Bem, meio que seria o meu plano B. Então, tenho mais ou menos uma noção...
Citação:É possível vender um serviço para empresas estrangerias?
Sim. Como o Mileto citou, programador é um vários "serviços" a serem oferecidos...
O porém (sempre tem) é que o BR não é um país de exportar 'cérebros' por assim dizer. BR é visto com o "celeiro" do mundo. Com excerção do futebol, é raro os 'gringos' contratar os serviços de uma empresa BR para se posicionar no mercado (mundial), por assim dizer... Não somos, nem de longe competivivos nessa area mundialmente.
Quando acontece de acharem um, logo levam para fora como empregados, não como """MEI""".
Até aonde sei, essas empresas de fora só contratam serviço de outras empresas, que no nosso caso, seria ME (tem que confirmar a modalidade), mas tenho certeza que elas não contratam serviço de PF, somente PJ. Então, mesmo que tu sejas programador, será PJ...
Seu nicho é Web Design. Amigo, não sei especificamente o que você faz. Faz templates? Isso é bom. Contudo, digo: eu tenho site, e templates free tem me servido bem. MAS, têm muitas empresas que oferecem um template como serviço/produto, aonde você paga uma mensalidade ou anualidade, às vezes, vitalício para o template deles, e eles dão todo suporte... Isso tem muito na gringa. E tu, a principio, seria mais um... Todas as ferramentas que tu pensas em usar, certamente, eles conhecem também...
Ex.:
Neve Theme
Você pode começar fazendo template para wordpress, vender ou alugar, alguns free como portifólio, algumas pessoas estão dispostas a pagar... Agora, se deseja tornar isso um negócio, precisará aumentar a produção, metodologia, identificar o seu público-alvo, definir uma persona, ter um modelo de negócio...
Só tu, com a cara e coragem... não vai muito longe...
Citação:Se você faz sites, exemplo, comece melhorando esta *habilidade*. Torne-se bom nela. E saiba vende-la. Entenda com o mercado funciona. Aprenda fazer, site para e-commer, wordpress, wix... entenda o nicho que pretende crescer. Estude as nuances... os detalhes... que possa implementar e aumentar a conversão... algo que já vem "de fábrica", meio que não precisa te tanto SEO, por exemplo. O cliente já sai na frente...
O mercado gosta de temas responviso, clean, leve... Aprenda a transformar tudo isso em um serviço/produto... para que possa vender numa negociação. A partir daí pode estar nascendo uma empresa (monte uma equipe, delegue funções, trabalhem num produto e entao venda-o), aonde o produção+serviço dela é um template especificio que pequenos projetos assinam mensalmente, e vocês dão suporte.... Tudo isso do BR... afinal é tudo digital...
É possível empreeder? Com certeza, mas tem que saber como o jogo funcionar lá. Para saber identificar as dores (e os desafios) que os de lá não conseguiram sanar. É aí que você se fortalece. Às vezes é no preço, na criativadade... tem que saber absover o que o cliente quer e por meio das suas habilidades entregar algo que vá ajuda-lo a se destacar... Mais do mesmo tem aos montes...
Infelizmente, muitos não tem respostas porque simplesmente não tiveram o mínimo de contato com tal. Então, meu amigo, o jeito é tu se enturmar em fórums, grupos, principalmente gringos para "dançar conforme a música".
Boa sorte.