Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Agiotas e como se livrar de problemas financeiros
Texto criado com base nos meus conhecimentos sobre o assunto, com o objetivo de introduzi-los e afastá-los desse meio obscuro da agiotagem, oferecendo alternativas aos confrades que estão passando por um momento de desespero financeiro. No final, contém um exemplo real.

O negócio consiste em emprestar e cobrar, seja dinheiro ou bens. É necessário ser bom em emprestar e ainda melhor em cobrar. Neste exemplo, o bem utilizado será o dinheiro.

EMPRESTAR

Garantias: Os agiotas costumam exigir o endereço de residência do cliente, e, às vezes, também o endereço de familiares e do local de trabalho. A entrega do dinheiro geralmente ocorre presencialmente, ainda que a solicitação e a negociação possam ser feitas pela internet. Além disso, exigem cópias dos documentos pessoais, criando garantias para realizar a cobrança.

Prazo: O dinheiro emprestado precisa ser devolvido dentro de um prazo, geralmente definido em dias (30 dias, 60 dias etc.). Os prazos podem ser divididos em faixas de valor. Por exemplo: empréstimos de R$ 100 a R$ 1.000 devem ser pagos em 30 dias, enquanto empréstimos de R$ 1.100 a R$ 2.000 devem ser pagos em 15 dias.

Forma de pagamento: A forma como o dinheiro será entregue ao cliente depende se o agiota oculta ou não o empréstimo da justiça. Em caso de ocultação, tanto o empréstimo quanto a cobrança serão feitos em dinheiro vivo. Caso contrário, podem ser utilizadas vias bancárias, como transferência, Pix ou cartão.

Parcelamento: O parcelamento inclui o valor emprestado e os juros. O valor dos juros pode ser fixo ou percentual. Alguns agiotas cobram 30% sobre o montante emprestado, enquanto outros fixam um valor, como R$ 300 sobre um empréstimo de R$ 1.000. Essa abordagem ajuda o cliente a visualizar melhor sua dívida, reduzindo o receio de assumir o compromisso.

COBRAR

Facilitação: Em vez de cobrar o valor total com juros, muitos agiotas optam por cobrar apenas os juros, permitindo que o cliente adie o pagamento do valor principal para o mês seguinte. Outra forma de facilitar o pagamento é permitir que o cliente pague os juros com um valor adicional, que será abatido da dívida, similar a um financiamento de imóvel.

Humilhação: Como o agiota possui os endereços fornecidos pelo cliente como garantia, ele pode procurar familiares para informá-los sobre a dívida. Também pode ir até o local de trabalho do cliente para pressioná-lo a pagar.

Ameaça: Alguns recorrem à intimidação, portando armas falsas ou verdadeiras e ameaçando atirar no pé ou na mão do devedor caso a dívida não seja quitada. Espancamentos ou agressões em locais públicos também podem ocorrer, assim como o roubo de bens do cliente.

ALTERNATIVAS CASO PRECISE DE DINHEIRO

Se você precisa de dinheiro para passar o mês, existem alternativas viáveis que não envolvem agiotas. Na verdade, se o valor necessário for inferior a R$ 10 mil, recorrer a um agiota é ainda mais insano. Aqui estão algumas opções:

Cartões de crédito de lojas: Faça quantos precisar. Cartões do Carrefour, Casas Bahia, Marisa, entre outros, costumam ter aprovação imediata se você for presencialmente na loja. E podem ajudar a aliviar o orçamento no curto prazo.

Cartões de crédito de bancos digitais: Bancos como o C6 Bank costumam aprovar cartões no mesmo dia.

Pix Crédito: Se precisar de dinheiro vivo e não de crédito, utilize bancos como Inter e Nubank para fazer um Pix usando o crédito.

Limite emergencial: O Itaú oferece um limite emergencial em dinheiro, que pode ser útil caso você tenha conta no banco há algum tempo. Por exemplo, se sua conta possui R$100 e seu limite emergencial é de R$500, você pode sacar até R$600, somando o saldo disponível e o limite emergencial.

Empréstimos online: Algumas financeiras aprovam empréstimo em menos de 24 horas, como NoVerde, SuperSim, Simplic e Jeitto.

Essas opções podem te manter afastado de agiotas em momentos de necessidade extrema. Combinadas, podem fornecer montantes de até R$ 10 mil (entre dinheiro e crédito) ou até mais, dependendo do seu score de crédito.

CASO REAL DE AGIOTA

Um agiota jogou um cartão no meu portão há um tempo atrás. Por curiosidade, enviei uma mensagem para entender como funciona. Descobri que eles não aceitam clientes que moram em condomínios, pois isso dificultaria a cobrança. Se atentem ao último print.

[Image: 5Av5hYK.png]
[Image: 7LiFUq2.png]
[Image: bXfZwLm.png]
[Image: kmAl3OM.png]
"A Real não é Igreja, para tu aparecer somente quando está precisando!"
- Hombre de Hielo
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos." 
- Esther Vilar, em O Homem Domado
Responda-o
O que um rompimento de relacionamento faz, o amigo está empolgado, e fomentando a Real. Esta é a essência da Real no seu mais puro realismo (perdão pela redundância kkkk).

A REAL NÃO ACABOU, CONFRADES!
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(21-03-2025, 09:40 PM)Libre Escreveu: O que um rompimento de relacionamento faz, o amigo está empolgado, e fomentando a Real. Esta é a essência da Real no seu mais puro realismo (perdão pela redundância kkkk).

Me empolguei, 4 tópicos em 1 hora, mas era porque eu estava acumulando na minha cabeça esses assuntos, como eu terminei com a ex-namorada e vou a praia esse fim de semana sozinho depois de tantos anos, acabei me empolgando nessa noite de sexta  Yaoming
"A Real não é Igreja, para tu aparecer somente quando está precisando!"
- Hombre de Hielo
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos." 
- Esther Vilar, em O Homem Domado
Responda-o
Acontece, confrade. A meu ver, eles agregaram.

Assustadora, para quem está desperto, a carta do agiota. Juros abusivos e os sinais nela de como vc disse que eles cobrarão.

Certamente usarão de cara o método de ameaça. Agiota que não dá o troco em caloteiro, e um muito bem dado, tem carreira curtíssima na profissão e ainda vira motivo de chacota.

(21-03-2025, 09:48 PM)O Incansável Escreveu: Me empolguei, 4 tópicos em 1 hora, mas era porque eu estava acumulando na minha cabeça esses assuntos, como eu terminei com a ex-namorada e vou a praia esse fim de semana sozinho depois de tantos anos, acabei me empolgando nessa noite de sexta  Yaoming
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
(21-03-2025, 09:48 PM)O Incansável Escreveu:
(21-03-2025, 09:40 PM)Libre Escreveu: O que um rompimento de relacionamento faz, o amigo está empolgado, e fomentando a Real. Esta é a essência da Real no seu mais puro realismo (perdão pela redundância kkkk).

Me empolguei, 4 tópicos em 1 hora, mas era porque eu estava acumulando na minha cabeça esses assuntos, como eu terminei com a ex-namorada e vou a praia esse fim de semana sozinho depois de tantos anos, acabei me empolgando nessa noite de sexta  Yaoming

Tá tranquilo, confrade. Não sei como é terminar um noivado, mas sei como a nossa mente se enche de pensamentos infernais. Como já dito em um tópico que não me recordo, escrever esvaia a nossa mente.

Nada melhor que "o bom filho a casa torna". Estamos aqui. (embora sabe que o acolhimento aqui tá mais para um 'corredor polonês' do que a casa quentinha da mamãe.)

Eu quero distância dessa para de agiotagem. Contudo, é bom saber como funciona para não ser pego de supresa ou sei lá. Ou se, alguém da família fizer alguma 'caca', a gente já sabe como agir.

Informação nunca é demais. Sabedoria de quem vivenciou é melhor ainda.

Agradecido, Confrade.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Predadores de bostileiro médio no fundo do poço.

Ou seja, o cara estourou o cartão de crédito, pegou empréstimos, adiantou o fgts (pros clt), tudo pra comprar pinga, pagar puta ou descer pra praia, e agora que surge uma emergência, tem que se sujeitar a agiotas.

Nem é a atividade em si, conheço uma dúzia de gente que trabalha nessa área, e o maior problema é que eles precisam ser agressivos, porque o brasileiro médio é foda. No Brasil, emprestar dinheiro é um risco; brasileiro médio não gosta de pagar e ainda por cima fica bravo quando você cobra, então vira uma necessidade o agiota ameaçar quebrar uma costela. Se ele não apela para a violência, ele perde dinheiro. É aquela história, o fulano fica pra exemplo, para que os outros não se atrevam. Também é uma profissão perigosa, por isso que geralmente essas "financeiras", como é o caso do cartãoziho achado pelo OP, são na verdade quadrilhas ou famílias inteiras de agiotas, que agem em conjunto. Esses aí são os agiotas comuns, agiotas de pobres. Tem ainda os agiotas que emprestam grandes quantias para pessoas que possuem grandes empreendimentos, esses sim vivem montados na grana, mas por trás deles há uma grande estrutura que conta com apoio até mesmo de policiais.
Responda-o
Eu já fui jurista, agiota não.

Sempre cobrei taxas justas, nunca precisei dar aperto em ninguém. Nunca perdi dinheiro. Emprestava majoritariamente para empresários da região, nunca precisei pegar nenhum bem como pagamento, mas saí dessa vida, não tenho nada em real mais, e nem na praça. Depois disso fiz alguns empréstimos via CC, mas o bostileiro é tão fudido que precisa ser no fio do bigode, quando o cara busca grana assim é porque já estourou o cartão dele e de parentes/amigos.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
O Bostileiro além de engraçado é desgraçado, só consegue perceber os juros compostos  Gargalhada porém quando o assunto é tributação faz questão de ignorar a tributação cumulativa e composta, a incidencia de impostos dos entes federativos que criam base de calculo derivadas da tributação sucessiva, repetitiva e permanente,  enfim toda fruição existencial  é tributada varias vezes e infinitamente amam o ESTADO e FUNÇAS,  e imposto é bom....

[Image: images?q=tbn:ANd9GcRPBk1kOPEJ05mtLp-POMt...__FnTkng&s]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)