Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Topico do Som de Alta fidelidade hi-fi
#1
Nota introdutória para bostileiros:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome Wi-Fi não tem um significado em especial – ao contrário do Hi-Fi de “High Fidelity”, ou “alta fidelidade”, usado em equipamentos de som). O “Wi” da sigla remete ao termo “wireless”, sem fio, em inglês.


Lenda brasileira, domina de ponta a ponta todos os processos teoria ,fisica aplicada, sistematização e adaptação de equipamentos; Uma conversa de uma hora com  este Senhor economiza uma decada de bateção de cabeça na area de construção de sala de som e adaptação em pequenos espaços.

Se ele estivesse na America teria uma assessoria técnica e assinaria linhas  exclusivas de equipamentos.....






Esse é daqueles brasileiros que tiram leite de pedra....



Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#2
Falou em áudio de alta fidelidade?

Saudações!   Big Grin


Como vocês ouvem música? Celular conectato ao youtube via JBL? Eu gosto de ouvir no mini system, mesmo sendo 'mais simples'. Estão satisfeitos com os 128 ~256 kbps opus do youtube ou alguém paga um streaming de HI-RES?

Alguém tem equipamento de qualidade mesmo, não chega a ser hi-end, tipo um mini system antigo da sony ou um valvulado? Eu ainda curto grava CD's e ainda utilizo um DAP (da china), um quebra-galho. Gostaria de um Walkam mais top, tipo Walkman® da série A A50. Porém, está caro, por volta de 2k (aqui ou importado), fora o fone de qualidade, nada de jbl de 50 reais, nem de marketing de beats by dr. dre.

[Image: 1e60a08b14ccb82e0fb755a97045d0f6?fmt=pjp...bgc=F1F5F9]

PS.: Estou montando meu próprio amplificador de som com chip HI-FI (segundo o datasheet), além de possui conexão direta com spotify e outros serviços, já que a placa principal tem conexão com a internet via WIFI/Enthenet.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#3
PS.: Estou montando meu próprio amplificador de som com chip HI-FI (segundo o datasheet), além de possui conexão direta com spotify e outros serviços, já que a placa principal tem conexão com a internet via WIFI/Enthenet.



Um dia quero estar no nível de mandar imprimir uma placa PCB, tem empresas que fazem isso no BR.


Como vocês ouvem música? Celular conectato ao youtube via JBL? Eu gosto de ouvir no mini system, mesmo sendo 'mais simples'. Estão satisfeitos com os 128 ~256 kbps opus do youtube ou alguém paga um streaming de HI-RES?

 AIWA com carrossel de 5 CD e um GRADIENTE 3 em 1 tbm Big Grin

7.1 num receiver marantz com 50 rms canal, duas caixas dipolar frontais  jbl,  caixa central jamo, subwoofeer 15 velodyne, 3 surround tecnic , cabeamento nacional santo angelo, cabos de alta qualidade made in BR. O conjunto é modesto...



Até para brincar de inventor no Bostil, custa caro.  Os chineses já estão produzindo as valvulas e a qualidade em breve empatará com as europeias e americanas....













Esses conjuntinhos da Bose tocam muito...

[Image: 575461251166147.jpg]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#4
(17-04-2024, 10:33 PM)Minerim Escreveu: PS.: Estou montando meu próprio amplificador de som com chip HI-FI (segundo o datasheet), além de possui conexão direta com spotify e outros serviços, já que a placa principal tem conexão com a internet via WIFI/Enthenet.



Um dia quero estar no nível de mandar imprimir uma placa PCB, tem empresas que fazem isso no BR.


Como vocês ouvem música? Celular conectato ao youtube via JBL? Eu gosto de ouvir no mini system, mesmo sendo 'mais simples'. Estão satisfeitos com os 128 ~256 kbps opus do youtube ou alguém paga um streaming de HI-RES?

 AIWA com carrossel de 5 CD e um GRADIENTE 3 em 1 tbm Big Grin

7.1 num receiver marantz com 50 rms canal, duas caixas dipolar frontais  jbl,  caixa central jamo, subwoofeer 15 velodyne, 3 surround tecnic , cabeamento nacional santo angelo, cabos de alta qualidade made in BR. O conjunto é modesto...



Até para brincar de inventor no Bostil, custa caro.  Os chineses já estão produzindo as valvulas e a qualidade em breve empatará com as europeias e americanas....













Esses conjuntinhos da Bose tocam muito...

[Image: 575461251166147.jpg]

Queria ter tempo pra voltar a estudar eletrônica e montar um pequeno sistema desses. Áudio de qualidade é algo que não tem volta.
Responda-o
#5
Bem que este tópico podia motivar o Escobar a aparecer no fórum e atualizar a situação dele já que ela era chegado num carro de som deve entender dessas coisas.
Responda-o
#6
Tava pensando em montar um projetinho dentro de casa de um som residencial, com caixa de som ambiente e um controlador pra usar na sala ou no quarto.
Como não achei nada por ai falando disso... vai ser uma boa esse tópico.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#7
Essa área é a minha.

Muita gente acha que basta eu comprar um aparelho bom que meu som vai ficar maravilhoso.

São 3 partes que definem um bom som.

1. A mídia de alta qualidade.
2. o meio de campo que faz os decodificadores, amps e outros aparelhos opcionais.
3. Boas caixas de som.

Já ouvi gente falar que o Apple tem som ótimo, mas a pessoa só ouve Spotfy a 128Kbps.

Pelamór né?

Fora as viúvas do vinil e dos 16 bits 44.100Hz.

A gente tá discutindo 32bits, se vale a pena ou não por causa do tamanho, se 768Khz melhora ou não o som... muita gente tá rodando as músicas no meio termo: 24 bits 96khz em FLAC, o vinil é só pra entusiastas mesmo.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#8
Sobre aparelhos esse vídeo do LetraJota é muito bom.



"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#9
(19-04-2024, 03:33 PM)Bean Escreveu: Sobre aparelhos esse vídeo do LetraJota é muito bom.




O letra J tem boas intenções, ele é fuxiqueiro, mexânico, ou qualquer coisa que você queira chamar.

Mas não se trata de equipamento de cinema vs equipamento de casas bahia, ele tem boas intenções, mas não é isso.

Você tem dois tipos de amplificadores ali em jogo, um que é classe AB ou B e um que é certamente classe D.

Muita gente fala: "ain, eu vou comprar uma caixa enorme da JBL que JBL é sinônimo de qualidade e tal..."

JBL usa classe D assim como a Multilaser que é 10x mais barata.
Amps classe AB que saíram nos Aiwa dos anos 90, nos Sony dos anos 90, etc, são raros de encontrar e caros.

Então até mesmo os receivers que estão vindo hoje com entradas HDMI e USBC que se tornaram padrões no lugar dos antigos RCA, estão tendo a Classe D como padrão e tem os amplificadores classe D, assim como o lixoso das casas Bahia.
Motivo: Economia de energia.

O amplificador classe D é ganha geralmente a pontuação A em economia de energia, aparelhos com eficiência energética são o que veio pra ficar e todos os equipamentos serão assim, a não ser que o mercado sinalize não querer isso, o que eu acho bastante difícil. Até porque, vamos considerar 90% das pessoas não quer ouvir aquele tom exato que o guitarrista tá tocando ou o timbre do baixo mais suave e menos estourado, a pessoa quer ouvir qualquer coisa e gastar pouco pra isso. Não à toa, a miniaturização avançou rápido na época dos iPods, mesmo a qualidade sendo GROTESCA, eu lembro que no próprio iPod e nos genéricos, ter uma MP3 de 320kb/s era raro, a maioria ouvia as coisas em 128kbps, como as pessoas já estavam habituadas ao som do CD que é basicamente a mesma coisa do vinil (16bits 44.1Khz), mas com aquela qualidade mais baixa devido à própria mídia, então as pessoas não ligavam muito pra isso, como não ligam até hoje.

Como os amplificadores classe D "injetam" um sinal pra amplificar seu som, quase sempre ele vai sair diferente do que foi projetado pra ser.
Infelizmente estamos todos fadados e viver de classe D porque é o baratinho, e os classe A (que tem válvula e o caralho) e os classe AB (que são o uma média), acabam ficando mais caros por serem mais raros.

Fica pra gente que é entusiasta mexer na placa de som no sistema operacional, forçar o resampler pro máximo, forçar a qualidade de bits alta, usar um reprodutor de mídia bom, usar melhores mídias, procurar bons amplificadores, usar caixas full-range, talvez um DAC, etc.
O RESTO É LIXO MESMO.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#10
Sobre a economia de energia na impeidancia , esta influencia na reprodução e potencial final dos falantes  e qualidade...



[Image: 71qA0gpoAcL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg]

https://www.amazon.com.br/Amplificada-Mo...B0914XZ2LL

Está por 391 reais na Amazon   Big Grin da até para levar na praia....


Meu garimpo de equipamento foi nos Restos de Rico, sempre trocam por um mais moderno, outros fogem do país e vendem barato,  e tem a comunidade sebosa de audiofilos com lojas e ofertas...

Só a titulo didatico mesmo....






Quebra galho sem isolador de ruido, ta valendo, encaixou na saida auxiliar já esta funcionando....



Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#11
(19-04-2024, 05:44 PM)Awaken Escreveu:
(19-04-2024, 03:33 PM)Bean Escreveu: Sobre aparelhos esse vídeo do LetraJota é muito bom.




O letra J tem boas intenções, ele é fuxiqueiro, mexânico, ou qualquer coisa que você queira chamar.

Mas não se trata de equipamento de cinema vs equipamento de casas bahia, ele tem boas intenções, mas não é isso.

Você tem dois tipos de amplificadores ali em jogo, um que é classe AB ou B e um que é certamente classe D.

Muita gente fala: "ain, eu vou comprar uma caixa enorme da JBL que JBL é sinônimo de qualidade e tal..."

JBL usa classe D assim como a Multilaser que é 10x mais barata.
Amps classe AB que saíram nos Aiwa dos anos 90, nos Sony dos anos 90, etc, são raros de encontrar e caros.

Então até mesmo os receivers que estão vindo hoje com entradas HDMI e USBC que se tornaram padrões no lugar dos antigos RCA, estão tendo a Classe D como padrão e tem os amplificadores classe D, assim como o lixoso das casas Bahia.
Motivo: Economia de energia.

O amplificador classe D é ganha geralmente a pontuação A em economia de energia, aparelhos com eficiência energética são o que veio pra ficar e todos os equipamentos serão assim, a não ser que o mercado sinalize não querer isso, o que eu acho bastante difícil. Até porque, vamos considerar 90% das pessoas não quer ouvir aquele tom exato que o guitarrista tá tocando ou o timbre do baixo mais suave e menos estourado, a pessoa quer ouvir qualquer coisa e gastar pouco pra isso. Não à toa, a miniaturização avançou rápido na época dos iPods, mesmo a qualidade sendo GROTESCA, eu lembro que no próprio iPod e nos genéricos, ter uma MP3 de 320kb/s era raro, a maioria ouvia as coisas em 128kbps, como as pessoas já estavam habituadas ao som do CD que é basicamente a mesma coisa do vinil (16bits 44.1Khz), mas com aquela qualidade mais baixa devido à própria mídia, então as pessoas não ligavam muito pra isso, como não ligam até hoje.

Como os amplificadores classe D "injetam" um sinal pra amplificar seu som, quase sempre ele vai sair diferente do que foi projetado pra ser.
Infelizmente estamos todos fadados e viver de classe D porque é o baratinho, e os classe A (que tem válvula e o caralho) e os classe AB (que são o uma média), acabam ficando mais caros por serem mais raros.

Fica pra gente que é entusiasta mexer na placa de som no sistema operacional, forçar o resampler pro máximo, forçar a qualidade de bits alta, usar um reprodutor de mídia bom, usar melhores mídias, procurar bons amplificadores, usar caixas full-range, talvez um DAC, etc.
O RESTO É LIXO MESMO.

Esse mini system do video do LetraJota é um LG MDC 605. Fuxicando o manual de serviço dele, parece que o grande amplificador dele é um STK 282-270A-E. Enconttrar o datasheet dele não foi fácil. STK tem uma boa reputação, principalmente os da Sony. Normalmete são Classe H, dado a potência de saída. Visto que é um STK, pode ser que esse Mini System realmente conseguia entregar os tais 280+280= 560W rms ditos da propaganda.

Claro que qualidade também depende de outros estágios, contudo, olhando por cima, parece honrar com os antigos Sony, AIWA, kenwood, etc.


Qualidade x Eficiência energética x custo

Quanto as Boombox JBL classe D, tenho que concorda que o mercado adotou como padrão por eficiência energética x custo de produção. O pessoal de hoje não liga para fidelidade, apenas mais PMPO, "som seco e pancadao", mesmo com distorção, então, para o mainstream está valendo. E detalhe: a portabililidade é realmente muito conviniente. Isso não dá para tirar negar kkkk. É: ligou, conectou e ouviu. Fácil de transportar e guardar. Sem complicações. Tudo que essa geração gosta.

Os receivers estão vindo com HDMI, visto que o áudio digital (hoje, de alta resolução) chegou num nível de qualidade (treta x controvésias) maior que a CD. O padrão HDMI suporta multicanais fácil (5.1; 7,1; 9.1.1); fora tecnologia como Dolby Atmos, DTS, etc... A mídia que deveria substituir o CD com mais *profundidade * - já que suportar frequência de amostragem de 192khz/24bits, mas ironicamente morreu, é justamente o Blue ray.

É aqui aonde o bicho pega.

Qualidade CD é ruim?

A galera acredita que a codificação do CD (2 canais, LPCM a 44.1khz), logo "a qualidade de CD" é MP3, porque viveu a era de ripar CD's, baixar música no Ares ou Demule ou mesmo no youtube. Mas não é. As limitações do CD é sim a amostragem/bit de 44.1khz/16bits, e os 700mb. Contudo, as produtoras poderiam gravas CD com qualidade maior, em outros formatos (específicos, como a apple tem os seus), porém os setores/trilhas do CD seria maiores, cabendo menos músicas, e a redundâcia da taxa de amostragem. No final das contas, não teria tanta diferença, visto a limitação físcia do CD.

O CD era o padrão na época pré-streaming. E foi muito satisfatório. Hoje em dia, a mídia caiu em desuso por vários motivos (suas limitações ajudaram, mas falei do blueray que supera tudo isso, mas não caiu no gosto do mainstream). Hoje, as pessoas conseguem ter acesso a música com qualidade muito próxima da original (qualidade de estúdio e sem perda praticamente) na palma da mão via smartphone. Fora que é muito mais barato distribuir digitalmente que fisicamente.

Frequência de amostragem e profundidade de bit: até aonde é placebo?

Muitos desqualificam o CD por ter uma taxa de amostragem limitada a 44.1Khz/16Bits. Ok, existe o HI-RES. Ok de novo. Aí, falam de MP3 de 320kps. Em primeiro lugar, o MP3 é já uma compressão que há perdas (mesmo em taxas maiores, como 320kps), visto que ela corta as harmônicas acima de 22khz; E, segundo que ela soma as frequências muito proximas. Ou seja, sem fidelidade. 

Por mais que eu curta muito o MP3, já baixei muita música nesse formato, como disse, e ainda gravo CD nesse formato; o Mp3, mesmo de 320kps, muitos falando que é igual a qualidade de CD, a real é que o mp3 já foi superado. Não considero de baixa qualidade, contudo, devido aos cortes e essa 'somatização' das faixa de frequências, não considero ele como um formato de alta definição (HD) ou alta fidelidade (HI-FI).

Diferente do FLAC, ALAC ou mesmo ACC, por exemplo. Já são codificações sem perda (ou praticamente irelevante).


(Dica) 3 pontos para ouvir músicas com a mario qualidade disponível no mercado

1) Tenha acesso ao formato mais próximo do original, e se possivel, sem perdas. Hoje, só é possivel em streaming de alto custo como TIDAL, APPLE Music e Qobuz (ambos, nas suas versões HI-FI, pedem que tenha um DAC externo para a melhor experiência, salvo alguns MACs que já suportam nativamente, ou DAP já produzidos para áudio de alta definição, como o SONY que mostrei).

1.1) Dizem que o Youtube music é melhor que o Spotify, mesmo o YT Music disponibilizando as músicas em 128kpbs (free) a 256kbs (premium); e o Spotify em 128kps* ~ 160kps (free) a 320kps (premium) via app (pc ou celular).

(*) Versão web.

2) Tenha um DAC de qualidade. De qualidade, nada de "custoxbenefício da china". (Com a frequência de saída pelo menos 2x maior, ou seja, para qualidade de CD - 44.1khz, a saída deveira ser de 96khz. Logo, para formatos sem perdas, ditos HD/HI-Fi, a saída deverá ser de 192khz/24bits ou absurdos 384khz.

3) Bons par de fones (falo de coisa boa mesmo, nada de JBL ou Sony de 50 reais.) Ou Amplificador de som HI-FI + caxias acústicas bem projetadas, como os de monitores de áudio.

Saiba mais: O que é necessário para ouvir músicas em alta qualidade (Hi-fi)?

Recomedação de canal de um amente de fones de ouvido, também de qualidade de áudio:



"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#12
(19-04-2024, 11:45 PM)Minerim Escreveu: Sobre a economia de energia na impeidancia , esta influencia na reprodução e potencial final dos falantes  e qualidade...



[Image: 71qA0gpoAcL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg]

https://www.amazon.com.br/Amplificada-Mo...B0914XZ2LL

Está por 391 reais na Amazon   Big Grin da até para levar na praia....


Meu garimpo de equipamento foi nos Restos de Rico, sempre trocam por um mais moderno, outros fogem do país e vendem barato,  e tem a comunidade sebosa de audiofilos com lojas e ofertas...

Só a titulo didatico mesmo....






Quebra galho sem isolador de ruido, ta valendo, encaixou na saida auxiliar já esta funcionando....




Achou um nicho muito bom, minerim. Tenho que tirar o chapéu pela visão. MT bom.


Meu velho tem uma Mondial desse. A qualidade é muito questinável, tanto da construção (volume sobe errado, parece até que usaram potênciometro linear), quando na qualidade sonora com um Woofer gigante (parece de 10"). Mas é a bateria né. Tem rádio, Bluetooh, leitor de mp3 via UBS. Meu velho coloca os forrós dele, seja no UBS ou liga a caixa na TV e deixa o couro cantar kkkk.

No final é isso. A gente é muito enjoado, metido a "áudiofolo" kkk. Claro, despois que ouve um som de qualidade não tem volta. Todavia, às vezes a gente se perde tanto na busca pela maior qualidade de música que a gente esquece do principal: ouvir a música a aprecia-la. 

Às vezes, você só quer ouvir, para não ficar um silêncio. Às vezes, a música ou o rádio é a nossa companina (e afastar o silêncio da solidão) com sempre foi desde de 1922. 


Se for colocar uma placa com bluetooth no mini sytem antigo, eu recomendo:


Up2Stream Mini - Multiroom Wi-Fi Streamer Board (No Amp) By Arylic

Ela tem:

Citação:-WiFi, Airplay, Spotify Connect, Bluetooth 5.0, DLNA, UPnP wireless connectivity support.
-Plug and Play, quick connection, no pins soldering.
-Decoding up to 192khz/24bits, support FLAC / MP3 / AAC / AAC+ / ALAC / APE / WAV lossless audio format.
-Support Spotify, Apple Music, Amazon Music, Tidal, Deezer, Qobuz, TuneIn, Internet Radio and more.
-Sync audio or play different songs at the same time with multiroom streaming.
-Convenient, full wireless control by FREE iOS & Android 4STREAM app.

Só é cara. No aliexpress, você encontra ela sem controle por 189 reais (fora os impostos), e a versão pró dela por 240 reais, que tem entrada de rede via cabo; entrada e saída de linha. 

Inclusive, é com ela que irei montar meu amplificador.
[Image: MINIV3-767857.jpg?v=1704160166&width=700]

se tiver sem grana ou não quiser gastar muito, recomendo esta:

[Image: H012feb18ad8a43258de502a077b7d0beC.jpg]
Disponível no aliexpress por 13 reais!
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#13
Citação:Queria ter tempo pra voltar a estudar eletrônica e montar um pequeno sistema desses. Áudio de qualidade é algo que não tem volta.

@victorbossuet

Volta enquanto a eletrônica analógica ainda não foi totalmente sufocada pela digital. Eu deveria ter continuado os estudos depois que me formei, mesmo que não fosse na área de áudio. Hoje, tô voltando aos poucos, até para postar mais em meu site. É dificil encontrar informações de qualidade de áudio na internet hoje. A maioria dos conteúdo são cópias, esquemas duvidos ou defasados. Existe fóruns com pessoas que vivem no mercado de som hoje, e as que viveram na golden age do áudio no brasil. Dá para aprender muito tmb. Recomendo. 

Por fim, tem os "competidores de mini system" no youtube, dá para relembrar, conhecer alguns dos modelos que marcaram época.





(19-04-2024, 10:47 AM)A6M Zero Escreveu: Tava pensando em montar um projetinho dentro de casa de um som residencial, com caixa de som ambiente e um controlador pra usar na sala ou no quarto.
Como não achei nada por ai falando disso... vai ser uma boa esse tópico.

A placa que recomendei tem um versão, se não me engado a pro, foi projetada exatamente para isso. Acho que a mini também funciona, só que só wifi. 

Up2Stream Mini - Multiroom Wi-Fi Streamer Board (No Amp) (site oficial) / disponível no aliexpress
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#14
(18-04-2024, 11:33 PM)Kikuoka Escreveu: Bem que este tópico podia motivar o Escobar a aparecer no fórum e atualizar a situação dele já que ela era chegado num carro de som deve entender dessas coisas.

Som automotivo é outro universo. Pessoal gosta de som "seco", "pancadao". Caixa bob, caixa trio, é uma parada espefícia. De gosto. Sobretudo, é sempre válido.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#15
(17-04-2024, 10:33 PM)Minerim Escreveu: PS.: Estou montando meu próprio amplificador de som com chip HI-FI (segundo o datasheet), além de possui conexão direta com spotify e outros serviços, já que a placa principal tem conexão com a internet via WIFI/Enthenet.



Um dia quero estar no nível de mandar imprimir uma placa PCB, tem empresas que fazem isso no BR.


Como vocês ouvem música? Celular conectato ao youtube via JBL? Eu gosto de ouvir no mini system, mesmo sendo 'mais simples'. Estão satisfeitos com os 128 ~256 kbps opus do youtube ou alguém paga um streaming de HI-RES?

 AIWA com carrossel de 5 CD e um GRADIENTE 3 em 1 tbm Big Grin

7.1 num receiver marantz com 50 rms canal, duas caixas dipolar frontais  jbl,  caixa central jamo, subwoofeer 15 velodyne, 3 surround tecnic , cabeamento nacional santo angelo, cabos de alta qualidade made in BR. O conjunto é modesto...



Até para brincar de inventor no Bostil, custa caro.  Os chineses já estão produzindo as valvulas e a qualidade em breve empatará com as europeias e americanas....













Esses conjuntinhos da Bose tocam muito...

[Image: 575461251166147.jpg]

Não sei o modelo específio desse mini system, mas awia era uma das referências em qualidade. E ouvir dos mais velho da profissão que alguns Gradiente era "cópia" (mesmo projeto, esquema, chip, etc..) de outras marcas, tipo philco. Eram muito bons tmb. E mini system com suporte a 3 CD é god demais kkkk. Isso que era ostentação  Big Grin

Citação:7.1 num receiver marantz com 50 rms canal, duas caixas dipolar frontais  jbl,  caixa central jamo, subwoofeer 15 velodyne, 3 surround tecnic , cabeamento nacional santo angelo, cabos de alta qualidade made in BR. O conjunto é modesto...


Conseguiu montar esse setup só nos garimpos? Tirou onda. Pergunta: aonde tu consegue filmes em blueray (remux?)? compra? aluga? ou baixa? até tem uns sites, mas.... até na pirataria são pagos kkkk.

Modesto? para o padrão 'Brasil' tá excelente. 


Citação:Até para brincar de inventor no Bostil, custa caro.  Os chineses já estão produzindo as valvulas e a qualidade em breve empatará com as europeias e americanas....


Não duvido nada. Ainda desconfio desses amplificadores do alixpress. Mas vale arriscar.


Citação:Um dia quero estar no nível de mandar imprimir uma placa PCB, tem empresas que fazem isso no BR.

Dá para fazer umas PCB a nível profissional com método de tinta fotosenvível (e uma lâmpada negra UV). Mas, se tratando de áudio de alta fidelidade e o 'custo brasil', é muito complexo e custoso. Cada detalhe, capacitores de qualidade, transitores originais, esquemas de alta fidelidade, baixo THD; cuidado com realimentação, ruídos da rede, mesmo usando condicionadores de energia. Será que vale a pena? Por isso falei que o nível dos mini system, para mim, tá de bom tamanho. Contudo, como sou entusiasta, é sempre um desafio Smile

A qualidade da placa com esse método feito em casa:

[Image: IMG_20181110_181043024.jpg]

fonte
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#16
(19-04-2024, 12:30 PM)Awaken Escreveu: Essa área é a minha.

Muita gente acha que basta eu comprar um aparelho bom que meu som vai ficar maravilhoso.

São 3 partes que definem um bom som.

1. A mídia de alta qualidade.
2. o meio de campo que faz os decodificadores, amps e outros aparelhos opcionais.
3. Boas caixas de som.

Já ouvi gente falar que o Apple tem som ótimo, mas a pessoa só ouve Spotfy a 128Kbps.

Pelamór né?

Fora as viúvas do vinil e dos 16 bits 44.100Hz.

A gente tá discutindo 32bits, se vale a pena ou não por causa do tamanho, se 768Khz melhora ou não o som... muita gente tá rodando as músicas no meio termo: 24 bits 96khz em FLAC, o vinil é só pra entusiastas mesmo.

Além do Vinil não ter descompressão, mesmo com limitação, ele era combinado com amplificadores valvulados. A marca foi forte, e tu sabe, até hoje é considerado o melhor de fidelidade e qualidade de amplificação de áudio.

e outra?
Adianta também altas resoluções de amostragem, como 192khz, mas o amplificador é classe D?  Huh 

Como disse, os vinil eram limitados sim, mas tinham um amplificadores M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Coisa de Deus!

Alguns receivers Sony são transistorizados (Classe AB) menos mal. Talvez, o mais próximo dos valvulados.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
#17
(20-04-2024, 04:08 AM)Libre Escreveu:
(19-04-2024, 12:30 PM)Awaken Escreveu: Essa área é a minha.

Muita gente acha que basta eu comprar um aparelho bom que meu som vai ficar maravilhoso.

São 3 partes que definem um bom som.

1. A mídia de alta qualidade.
2. o meio de campo que faz os decodificadores, amps e outros aparelhos opcionais.
3. Boas caixas de som.

Já ouvi gente falar que o Apple tem som ótimo, mas a pessoa só ouve Spotfy a 128Kbps.

Pelamór né?

Fora as viúvas do vinil e dos 16 bits 44.100Hz.

A gente tá discutindo 32bits, se vale a pena ou não por causa do tamanho, se 768Khz melhora ou não o som... muita gente tá rodando as músicas no meio termo: 24 bits 96khz em FLAC, o vinil é só pra entusiastas mesmo.

Além do Vinil não ter descompressão, mesmo com limitação, ele era combinado com amplificadores valvulados. A marca foi forte, e tu sabe, até hoje é considerado o melhor de fidelidade e qualidade de amplificação de áudio.

e outra?
Adianta também altas resoluções de amostragem, como 192khz, mas o amplificador é classe D?  Huh 

Como disse, os vinil eram limitados sim, mas tinham um amplificadores M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Coisa de Deus!

Alguns receivers Sony são transistorizados (Classe AB) menos mal. Talvez, o mais próximo dos valvulados.

É porque muita gente considera o som do vinil um som "analógico" enquanto o do CD e outros é som "quadrado" (digital)...

Eles não sabem que praticamente nenhum disco a partir dos anos 70 é analógico em si, a gravação já era digital nessa época e todas as músicas eram masterizadas antes de serem transportadas para o vinil.

Eu entendo que há toda a coisa de amplificador valvulado e tal, mas as gravações da época eram como as de CD: 44.1 e 16 bits que era o que tinha na época.
Hoje o FLAC e outras mídias Lossless já atropelaram isso.

(20-04-2024, 04:00 AM)Libre Escreveu: Não sei o modelo específio desse mini system, mas awia era uma das referências em qualidade. E ouvir dos mais velho da profissão que alguns Gradiente era "cópia" (mesmo projeto, esquema, chip, etc..) de outras marcas, tipo philco. Eram muito bons tmb. E mini system com suporte a 3 CD é god demais kkkk. Isso que era ostentação  Big Grin

Eu tenho um kkkkkkkkkkkkk

NSX-S94
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#18
O upgrade e conserto que o Letra Jota fez foi uma aula....  Meteu dois modulos AB   que na epoca custavam 89 reais no Aliexpress no pau véio e recuperou o receiver.





Sobre lidar com capacitores carregados tem ferramentas que o descarregam e esquemas caseiros...

Para quem está começando nos reparos...







Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#19
(19-04-2024, 05:44 PM)Awaken Escreveu: O letra J tem boas intenções, ele é fuxiqueiro, mexânico, ou qualquer coisa que você queira chamar.

Mas não se trata de equipamento de cinema vs equipamento de casas bahia, ele tem boas intenções, mas não é isso.

Você tem dois tipos de amplificadores ali em jogo, um que é classe AB ou B e um que é certamente classe D.

Muita gente fala: "ain, eu vou comprar uma caixa enorme da JBL que JBL é sinônimo de qualidade e tal..."

JBL usa classe D assim como a Multilaser que é 10x mais barata.
Amps classe AB que saíram nos Aiwa dos anos 90, nos Sony dos anos 90, etc, são raros de encontrar e caros.

Então até mesmo os receivers que estão vindo hoje com entradas HDMI e USBC que se tornaram padrões no lugar dos antigos RCA, estão tendo a Classe D como padrão e tem os amplificadores classe D, assim como o lixoso das casas Bahia.
Motivo: Economia de energia.

O amplificador classe D é ganha geralmente a pontuação A em economia de energia, aparelhos com eficiência energética são o que veio pra ficar e todos os equipamentos serão assim, a não ser que o mercado sinalize não querer isso, o que eu acho bastante difícil. Até porque, vamos considerar 90% das pessoas não quer ouvir aquele tom exato que o guitarrista tá tocando ou o timbre do baixo mais suave e menos estourado, a pessoa quer ouvir qualquer coisa e gastar pouco pra isso. Não à toa, a miniaturização avançou rápido na época dos iPods, mesmo a qualidade sendo GROTESCA, eu lembro que no próprio iPod e nos genéricos, ter uma MP3 de 320kb/s era raro, a maioria ouvia as coisas em 128kbps, como as pessoas já estavam habituadas ao som do CD que é basicamente a mesma coisa do vinil (16bits 44.1Khz), mas com aquela qualidade mais baixa devido à própria mídia, então as pessoas não ligavam muito pra isso, como não ligam até hoje.

Como os amplificadores classe D "injetam" um sinal pra amplificar seu som, quase sempre ele vai sair diferente do que foi projetado pra ser.
Infelizmente estamos todos fadados e viver de classe D porque é o baratinho, e os classe A (que tem válvula e o caralho) e os classe AB (que são o uma média), acabam ficando mais caros por serem mais raros.

Fica pra gente que é entusiasta mexer na placa de som no sistema operacional, forçar o resampler pro máximo, forçar a qualidade de bits alta, usar um reprodutor de mídia bom, usar melhores mídias, procurar bons amplificadores, usar caixas full-range, talvez um DAC, etc.
O RESTO É LIXO MESMO.

Não curto música alta, quanto escuto é no fone de ouvido justamente pq acho a qualidade um pouco melhor, uma JBL de 100 pila já me atende na maioria das vezes.

Cai nesse vídeo procurando um sonzinho bacana pra por na TV no final achei muito caro e ta com o som normal mesmo.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#20
O negócio é custo x benefício.
E mesmo com um certo downgrade na qualidade da reprodução das gravações, as mídias digitais expandiram o universo de todos os produtos possíveis (praticamente) a todas as 'classes' económicas.
Sobretudo em país pobre como o Brasil; é o que se tem, e dado o contexto, tá bom.
O fato é, com pouca grana, e nem sonha com um BF ou Nakamichi, e ainda assim, queres um som mais puro, cabe garimpar uns 3x1 dos anos 80/90 que ainda existem nas maiores metrópoles...
E se por acaso, por sorte, ainda tiver um velho, invista em o restaurar, mesmo aos poucos.

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)