Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Clube do Livro - Regras e funcionamento
#1
Clube do Livro - Regras e funcionamento

Um clube de leitura tem como intuito o compartilhamento de informações de um determinado grupo sobre um respectivo livro, texto, etc. Uma das maneiras mais eficientes de adquirir novos conhecimentos é através da leitura, que irão ajudar em nosso desenvolvimento pessoal, aprender novas coisas e inúmeros outros benefícios.

Sobre o Clube de Leitura Realista:

Esses grupos costumam combinar de a discussão dos livros acontecer cada dia na casa de um dos participantes ou têm um local específico para as reuniões.

No caso do clube de leitura "virtual", o ponto de encontro para discussão é imutável, claro. A administração do fórum aprovou a sugestão do Dark Painter e permitiu que implantassemos um clube de leitura no fórum. A ideia, nos moldes de um clube de leitura tradicional, é fazermos uma leitura "em conjunto" e compartilharmos, no tópico específico, nossas impressões sobre a obra lida.

- Quem pode participar do Clube de Leitura Realista:

Todos os usuários cadastrados no fórum Legado Realista podem participar das discussões do Clube.

Como funciona o Clube de Leitura:

- Como funciona a escolha dos livros que serão discutidos no Clube:

Um tópico será aberto para que os realistas façam indicações de livros (ficção, biografia, livro teórico, qualquer tema) que achem interessantes para serem discutidos. Quando o número de cinco indicações for atingido, uma enquete será criada e terá a duração de uma semana. O livro que vencer a enquete será discutido no Clube de Leitura.

- Sobre as indicações:

Cada pessoa poderá indicar apenas um livro;
Para facilitar a vida dos demais usuários, tente indicar um livro de um autor (uma autora) cuja obra esteja em domínio público; Seria interessante que os confrades recomendem livros que existem como PDF na internet. Às vezes demora muito para um livro chegar a sua casa, e alguns podem não ter a grana no momento.

- Quem pode indicar livros:

Todos os usuários cadastrados no fórum Legado Realista, com cadastro feito até um dia antes da criação do tópico para indicações, e que tenha mais de dez posts no fórum, podem indicar livros.

- Quem pode votar:

A enquete terá a duração de sete dias;
Todos os usuários do fórum podem votar.
Em caso de empate, vence o livro que o autor do tópico decidir.

- Tempo de duração da discussão de cada livro:

Como estamos iniciando o clube aqui, no fórum, vamos tentar procurar livros menores. Posteriormente, até poderemos arriscar algum livro com muitas páginas, entretanto, para o início do clube vamos ser prudentes. O cronograma para a discussão do livro, no primeiro momento, ocorrerá durante, APROXIMADAMENTE, 15 -30 dias. Entretanto, se passados os 30 dias a discussão continuar com fôlego, melhor ainda. Quando os usuários acharem que já "esgotaram" as possibilidades de discussões, começa-se o processo para a escolha do próximo livro.

O que definirá a duração da discussão é o andamento dela. Se em 15 dias os usuários acharem que já "esgotaram" as possibilidades de discussões, começa-se o processo para a escolha do próximo livro.

Como cada livro tem uma estrutura específica, não temos um modelo para o cronograma. A única certeza que temos sobre ele é a de que suas divisões contemplarão o prazo de no máximo um mês.

Seguem, para ilustrar o funcionamento, três cronogramas de leituras:

Spoiler Revelar
Cronograma para discussão do livro "As ondas", de Virgínia Woolf
Tópico para a discussão do livro As ondas de Virginia Woolf. Como o livro não se encontra em domínio público no Brasil, evitem pedir e compartilhar links para downloads aqui no tópico. O livro não tem divisão em capítulos, mas tem algumas divisões (representadas por *** ) que podem nos auxiliar no acompanhamento da leitura, mesmo com edições diferentes. Eu estou fazendo o cronograma a partir da edição da editora Novo Século.

19/11/2011 - "O sol ainda não nascera..." até "É o primeiro dia das férias de verão" (que antecede a segunda divisão, na Novo Século página 65).
03/12/2011 (ATENÇÃO: NOTE QUE POR SER UMA PARTE MAIOR FORAM DADAS DUAS SEMANAS DE INTERVALO) - "É o primeiro dia das férias de verão..." (início da segunda divisão) até "... onde algum peixe encalhado batia sua cauda enquanto a onda recuava" (que antecede a quarta divisão, na Novo Século página 162)
17/12/2011 (ATENÇÃO: NOTE QUE POR SER UMA PARTE MAIOR FORAM DADAS DUAS SEMANAS DE INTERVALO) - "Já assinei meu nome vinte vezes..." (início da quarta divisão) até o fim.

Spoiler Revelar
Cronograma para discussão do livro "20 mil léguas submarinas", de Julio Verne
Primeira Parte

16/05: Capítulo 1 até Capítulo 5
23/05: Capítulo 6 até Capítulo 12
30/05: Capítulo 13 até Capítulo 19
06/06: Capítulo 20 até Capítulo 24

Segunda Parte

13/06: Capítulo 1 até Capítulo 9
20/06: Capítulo 10 até Capítulo 16
27/06: Capítulo 17 até Conclusão

Último exemplo:

Spoiler Revelar
Fase 1: 02/09 (pgs. 09-64)
Capítulo 1: Detenção. Conversa com a senhora Grubach. etc. (9-44)
Capítulo 2: Primeiro inquérito. (45-64)

Fase 2: 09/09 (pgs. 65-113)
Capítulo 3: Na sala de audiência vazia. etc. (65-94)
Capítulo 4: A amiga da senhorita Bürstner. (95-104)
Capítulo 5: O espancador (105-113)

Fase 3: 16/09 (pgs. 114-201)
Capítulo 6: O tio. Leni. (114-139)
Capítulo 7: O advogado. O industrial. O pintor. (140-201)

Fase 4: 23/09 (pgs. 202-278)
Capítulo 8: O comerciante Block. Dispensa do advogado. (202-242)
Capítulo 9: Na catedral. (243-271)
Capítulo 10: Fim. (272-278)

É recomendado fazer etapas mais curtas. Como 7 dias para discutirem cada trecho. Assim dá pra ter um melhor aproveitamento.

A data simboliza quando já podem iniciar a discussão sobre aqueles capítulos sem ser considerado spoiler.

Aí entramos em outro ponto, quem der spoiler sobre os capitulos à frente sem estar na data correta será punido por estar estragando a experiência de leitura dos outros usuários.

Com um prazo assim, mesmo quem é muito ocupado, consegue separar um domingo na semana e ler todo o trecho e já comentar no fórum. Fica mais dinamico.

O clube funcionará na seguinte ordem:
  • Um tópico será aberto para a indicação do livro do mês
  • Prazo de indicações se encerra quando completa 5 indicações
  • É iniciado a votação de 7 dias dos livros indicados
  • Será aberto um tópico para debates sobre o livro vencedor acompanhando o cronograma
  • Encerra o prazo de leitura desse livro
  • Um novo tópico será aberto para a indicação do livro do próximo mês por outro realista
  • O ciclo se repete...
Primeiramente haverá uma votação entre os confrades para decidir qual o livro que será lido no mês em questão, será dado um prazo de sete dias, ou seja, uma fase de votação. Após os sete dias, haverá o tópico da discussão sobre o livro mencionado. Neste tópico, os confrades poderão compartilhar o seu conhecimento e serem ajudados também, vendo a visão de diferentes pessoas sobre um objeto em comum.

Em cada rodízio um realista pode se candidatar para gerenciar a votação e a discussão do livro. Para fazer isso é necessário que mande uma Mensagem Privada para o Dark Painter que é o presidente do Clube de Leitura Realista e ele ordenará a vez de cada um.

É importante que sejam feitas algumas perguntas de direcionamento sobre o livro em questão no tópico de discussão, perguntas que gerem reflexão e conduzam a discussão, por exemplo:

# como posso aplicar isso de forma prática no meu dia a dia?

# como isso me ajuda a ser mais homem?

As vezes precisamos das perguntas certas para termos respostas melhores ainda, e isso cabe ao organizador do tópico em discussão daquele livro.

*esta é uma fase de testes do clube do livro/leitura aqui do tópico, com o decorrer do tempo alterações podem ser feitas para a melhor interação entre os usuários, garantindo assim melhor aproveitamento do conteúdo que ira ser compartilhado aqui.

OBS.: Neste tópico, serão anunciadas as enquetes e os tópicos de discussão em andamento.

HISTÓRICO

Livros:
1º Livro - A Arte da Guerra (Sun Tzu) - Debate orientado por @Dark_Painter01.
2º Livro - A Lei (Frédéric Bastiat) - Debate orientado por @Libertador.
3º Livro - Meditações de Marco Aurélio - Debate orientado por @Libertador.
4º Livro - A Morte de Ivan Ilitch (Liev Tostói) - Debate orientado por @Libertador.
5º Livro - Admirável mundo novo (Aldous Huxley) - Debate orientado por @Libertador.
6º Livro - Memórias do Subsolo (Fiódor Dostoiévski) - Debate orientado por @Libertador.
7º Livro - Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) - Debate orientado por @Melancton.
8º Livro - 
9º Livro - 
10º Livro -
Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
Responda-o
#2
Projeto simplesmente genial.

Estou ansioso para começar os estudos dos livros indicados. Parabéns pela iniciativa. E conte comigo no que precisar para auxiliar no projeto.

Tópico fixado na seção Livros.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#3
To dentro também
Responda-o
#4
Excelente iniciativa.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#5
Incrível, eu topo!
Responda-o
#6
Bora reviver isso aqui
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
#7
(15-09-2023, 07:19 PM)candango Escreveu: Bora reviver isso aqui

Otimo, ja pode gerenciar o oitavo livro.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#8
(16-09-2023, 08:36 AM)Melancton Escreveu: Otimo, ja pode gerenciar o oitavo livro.

Vou dar uma lida em outros tópicos sobre o clube do livro, afinal não participei na época e não sei quais tipos de livros estavam lendo e a qual critério.

Depois crio um tópico convidando quem quiser participar.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Clube do Livro - Votação do 5° livro Libertador 3 1,212 24-08-2020, 07:14 AM
Última Postagem: Cafamante
  Clube do Livro - Votação do 4° livro Libertador 9 3,041 29-07-2020, 02:22 PM
Última Postagem: Cafamante
  Clube do livro - Votação do 3° livro Libertador 12 3,983 11-06-2020, 02:53 PM
Última Postagem: Bastardo
  Clube do livro - Votação do 2° livro Libertador 15 4,667 12-05-2020, 03:04 PM
Última Postagem: Libertador
  Clube do livro - Votação para o 1° livro Dark_Painter01 23 7,338 19-01-2020, 09:51 PM
Última Postagem: Libertador

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)