Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que Bitcoin? Parte ll – A matrix fiduciária
#41
Lembrando, não sou consultor financeiro. Compra quem quer, o que posso garantir é que eu falo do que eu vivo, skin in the game. Não é gente falando que o BTC é a melhor coisa do mundo, mas compra pouco e o grosso tá em tesouro direto.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#42
Está quase na hora de vender, quando começam a falar de BTC onde usualmente ele não é discutido é porque ele vai fazer um topo.
Responda-o
#43
(07-12-2023, 11:54 AM)Novo Mundo Escreveu: Está quase na hora de vender, quando começam a falar de BTC onde usualmente ele não é discutido é porque ele vai fazer um topo.

Vender pra trocar por real? 

Se for vender pra consumir é melhor do que se for pra guardar um papel que não vale nada.

Quem já teve um bom montante de grana sabe o sentimento de perda constante se o dinheiro não estiver investido em algo. Mesmo se tiver algo que te pague bem, descontado o risco e o IR, não repõe a inflação real no ambiente atual de juros real negativo.

O ideal é não vender nunca. Só vende quem entrou muito cedo e tem muitos. Você vende a 44k usd, e vai se arrepender quando bater 100k usd, você vende a 100k usd, e vai se arrepender quando bater 500k usd.

Quando o BTC bater 1 milhão de dólares, quem sabe em 10 anos, não precisaremos vendê-lo, bem pq o estado irá querer imposto sobre a venda. Poderemos fazer empréstimos tax free dando o btc como garantia, da mesma forma que super ricos fazem com suas ações hoje. 

Fazer dívida em moeda fiduciária inflacionária e manter o seu ativo escasso deflacionário. Dívida não paga imposto.

Eu encaro o BTC como minha aposentadoria.

Já começou a correção. Bateu 220k, já está 211k. Os mão de alface de alta preferência temporal vendendo.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#44
(07-12-2023, 03:11 PM)Trglodita Escreveu: Vender pra trocar por real? 

Vender pra comprar mais barato, oras GargalhadahaaGargalhadah
Mas entendo seu ponto, quando eu tiver um salário fixo aportarei um pouco todo mês, mas gosto da ideia de potencializar meus ganhos vendendo na alta e comprando na baixa, embora as vezes ocorra o contrário Gargalhada

Mas quando eu for vender, colocarei em dólar, acredito que ele vai cair até uns 30 mil, e torço por isso, porque se não ele vai cair para 3 mil dólares, não quero ter dinheiro em BTC caso isso ocorra, mas por ora, acho que ele só irá corrigir.

Tudo depende do mercado macro, se uma grande crise ocorrer, BTC vai junto e vai demorar pra se recuperar.
Responda-o
#45
(07-12-2023, 03:44 PM)Novo Mundo Escreveu:
(07-12-2023, 03:11 PM)Trglodita Escreveu: Vender pra trocar por real? 

Vender pra comprar mais barato, oras GargalhadahaaGargalhadah
Mas entendo seu ponto, quando eu tiver um salário fixo aportarei um pouco todo mês, mas gosto da ideia de potencializar meus ganhos vendendo na alta e comprando na baixa, embora as vezes ocorra o contrário Gargalhada

Mas quando eu for vender, colocarei em dólar, acredito que ele vai cair até uns 30 mil, e torço por isso, porque se não ele vai cair para 3 mil dólares, não quero ter dinheiro em BTC caso isso ocorra, mas por ora, acho que ele só irá corrigir.

Tudo depende do mercado macro, se uma grande crise ocorrer, BTC vai junto e vai demorar pra se recuperar.

Halving vindo, ETF vindo. Duvido que caia tanto. Mas tudo pode acontecer sempre. Eu acho que teremos um novo cisne negro em breve que irá fazer ele valorizar muito. As instituições estão entrando. 

Ficar tentando acertar a venda no topo pra comprar na baixa: geralmente isso não dá certo e você corre o risco de perder o lançamento do foguete.

Pra fazer isso você precisa ficar com o BTC em corretora (sem autocustodia). Vai deixar em dollar sintético, tipo uma Tether? Tbem vai ter que deixar em corretora. Fora o tempo e estresse de ficar acompanhando isso, em 2017 eu, Bean e Lib nem dormíamos fazendo pump and dump, o estresse é alto.

Quem faz coldstorage vai ficar pagando taxa onchain pra jogar em corretora e aí vender? Vai expor o seu endereço, aí terá que fazer nova carteira, nova criptografia de seed, nova marcação em placa de metal.

Quem tem uma quirera em BTC pode se dar ao luxo de fazer isso. Pra quem faz o que indico fazer que é DCA com aportes constantes e não deixar nada em corretora não vale a pena.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#46
(07-12-2023, 04:10 PM)Trglodita Escreveu: Quem tem uma quirera em BTC pode se dar ao luxo de fazer isso. Pra quem faz o que indico fazer que é DCA com aportes constantes e não deixar nada em corretora não vale a pena.

Mas eu tenho uma quirera em BTC GargalhadaGargalhada
Tenho uns 12 mil, já cheguei a ter 50 mil, mas eu errei feio quando ia ser o topo e quando vi já era tarde demais.
Eu ainda acredito que caso haja uma crise generalizada o BTC vai junto com o mercado, pelo menos a médio prazo, talvez a longo também.

Estou esperando bater uns 50 mil e irei ficar de fora por hora, vou tentar aproveitar a onda das alts e ver se consigo um 10x antes de sossegar um pouco com criptos e esperar a tempestade que se aproxima passar.
Responda-o
#47
(07-12-2023, 04:43 PM)Novo Mundo Escreveu:
(07-12-2023, 04:10 PM)Trglodita Escreveu: Quem tem uma quirera em BTC pode se dar ao luxo de fazer isso. Pra quem faz o que indico fazer que é DCA com aportes constantes e não deixar nada em corretora não vale a pena.

Mas eu tenho uma quirera em BTC GargalhadaGargalhada
Tenho uns 12 mil, já cheguei a ter 50 mil, mas eu errei feio quando ia ser o topo e quando vi já era tarde demais.
Eu ainda acredito que caso haja uma crise generalizada o BTC vai junto com o mercado, pelo menos a médio prazo, talvez a longo também.

Estou esperando bater uns 50 mil e irei ficar de fora por hora, vou tentar aproveitar a onda das alts e ver se consigo um 10x antes de sossegar um pouco com criptos e esperar a tempestade que se aproxima passar.

Se você for consumir essa grana ok, mas esperar a crise passar em real ou dollar não faz sentido.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#48
@Czar

Iria postar algo mais completo, porém o pessoal já respondeu bem.

Faça o seguinte, coloque uma quantia que você não usará no curto e médio prazo. Ou melhor: Uma quantia que não lhe fará falta. Use como uma reserva de valor. Ficará a seu critério. Agora, se você não se sente confiante, estude o BTC e depois tome sua decisão.

Enquanto isso, aumente sua capacidade de gerar renda.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#49
De outubro pra cá o bitcoio saiu de 25k para 44k. E só a marolinha da previsão de aprovação das ETF's. A maioria das pessoas vai ter bitcoio no futuro, mas nunca on chain, tudo sintético, seja ETF ou algo lastreado em BTC.

Ainda teremos o halving, previsto para daqui 180 dias. Comprem o que puderem, eu tô comprando, mesmo aumentando meu preço médio nessa alta. Em poucos anos vocês vão voltar aqui nesse tópico e falar: devia ter comprado quando estava barato por 44k usd.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#50
Uma notícia relativamente velha, porém pertinente para o tópico: "Bitcoin não serve como reserva de valor ou meio de pagamento, diz Banco Central do Brasil". Link.

Ok, mas na hora da repartição, não abrem mão da sua parte do bolo. Yaoming
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#51
Começou a cair.
Responda-o
#52
(24-12-2023, 08:04 AM)Diamante Escreveu: Uma notícia relativamente velha, porém pertinente para o tópico: "Bitcoin não serve como reserva de valor ou meio de pagamento, diz Banco Central do Brasil". Link.

Ok, mas na hora da repartição, não abrem mão da sua parte do bolo. Yaoming

Uma forma simples, barata e não sujeita a expropriação sem violência não é uma coisa que essa turma do estado indicaria. O fazendeiro não gosta quando algum porco foge.

(26-12-2023, 12:40 PM)Novo Mundo Escreveu: Começou a cair.

Deve cair até o suporte de 39k. Quem faz DCA: é hora de comprar um pouco mais.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#53
Só monitorando.
E segue acima de 200k (em BRL, claro).

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o
#54
Short em Fiat. Long em btc. Comprem mensalmente, não importa o preço. Se abaixar bastante, dêem um jeito de comprar em maior quantidade do que o valor mensal. Cold storage, com passphrase, placa de metal marcada. Tua aposentadoria sem diluição está aí. Me agradeçam depois.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#55
Começo de ano e a tendência nas cotações nem é tão novidade.
https://investnews.com.br/financas/bitco...s-em-2023/
Ou se corre pra minerar/adqurir uns ''satos'' logo, ou segura a onda até a próxima janela de oscilação do btc.
Se escolher a segunda opção, pode-se esperar em outra aplicação, sem ter de ficar atrelado ao (condenado) BRL nesse tempo, logicamente.

"Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique." (Rodrigues, Nelsson)
Responda-o
#56
(01-01-2024, 11:16 PM)Baralho Escreveu: Começo de ano e a tendência nas cotações nem é tão novidade.
https://investnews.com.br/financas/bitco...s-em-2023/
Ou se corre pra minerar/adqurir uns ''satos'' logo, ou segura a onda até a próxima janela de oscilação do btc.
Se escolher a segunda opção, pode-se esperar em outra aplicação, sem ter de ficar atrelado ao (condenado) BRL nesse tempo, logicamente.

Boa dica, mas ficar meses e meses em sintético fora de sua custódia não é brincadeira, haja confiança. Existe a média do maier múltiplo, comprar se estiver próximo da média dos últimos 200 dias. Mas num ano tão atípico assim é complicado. Salor comprou mais 16.000 BTC com preço médio de 38k usd.

Pra long holder compra sempre, passa pra cold storage e esquece lá ainda é a melhor saída, livre do estresse de acompanhar mercado. Fora que se for tentar comprar em uma baixa, só deixando ordens de compra já programadas, nessa baixada de mercado de hoje as corretoras "travaram" na hora.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#57
Senhores, bom dia.
Iniciei as primeiras compras após a leitura dos dois tópicos do confrade Troglodita e estou atualmente utilizando a Bipa e estudando sobre o assunto.

Uma dúvida de iniciante:

Como faço para "mascarar" esses recursos? Seria o caso de comprar uma hardwallet e transferir esses recursos para lá após a compra, e posteriormente declarar como perda no IRPF?
Como funciona essa transferência de recursos, visto que a hardwallet pelo que vi é como se fosse um "token" que não tem conexão à rede mundial?

O recurso nesse caso fica "armazenado" na própria blockchain e a hardwallet funciona como se fosse um token mesmo de banco, permitindo o acesso e movimentações?

Um ponto importante que gostaria de complementar:

Por mais que o TED não "seja" do BACEN, ele é da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) integra o Sistema Brasileiro de Pagamentos (SBP) e é associada (leia-se subordinada) ao BACEN. Todas as transações do tipo TED, DOC, Boleto, crédito/débito, operações de crédito, etc. passam por ela, afinal ela faz a conciliação financeira interbancos.

Além disso, os bancos obviamente também mantém esses registros e podem, a qualquer momento, ser obrigados a repassar esse tipo de informação.

Em caso de somas vultuosas movimentadas em um mês, ou não compatíveis com a renda "declarada" nos cadastros bancários, os bancos são OBRIGADOS a informar ao BACEN do que se trata e, dependendo do caso, indicam o caso como possível movimentação suspeita e/ou lavagem de dinheiro (Fonte: trabalhei por 5 anos em um banco privado e MENSALMENTE nós tínhamos que preencher esse relatório).

Então, independente do meio que você utilize, comprando via corretora o rastro digital sempre vai existir. Nesse cenário, vejo que não há muito para onde correr, o registro vai existir, o que só reforça a importância de descentralizar das corretoras.
Responda-o
#58
PS: Após publicar aqui acabei achando alguns vídeos do "Mercado Bitcoin", que achei muito superficiais e de propaganda, sobre essas minhas dúvidas. Mas já deu pra esclarecer um pouco.
Responda-o
#59
Veja, o ideal é trocar coisas por btc ou minerar para serem irrastreável. Comprando via pix em corretora haverá sempre o registro, pois afinal, a blockchain é um Ledger imutável. A tua ideia é a minha, tudo o que for comprado via corretora, declara no campo específico que não tem nada de ativo, e nas observações já declara a perda por hacker ou esquecimento. Afinal, não tem como eles provarem nada após sair da corretora. Só é importante que os endereços (UTXO's) utilizadas não sejam mais usados. Então nesse caso é gerar outra wallet.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#60
(19-01-2024, 02:16 PM)Trglodita Escreveu: Veja, o ideal é trocar coisas por btc ou minerar para serem irrastreável. Comprando via pix em corretora haverá sempre o registro, pois afinal, a blockchain é um Ledger imutável. A tua ideia é a minha, tudo o que for comprado via corretora, declara no campo específico que não tem nada de ativo, e nas observações já declara a perda por hacker ou esquecimento. Afinal, não tem como eles provarem nada após sair da corretora. Só é importante que os endereços (UTXO's) utilizadas não sejam mais usados. Então nesse caso é gerar outra wallet.

Só complementando, em spoiler uma explicação sobre o que é e como cuidar dos UTXOs: 

Spoiler Revelar
O que são e como cuidar de seus UTXO
Organize sua carteira de maneira bem estruturada para evitar dores de cabeça

As wallets de bitcoin muitas vezes trazem interfaces bastante amigáveis que escondem toda a complexidade por baixo dos panos e oferece ao usuário uma visualização simples do seu saldo total e um resumo das suas entradas e saídas de dinheiro. Com isso, fica muito mais fácil trazer novos usuários para a rede e mostrar de forma simples e prática como enviar e receber bitcoins em uma carteira onchain.

Entretanto, conforme já mencionado aqui nesse post, uma carteira bitcoin moderna na verdade é um agregador de chaves de múltiplos endereços que estão no controle de uma única chave “mestre“. Essa chave mestre pode ser derivada infinitas vezes, criando múltiplos endereços para o detentor da carteira, como você pode visualizar na imagem abaixo:

[Image: https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama...92x338.png]

Por isso, o que chamamos de carteira na verdade é um software complexo que monitora os endereços que estão sob controle de uma chave mestre e agrega o saldo de maneira inteligente para que o usuário possa somar tudo e ver quanto tem. Quando o usuário recebe bitcoin em um endereço, nesse momento é criado um UTXO (unspent transaction output), que representa na blockchain um saldo disponível sob controle do endereço X que pode ser gasto pelo detentor da chave privada daquele endereço.

Um UTXO é como se fosse uma cédula física de dinheiro representando um valor determinado. Vamos supor que João recebeu de Maria 0.1 bitcoins como pagamento e esse valor foi enviado para o endereço bc1xpt1 (exemplo):

[Image: https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama...69x276.png]

Agora João possui uma “cédula“ de 0.1 bitcoins. No mês seguinte, Maria vai enviar mais um pagamento para João, agora de 0.2 bitcoins João abre a sua carteira e gera um novo endereço, o bc1xpt2. João agora possui dois UTXOS: um de 0.2 e outro de 0.1. A wallet dele mostra em uma interface amigável que João possui um saldo total de 0.3 bitcoins.

[Image: https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama...68x338.png]

Caso João decida gastar um pouco de bitcoin, a wallet vai usar um desses endereços ou somar os endereços em uma transação única até chegar a quantia desejada do gasto de João. Vamos supor que João vai gastar 0.25 bitcoins de sua carteira e enviar para Pedrinho. A carteira vai montar a seguinte transação:

[Image: https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama...68x565.png]

Quando um UTXO é gasto, ele é completamente destruído no processo. Porém a mesma carteira gera automaticamente um novo endereço onde João irá receber o troco restante da sua transação e com isso um novo UTXO! Agora João possui um novo UTXO em um novo endereço contendo o troco de 0.04995000 bitcoins (nesse exemplo João pagou 5000 sats de taxa de rede).

Dessa maneira, é muito simples desenhar uma analogia comum de como funciona uma transação de bitcoin: seria o equivalente a pagar por algo usando cédulas de papel e receber o troco de volta em outras cédulas.

Legal, mas e aí?
O “problema“ disso é que as transações onchain são abertas e podem ser rastreáveis por empresas que buscam identificar transações consideradas “criminosas“ e também por governos que podem usar o serviço dessas empresas para identificar o saldo total de bitcoin que um humilde contribuinte tem e se esse saldo condiz com o que foi declarado oficialmente.

Vejamos a seguinte situação agora: João está comprando uma parte de BTC usando a corretora e declarando certinho para ter um valor justificável quando precisar comprar algo caro, um passaporte ou algo do tipo, mas também faz um stack separado usando P2P, ou vende coisas por bitcoin, ou especula em plataformas de trading, ou qualquer outra coisa fora do radar. Caso João use a mesma carteira para seu BTC “limpo“ quanto para seu BTC “sujo“, isso pode acarretar problemas.

Vamos supor que João tenha 2 endereços que foram marcados pela corretora e comunicados a máfia estatal de serem dele e com saldo de 0.1 BTC cada. Esses endereços estão agora sendo rastreados por uma empresa fictícia de análise onchain, a CornoTech:

[Image: https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama...68x332.png]

Mas eis que João decide gastar esses bitcoins comprando um XBox de natal em uma loja online qualquer. O XBox custa 0.15 bitcoin. João abre a carteira e escaneia o endereço de destino, e a carteira então monta uma transação somando os saldos dos UTXOs de João. Mas espere! João também possui na mesma carteira outros UTXOs de compras que ele fez com um P2P libanês. Na hora de gastar, a wallet simplesmente mistura um endereço rastreado pela CornoTech com outro endereço desconhecido:

[Image: https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama...85x326.png]

Com isso, agora a CornoTech envia um report para o governo satânico dizendo que tem coisa estranha aí, pois João tem apenas 0.2 BTC declarados oficialmente mas naquela movimentação ele usou também como entrada um endereço não declarado, o que indica que ele também é o dono de um dinheiro que não foi comunicado aos parasitas!

Esse é um dos exemplos de problemas que podem acontecer caso o usuário misture UTXOs declarados e não declarados na mesma carteira.

O que eu faço então?
As estratégias mais simples para evitar esse tipo de problema são:

Segregar completamente o btc rastreado do não rastreado em wallets completamente distintas

Usar wallets que permitam que você rotule seus endereços e UTXOs e também fazer a seleção manual de quais UTXOs você deseja usar em uma transação

A opção 1 é a mais simples, apesar de que isso acarreta gerenciar mais de uma wallet. Uma alternativa é usar a mesma seed (as 12 ou 24 palavras) e passphrases diferentes para a carteira rastreada e não rastreada, assim você pode manter um único backup seguro.

A opção 2 é voltada para usuários mais avançados, pois o ideal é usar um software que traga esse tipo de funcionalidade, como a Sparrow, Electrum ou Specter Wallet. Porém esses aplicativos não são intuitivos e exigem maior conhecimento do usuário para serem configurados e utilizados da maneira correta. Muitas wallets de celular também trazem essas funcionalidades, mas elas ficam mais escondidas do usuário em detrimento a uma UI mais amigável.

Portanto identifique se esse é o caso e passe a cuidar melhor de suas UTXOs. Mesmo optando pela opção 1, um passo simples e eficaz é sempre dar um rótulo para cada endereço com saldo de forma a identificar a origem daquela entrada ou troco.

https://btcdoomguy.substack.com/p/o-que-sao-e-como-cuidar-de-seus-utxo?publication_id=803625&utm_campaign=email-post-title&r=1xi07h
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)