Agradeço aos amigos @
Gorlami e @
Awaken que me responderam.
Continuo a saga, resumindo ao máximo, visitei algumas concessionárias de usados esse Sábado e fiquei admirado em como estavam lotadas, sequer consegui estacionar pela segunda vez na que melhor recomendaram (VW). Acabei passando em outra VW e em algumas agências de usados. Não encontrei nada que me atendesse até uns R$31k, na verdade não achei nada justo abaixo de R$35k.
Foi consenso que quase todos os usados que vi são extremamente rodados e fedorentos, boa parte com placa de SP Capital. Minha cidade tem fama de ter os piores motoristas do Estado de SP e eu nunca levei isso à sério. Procurando usados (na verdade, ainda especulando), percebi que isso é verdade. Veículos 2014, 2015 com mais de 100k Km, ralados, amassados, fedendo à cigarro ou mofo, enfim..
A melhor oferta foi de um Gol 0Km, dentre os que eu vi (não tomei decisão, apenas fui conhecer o que o mercado local tinha para oferecer), com taxa de 0,49% a.m.. Como sou extremamente cuidadoso e chato com veículos, me atenderia 5 ou 10 anos e considerando apenas o financiamento, sairia mais barato do que os "usados" que me foram apresentados.
Como sou frugal e tento ser low profile o máximo que posso, fui calcular o custo de propriedade e oportunidade desse Gol e foi um choque de realidade o quanto isso me custaria na prática, isso considerando um horizonte de 36 meses, tempo de financiamento. Praticamente risquei essa alternativa (praticamente, ainda não sei). Fato é que seria muito puxado para minhas finanças, um luxo além das minhas condições atuais e sanidade. Não desconsiderei ainda mas...
As agências tem oferecido em média R$8 a R$9 mil em meu usado, dada a situação do veículo, não julgo ser bom negócio, acabo cogitando a hipótese de alugar uma segunda garagem e adquirir um popular com ar e direção para o dia a dia na faixa dos R$20 mil.
Têm-se mostrado tentadora a hipótese de Uber em deslocamentos locais (qualquer viagem dentro da cidade fica em torno de R$30 à R$40 (ida e volta)), ônibus rodoviário + Uber em deslocamentos intermunicipais de média distância (100Km) ou aluguel de veículo para viagens acima disso.
Como estou mudando minha vida profissional, eventualmente terei que fazer trajetos dessa média, coisa que quem é do Interior sabe como funciona, é rodovia para tudo, embora essas alternativas não resolvam o problema do transporte diário até o trabalho, reportado anteriormente.
Não sei se essa saga terá novos capítulos mas precisava compartilhar as impressões que tive no contato com o mercado de usados local.