19-11-2016, 02:29 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 20-11-2016, 04:13 PM por Libertador.)
Old Spice e as feministas
A Old Spice, marca do ramo de desodorantes (e famosa lá fora por comerciais com o ator Terry Crews) lançou no Brasil uma campanha rotulada como “O Chamado”, onde convoca homens a voltarem a sentir orgulho de serem homens de verdade.
Não há nada surpreendente ou fora de série nesse comercial (campanhas sobre orgulho masculino já foram vistas antes em comerciais como o da Dove).
Apesar da mensagem da campanha da Old Spice ser o “resgate” do homem, nota-se que houve nele todo um cuidado por parte da produção para não ir de encontro ao conceito do homem moderno, tanto que até o náufrago virou um metrossexual.
A campanha acerta ao destacar na multidão homens de profissões honradas como os bombeiros, e ao mostrar uma cena onde o ator deixa o encontro para atender ao chamado, mostrando uma mensagem interessante de que relacionamentos são bons, mas existem coisas mais importantes.
Por outro lado, não chega a ser um documentário sobre os homens e como eles construíram a civilização, sendo quase irrelevante e não trazendo nenhum conceito novo para o homem honrado do dia a dia que embora seja um pilar da sociedade, atua nos bastidores sem quase ser notado. Também não chega a ser emblemático para o homem que já vive sem ter vergonha de ser homem.
Embora o comercial – repito – não seja tão relevante e não tenha uma mensagem forte pró-homem e muito menos contra a mulher, nem seja pioneiro em tentar passar essa mensagem de “orgulho”, a propaganda já gerou ondas de feministas xingando muito na internet, o que era previsível e provavelmente até desejado pelos produtores como forma de viralizar a campanha.
Comercial bom para as feministas: quanto mais paspalho e idiota for o homem, melhor.
Previsível, sim, pois é claro que as feministas ficariam ofendidas com um comercial que dignifica o homem.
Bom para elas é comercial de homem lavando banheiro de quatro enquanto a esposa pisa em cima dizendo que ela é quem manda.
Bom para elas é comercial dizendo que homem é “tudo igual”, “tudo cafajeste” e “tudo palhaço”.
Comercial de homem usando coleira como se fosse cachorro, de homem se fazendo de idiota e construindo quarto pra sogra no lugar do “recanto do guerreiro” só porque a mulherzinha mandou.
Bom para elas é comercial de margarina com uma família sem pai, pois homem é figura dispensável e mera carteira ambulante, pagador de pensão.
Esse comercial da Old Spice as ofende, mas não por ser um comercial machista. As ofende porque o prazer e orgulho feminista não está em dignificar a mulher, mas em rebaixar o homem.
Postado por Doutrinador no dia 18 de Março de 2014.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.