Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pelotão de Alta Produtividade: como criar uma disciplina e ter resultados
Tópico destinado para todos os camaradas compartilharem suas rotinas de disciplina e produtividade. 

Pra mim, tudo gira em torno de ter um calendário semanal organizado, técnica que eu aprendi quando era jovem e fui fazer Concursos Públicos no famoso livro do juiz William Douglas.

Minha rotina é parecida com essa, mas eu começo minhas atividades na Alvorada, disciplina militar, horário das 6h da manhã:

[Image: cecb8903dc0bad1883a0d556a07b236c.jpg]
Responda-o
Hoje em dia a única coisa que tenho fixa é horário pra acordar.

Parei de ter essa de horário pra tudo, hoje faço as coisas mais no "feeling" e algumas vezes claro que exige uma vontade maior, e está funcionando. Hoje tenho mais eficiência e resultado nas coisas que faço do que ficar me prendendo a horários.
Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
Responda-o
Ultimamente tentei adotar um método parecido, mas só que com atividades muito variáveis, já que minha rotina varia muito, até então o problema que tive foi no quesito de encaixar as fugas de horário, variação na hora exata de dormir e em algumas coisas a ser feitas a mais, deixando espaços de horário como "livre".
you ain't alone in the streetz, cousin
Responda-o
(14-08-2025, 05:54 PM)Dark_Painter01 Escreveu: Hoje em dia a única coisa que tenho fixa é horário pra acordar.

Parei de ter essa de horário pra tudo, hoje faço as coisas mais no "feeling" e algumas vezes claro que exige uma vontade maior, e está funcionando. Hoje tenho mais eficiência e resultado nas coisas que faço do que ficar me prendendo a horários.

Depois de ler O Poder do Hábito, notei que minha Pedra Angular, um hábito que desencadeia uma série de mudanças positivas em diversas áreas da vida, é o sono. É um hábito inegociável: deu o horário de dormir, deito. Deu o horário de acordar, levanto. As tarefas do dia acabam se ajustando naturalmente, desde que haja compromisso e constância. 

Percebi que tentar controlar tudo me atrapalhou mais do que ajudou e que muitas técnicas de produtividade acabam sendo mais um peso do que um auxílio. 
Hoje, meu método é simples: manter hábitos coerentes com meus objetivos e eliminar aqueles que não contribuem.
Nada como um dia após o outro.
Spoiler Revelar
[Image: libMqTN.jpg]
Responda-o
Não possuo horário fixo para nada, praticamente. Costumo organizar o meu dia em um caderno, com as principais tarefas, medicamentos a tomar, metas de leitura etc. Achei essa forma de me organizar mais produtiva para mim e assim tem sido a pelo menos uns 2 ou 3 anos. Colocar horários fixos para as coisas é um dos meus principais desafios, mas acho que é algo importante na construção da rotina diária.
"A vida é difícil. E é mais difícil quando você é estupido" (John Wayne)
Responda-o
Legal o tópico.

Na minha época de ensino médio eu procurava seguir essa tabela do William Douglas também, mas o mal é que surge muitos imprevistos no decorrer da semana. Mas é sempre bom ter hábitos fixos para a semana.

Um método que eu utilizo atualmente e que acho muito prático é o de gravar um áudio, eu acordo bem cedo, tipo 6h ou 7h e gravo o áudio com os meus afazeres, é bem prático. Na playstore tem vários aplicativos pra gravar áudio.

Já utilizei também o método de planejar em um aplicativo bloco de notas no celular, mas o foda é que com o tempo se torna bem enjoativo. Me dei bem mais  com o método do áudio, o foda do áudio é que ele é ruim pra quem trabalha, só serve pra quem é desempregado, pois patrão pode pensar que você está de conversinha no WhatsApp.
Responda-o
Legal a iniciativa confrade, mas já tentei fazer isso e fiquei puto por não conseguir fazer as coisas no horário estipulado.

Meu 1 centavo de contribuição ao tópico: o que percebi que dá certo pra mim é acordar cedo, não enrolar pra sair da cama, arrumar a cama, já ter o café da manhã pronto (eu faço cuscuz na noite anterior, e quando acordo só faço ovos fritos e café, rapidamente), e depois de se alimentar dar start no dia.

Se você já resolve tudo que tem pra resolver antes das 12h, parece que, naturalmente, o dia vai fluindo de uma forma mais produtiva.

Horário para treinar eu não tenho, e isso é por motivo de segurança (sou meio paranoico; não gosto que pessoas, seja lá quem forem essas pessoas, saibam onde vou estar em determinado horário). Às vezes treino 7h, outras 9h, 18h, 21h, etc. Como tenho gym pass, treino cada dia em um lugar. Quando me dá loucura, treino na rua, já que o meu primeiro amor foi a calistenia (continua sendo  Heart)

Percebe como nessa minha rotina, meio maluca, é difícil pré-determinar tudo? Mas eu vou tentando acertar mais que errar, e vai indo.
Responda-o
(14-08-2025, 06:45 PM)Nativo Escreveu: Depois de ler O Poder do Hábito, notei que minha Pedra Angular, um hábito que desencadeia uma série de mudanças positivas em diversas áreas da vida, é o sono. É um hábito inegociável: deu o horário de dormir, deito. Deu o horário de acordar, levanto. As tarefas do dia acabam se ajustando naturalmente, desde que haja compromisso e constância. 

Vim aqui justamente pra falar dele - do sono. 

Sono é a base de tudo. Se arruinado, prejudica todo o restante. Memória, concentração, regulação hormonal, tudo está ligado a dormir bem. 

Tomo 2 cápsulas de melatonina e durmo das 00:30~1h até umas 7h~8h. 

As demais atividades organizo em ordem de prioridade, independente do horário. Anoto em um papel que carrego no bolso para todo canto.

Separo em duas categorias: 

As coisas que precisam ser feitas naquele dia.
As coisas que farei se sobrar tempo.

Responda-o
Muito interessante. Não tenho essa "disciplina militar", porque meus horários são meio aleatórios.
Mas para um dia ou uma semana ser considerada produtiva, tenho que ter cuidado dos aspectos: intelectuais (e espirituais), físicos e financeiros. Quando sinto que um deles foi negligenciado, tento corrigir fazendo uma compensação.
 "Passei a minha vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não".
 - Vito Corleone.
Responda-o
Não existe isso de só fazer o que dar na telha.

Disciplina é Liberdade.

Responda-o
Só sei o que precisa ser feito e vivo cada dia como se fosse o primeiro. Isso faz com que toda aquela empolgação que a maioria tem, quando desenvolvem esses sistemas de tarefas, durante os primeiros dias, se mantenha ativa. Pior merda é quando o cara chega no 5º dia e já está desmotivado.

Antes eu dormia até tarde nas folgas, ou acordava cedo me arrastando, mas eu conseguir superar isso treinando pesado durante a noite, o que faz com que eu acorde extremamente disposto e mais cedo ainda; eu durmo entre 00:00 e 01:00, e já acordo às 6 da manhã pulando da cama e fazendo café. Acho que a alimentação também contribuiu, já que eu não como nada além de arroz, aveia, ovo e café; alimentação sem açúcar. Nos finais de semana, uma noite antes do meu "dia de folga", eu como alguma besteira pra não perder o costume. Consegui juntar uma grana boa, o que me permitiu ficar uns 4 / 5 meses sem precisar trabalhar, é libertador porque o foco fica apenas em treinar, estudar e quando tiver cansado, ir passear em algum lugar.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Topico do Som de Alta fidelidade hi-fi Minerim 30 3,909 14-02-2025, 03:00 AM
Última Postagem: Libre

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)