Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A verdade sobre o empreendedorismo no Brasil
#1
O país está fodido, você não tem nem uma gotinha de tinta na sua carteira de trabalho, você também não tem faculdade, o que fazer?
Segundo Flavio Augusto, bilionários e companhia, empreenda!

[Image: PRECIP%25C3%258DCIO2.jpg]

Eu fico impressionado com a capacidade dos jovens de se iludirem, achar que podem se tornar altamente bem sucedidos sendo que todas as condições atestam contra eles. É claro que sempre vai haver os casos de sucesso, mas pra cada caso desses irá haver uma legião de fracassados. 
Eu sei que isso que vou falar vai chocar muita gente, mas uma pessoa sem escolaridade e sem experiência  tem mais possibilidades de virar faxineiro do que bilionário!

Citação:"7 em cada 10 empresas vão a falência nos primeiros 2 anos, e praticamente todas nos primeiros 5 anos. Os sucessos são exceção da exceção. A mídia não faz entrevista com os fracassados, e sim com os que se sobressaíram!"
FELIPE WASSERMAN 
Muitos vão dizer: "ai Aragons, você é um alienado, escravo do sistema, pessimista, conformado, você segue a manada"
Pode até ser que isso seja verdade, mas pelo menos eu não fico com a cabeça no mundo da lua sonhando em ser um bilionário fodão enquanto a vida passa.

É claro que sim. Você pode virar empresário! Você pode virar o que você quiser! Mas tudo a seu tempo.
Sabia que comprar máquinas para a empresa custa caro? Sabia que é praticamente impossível arranjar um investidor que goste de startups? Sabia que os juros e empréstimos que você se sujeitará são os maiores do mundo ?

Se você for muito bom em determinada área, e tiver $ pra se financiar, embora não sege garantia de nada, as chances de obter sucesso serão altas. Só que para alcançar esse estado você terá que esperar mais do que uma década!

Se você for jovem, pouco experiente, e com pouco dinheiro; se torne um funcionário. É isso aí, trabalhe, receba ordens, se sujeite a ser liderado por pessoas com capacidade inferior a sua. A vida é assim, em um momento você está por baixo mas em outro poderá estar lá em cima.

E nem me venham com a conversinha de que 'a gente aprende errando' que a vida real não é a escolinha do Doutor Raimundo, se você errar irá assumir uma dívida estratosférica com o juros que é o maior do mundo, além disso com o nome sujo nem como funcionário você conseguirá trabalhar mais.

Quando você falar 'Já posso' daí você dá o passo pra frente e monta um negócio próprio. Caso contrário você será aquela pessoa da foto do começo do tópico, de que adianta fugir da manada mas caminhar na direção do precipício?
Responda-o
#2
A minha pergunta é: 
Qual a sua situação atual Aragons?

Se vc me disser que não esta do nível do Flavio Augusto, bilionários e companhia, acredito ser melhor seguir o que eles dizem.

Não vejo nenhum deles dizer que o caminho é fácil, que é apenas abrir e já dará certo.
Muito pelo contrário, o que vejo é que dizem que é difícil, há muitas dificuldades, há muitos problemas.

E aguentar isto é para poucos, pois poucos tem realmente vontade e determinação de superar estas coisas.

Se eu fosse jovem, pouco experiente e com pouco dinheiro. Iria re-vender algo.
Eu garanto que vender lanche natural no centro da cidade, da mais dinheiro que R$ 880,00 por mês e mais experiência que apertar parafusos no chão de fábrica.

A única coisa que eu concordo contigo é sobre juros, evitem ao máximo se endividar até que o negócio comece a ser sustentável. 

Pense grande, mas comece pequeno.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#3
Leonardo Del Vecchio trabalhou apertando parafusos em fábrica de moldes de autopeças e também em fábrica de armações de óculos. Hoje é uma das pessoas mais ricas do mundo.
Existe o outro lado também.

Só no seu comentário já dá pra ver que você menospreza funções básicas na indústria. Mas pra um cara montar uma indústria de sucesso do zero, o mesmo deve saber muito bem sobre como apertar os parafusos.
Você acha que Ford montou seu império com nojinho de apertar parafusos?
Responda-o
#4
Não estou menosprezando nenhuma função, se foi isso que entendeu, eu me expressei mal.

Uma coisa é ter um emprego para ganhar dinheiro, outra coisa é ter emprego para se adquirir conhecimento.

Mas eu te garanto que 99% dos que estão lá apertando parafusos, estão lá não pq gostam de industria ou querem fundar uma e sim pq acreditam ser a única forma de conseguir seu sustento.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#5
Antes de começar seu próprio negócio, tenha em mente o seguinte:

Para ficar rico, a ideia é comprar ativos.

Ativos são tudo aquilo que te dá dinheiro sem precisar trabalhar.

Seu emprego/profissão é o que te permite comprar ativos.

Supérfluos você compra a partir do rendimento dos ativos.

Se deseja compreender melhor estas simples frase, leia "pai rico, pai pobre".

Leitura INDISPENSÁVEL pra quem deseja empreender.
Responda-o
#6
Excelente artigo. Tapa na cara dos acomodados sonhadores da geração Y.

Pra chegar no topo tem que começar por baixo. Um passo de cada vez, de forma concisa, pois se der passo em falso, vc cai mesmo!
Responda-o
#7
Destruidor, não devemos menosprezar nenhum ofício, nenhum sonho, nenhuma pessoa. O sol brilha para todos. Porém muitos não estão com tanta vontade assim de ver o sol... Dai o problema é dela....

Devemos ter visão. O cara tá apertando o parafuso hoje, mas ele tem visão, ele tem consciência de onde ele quer chegar, e como ele vai fazer pra chegar... e o parafuso apertado hoje se torna irrelevante, se pensar MACRO. Se vislumbrar o FUTURO. Os fins justificam os meios....

Tem que pensar MACRO. Além... Projetar
Responda-o
#8
Já ouvi uma história de um cara que montou um bar, esse sujeito só de olhar o funcionário lavando o copo já sabia se o mesmo estava enrolando ou fazendo direito. Como ele adquiriu esse conhecimento? Trabalhando em bar, lavando copos e fazendo essa porra toda.

Na última indústria que eu trabalhei, o presidente da empresa trabalhou por mais de 20 anos antes de abrir a mesma. A empresa tá lá firme e forte.


Esses são só exemplos pra reforçar a ideia que quero passar com o tópico. Essa geração quer tudo muito rápido.
Responda-o
#9
(11-02-2016, 06:58 PM)Aragons Escreveu:  Essa geração quer tudo muito rápido.


É o mal da Geração Y.

http://qga.com.br/comportamento/jovem/20...-infelizes
Responda-o
#10
Já postei sobre isso aqui:

Como ficar Rico?

Como ganhar dinheiro mesmo sendo pobre

Leiam também estes materiais:

Blogs e materiais com dicas sobre finanças e empreendedorismo
Responda-o
#11
E pra quem pensa que empreender no brasil é pra qualquer um, apenas assista:





Responda-o
#12
(11-02-2016, 11:28 PM)Loki Escreveu: E pra quem pensa que empreender no brasil é pra qualquer um, apenas assista:






Deveria perguntar para ele: Vc prefere ser o dono do food truck ou o funcionário?  Big Grin

Mas esse é o meu objetivo também, eu quero empreender para ganhar dinheiro e conseguir dar o pé daqui, é a maneira mais segura e rápida que eu encontrei para esse meu objetivo de ir embora do BR. Além disso eu pretendo empreender no exterior, então já é um treino, até pq eu imagino que se consegue manter um negócio lucrativo no BR, em outro país será muito mais fácil pois já estarei calejado.

(11-02-2016, 06:58 PM)Aragons Escreveu: Esses são só exemplos pra reforçar a ideia que quero passar com o tópico. Essa geração quer tudo muito rápido.

Re-li seu post inicial e entendi melhor. Entendi a ideia.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#13
Dando um up nesta reflexão do Aragorns.
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#14
É um tapa na cara para quem acha que a vida é fácil.

Tenha sonhos altos, mas racionalize um passo de cada vez.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#15
(11-02-2016, 06:22 PM)Loki Escreveu: Antes de começar seu próprio negócio, tenha em mente o seguinte:

Para ficar rico, a ideia é comprar ativos.

Ativos são tudo aquilo que te dá dinheiro sem precisar trabalhar.

Seu emprego/profissão é o que te permite comprar ativos.

Supérfluos você compra a partir do rendimento dos ativos.

Se deseja compreender melhor estas simples frase, leia "pai rico, pai pobre".

Leitura INDISPENSÁVEL pra quem deseja empreender.
 

Pode entregar a chave e colocar no chaveiro que o Loki fechou logo tópico rs

È isso mesmo , tem de colocar seu dinheiro em ativos que tragam retorno ,o mais dificil  será a acumulação  financeira inicial  para depois investir em renda. obvio que se for investir em passivos nesse caminho fudeu..
Responda-o
#16
Voltando a ler esse meu texto percebo que devo fazer uma ressalva. É algo que estava na minha cabeça mas que não foi escrito por considerá-lo óbvio.
Eu escrevi isso numa época em que eu estava trabalhando numa empresa metalúrgica, as ideias aqui são válidas para empresas caras e que necessitam de bastante know how. Pra quem trabalha vendendo coisas na rua, escolinha, comércio, cabeleireiro, revendas, aplicativos de celular, fábrica de blocos e similares não é necessário tanto dinheiro e nem uma experiência absurda como foi descrito.
Responda-o
#17
Eu entendi a sua mensagem e gostei do texto tb.
Responda-o
#18
Porra que satisfação rever lo por aqui mr roover.
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
#19
(07-10-2016, 09:15 PM)Cônsul Ragnarok Escreveu: Porra que satisfação rever lo por aqui mr roover.

Bom estar de volta confrade. Vou tentar ser mais ativo aqui, já que agora ando mais tranquilo no serviço e consigo arrumar um tempo.


Já aproveitando a deixa, quero deixar o link de um artigo que meu colega blogueiro Corey (não é Realista mas tem várias opiniões que são iguais às da Real) que também é empresário publicou no blog dele nesta ultima semana. Aliás, eu recomendo o conteúdo do blog dele para quem se interessa em empreender. Aprende-se bastante com ele. 


Basicamente o assunto do artigo é como é diferente empreender nos EUA sem todo o "jeitinho" e burocracia do Brasil. E a nossa burocracia e os "dibres" que temos que dar pra fazer a coisa andar, também são discutidos.


O link está AQUI.
Responda-o
#20
Interessante ver um realista e empreendedor. Embora eu já seguisse seu blog, Rover, nunca havia visto você comentar por aqui no fórum (só vi as postagens antigas).

Pois bem, embora eu queira ser militar combatente e posteriormente seguir a área de exatas (engenharia) que o próprio exército disponibiliza, eu sempre tive a vontade de empreender. E é claro, se der na telha no futuro, sair do Brasil.

Sou bastante pé no chão com tais coisas e teria uma paciência enorme pra tocar um negócio - visto que, eu realmente me INTERESSO por este âmbito.

Por enquanto, vou vivendo o agora... estudando, e me desenvolvendo. E quem sabe no futuro, pular para essa área.

Parabéns Rover, exemplo para todos nós.

E excelente tópico Aragons.

Abs.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)