de manter, porém são extremamente confiáveis. Peças de altíssima qualidade. Muito difícil você ir parar no mecânico.

Toyota: carro pra quem não quer dor de cabeça. Confiáveis e racionais. Escolha muito racional.

Fiat e Ford: carros que vivem dando problema. São uma porcaria, porém são populares e você sempre encontra um mecânico de esquina que pode resolver seus problemas. Não recomendo a compra. Os carros de câmbio automático dessas marcas são pura dor de cabeça. Reserve R$ 5mil para consertar o câmbio Duallogic ou Powershift pois a família do mecânico também precisa jantar.
O que eu vejo é que os mecânicos na sua grande maioria não buscam um aperfeiçoamento ao longo do tempo... acham que o estudo é totalmente dispensável e o que realmente vale é a prática, somente a prática não leva a perfeição, e que o investimento em um curso de aperfeiçoamento não vale o retorno posterior ou seja sempre ficam com ferramentas e métodos velhos enquanto os carros supostamente evoluem. Poucos que trabalham em oficina buscam aprimorar suas técnicas por meio de cursos/livros e até mesmo simples pesquisas sobre novos métodos que muitas vezes são mais eficiente e práticos.
Carro que são puro lixo:

Renault: já tive a infelicidade de ser proprietário de um Renault. Carro maldito. Cada peça custa um órgão nobre do seu corpo para ser reposta. Vive dando problemas nos sensores e no ar condicionado. A montadora usa um sistema de coifas de borracha que estoura e faz o óleo da caixa de marcha vazar. Uma maldita coifa custa R$ 200 e cada litro de óleo custa R$ 30. Minha maior felicidade com um Renault foi quando eu vendi ele.

Peugeot, Citroen e demais carros franceses: sinto até pena quando vejo alguém dirigindo uma banheira dessas. São puro problema.

Jac, Lifan, Hyundai etc: o custo de manutenção desses carros incluem vender 1 rim, 1 pulmão, seu baço, metade do fígado e tudo o que for possível retirar. Uma peça leva 3 meses pra chegar. Não comprem sob hipótese alguma.
Dicas para quem for comprar um carro usado:
  • Sempre vá com um mecânico antes de fechar negócio ou leve para ser avaliado em uma oficina. Jamais compre sem a vistoria de um mecânico, pois vendedores são especialistas em fazer maquiagem;
  • Só compre Chevrolet, Volkswagen, Honda ou Toyota;
  • Procure um carro com menos de 10 anos porque apresentarão um número menor de problemas. Quando o carro tem mais de 10 anos, há grandes chances de defeitos pipocarem do nada. Além disso, poucas seguradoras aceitam carros com mais de 10 anos;
  • Só compre o carro se ele estiver com o manual do proprietário e a chave reserva. Esse é um sinal muito importante que o carro teve donos minimamente cuidadosos. Não pague ou dê sinal na compra enquanto o manual do proprietário e a chave reserva não forem apresentados;
  • Fotografe o CRLV do veículo e pesquise o número do RENAVAM  no site do DETRAN para ter certeza que ele não tem multas. Jamais compre sem fazer pesquisa no site do DETRAN;
  • Procure comprar um carro cujo modelo ainda esteja em produção, pois isso significa que ainda haverá peças disponíveis e elas serão mais baratas. Quando um carro sai de linha, a fábrica não tem obrigação de continuar produzindo peças para ele.
É isso aí. Logo posto mais coisas aqui quando lembrar.
(14-05-2017, 02:54 PM)OGeneral Escreveu: [ -> ]Carro que são puro lixo:

Renault: já tive a infelicidade de ser proprietário de um Renault. Carro maldito. Cada peça custa um órgão nobre do seu corpo para ser reposta. Vive dando problemas nos sensores e no ar condicionado. A montadora usa um sistema de coifas de borracha que estoura e faz o óleo da caixa de marcha vazar. Uma maldita coifa custa R$ 200 e cada litro de óleo custa R$ 30. Minha maior felicidade com um Renault foi quando eu vendi ele.

Peugeot, Citroen e demais carros franceses: sinto até pena quando vejo alguém dirigindo uma banheira dessas. São puro problema.

Jac, Lifan, Hyundai etc: o custo de manutenção desses carros incluem vender 1 rim, 1 pulmão, seu baço, metade do fígado e tudo o que for possível retirar. Uma peça leva 3 meses pra chegar. Não comprem sob hipótese alguma.

Você já teve todos estes?

E o que diz do Clio que até empresa usa por ser parrudo e aguentar pau?

Por que não FIAT? e o Uno?

Manual e chave reserva em carro com mais de 2 anos de uso é mosca branca. Concordo com o cuidado, mas não é cultural do BR.

Modelo em produção com peças mais baratas?

Ce louco cachoeira. Big Grin

tirou essas coisas do auto esporte de domingo na globo?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
(14-05-2017, 07:51 PM)GhostRider Escreveu: [ -> ]
(14-05-2017, 02:54 PM)OGeneral Escreveu: [ -> ]Carro que são puro lixo:

Renault: já tive a infelicidade de ser proprietário de um Renault. Carro maldito. Cada peça custa um órgão nobre do seu corpo para ser reposta. Vive dando problemas nos sensores e no ar condicionado. A montadora usa um sistema de coifas de borracha que estoura e faz o óleo da caixa de marcha vazar. Uma maldita coifa custa R$ 200 e cada litro de óleo custa R$ 30. Minha maior felicidade com um Renault foi quando eu vendi ele.

Peugeot, Citroen e demais carros franceses: sinto até pena quando vejo alguém dirigindo uma banheira dessas. São puro problema.

Jac, Lifan, Hyundai etc: o custo de manutenção desses carros incluem vender 1 rim, 1 pulmão, seu baço, metade do fígado e tudo o que for possível retirar. Uma peça leva 3 meses pra chegar. Não comprem sob hipótese alguma.

Você já teve todos estes?

E o que diz do Clio que até empresa usa por ser parrudo e aguentar pau?

Por que não FIAT? e o Uno?

Manual e chave reserva em carro com mais de 2 anos de uso é mosca branca. Concordo com o cuidado, mas não é cultural do BR.

Modelo em produção com peças mais baratas?

Ce louco cachoeira. Big Grin

tirou essas coisas do auto esporte de domingo na globo?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É, meu amigo.

Pro seu azar eu tive justamente um Renault Clio durante 2 anos e tenho conhecimento de causa absoluto pra falar.

Te conto fácil todos os problemas de um Renault:

1. A correira dentada nos motores K4M estoura com muita frequência e vários donos de Renault acabam tendo que ir pra retifica fazer o cabeçote. Engole essa primeiro. Se for fazer manutenção preventiva também vai levar um belo prejuízo. A correira dentada de um Clio 16V me custou R$ 200 + R$ 100 de obra do mecânico. Enquanto isso a correira dentada de um Chevrolet Corsa custa R$ 50 e o mecânico cobra R$ 30 para trocar.

2. As coifas de borracha da Renault são expostas e rasgam com cerca de 2 anos de uso em todos os modelos. Procura no Youtube pra saber se estou mentindo. Uma coifa original da Renault para o Clio custa cerca de R$ 180 mais 3 litro de óleo de caixa de marcha 75W80 que somam R$ 90. O mecânico ainda cobra mais R$ 100 pela troca. Não vai fazer? Boa sorte. A retífica de uma caixa de marcha não sai por menos de R$ 2.000

3. A porcaria do carro é cheio de sensores elétricos. Tem sensor elétrico pra tudo nessa porcaria e geralmente dá merda no sensor do velocímetro. Como esse sensor também marca a kilometragem do carro, a maioria dos Clios que você vê por aí não vem com a Km real.

4. Buzinas também tem problemas crônicos de funcionamento.

5. O compressor do Ar Condicionado dá defeito em muitos veículos.

No mano a mano, duvido que você sabe mais de carro francês do que Eu. Passei muitos dias da minha vida consertando meu Renault.
Tenho hoje um Toyota Etios, mas já tive desde os meus 18 anos um Chevy Monza (pode rir, kkkkk), um Renault Clio e um Ford Fiesta.

Meu pai já teve um Volkswagen Gol, um Corsa (tanque de guerra) e um Fiat Idea.

Meu primo já teve um JAC J3 (quase enlouqueceu com esse carro) e atualmente é dono de um HB20 (continua se dando mal).

Eu não falo da boca pra fora. Já mexi muito com carro.

Você me perguntou porque não recomendo a FIAT. Minha opinião é a seguinte: os carros da FIAT são ruins e mais frágeis que a concorrência. A grande vantagem é que são muito populares e você acha peça em cada esquina, mas não vale o tempo que você vai perder. Muito melhor comprar um Corsa do que comprar um Uno.
Agora sim, obrigado pelo relato e desculpe pela ironia Big Grin
(14-05-2017, 07:51 PM)GhostRider Escreveu: [ -> ]
(14-05-2017, 02:54 PM)OGeneral Escreveu: [ -> ]Carro que são puro lixo:

Renault: já tive a infelicidade de ser proprietário de um Renault. Carro maldito. Cada peça custa um órgão nobre do seu corpo para ser reposta. Vive dando problemas nos sensores e no ar condicionado. A montadora usa um sistema de coifas de borracha que estoura e faz o óleo da caixa de marcha vazar. Uma maldita coifa custa R$ 200 e cada litro de óleo custa R$ 30. Minha maior felicidade com um Renault foi quando eu vendi ele.

Peugeot, Citroen e demais carros franceses: sinto até pena quando vejo alguém dirigindo uma banheira dessas. São puro problema.

Jac, Lifan, Hyundai etc: o custo de manutenção desses carros incluem vender 1 rim, 1 pulmão, seu baço, metade do fígado e tudo o que for possível retirar. Uma peça leva 3 meses pra chegar. Não comprem sob hipótese alguma.

Você já teve todos estes?

E o que diz do Clio que até empresa usa por ser parrudo e aguentar pau?

Por que não FIAT? e o Uno?

Manual e chave reserva em carro com mais de 2 anos de uso é mosca branca. Concordo com o cuidado, mas não é cultural do BR.

Modelo em produção com peças mais baratas?

Ce louco cachoeira. Big Grin

tirou essas coisas do auto esporte de domingo na globo?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Confrade GhostRider, a presença do manual e a chave reserva já dizem muito sobre o cuidado do proprietário com o veículo, além disso no manual é um combo sobre a utilização, substituição de itens, cuidados com o veículo e o histórico de revisões efetuadas (ou das primeiras).

Uma chave reserva é importante para qualquer eventualidade, em um carro popular atual custa cerca de R$ 250,00 lava-jatos para reproduzi-la em caso de perda.

Na revenda te cobrarão isso, eu particularmente fico com pé atrás se falta qualquer um destes dois itens.
Uma dica sobre o gol: Tenho um G5 2010, os modelos saídos entre 2010 e 2011 ( gol, saveiro e voyage) tem um problema crônico de lubrificação do motor.

A wolksvagen muito esperta, não fez recall, apenas estendeu a garantia do carro para três anos e trocou o motor dos que apresentaram defeito.

O problema é que o meu apresentou o defeito em 2015, quando a garantia já tinha ido pro saco. O cabeçote começou a bater com menos de 100 mil km. Tive que pagar 3.000 em um cabeçote novo. E adivinha?  Hoje está batendo de novo. Estou vendendo ele  com o motor batendo mesmo, não gasto mas nenhum centavo nesse carro.

Sempre pesquisem na Internet sobre um carro antes de  compra-lo. Parece óbvio mas muita gente não o faz.
(30-05-2017, 10:21 AM)Seth Gecko Escreveu: [ -> ]Uma dica sobre o gol: Tenho um G5 2010, os modelos saídos entre 2010 e 2011 ( gol, saveiro e voyage) tem um problema crônico de lubrificação do motor.

A wolksvagen muito esperta, não fez recall, apenas estendeu a garantia do carro para três anos e trocou o motor dos que apresentaram defeito.

O problema é que o meu apresentou o defeito em 2015, quando a garantia já tinha ido pro saco. O cabeçote começou a bater com menos de 100 mil km. Tive que pagar 3.000 em um cabeçote novo. E adivinha?  Hoje está batendo de novo. Estou vendendo ele  com o motor batendo mesmo, não gasto mas nenhum centavo nesse carro.

Sempre pesquisem na Internet sobre um carro antes de  compra-lo. Parece óbvio mas muita gente não o faz.

Amigo meu tinha um voyage desse modelo aí e deu a mesma merda. Que bosta.
(29-05-2017, 10:56 PM)Fairchild Escreveu: [ -> ]
(14-05-2017, 07:51 PM)GhostRider Escreveu: [ -> ]
(14-05-2017, 02:54 PM)OGeneral Escreveu: [ -> ]Carro que são puro lixo:

Renault: já tive a infelicidade de ser proprietário de um Renault. Carro maldito. Cada peça custa um órgão nobre do seu corpo para ser reposta. Vive dando problemas nos sensores e no ar condicionado. A montadora usa um sistema de coifas de borracha que estoura e faz o óleo da caixa de marcha vazar. Uma maldita coifa custa R$ 200 e cada litro de óleo custa R$ 30. Minha maior felicidade com um Renault foi quando eu vendi ele.

Peugeot, Citroen e demais carros franceses: sinto até pena quando vejo alguém dirigindo uma banheira dessas. São puro problema.

Jac, Lifan, Hyundai etc: o custo de manutenção desses carros incluem vender 1 rim, 1 pulmão, seu baço, metade do fígado e tudo o que for possível retirar. Uma peça leva 3 meses pra chegar. Não comprem sob hipótese alguma.

Você já teve todos estes?

E o que diz do Clio que até empresa usa por ser parrudo e aguentar pau?

Por que não FIAT? e o Uno?

Manual e chave reserva em carro com mais de 2 anos de uso é mosca branca. Concordo com o cuidado, mas não é cultural do BR.

Modelo em produção com peças mais baratas?

Ce louco cachoeira. Big Grin

tirou essas coisas do auto esporte de domingo na globo?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Confrade GhostRider, a presença do manual e a chave reserva já dizem muito sobre o cuidado do proprietário com o veículo, além disso no manual é um combo sobre a utilização, substituição de itens, cuidados com o veículo e o histórico de revisões efetuadas (ou das primeiras).

Uma chave reserva é importante para qualquer eventualidade, em um carro popular atual custa cerca de R$ 250,00 lava-jatos para reproduzi-la em caso de perda.

Na revenda te cobrarão isso, eu particularmente fico com pé atrás se falta qualquer um destes dois itens.

Vou me expressar melhor e sem ironias.

Já tive muito carro nessa vida, sem delongas todos usados, e alguns semi. No passado fui muito fissurado nisso e eu e um amigo vivíamos em função de compra/venda de carros. Já passei por tudo mesmo, de carro velho à bmw, jetta tsi, a4, camionetes.

E repito, manual e chave reserva em carro popular USADO é difícil, nos de luxo e seminovos quase sempre tem, embora nem todos.

PORÉM, isto não quer dizer nada, embora eu goste, e muito de pegar um carro cheirando a novo com manual e chave reserva. O cara simplesmente pode ter guardado o manual e chave reserva em casa e nunca ter trocado o óleo do carro, apenas emendado como sei de muito porco que faz isso.

Aí você vai la e compra seu lindo carro com manual e chave reserva com o motor cheio de borra interna porque o desgraçado nunca fez a manutenção correta e você nem vai ver porque o problema é interno e não apresenta sintomas imediatos, mas, vai te foder ao longo do tempo.

Meu atual carro por exemplo, tem todos os manuais mas não tem a bendita da chave reserva, e nos outros quesitos importantes ele é excelente, nunca deixaria de comprar ele só por causa da chave.

Em motos é a mesma coisa, embora eu não compre moto sem manual e chave reserva porque depois não consigo vender pq o pessoal tem esse pensamento aí, que ao meu ver, não quer dizer nada.
(30-05-2017, 10:21 AM)Seth Gecko Escreveu: [ -> ]Uma dica sobre o gol: Tenho um G5 2010, os modelos saídos entre 2010 e 2011 ( gol, saveiro e voyage) tem um problema crônico de lubrificação do motor.

A wolksvagen muito esperta, não fez recall, apenas estendeu a garantia do carro para três anos e trocou o motor dos que apresentaram defeito.

O problema é que o meu apresentou o defeito em 2015, quando a garantia já tinha ido pro saco. O cabeçote começou a bater com menos de 100 mil km. Tive que pagar 3.000 em um cabeçote novo. E adivinha?  Hoje está batendo de novo. Estou vendendo ele  com o motor batendo mesmo, não gasto mas nenhum centavo nesse carro.

Sempre pesquisem na Internet sobre um carro antes de  compra-lo. Parece óbvio mas muita gente não o faz.


Confrade, achei que esse problema era somente no primeiro modelo que saiu em 2008, o de um brother baixava óleo, tive um 2012, corrigiram isso nos atuais?
Os 2010/11 também apresentaram o problema. Mas já foi corrigido pela montadora. Acredito que os mais novos não tem mais o defeito.
Confra GhostRider, tive cinco carros somente um foi 0 KM, peguei os demais de particulares e lojas multimarcas, com exceção do meu primeiro carro, um Gol GTS 1990 que faltava o manual e tinha uma reserva cópia (Comprei em 2001), todos os demais tinham chave e manual. Mas vou reparar nisso, talvez eu tenha tido sorte e me baseei nessa experiência pessoal.
Parece mentira mas devido a fatos presenciados vou citar aqui como trocar um pneu:

Ao perceber que teu pneu furou pare o mais rápido o possível, de preferência a uma rua plana e de pouco movimento.

Dependendo do movimento da rua sinalize com o pisca alerta do carro e utilize o triangulo de sinalização que todo carro por OBRIGAÇÃO deve possuir.

Com o carro estacionado (desligado e freio de mão acionado) retire o pneu step, macaco e chave de roda.
OBS: se a rua tiver um declive mais acentuado pode-se deixar engatado a 1ª marcha para ter uma segurança do freio motor.

Afrouxe os parafusos com a chave antes de levantar o carro com o macaco, é só pra facilitar não retire completamente o parafuso.

Apoie o macaco na base do carro, muitas carrocerias já tem um  ponto que facilita o engate.

[Image: Troca%20de%20pneu%20(6).jpg]

Alguns modelos de macaco precisam de cuidado ao girar a manivela. Vê se não vai riscar teu carro na hora de girar a parada!

Se você nunca fez isso na vida e esta se cagando de levantar o carro pode colocar o step temporariamente  entre o carro e o chão caso aconteça alguma merda.

Ao levantar o carro remova os parafusos e retire a roda.

Coloque o step e alinhe os furos do parafuso, pode colocar um deles pra ajudar no processo.

Prenda os 4 parafusos, não tenha preguiça!

Abaixe o carro com o macaco, de mais uma apertada nos parafusos.


Parece brincadeira mas tem muito marmanjo por ai que não sabe fazer isso, se caga todo e anda com o carro com pneu no chão até chegar no borracheiro.

OBS: Se não for teu parente ou algum idoso não ajude ninguém a fazer este procedimento, é dever de qualquer motorista saber e conseguir fazer isso.
Não adianta muito comprar um carro muito velho se você não é fã de determinada marca e/ou não tem condições.

Entre comprar um velho e um novo, procure um Jetta Variant TSI que hoje sai na casa dos 35 à 40 mil ano 2010.

Muito mais completo que 1.0, em tudo e saindo mais barato que um Gol completo que hoje sai na casa dos 50 mil.

Save The Wagons.
Carro velho, com preço acessível é certeza que vai ter gasto com manutenção.

Se não pretende perder tempo em oficina, vale reconsiderar.

Mas o melhor é dedicar-se a aprender, identificar sinais mecânicos, de acabamento e de lataria que ás vezes nem batem com o hodômetro, então é preciso muita atenção, fora a parte burocrática de documentação da nave.

Ou se render a um zero km e às suaves 400 mil prestações com juros "lindos" para os bancos das montadoras e governo.
To querendo pegar um Renault Megane usado. Sei que não é um carro bom de mercado, mas isso não me preocupa. O que preocupa é o custo de manutenção e as peças de reposição.

Alguém já teve carro da Renault? A manutenção e um absurdo? É difícil encontrar peças no mercado?

Obrigado
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