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A Real sobre a Gnose (Por Orlando Fedeli )
#1
Com a queda do marxismo, o que já se manifestava aqui e acolá se irradiou por todo o nosso cético século XX: houve uma grande explosão de misticismo. Só se fala em horóscopos, tarot, hinduísmo, homeopatia, alquimia, ocultismo, esoterismo e todos os tipos de superstição se alastram. E até ateus marxistas passaram a exibir em seus carros o dísticos "eu creio em duendes".

O fenômeno foi tão invasivo que a famosa revista internacional 30 Giorni começou a publicar repetidos artigos sobre o misticismo herético e sobre a Gnose. E o que era assunto de eruditos passou a ser tema amplamente divulgado e universalmente admitido (1).

Assim, torna-se hoje bem claro que razão cabia bem a Simone Pétrement que, ao analisar a literatura a partir do Romantismo, isto é, a partir da Revolução Francesa, concluiu: "a julgar por nossa literatura, nós entramos numa idade gnóstica" (2).

Erich Voegelin, examinando os sistemas totalitários de nosso tempo - nazismo, fascismo, e comunismo - chega a conclusão de que eram sistemas gnósticos e os partidos que adotaram esses sistemas eram, na verdade, "ersatzs" da religião. Ele não hesita em colocar também a psicanálise e o progressismo no mesmo balaio da gnose:

"Dizendo movimentos gnósticos entendemos referir-nos a movimentos como o progressismo, o positivismo, o marxismo, a psicanálise, o comunismo, o fascismo e o nacional-socialismo (nazismo)" (3).

Não falta mesmo quem veja na própria ciência moderna reflexos da gnose antiga. Por exemplo, Jacques Lacarrière chama Einstein, Planck e Heisemberg "ces gnostiques de notre temps" (4).

Sem significar que endossemos as conclusões da obra, é interessante, entretanto, lembrar o best-seller de Fritjoff Capra - "O Tao da Física"-, que pretende ligar toda física moderna ao gnosticismo.

Poderíamos citar muitos outros autores. Para os limites de um artigo bastam-nos entretanto os fatos, esses eruditos e as revistas de divulgação cultural.

*  *  *

Quando se estuda a gnose entra-se num labirinto cheio de brumas, tentando descobrir segredos que permitirão chegar a um mistério. Não é de estranhar que o tema se preste a confusões.

É pois necessário estabelecer distinções. E uma primeira é entre panteísmo e gnose. O próprio Dictionnaire de Théologie Catholique de A. Vacant e E. Mangenot (5) cita, de cambulhada, doutrinas panteístas e gnósticas, sem distingui-las. Em seu elenco estão desde as religiões hinduístas, do Egito, China e Caldéia, passando por Heráclito e Parmênides juntos, pelo sufita Ibn Arabi, Campanela até Diderot, Kant, Novalis e os românticos.

Ora, o panteísmo é a doutrina que considera que tudo - inclusive a matéria - é Deus. A gnose, ao contrário, em quase todos os seus sistemas condena a matéria como obra maligna.

Simplificando um tanto o problema, cujos meandros não podem ser examinados nos limites deste artigo, pode-se dizer que o panteísmo representa uma corrente plutôt otimista, enquanto a gnose é pessimista (6).

O panteísmo é naturalista, monista e tende ao racionalismo.

A gnose é dualista, anti- cósmica e anti-racionalista. Mas essa é uma distinção que deveria em alguns casos ser matizada, porque alguns sistemas gnósticos são ambivalentes, com relação ao mundo material, que é dialeticamente amado e odiado ao mesmo tempo (7). Por outro lado, há sistemas panteístas que admitem a transformação da matéria em espírito, ao fim da evolução (8).

Por exemplo, nota-se no sistema panteísta de Plotino uma clara tendência para gnose, embora esse autor neoplatônico tenha até escrito uma obra contra os gnósticos de seu tempo.

Conviria ainda dizer que o panteísmo é uma anti-câmara para a gnose, sistema reservado para espíritos mais tendentes ao misticismo orgulhoso do que ao sensualismo.

*  *  *

Para conceituar a gnose, poderíamos dizer que ela pretende ser "o conhecimento do incognoscível".
Evidentemente, essa conceituação revela uma contradição que é típica da gnose. Conhecer o incognoscível é uma contradição conceitual e lógica. Mas ocorre que a gnose repele a inteligência e a lógica como enganadoras. O verdadeiro conhecimento seria intuitivo, imediato e não discursivo e lógico.
Conhecer o incognoscível, de fato, significa dar ao homem o conhecimento de Deus e do mal, coisas impossíveis de compreender. De fato não podemos compreender ou conhecer a própria essência de Deus que é ser infinito e transcendente, impossível de ser captado por nosso intelecto. Também não podemos entender o mal e o pecado: o mal enquanto ser não existe, e o mal moral não tem razão que o justifique.
Assim, a gnose pretende oferecer ao homem um conhecimento natural que o colocaria em posição de compreender - e portanto superar - a Deus, de compreender a mal, e, ademais, de conhecer sua natureza mais íntima, que seria divina.

A gnose é então a religião que oferece ao homem o conhecimento do bem e do mal.
Ora, sabe-se que a árvore do fruto proibido do Éden era exatamente a árvore do conhecimento ou ciência do bem e do mal (Gen. II,10). Assim, teria sido a gnose a tentação de Adão. Com efeito, a serpente prometeu a nossos primeiros pais que, se comessem o fruto proibido, "seriam como deuses, conhecendo o bem e o mal" (Gen., III,5). A tentação de Adão e Eva foi a de se tornarem deuses. Essa é a grande tentação do homem, que, levado pelo orgulho, como Lúcifer, não admite sua finitude, não aceita sua contingência.
Essa tentação é, de fato, uma revolta anti-metafísica. Ora, é esse um outro modo de conceituar a gnose: uma revolta anti-metafísica.
Se admitirmos essa interpretação da tentação adâmica, teremos que concluir existência uma continuidade da gnose na História. E é o que constatam os estudiosos: a gnose apresenta-se realmente como uma religião ora oculta, ora pública, mantendo porém unidade e continuidade no transcorrer da História.

Ladislao Mittner, ao estudar o pietismo protestante, seita mística e gnóstica oriunda dos tratados de Jacob Boehme e fundada por Spenner liga essa seita a uma única grande corrente gnóstica existente na História.
Para representar a unidade do fenômeno religioso gnóstico, Mittner usa a imagem muito própria e muito cogente do rio cársico.
No Carso, região calcárea da ex-Iugoslávia, há risos que de repente desaparecem na solo extremamente permeável de calcáreo e passam a correr subterraneamente, voltando a aparecer na superfície muitos quilômetros além. Rio cársico é aquele que aparece e desaparece, tornando-se ora visível ora oculto em seu percurso.
Mittner diz que "é quase impossível distinguir o pietismo das muitas outras seitas religiosas da época. Filões singulares do movimento apresentam fenômenos cársicos: aparecem, desaparecem, e, de repente, reaparecem mais além, sem que a identidade do filão possa ser propriamente demostrada" (9).
Assim é a gnose: na história, ela é um fenômeno religioso do tipo cársico.
Essa unidade histórica da gnose através dos tempos e civilizações é constatada por muitos autores. Dennis de Rougemont, por exemplo, escreve:
"Mais perto de nós que Platão e os drúidas, uma espécie de unidade mística do mundo indo-europeu se desenha como em filigrama no plano de fundo das heresias da Idade Média. Se nós abraçamos o domínio geográfico e histórico que vai da Índia à Bretanha, constatamos que uma religião aí se espalhou, para falar a verdade, de um modo subterrâneo, desde o século III de nossa era, sincretizando o conjunto dos mitos do Dia e da Noite tal como eles tinham sido elaborados inicialmente na Pérsia, depois nos segredos gnósticos e órficos e é a fé maniquéia" (10).

Por sua vez, H. I. Marrou atesta:
"(...) da fato, a gnose e seu dualismo pessimista exprimem umas das tendências mais profundas do espírito humano, uma das duas ou três opções fundamentais entre as quais o homem deve finalmente escolher. Claude Tresmontant mostrou bem a permanência da tentação gnóstica, sem cessar reaparecida, sob formas diversas no pensamento ocidental no curso de sua história nos Bogomilas e Cátaros da Idade Média, em Spinoza, Leibnitz, Fichte, Schelling, Hegel. Poder-se-ia continuar esta história além do romantismo alemão e até nossos dias: o destino de Simone Weil é particularmente muito significativo; foi bem o seu neo-gnosticismo que a deteve finalmente na soleira da Igreja e sua herança se reencontrava na obra histórica de sua amiga e discípula Simone de Pétrement" (11).




Notas:
 
(1) cfr. 30 Giorni Ano VII, fev. 1992, pag.54, artigo "Lutero? Delírio Maniqueísta"; ano V no.2, fev. 1990, pag.3. Nessa revista é citado o Cardeal de Lubac, para quem a corrente espiritualista, mística e gnóstica da maçonaria prevalece na cultura atual.

(2) Simone de Pètrement, "Le dualisme chez Platon, les gnostiques et les manichéens", PUF, Paris, 1947, pg.347

(3) Erich Voegelin, "II mito del Mondo Nuovo", Rasconi Mildo, 1976, pág.16

(4) Jacques Lacarrière, "Les Gnostiques", Gallimard, Paris, 1973, pág.78

(5) Paris, Lib. Letourzey et Assé, 1932, verbete Pantheisme

(6) cfr. R.P. Festugère, La Revèlation d’Hermes Trimegiste, Lib. Lecoffre J. Gabalda, Paris, 1954, 4 vols., especialmente o vol. III Les doctrines de l’âme págs. 73/83


(7) cfr. Robert M. Grant, La gnose et les origines chretiènnes, Seuil, Paris, 1964, p.17

(8) cfr. H.C. Puech, Position spirituelle et signification de Plotin, in En quête de la gnose, 2vol., Gallimard, Paris, p. 74/75

(9) L. Mittner, Storia della Letteratura Tedesca - Dall Pietismo al Romanticismo, Einandi, Milão, 1964, p.40

(10) Dennis de Rougemont, L’amour et I’Occident, Plon, Paris, 1939, p. 47

(11) H. I. Marrou, prefácio da edição francesa da obra de R.M. Grant, La gnose et les origines chretiènnes, Seuil, Paris, 1964, p.8.
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#2
Gargalhada  Gargalhada

Vamos facilitar a treta!

A indireta foi pro @SteveMcQueen

Contexto: @Vital rebatendo a questão da Gnose! (tópico: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6685, página 1)

Pronto, fatos apresentados!

Já peguei minha pipoca!

[Image: icegif-1767.gif]
"Paulistarum Terra Matter..."
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#3
A distância do professor Orlando Fedéli da minha pessoa é tão grande, mas tão grande, que não tenho como rebater nada.  Sad

Ele fala de vários termos e conceitos os quais não faço nem ideia e levaria muitos anos para entender.

Entretanto, lá na minha postagem, falei que apoio a auto observação e auto conhecimento como forma de buscar a libertação dos próprios defeitos e problemas (egos); sem necessariamente dizer que a gnose é a portadora da verdade ou de que tudo é correto em sua doutrina, até por que sou católico.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
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#4
(17-06-2024, 09:42 PM)Matuto Paulista Escreveu: A indireta foi pro @SteveMcQueen

Na verdade, não foi indireta pra ninguém.

É para não cairmos na armadilha da gnose.
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#5
Gastei milho à toa nesta pipoca...

Ok Pipoca
"Paulistarum Terra Matter..."
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#6
Já que ele não comprou a "briga" eu vou comprar, o @Vital  ao meu ver peca por apertar só quadrado no jostick se é que me entendem, eu também já fui assim, ninguém em momento algum falou que GNOSE é a salvação de nada. Até porque a única verdade é CRISTO , inclusive eu voltei a frequentar igreja e ler biblia quando me aprofundei na Gnose, até porque eles acreditam que todos os caminhos levam a salvação e eu discordo.
Contundo é inegável que conceitos como a dissolução do ego dentre outros nos ajuda até certo ponto. Geral sabe disso aqui na real(inclusive todo mundo levanta a orelha nesse ponto da obra), foi um dos caminhos que Alita apontou, não quer dizer que é o único. Mas ele também fala que devemos reter o que é de BOM e jogar fora o que tem de ruim. Logo não devemos nos fechar para outros caminhos completamente, pode ter sabedoria vinda de outro lado.
Por fim eu recomendo oração pra tudo, antes de ler qualquer livro ou fazer qualquer prática, gnose é muita viagem , assim como catolicismo, protestanismo e por ai vai. Não podemos nos fechar completamente ou nos tornaremos como escribas e fariseus que não reconheceram o próprio filho do homem quando encarnado na terra
Enfim é assunto muito longo mass fica ai minha crítica, não entendo tanto quantos senhores mais entendo um pouco da biblia atual, no mais tamo ai.  

Ó Senhor Deus, eu já não sou 
orgulhoso; 
deixei de olhar os outros com arrogância. 
Não vou atrás das coisas grandes 
e extraordinárias, 
que estão fora do meu alcance.
Assim, como a criança desmamada 
fica quieta nos braços da mãe, 
assim eu estou satisfeito e tranquilo, 
e o meu coração está calmo 
dentro de mim.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
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#7
Também atesto que minha conversão ao catolicismo foi precedida por estudos de gnose.

O processo decorreu na seguinte ordem: ateísmo, estudos de gnose e um certo agnosticismo e por fim catolicismo.

De fato Nessahan descreveu muitas coisas que vivi, então dei uma espécie de "voto de confiança" e li os autores das notas de rodapé, incluindo os gnósticos no "Tratado de Psicologia Revolucionária".

Entre 2004-2007, em processos de estudos e busca interior dos defeitos e fraquezas; mas não conhecia Deus nem acreditava que o encontraria dentro de mim.

O que levou ao catolicismo foram os cursos do Pe Paulo Ricardo que falava temas que batiam com a gnose no curso "Terapia das Doenças Espirituais".

Como o Pe Paulo acertava várias coisas sobre comportamento e doenças espirituais, assim como na ciência política e sociologia (exemplo: palestra Marxismo Cultural), dei voto de confiança e comecei a praticar o catolicismo mesmo sem "acreditar" em Deus, embora a descrença tivesse se tornado dúvida.

Orava diariamente e praticava os mandamentos.

Na busca exterior aos poucos conheci Deus, mas primeiro tive que ir atrás.  Heart Heart

Obs: Lá atrás o professor Orlando Fedéli falava mal do Olavo o chamando de gnóstico. Era um bate boca danado entre os dois.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

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#8
(18-06-2024, 03:17 AM)SteveMcQueen Escreveu: De fato Nessahan descreveu muitas coisas que vivi, então dei uma espécie de "voto de confiança" e li os autores das notas de rodapé, incluindo os gnósticos no "Tratado de Psicologia Revolucionária".
esse se tornado dúvida.

Justamente por isso perguntei no outro tópico, comecei a buscar mais , mas tive receio quando fui mais afundo em questões da gnose  e sobre os livros do eliphas. Mas eu aprendi muito sobre e creio que o bastante, Nessahan fez um execelente  trabalho mastigando tudo pra gente e outros autores também, querendo ou não entrar em assuntos ocultos tem um preço, e talvez pode ser caro demais. Contundo é inegável que ocultistas tem o conhecimento do que não foi dado ao homem. Por isso eu digo, orem sempre.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
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#9
(18-06-2024, 05:00 AM)Luiz Escreveu:
(18-06-2024, 03:17 AM)SteveMcQueen Escreveu: De fato Nessahan descreveu muitas coisas que vivi, então dei uma espécie de "voto de confiança" e li os autores das notas de rodapé, incluindo os gnósticos no "Tratado de Psicologia Revolucionária".
esse se tornado dúvida.

Justamente por isso perguntei no outro tópico, comecei a buscar mais , mas tive receio quando fui mais afundo em questões da gnose  e sobre os livros do eliphas. Mas eu aprendi muito sobre e creio que o bastante, Nessahan fez um execelente  trabalho mastigando tudo pra gente e outros autores também, querendo ou não entrar em assuntos ocultos tem um preço, e talvez pode ser caro demais. Contundo é inegável que ocultistas tem o conhecimento do que não foi dado ao homem. Por isso eu digo, orem sempre.

Ocultismo é caminhar no labirinto com tudo apagado.

Seu perigo está em misturar coisas reais e verdadeiras com mentiras e enganações ao mesmo tempo. Pode levar a loucura, psicopatia e coisas afins.

Por isso acredito que a evolução psicológica embasada no cristianismo (ritualísticas, meditações e auto observação) seja ideal.

O problema é que nunca estudei a fundo na doutrina cristã. Daí vem o hábito da linguagem gnóstica ao falar em auto observação, morte do eu, exercícios respiratórios, mantras* e afins.

Na linguagem cristã seria, respectivamente: Exame de consciência, eliminação dos próprios defeitos/falhas + busca de virtudes, meditação, oração e afins.

Por isso no curso do Pe Paulo senti que muita coisa batia com o que era dito por alguns mestres gnósticos.

Onde vi diferença?

Na Gnose:

- Busca conhecimento de todos detalhes e nuances interiores, visando auto observação completa para atingir a própria essência e ?Deus Interior?. Há uma lista de "Eus" que devem ser combatidos similar à lista de pecados: gula, luxúria, vaidades e outros.

- No que tange a "Morte do Eu", tenho a impressão que na gnose Deus é encontrado dentro de si, na essência humana, quando o indivíduo consegue desfazer-se de todos os Eus, se tornando um "Grande Mestre".

Isso foi impossível de praticar, pois se "tudo" pode ser fruto do "ego", todas as coisas perderiam a importância, trazendo apatia generalizada, depressão.

E se tudo pode ou não ser ego, quem dita é quem está no controle; ou seja, um mestre pode manipular os iniciados.

A única saída prática seria substituir os egos por algum racionalismo ou vontade pessoal. Quem estuda e pratica gnose por muitos anos é capaz de conhecer muito de si e dos outros, controlando várias fraquezas e problemas interiores.

Como a "verdade" é interior, ele a julgará (e se auto julgará) da forma que melhor convir; logo, sua ideia de evolução é agradar a própria vontade. Por isso essas pessoas não tem regras morais fixas, por isso alguns "Mestres" caíram em escândalos sexuais, financeiros, etc.

Além disso, por participarem de círculos de conhecimento superior, fechado, há risco da soberba, arrogância e outros sentimentos de superioridade, levando a justificativa de qualquer abuso ou maldade feita contra pessoas que não tenham tanto conhecimento ou recursos.

A gnose é estudada e praticada dentro de "seitas esotéricas". Não é por menos que alguns controlam a política nacional e metem no rabo do cidadão sem nenhum remorso.

Então vem o pulo do gato: praticam ritualísticas em círculos fechados, mas pregam Estado Laico e Ateísmo para as massas; logo, querem a população cega espiritualmente para que a "religião" deles prevaleça.

=-=

Já a ideia de matar os próprios pensamentos, como diz Osho, também achei impraticável, pois o pensamento tem a função de verbalizar a consciência, raciocínio, deduções, indagações e filtrar impulsos e desejos. Isso pode levar a uma cegueira absurda ou atos impensados, pois se o indivíduo não o utiliza, pode agir de forma impulsiva e instintiva.

(Pode-se cessar ou diminuir os pensamentos temporariamente para fins de auto observação, auto conhecimento, auto controle e meditação).

=-=

Na Igreja Católica:

- A auto observação (Exame de Consciência) é na tríade: intenção-ação-resultado. Em seguida Oração, Confissão e Busca Sincera por Auto Melhoria Comportamental, ditada por elementos externos: regras morais, empatia com o próximo e busca de virtudes. (Não é o indivíduo que dita o caminho).

- A busca de virtudes e evolução é para agradar a Deus e servir o próximo, havendo lista de ações constantes a serem praticadas em comunidade: caridade, humildade, boa vontade, se colocar no lugar do outro, etc. O que dá um sentido realista e concreto às mudanças interiores, evitando extremismos, isolamento, loucuras acentuadas e até sentimento de superioridade.

Por exemplo: Pe Paulo estava dando uma palestra sobre feminilidade e masculinidade, citou atitudes concretas que os fiéis podem tomar para melhorar essas virtudes, modificando vestimentas, atividades do dia a dia e posturas a serem tomadas. 

Na gnose, um "Mestre" provavelmente diria para o indivíduo se auto observar e tentar eliminar de si pensamentos, sentimentos e impressões que seriam egóicas. Como não descrevem com clareza o que é ou não é egóico, acaba que tudo pode ser. Portanto, a gnose seria mais: negação que afirmação; manipulação que direção; Egos ocultos do que Essência da Personalidade.

Também não encontrei o que seria a "bondade", "moralidade" e "correição" dentro da gnose, não havendo um referencial externo de comportamento "ideal".


*Mantra seria som, palavra ou conjunto de frases com intenção de trabalhar a própria mente e transcender (elevar-se) a algum estado específico. 

A oração também tem essa função, no sentido de trabalhar para mudar algum comportamento e elevar-se do estado comportamental atual para outro mais virtuoso com ajuda Divina.

Mantra vem do sânscrito: "Instrumento do Pensamento, fórmula ou conselho sagrado, hino, oração". Deriva do Sânscrito "Man" = Pensar.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
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#10
@Luiz como eu falei em outro tópico, a gnose é um dos responsáveis pela decadência moral e cultural da nossa sociedade.

Orlando Fedeli leu sobre a gnose, mas ele entendeu. A questão é que há uma grande diferença você ler e entender.
Os seguidores da gnose apenas leram a gnose, mas não a entendem. Você Luiz, você mesmo admite que não entende.

O Nessahan Alita é bom quando fala sobre relacionamentos. Porém, quando ele sobre religião, ele deixa a desejar.

E Eliphas Levi (que você citou) é literalmente um adorador do Baphomet. Abaixo a imagem de Baphomet descrita por ele em sua obra Dogma e Ritual da Alta Magia:

[Image: Baphomet.png]
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#11
Outra Real sobre a Gnose por Orlando Fedeli:



Citação:A Gnose afirma que o Criador do Mundo é mau, e que seu inimigo, que aparece na Bíblia com o nome de serpente e Lúcifer, ele seria o deus bom. A Gnose afirma que o Deus que nos criou aprisionou uma partícula divina na matéria, e que, por isso, toda matéria seria má. Deste modo, ruim ter corpo, nascer e viver. Mau seria o casamento pois permitiria aprisionar novas partículas divinas na matéria corporal. Má seria a mulher, por ser o instrumento que usaria o Deus Criador para manter a divindade presa no universo.
Como você vê, um conjunto delirante de loucuras.
Portanto, afaste-se dessa falsa religião que leva à loucura e ao suicídio. Nós não somos deuses e sim criaturas que devem servir a Deus.


Em outro post ele diz:


Citação:Diametralmente oposta é a posição da Gnose. Aparentemente ela também afirma a divindade de tudo e de todos. Não o faz, porém, como o Panteísmo. Para a Gnose, a Divindade está aprisionada no universo, considerado, por isso, essencialmente perverso. O Homem seria Deus, sim, mas não o homem todo. Apenas o seu espírito seria divino. O corpo, causa da individuação, seria a fonte de todas as desgraças e males.

E não se confunda espírito com alma O espírito (pneuma, éon, atman, funkenlein) seria uma partícula divina aprisionada no túmulo do ser humano. Desse modo, tanto o corpo quanto a alma seriam maus, pois cooperaria, cada um a seu modo, para aprisionar o espírito divino.
Haveria então uma contradição profunda no ser humano: seu espírito seria divino, enquanto seu corpo sua alma seriam maus. Essa contradição não se limitaria ao homem. Em todo ser haveria uma oposição intrínseca, de tal forma que o ser não seria idêntico a si mesmo, mas constituído de dois princípios iguais e contrários.
Enquanto o Panteísmo é monista, a Gnose é dualista e dialética. Para esta última, o ser é o que ele não é, e não é o que ele é.
Portanto, o Deus que se apresentou a Moisés como sendo “Aquele que é” teria mentido.
Ele seria o Deus criador do mundo, o inimigo da divindade. Revoltado contra a Divindade boa, ele a teria encarcerado no universo material. Metafisicamente dualista, a Gnose tinha que admitir o dualismo teológico. Se concebia o mal como ser, ela tinha que admitir dois deuses: um Deus do Bem e um do Mal. A Divindade boa seria totalmente incognoscível, tanto quanto o Id na psicanálise gnóstica freudiana. O Deus que se revela na Bíblia seria o Deus maligno, correspondente ao Ego, no homem, conforme Freud. Da mesma forma como sustentou Lutero haveria dois deuses: o “Deus Absconditus” e o “Deus Revelatus”: este último seria mentiroso, cruel e mau, enquanto o outro seria bom e verdadeiro. (Cfr.H. Grisar, Martin Luther, Lethielleux, Paris, 1931, p.195).
Todo sistema gnóstico distingue Divindade e Deus
O Demiurgo criador aprisionara as partículas da Divindade em três cárceres: a matéria, a razão e a moral.
Para a Gnose, a matéria é considerada má por ser a causa da individuação e da limitação no homem.
A razão enganaria o homem, pois, por meio dela, o homem compreende o mundo, construído como inteligível pelo demiurgo. E, compreendendo o mundo, o homem pensa que ele é bom. Compreendendo o mundo, qual cômoda gaiola de ouro, o homem se considera feliz em sua prisão cósmica Portanto, a inteligência enganaria o homem. Uma intuição mística é que o libertaria dos laços da lógica e do silogismo.
A moral, explicitada nos dez mandamentos, seria a lei do Demiurgo mau. Como disse Lutero, seria preciso abolir todos os mandamentos, porque a lei de Deus fora dada a “Moisés, servo do Deus do Mal” (Cfr.F. F. Brentano, Lutero, Ed. Vecchi, 1943, pp.22).
Em suma, a Gnose é pessimista, enquanto o Panteísmo é otimista. Ela é dualista, ao contrário do monismo do Panteísmo. Ela é dialética e individualista. O Panteísmo leva ao totalitarismo, ao coletivismo. Se o Panteísmo é racionalista e cientificista, a Gnose é anti-racional, alógica e anti-científica.
A Gnose é contra a ciência em favor da Magia. Contra a abstração racional, ela defende a intuição alógica. Contra o discurso lógico, ela se expressa por símbolos abstrusos e incoerentes. Contra a História, ela defende a lenda e o mito. Contra o real, ela propugna pelo ideal.

Portanto, sigam o conselho do Fedeli: afastem-se desta seita diabólica.
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#12
(18-06-2024, 03:55 PM)Vital Escreveu: [Image: Baphomet.png]


Nossa senhora, o Vital postou a foto do Sete Pele!

Ruge
"Paulistarum Terra Matter..."
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#13
(18-06-2024, 04:44 PM)Matuto Paulista Escreveu:
(18-06-2024, 03:55 PM)Vital Escreveu: [Image: Baphomet.png]


Nossa senhora, o Vital postou a foto do Sete Pele!

Ruge

Baphomet como foi descrito por Eliphas Levi no livro Dogma e Ritual da Alta Magia.
Responda-o
#14
@Vital


Vc estudou a gnose de Vick Vanilla ? Gargalhada

[Image: IMG-20230820-WA0048.jpg]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
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#15
Orlando Fedeli refutando as falácias gnósticas:

Gnosticismo x Gnose

(18-06-2024, 06:23 PM)Marco Borgerth Escreveu: Caro Sr. Fedeli,

desejo parabenizá-lo por seu website. É muito instrutivo e interessante.
Peço-lhe humildemente que me esclareça alguns pontos, a respeito dos quais guardo dúvidas.

Não seria possível fazer, dentro da ortodoxia católica, uma distinção entre gnosticismo e gnose?

O gnosticismo seria constituído pelos heréticos dos primeiros séculos. Este gnosticismo pregava que o "Pai de Jesus" não era Javeh e identificava este último com o Ildabaoth, criador do universo. Segundo esta doutrina, Jesus teria vindo para nos libertar da prisão da Lei de Javeh e deste universo intrinsicamente mau. Este gnosticismo era sincrético e foi condenado como heresia pela Igreja.

Porém, há indícios que devamos, sim, aceitar a ortodoxia de uma "verdadeira gnose cristã". Gnose, aqui, considerada como o conhecimento das coisas divinas, não através da fé somente, mas através de percepção direta através do Intelecto (Nous). Este Intelecto seria a fonte de conhecimento transcendental.

Cito algumas passagens.

____x____x____x____x____

Santo Agostinho
"Confissões"
Livro Sétimo
Cap IX
"...me fizeste chegar às mãos...alguns livros de platônicos, traduzidos do grego para o latim. Neles eu li - não com estas palavras, mas substancialmente o mesmo e expresso com muitos e diversos argumentos - que "no princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus. Este estava desde o princípio em Deus. Todas as coisas foram feitas por ele,...E a luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a compreenderam...Também neles li que o Verbo, Deus, não nasceu da carne nem do sangue, nem da vontade do varão, mas de Deus."

Cap X
"Estimulado por estas leituras a voltar a mim mesmo, entrei, guiado por ti, no profundo do meu coração, e o pude fazer porque te fizeste minha ajuda. Entrei e vi com os olhos da alma, acima desses mesmos olhos, acima de minha inteligência, a luz imutável...Quem conhece a verdade conhece esta luz, e quem a conhece, conhece a eternidade...E eu ouvi como se ouve no coração, sem deixar motivo para dúvidas; antes, mais facilmente duvidaria de minha vida que da existência da verdade, que se manifesta à inteligência pelas coisas da criação."

Cap XVII
"E, gradualmente, fui subindo dos corpos para a alma, que sente por meio do corpo; e dela à sua força interior, à qual os sentidos comunicam as coisas exteriores, que é o limite alcançado pelos animais. Daqui passei para o poder do raciocínio, ao qual cabe julgar as percepções dos sentidos corporais; por sua vez, julgando-se sujeito a mudanças, levantou-se até sua própria inteligência, e afastou o pensamento de suas cogitações habituais. Livrou-se da multidão de fantasmas contraditórios, para descobrir que a luz a inundava quando, sem nenhuma dúvida, afirmava que o imutável deve ser preferido ao mutável com tanta certeza. E, finalmente, chegou àquele que é num único lampejo."

Cap XXI
"...lancei-me avidamente sobre as veneráveis escrituras inspiradas por teu Espírito...compreendi que tudo de verdadeiro que lera nos tratados dos neoplatônicos se encontrava ali, mas com o aval da tua graça"


Clemente de Alexandria
Stromata (Book 1)
Cap 5
No início deste capítulo, Clemente sugere que, assim como a Lei Mosaica foi enviada aos judeus, a filosofia foi enviada por Deus para os gregos.

"Accordingly, before the advent of the Lord, philosophy was necessary to the Greeks for righteousness. And now it becomes conducive to piety; being a kind of preparatory training to those who attain to faith through demonstration. "For thy foot," it is said, "will not stumble, if thou refer what is good, whether belonging to the Greeks or to us, to Providence." For God is the cause of all good things; but of some primarily, as of the Old and the New Testament; and of others by consequence, as philosophy. Perchance, too, philosophy was given to the Greeks directly and primarily, till the Lord should call the Greeks. For this was a schoolmaster to bring "the Hellenic mind," as the law, the Hebrews, "to Christ." Philosophy, therefore, was a preparation, paving the way for him who is perfected in Christ.


Orígenes também era bastante familiar com a filosofia grega. Na verdade, seu professor foi Ammonius Saccas, o mesmo professor de Plotino.
Segundo ele, a Sagrada Escritura, assim como o homem, é composta de corpo, alma e espírito, isto é, de dimensão literal, moral e "sapiencial" ou "espiritual". Nem todos os leitores podem entender o significado "interno" do texto, mas mesmo aqueles que não conseguem captar esta sabedoria estão conscientes que há algum tipo de mensagem oculta no Livro de Deus. Orígenes relaciona conhecimento sagrado diretamente com a Sagrada Escritura e acredita que seja função dos seres espirituais descobrir este significado interno da verdade revelada e usar sua inteligência na contemplação das verdades espirituais. A vida espiritual do homem é tão somente o gradual desenvolvimento do poder da alma de perceber a inteligência espiritual da Escritura que, como o próprio Cristo, alimenta a alma.

Ainda segundo Orígenes, é a presença do Logos no coração do homem e na raiz de sua inteligência que torna possível para o homem compreender o significado interno da Sagrada Escritura e a tornar-se iluminado por este conhecimento. O Logos é o iluminador das alma, a luz que faz a visão "intelectual" possível. De fato, o Logos que existe "in divinis" é a raiz da inteligência do homem e é o intermediário através do quel o homem recebe o conhecimento sagrado.

Lembrar-se que "intelecto" tem um sentido diferente entre os antigos em relação àquele que tem entre nós. Hoje, intelecto significa "ratio" e não "intelectus", como era conhecido no passado.

Segundo Bertrand Russell, Orígenes, apesar de ser reconhecido como um dos Padres, foi, nos últimos tempos, condenado, por haver mantido quatro heresias:
1. A preexistência das almas;
2. Que a natureza humana de Cristo, e não apenas a sua natureza divina, existiu antes da Encarnação
3. Que, na ressurreição, nossos corpos serão transformados em corpos absolutamente etéreos;
4. Que todos os homens, e mesmo os demônios, serão, no fim, salvos.

Portanto, se a lista acima estiver completa, a Igreja não considerou heréticas as colocações de Origenes a respeito do Logos, da alma e da Escritura Sagrada.


Plotino
Enéadas V, 3, 14

"Aqueles divinamente possuídos e inspirados têm pelo menos o conhecimento de que contêm, dentro de si, alguma coisa maior do que eles próprios...quando conservamos o "nous" puro; percebemos, no íntimo, o Espírito Divino, que dá o Ser e todas outras coisas desta ordem; mas conhecemos também outro, que não é nenhum destes, mas um princípio mais nobre do que o que conhecemos como Ser; mais pleno e maior; acima da razão, da mente e dos sentimentos; conferindo estes poderes, mas sem confundir-se com ele."

"No momento do contato, não há poder algum para se fazer qualquer afirmação; ... Podemos saber que tivemos a visão quando a alma, subitamente, recebeu a luz. Essa luz vem do Supremo e é o Supremo."

____x ____x ______x _____x_____x_____


A Revelação através das Sagradas Escrituras seria justamente a "tradução" simbólica da percepção direta obtida através do Intelecto. Digo "simbólica" pois o símbolo seria a linguagem para a transmissão do "indizível".

Por favor, senhor Fedeli, me ajude a entender se estou em erro, ao interpretar estes fatos desta maneira.

Desde já, agradeço.

Marco

RESPOSTA DO ORLANDO FEDELI:

A distinção entre Gnosticismo e Gnose é enganadora. Ela foi adotada por certos esotéricos que pretendem como que salvar a gulodice distinguindo-a da gula.

    Agora, dou-lhe apenas algumas indicações. Nos textos de Santo Agostinho que você me cita, não se fala de modo algum de Gnose. Clemente de Alexandria, sim, falava de Gnose, e defendeu a possibilidade de existir uma Gnose cristã, texto esse que favoreceu muitos gnósticos, até hoje, a se apresentarem como cristãos.
    Não há Gnose cristã.
    Clemente de Alexandria empregou bem mal esse termo. A Gnose pretende ser um conhecimento experimental absoluto e salvador. Um conhecimento que pretende não ser intelectual, mas vivencial e experimental. Esse tipo de conhecimento não existe.
    Plotino e os neo platônicos em geral eram gnósticos, tanto quanto certas passagens de Platão.
    Orígenes é tido como o pai de todas as heresias e não é, então, de modo algum confiável.
    É falso que nas Sagradas Escrituras haja um sentido oculto. Pode haver um sentido mais profundo, porém ele é sempre discernível pelo intelecto. Também é errado afirmar que individualmente podemos alcançar esse sentido oculto inexistente nas Escrituras.

    A frase que você me escreve sobre a noção do Logos na raiz do intelecto humano é tipicamente herética e gnóstica:

(18-06-2024, 06:23 PM)Marco Borgerth Escreveu: De fato, o Logos que existe "in divinis" é a raiz da inteligência do homem e é o intermediário através do quel o homem recebe o conhecimento sagrado.

  O Logos não é a raiz de nosso intelecto e não existe esse intermediário do conhecimento sagrado em nós.
  O único intermediário deixado por Cristo para alcançarmos o conhecimento sagrado é o Papa. Essa tese de Orígenes conduz à destruição da Igreja, pois que teríamos em nós mesmos a fonte do conhecimento sagrado, tornando-nos salvadores de nós mesmos. E isso é Gnose. E isso destrói a Igreja e a Fé.

    Um abraço amigo.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
Responda-o
#16
Mais refutações pelo Orlando Fedeli:

Palestra com doutrina Gnóstica

Vanderlei : Escreveu:A Paz esteja contigo

Que Deus o abençoe e lhe conceda todas as graças necessárias para que o senhor continue sempre com este trabalho maravilhoso em defesa da Santa
Igreja e que Deus abençoe também a todos os que trabalham e cooperam nesta associaçăo na divulgaçăo e no ensino da Verdadeira Doutrina de Nosso Senhor e de sua Igreja.

Participei aproximadamente por 10 anos na Renovaçăo Carismática Católica e a 4 anos estou longe deste movimento procurando conhecer e praticar a
Verdadeira Doutrina da Igreja por isso visito constantemente o Site da Associaçăo Cultural Montfort.

Sou uma pessoa portadora de uma doença emocional chamada Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social que me leva ao Pânico em algumas situaçőes. Hoje embora năo esteja totalmente curado estou bem melhor graças Deus e a Nossa Senhora e por causa desta doença procuro compreender melhor a minha própria natureza e por conseguinte a natureza humana criada por Deus.

Por isso transcrevo abaixo um resumo de uma Palestra realizada nos encontros de fim de semana dos carismáticos chamadas de "Experięncia de Oraçăo", esta Palestra obtive atravčs de um amigo que la deixei e peço ao senhor faça a gentileza de examina-la e me mostrar todos erros ali contidos para que eu
possa aprender e também mostrar aos meus amigos que estăo nos meios carismáticos o quanto estăo enganados.

PALESTRA: A CURA DO HOMEM TOTAL

1 - Introduçăo: Lucas 10,30-35 Hospedaria - Hospital - Igreja
2 - Historia do corcel: Quem construiu o carro corcel foi Henry Ford por
isso o único que conhece cada detalhe este veiculo é ele, outros podem
tentar consertar mas o único que realmente pode consertar é ele. Da mesma
forma Deus é o único que pode nos sarar e curar definitivamente.
3 - Processo de Cura de uma ferida segundo a medicina
A- lavar bem, purificar, tirar toda sujeira, contaminaçăo, esfregar bem até
aparecer o tecido da pele nova.
B - Passar um pomada cicatrizante
C - Cobrir com gaze, esparadapro, faixa(proteger)
D - Toda ferida cicatriza de dentro para fora, é também desta maneira que
Deus cura e sara as nossas feridas (espirituais) de dentro para fora.
4 - Como se fará isso?
Através de um bisturi que é a Palavra de Deus: Hebreus 4, 12-13
5 - Deus começou um tratamento em nós que terminará dando por alimento a sim
mesmo, todos os esforços serăo feitos para a nossa cura total
6 - Constituiçăo do homem:dividida em tres partes, 1-Corpo;2-Alma;3-Espírito
(corpo-parte animal, alma-parte racional e Espírito-parte
Divinizada(sobrenatural-Gen 2,7))
7 - Lucas 10,27 - Amar a Deus sobre todas a coisas(Ser animal(Carne) Ser
Espiritual(Espírito))
8 - Homem - é um ser: Alma-Psique,em hebraico nefés- hálito da vida
principio da vida(razăo)
espírito - ruah - espiritual
Corpo - carne
9 - Principio vital: 3 espécies de vida
A- vida vegetativa(plantas)
B- vida sensitiva(animais)
C- vida espiritual(Homem) é dada por Deus em nossa concepçăo
10 - Corpo=Soma=Animal=Forças(1Cor6 13.19-20 Templo do Espírito Santo
parte fisica que nós vemos, tocamos, conjunto de orgăos. A casca do Homem,
audiçăo, visăo, olfato, tato, paladar
11 - Alma=Psique=razăo=nefés=racional=mente (eclo17, 1-8- Alma)
Atos da vontade, personalidade, liberdade,inteligęncia, conhecimento,
pensamento raciocinio, principio vital, memória, emoçőes, hálito da vida.
Parte espiritual e imortal do homem, vida, animaçăo, coragem.
É a camada intermediária entre o corpo e o espírito
composto por 3 partes ou camadas:
a- inconciente: escuridăo, onde estăo as raízes da herança do pecado das
origens, os dados que constituem o temperamento, eas contribuiçőes genéticas
de até 4 geraçőes passadas.

b- subconciente: penumbra, história de certa faixa etária ou fase de nossa
vida
c- consciente- primeira camada mais externa-luz, os fatos de lembrança
rápida e fácil.
12 - Espírito= pneuma - sopro da vidam Ruhah, vento, vida mais alta - vida
espiritual (Rom 8,15-16) O Espirito Santo testemunha ao nosso Espírito
O Hálito de Ser Poderoso, elemento sobrenatural que atua na alma assim como
no corpo. Alma informa o corpo - Poder de Deus, do Mal, do Homem, vigor da
alma e mente(é aqui que somos a imagem e semelhança de Deus, é através do
Espírito que comunicamos com Deus.
13 - De onde se originou as doenças
Deus criou o homem para a imortalidade.
O Espírito de Deus governava o Espírito do homem, e assim com já vimos, este
governava a Alma e por conseguinte governava o corpo e a esta harmonia com o
Espírito e a vontade de Deus chamamos de saúde totalm enfim era para ser
sempre assim. Mas o pecado original feito pelo homem trouxe o desequilibrio
e a desarmonia do plano de Deus para o homem, trazendo a morte, a doença que
pode começar em qualquer das áreas, no corpo, na alma, no espírito. Por
exemplo: a pessoa que fez um aborto, é uma doença no Espírito causado pelo
pecado de ter matado um ser, pode-se estender na alma(remorso, angústia,
tristeza, desolaçăo)e por conseguinte no corpo(cancer, doenças nos ossos,
etc.) chamamos isso de doença psicossomática que quer dizer uma doença
total(corpo, alma, espírito) ocasionada pelo pecado que é a desarmonia e
rebeldia aos principios divinos.
Entăo a cura é a restauraçăo do equilibrio, da harmonia ŕ vontade do
Criador.
14 - Doenças, males e métodos de Cura
Doenças do Espírito=pecado=contaminaçăo por participaçăo em seitas, etc.
ex.:Mat 9, 1-8
A cura da doença do espírito se consegue através do sacramento da
reconciliaçăo- requer arrependimento, contriçăo, confissăo e perdăo dos
pecados e renuncia dos falsos caminhos ( Jo 20,20-23)
Doenças da alma-disturbios mentais, temperamento descontrolado, vicios,
tristeza, depressăo, desânimo, angústia, etc. Ex.:Mat 17,014-21
A cura para doença da alma se consegue através de dois modos:a- oraçăo para
libertaçăo do mal(exorcismos), b- oraçăo de cura interior(curas dos traumas
e acontecimentos negativos), medicina-psiquiatria, psicologia, medicamentos,
etc.
Doenças do corpo- cigarros, bebidas em excesso, drogas e doenças das mais
variadas provocadas pelo pecado da gula, do sexo, etc. Ex.: Mat 8, 1-3;
tiago 5, 13-20 unçăo dos enfermos; Eclo 38, 1-15 médicos e medicina.
Final:Joăo 3, 1-7 Nicodemos, é necessário nascer de novo

Hospedaria-Igreja
Médico-Jesus
Remédio- espírito de arrependimento, confissăo, renuncia falsos caminhos,
oraçăo de cura interior e oraçăo para cura física e perdăo (1tess. 5,23-24

Falsos Caminhos

Satanás e suas seduçőes, Deut. 18, 9-14
Taro, umbanda, espiritismo, candomblé, mesa branca, amuletos, livros
espiritas, macumba, rosa cruz, feitiçaria, seicho-no-ie, horoscopo,
medalhas, benzedeiras, reeencarnaçăo, exoterismo, piramide,´pé de coelho,
figa, ferradur, fita vermelha, duendes, pactos e simpatias, etc.

Gal.1, 6-10
Joăo14,6 Jesus disse Eu sou o caminho a verdade e a vida

RESPOSTA DO ORLANDO FEDELI:

Muito prezado Vanderlei,
Salve Maria !
 
    Deus lhe pague por suas bondosas palavras em favor do site Montfort. É uma alegria para nós saber que tantas pessoas estăo aproveitando o trabalho que fazemos. Reze por nós, para que Deus nos dę forças para prosseguir nesta luta em defesa da Fé e pela conversăo das almas.
    Li o texto que você me submeteu para exame.
    
    O erro bem grave que encontrei foi a afirmaçăo número 6 que transcrevo aqui:
 
Vanderlei: Escreveu:6 - Constituiçăo do homem:dividida em tres partes, 1-Corpo;2-Alma;3-Espírito (corpo-parte animal, alma-parte racional e Espírito-parte Divinizada(sobrenatural-Gen 2,7)


O que está escrito aí é Gnose. Năo existe uma parte do homem que seja divinizada. Essa distinçăo de alma e espírito, tal como está feita nessa frase, é herética.
    A vida sobrenatural em nós é pela vida divina da qual participamos pela graça santificante. Mas, quando estamos em estado de graça, năo somos divinos. Deus habita em nossa alma pela graça santificante, mas năo se torna  constituinte de nossa natureza. Assim como o fogo entra no ferro em brasa, mas năo se torna seu constituinte -- o ferro continua ferro, embora esteja em brasa -- assim Deus, habitando em nós, năo nos torna Deus.
   
    Que essa frase, tal como foi colocada, é gnóstica, se vê confirmado pelo que se lê na frase número 8 que diz:
 
Vanderlei : Escreveu:8 - Homem - é um ser: Alma-Psique,em hebraico nefés- hálito da vida principio da vida(razăo) espírito - ruah - espiritual Corpo - carne

 Isso é mal copiado da Cabala judaica, e a Cabala é a Gnose dos judeus. É falso que no homem haja distinçăo entre alma e um espírito que seria divino, em nós. Só faltou falar da Neshamá.
    Também a afirmaçăo de que há um inconsciente, um sub consciente e uma parte consciente provém da cabala psicanalítica de Freud. Se existisse um inconsciente absoluto, como se teria conhecimento de sua existęncia. Isso é absurdo. Se houvesse um inconsciente absoluto, jamais dele ter-se-ia conhecimento.
    Isso cheira ainda mais a Gnose, quando se lê, no texto:

Vanderlei Escreveu: Escreveu:a- inconciente: escuridăo, onde estăo as raízes da herança do pecado das origens, os dados que constituem o temperamento, e as contribuiçőes genéticas de até 4 geraçőes passadas

Afirmar que há raízes da herança de pecado, faz entender que há no homem algo que seja essencialmente mau. O que, de novo, é Gnose. (E năo se vá confundir isso com o pecado original, o qual năo é algo substancial no homem).
    Ademais, esse texto absurdo praticamente relaciona doença e pecado, o que é errado. Pode haver doenças causadas por pecados. Mas nem toda doença provém de um pecado
    Esse texto comprova a enorme desorientaçăo doutrinária existente nos meios católicos, especialmente na RCC. Isso é o resultado da falta de obediência ao Papa, e dos estudos fraquíssimos ministrados nos seminários.
 
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
Responda-o
#17
@Vital parece uma inteligencia artificial católica em desenvolvimento. Gargalhada

(18-06-2024, 03:55 PM)Vital Escreveu: @Luiz como eu falei em outro tópico, a gnose é um dos responsáveis pela decadência moral e cultural da nossa sociedade.

Orlando Fedeli leu sobre a gnose, mas ele entendeu. A questão é que há uma grande diferença você ler e entender.
Os seguidores da gnose apenas leram a gnose, mas não a entendem. Você Luiz, você mesmo admite que não entende.

O Nessahan Alita é bom quando fala sobre relacionamentos. Porém, quando ele sobre religião, ele deixa a desejar.

E Eliphas Levi (que você citou) é literalmente um adorador do Baphomet. Abaixo a imagem de Baphomet descrita por ele em sua obra Dogma e Ritual da Alta Magia:

Eu não discordo de você, só acho que deve ser apresentado pontos como feito nesse tópico. E sim eu não entendi boa parte e como citei no versículo acima, não procuro mais por isso , minha alma está tranquila . Por fim todos sabem aqui quem foi Levi e quem é Baphomet. 
As pessoas leem a biblia também, entender a biblia é outra coisa.


Obrigado pelas contribuições meu irmão.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#18
Algo que acho bem mais efetivo na gnose do que nas igrejas é o entendimento do mal ao invés da repreensão. Quando você comete um erro por exemplo nas igrejas recomenda você orar e tal, pedir perdão e fugir da aparencia do mal, sendo que esses pecados as vezes estão tão enraizados que essa simples prática não funciona. Na gnose como eles praticam a autocritica e autoavaliação eles buscam o entendimento do cerne do pecado, o real motivo de praticar aquilo, se a pessoa tiver realmente autocritica consegue encontrar o pecado e ai sim orar e eliminar. Eu acho mais efetivo nesse quesito.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#19
(17-06-2024, 10:44 PM)Vital Escreveu:
(17-06-2024, 09:42 PM)Matuto Paulista Escreveu: A indireta foi pro @SteveMcQueen

Na verdade, não foi indireta pra ninguém.

É para não cairmos na armadilha da gnose.

O ideal seria você escrever o texto com suas palavras usando exemplos do cotidiano e coisas que viveu; ou pelo menos enriquecer o texto dele com seus comentários. É somente uma opinião, agora já foi postado.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
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#20
(17-06-2024, 10:44 PM)Vital Escreveu:
(17-06-2024, 09:42 PM)Matuto Paulista Escreveu: A indireta foi pro @SteveMcQueen

Na verdade, não foi indireta pra ninguém.

É para não cairmos na armadilha da gnose.


E para não cair na armadilha da msol, como a gente faz?
Responda-o


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