Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Viva abaixo de suas possíbilidades
#1
- Começo este tópico, com esta citação abaixo. Uma história real e valores financeiros (R$) hipotéticos.  


- Esta história, me incentivou a criar este tópico.

Citação:- Um dos meus familiares, conversou comigo nestes dias que gostaria de ganhar 'X' valor para ser independente e mudar as coisas. Se ganhasse este valor, iria mudar. 

- Simplesmente respondi:"Não adianta! Enquanto seu modo de pensar sobre o dinheiro ser o mesmo, você pode ganhar (metaforicamente falando) R$ 1.000.000. Se você gastar R$ 2.000.000 jamais sobrará nada (obviamente), muito pelo contrário, sempre estará devendo e reclamando da baixa remuneração".

- Citei este episódio em particular porque não só ele age desta maneira, muito iguais a ele agem desta mesma maneira.

Começo este texto com duas palavras: Seja Frugal.

- Muita gente não alcança sua independência financeira por uma série de fatores e crédulos bem distintos e limitantes em relação ao dinheiro. A maioria dessa galera, trabalham horas a fio para gastar, e não para alcançar a tão sonhada Liberdade Financeira.

- Mesmo sendo muito bem recompensados e remunerados, os mesmos vivem sempre a subir de nível (status) sem necessidade real alguma.

- Por tanto, viva abaixo de suas possibilidade financeiras.

.: "Como assim?"

.: Respondo: Ser Frugal é ter o controle de suas finanças, Poupar, Investir e Enriquecer. (Enriquecer no meu contexto, não é ser o mestre do Status e dos Gastos Supérfluos), enriquecer, é você alcançar a Liberdade Financeira para não depender mais do seu trabalho e ser livre para fazer o que quiser.

O que é Frugalidade?

- Frugalidade é o comportamento de uma pessoa caracterizada pelo uso moderado e sábio do dinheiro em si. 

.: "Ser Frugal não é ser Mesquinho e/ou Avarento (pão duro)?"

.: Respondo: Não! Uma pessoa Mesquinha e/ou Avarenta, é uma pessoa que não gosta de gastar com nada (mesmo precisando gastar), para ela o dinheiro é tudo.

- Ser Frugal é ser muito diferente. Frugalidade significa gastar até de uma forma mais (extravagante) nas situações que você mais aprecia, ao mesmo tempo ser rigoroso com gastos supérfluos e desnecessários.

- Ser Frugal é o pilar da construção da Liberdade Financeira.

- Para concluir, faça as seguintes situações -

.: Crie uma tabela financeira e corte gastos supérfluos.
.: Viva com 90% ou 80% de sua renda. Poupe os 10% ou 20% restantes e o invista.
.: Gaste com discernimento e sabedoria.
.: Siga esta simples regra: Poupe e Invista.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#2
Exatamente isso confrade!!!! Eu vejo muitos colegas que ganham razoavelmente bem e estão quebrados... Os que poderiam estar guardando alguma coisa e pensando no futuro, estão passeando no exterior. Isso com Euro a 4,5 reais e dólar a 4 reais.

Tem que ser muito besta pra ter estas atitudes.

Além disso pensar em adquirir um imóvel tem que ser algo primordial. Com o valor dos preços praticados no Brasil atualmente e com os juros altos, sem muita organização é praticamente impossível ter um lar sem muita disciplina.

Outra coisa é se relacionar seriamente com mulher que não tem estes mesmo valores e pior ainda aquelas que não tem um conto no bolso. Vivem com a conta no vermelho, custeando roupas, sapatos e perfumes!

Vai casar com uma mulher que não pode contribuir financeiramente em nada para a vida do casal?

Essa é também outra furada!
"Se você se apega ao passado, está destinado a revivê-lo todos os dias."  Autor desconhecido
Responda-o
#3
Devemos analisar friamente cada gasto e ir tabelando mensalmente o dinheiro que se vai aportando ,
podemos ir aumentando ou diminuindo os niveis de Frugalidade dependendo das necessidades mensais .
Outro fato importante é ir nos presentiando com alguns prazeres ou hobbies para suavizar a caminhada para
uma indepêndencia financeira.
Responda-o
#4
Ser low profile é o caminho aqui no Brasilzão hospício de loucos e assassinos onde tudo custa sempre o dobro ou o triplo (ou mais). Economizar e saber exatamente quanto se ganha é tão importante quanto investir, talvez até mais.


Mas alguns prazeres tem que ser desfrutados de vez em quando, mesmo que sejam um pouco caros. Senão a vida fica sem graça. Ainda mais para aqueles que pretendem ficar o resto da vida no Brasil.
Responda-o
#5
Depois que vc vai ficando velho,pouca coisa te importa

Acho viagens hj em dia um desperdício,vc sempre volta com o mesmo vazio de antes

Mulheres,nem precisa falar,depois que vc conhece algumas,desiste de todas

Meus prazeres hj são beber bons vinhos,boas cervejas,ouvir música e assistir filmes em casa,ler livros

Isso tudo tem um custo baixo
Responda-o
#6
(26-10-2015, 05:43 PM)Arnie Escreveu: Devemos analisar friamente cada gasto e ir tabelando mensalmente o dinheiro que se vai aportando ,
podemos ir aumentando ou diminuindo os niveis de Frugalidade dependendo das necessidades mensais .
Outro fato importante é ir nos presentiando com alguns prazeres ou hobbies para suavizar  a caminhada para
uma indepêndencia  financeira.

- Exatamente. A Frugalidade em si, é ser equilibrado com as finanças, a pessoa gastará seu suado dinheiro de uma forma equilibrada. Diferente da Sovinagem, que busca economizar a todo custo abdicando de vários prazeres.

(26-10-2015, 09:17 PM)Mr. Rover Escreveu: Ser low profile é o caminho aqui no Brasilzão hospício de loucos e assassinos onde tudo custa sempre o dobro ou o triplo (ou mais). Economizar e saber exatamente quanto se ganha é tão importante quanto investir, talvez até mais.


Mas alguns prazeres tem que ser desfrutados de vez em quando, mesmo que sejam um pouco caros. Senão a vida fica sem graça. Ainda mais para aqueles que pretendem ficar o resto da vida no Brasil.

- Confrade, parabéns pelo Blog. Sobre a parte que negritei, frugalidade nos dá justamente este tipo de situação, podemos gastar com os prazeres sem abrir mão, ao mesmo tempo, sermos ferrenhos com gastos desnecessários.

(26-10-2015, 10:12 PM)Romeu Escreveu: Depois que vc vai ficando velho,pouca coisa te importa

Acho viagens hj em dia um desperdício,vc sempre volta com o mesmo vazio de antes

Mulheres,nem precisa falar,depois que vc conhece algumas,desiste de todas

Meus prazeres hj são beber bons vinhos,boas cervejas,ouvir música e assistir filmes em casa,ler livros

Isso tudo tem um custo baixo

- Confrade, discordo deste ponto que negritei. Depende de como você ver psicologicamente as viagens, é sempre interessante ver novos lugares e novas culturas. O tópico do War e o outro do Driver Machine sobre "A viagens dos sonhos" é bem interessante.

Warhttp://legadorealista.net/forum/showthre...ght=viagem

Driver Machinehttp://legadorealista.net/forum/showthre...ght=viagem
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#7
Pior que todo mundo deve conhecer várias pessoas que gastam mais do que ganham e mesmo depois que ganham um salário maior, continuam gastando mais do que ganham...inclusive com familiares...

Minha teoria é que tem gente que nasce para ser pobre e outros para serem ricos, enquanto pobre pensa que "dinheiro é pra gastar", o rico pensa que "dinheiro é para fazer mais dinheiro"...simples assim...O Low Profile do Rover é muito bom, tirando a parte de carros que eu gosto, o resto sou totalmente Low Profile, ninguém sabe quanto ganho, nem quanto gasto, nem mesmo familiares e com isso ninguém acha que tu tá bem (já que a sociedade vive de momento, se tu tem 100 mil R$ na conta para investir em renda fixa, tu é um otário, mas se tu tem um Corolla zero de 80 mil R$ e não tem um centavo nem para abastecer o carro, tu é o mais foda de todos)....
Responda-o
#8
(28-10-2015, 01:36 PM)Chris Kyle Escreveu: Pior que todo mundo deve conhecer várias pessoas que gastam mais do que ganham e mesmo depois que ganham um salário maior, continuam gastando mais do que ganham...inclusive com familiares...

Minha teoria é que tem gente que nasce para ser pobre e outros para serem ricos, enquanto pobre pensa que "dinheiro é pra gastar", o rico pensa que "dinheiro é para fazer mais dinheiro"...simples assim...O Low Profile do Rover é muito bom, tirando a parte de carros que eu gosto, o resto sou totalmente Low Profile, ninguém sabe quanto ganho, nem quanto gasto, nem mesmo familiares e com isso ninguém acha que tu tá bem (já que a sociedade vive de momento, se tu tem 100 mil R$ na conta para investir em renda fixa, tu é um otário, mas se tu tem um Corolla zero de 80 mil R$ e não tem um centavo nem para abastecer o carro, tu é o mais foda de todos)....

- Categoricamente, bem observado. 

- Isto é visto no mundo das finanças como a 'Psicologia do Consumo', um dos 4 cavaleiros da pobreza. O bom brasileiro gastador que se preze, prefere manter o status ao invés de usar o seu dinheiro de forma produtiva.

- E quando um vai contra a maré, é taxado de otário e tudo mais. Paciência, eles na pobreza por lá, e eu na minha construção da Liberdade Financeira, aqui.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#9
Marcando.
Responda-o
#10
Citação:- Confrade, discordo deste ponto que negritei. Depende de como você ver psicologicamente as viagens, é sempre interessante ver novos lugares e novas culturas. O tópico do War e o outro do Driver Machine sobre "A viagens dos sonhos" é bem interessante.

Warhttp://legadorealista.net/forum/showthre...ght=viagem

Driver Machinehttp://legadorealista.net/forum/showthre...ght=viagem


Eu acho que esses dois posts sobre viagens deveriam ser fundidos (se o código do forum permitir isso).
Responda-o
#11
Deveria ser leitura obrigatória nas escolas o livro:
O homem mais rico da babilonia.

São lições simples que mudariam totalmente nossa economia(para melhor).

----

Tem um amigo meu que trabalha em uma agência bancária dentro de uma multi-nacional. Ele me disse que tem diretor que ganha 40mil e DEVE PARA O BANCO.

Tem noção... 40mil por mês(fora os bonus) e ainda consegue dever.
Responda-o
#12
Para quem busca a IF e se interessa por assuntos nessa área, além de outros, indico fortemente este site.

http://www.terremoto.com.br/category/liv...nacionais/

Tem muitos livros que o autor do site indica e nao indica. Além disso, ele publicou seu livro grátis para quem quiser entender mais ou menos como ele alcançou a IF.
Responda-o
#13
Tem que ser pragmático. Não adianta se meter em prestações absurdas pra bancar o f..dão, ter carrão, só roupas de marca e não conseguir comprar casa própria. A manginisse leva à desonra e descapitalização. A percentagem de economia pode ser aumentada em 30%, até mais, pra isso tem que cultivar disciplina.
Responda-o
#14
Na época da faculdade li o livro "Pai rico, pai pobre" e umas das coisas que me chamou a atenção foi a nova classificação que o autor deu para carros na economia doméstica. Muitos acham ser um ativo, mas deve ser considerado um passivo, em virtude da desvalorização/depreciação, custos de manutenção, seguro, impostos. Ou seja, é furada trocar de carro a todo instante.
Responda-o
#15
Nossa ... Eu sou extremamente FRUGAL e não sabia que é esse o nome ...
Sejam FRUGAIS ... eu recomendo ...Essa merda de sociedade imoral não merece nosso sangue e, atualmente , nem o nosso suor !
" Não confundam Grande Obra Prima do Mestre Picasso com Grande Pica de Aço do Primo do Mestre de Obra ..."
Responda-o
#16
(01-04-2016, 02:19 PM)Knight Escreveu: Nossa ... Eu sou extremamente FRUGAL e não sabia que é esse o nome ...
Sejam FRUGAIS ... eu recomendo ...Essa merda de sociedade imoral não merece nosso sangue e, atualmente , nem o nosso suor !

Eu discordo.

Se eu quero algo, prefiro dar um jeito de ganhar mais dinheiro do que ficar me privando de outras coisas.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#17
(01-04-2016, 06:34 PM)destruidor Escreveu:
(01-04-2016, 02:19 PM)Knight Escreveu: Nossa ... Eu sou extremamente FRUGAL e não sabia que é esse o nome ...
Sejam FRUGAIS ... eu recomendo ...Essa merda de sociedade imoral não merece nosso sangue e, atualmente , nem o nosso suor !

Eu discordo.

Se eu quero algo, prefiro dar um jeito de ganhar mais dinheiro do que ficar me privando de outras coisas.
Vivemos mundo capitalista ou entramos nele, ou estamos fora da casinha....

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Responda-o
#18
Low profile sempre  Cool

Belo texto.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#19
(01-04-2016, 09:34 PM)itamaratento Escreveu:
(01-04-2016, 06:34 PM)destruidor Escreveu:
(01-04-2016, 02:19 PM)Knight Escreveu: Nossa ... Eu sou extremamente FRUGAL e não sabia que é esse o nome ...
Sejam FRUGAIS ... eu recomendo ...Essa merda de sociedade imoral não merece nosso sangue e, atualmente , nem o nosso suor !

Eu discordo.

Se eu quero algo, prefiro dar um jeito de ganhar mais dinheiro do que ficar me privando de outras coisas.
Vivemos mundo capitalista ou entramos nele, ou estamos fora da casinha....

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Antes de comentar, Apresente lá pra nois Itamar.....

Aqui; http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=1
Responda-o
#20
(01-04-2016, 06:34 PM)destruidor Escreveu:
(01-04-2016, 02:19 PM)Knight Escreveu: Nossa ... Eu sou extremamente FRUGAL e não sabia que é esse o nome ...
Sejam FRUGAIS ... eu recomendo ...Essa merda de sociedade imoral não merece nosso sangue e, atualmente , nem o nosso suor !

Eu discordo.

Se eu quero algo, prefiro dar um jeito de ganhar mais dinheiro do que ficar me privando de outras coisas.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

OPS ... MAL ENTENDIDO COLETIVO ! CAROS CONFRADES ... A AUTO CAPITALIZAÇÃO POR MEIO DO TRABALHO É NECESSÁRIA PARA SE COMEÇAR UM PROJETO DE VIDA QUE NOS LIBERTE DO ATUAL PADRÃO TRABALHA , GANHA E PAGA ... MEDIANTE PROMESSA DE APOSENTADORIA AOS 80 ANOS OU MAIS ...
A CORRIDA DOS RATOS É O SISTEMA QUE IMPERA NO MERCADO DO TRABALHO E ESCRAVIZA A ESMAGADORA MAIORIA . DEVEMOS COMPREENDER TAIS REALIDADES O MAIS CEDO POSSIVEL E INICIARMOS INVESTIMENTOS EM ATIVOS QUE NOS DE RENDA PASSIVA QUE SE SOMEM AOS RENDIMENTOS DOS NOSSOS TRABALHOS VISANDO NOS LIBERTARMOS CADA VEZ MAIS DA TOTAL DEPENDENCIA DO MERCADO DE TRABALHO.
EU OUSEI CONFRONTAR TODO ESSE MODELO PADRÃO E VIVO EM TOTAL PAZ E LIBERDADE FINANCEIRA DESDE OS 25 ANOS ... TO ME LIXANDO SE TEM TRABALHO OU NÃO PARA MIM NESSE MERCADO ...
DESDE O INICIO DA MINHA ADOLESCENCIA QUE TRABALHO NESSE PROJETO QUE NA VISÃO DA MAIORIA É LOUCURA ... OCORRE QUE ESTÃO TODOS DOENTES , FERRADOS, PAGANDO ALUGUEIS, PENSÃO , ETC .. E MINHA LOUCURA ME FEZ LIVRE NESSE SENTIDO.
TRABALHEM SIM... CAPITALIZEM-SE SIM ... QUANDO EU DISSE QUE NÃO DEVEMOS DAR NOSSO SANGUE É NO SENTIDO DE NUNCA NOS MATARMOS ACREDITANDO NAS PREGAÇÕES HIPOCRITAS E UTILITARISTAS DESSA SOCIEDADE FALIDA QUE NOS EXPLORA E COSPEM NOSSOS BAGAÇOS NO SUS .. EU DIGO ISSO NO SENTIDO DE SERMOS EQUILIBRADOS E COERENTES NOS DANDO ATENÇÃO PRINCIPALMENTE A NOSSA SAUDE EMOCIONAL  E FÍSICA, POIS AS PESSOAS ESTÃO SE DIGLADIANDO POR QUASE NADA E SE ESQUIZOFRENIZANDO AOS MILHÕES POR NÃO RESPEITAREM SEUS LIMITES MESMO QUANDO SEUS CORPOS DÃO SINAIS DE ESTAFA ... A LUTA POR QUALQUER CONQUISTA DEVE SER FEITA DE MODO COERENTE POIS O ATUAL MERCADO DO TRABALHO NOS É DESLEAL E SOBRE HUMANO ... NÃO HAVENDO COERENCIA NA NOSSA BUSCA, CERTAMENTE ACABAREMOS FRUSTRADOS , DEPRESSIVOS E DEPENDENTES DE CALMANTES ( SÓ QUEM PASSA POR ISSO SABE COMO É -  A VIDA ACABA !).  Não acreditem no sistema governamental e muito menos nos serviços públicos ... Independência na atual sociedade é ser capitalizado o suficiente para custear produtos e serviços privados...até mesmo para que se tenho o que se necessite em tempo ideal... O resto...tudo armadilha ...Lembrem-se que a CAMARA DE GAS DOS NAZISTAS também se sofisticou com o tempo ... Atualmente chama-se SUS ... máquina de extermínio.
 Tenho muito mais a dizer a respeito, mas para o momento isso basta . Vlw Confrades !
" Não confundam Grande Obra Prima do Mestre Picasso com Grande Pica de Aço do Primo do Mestre de Obra ..."
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)