Antes de começar o tópico fica o alerta que irei soltar spoiler dos filmes clássicos com o Christopher Reeve.
Apesar que não tem spoiler em filme de 30-40 anos atrás, mas quem irá ver pela primeira vez ou rever como eu fica o aviso.
Eu até recomendo que os filmes sejam TODOS revistos antes.
Superman - O Filme: tem 3 versões, a última delas que foi lançada tem 3 horas, mas em comparação com a de cinema é só encheção de linguiça
Superman 2 tem 3 versões também, a de cinema que é uma patacoada do Richard Lester (Donner foi mandado embora no meio), a desse último lançada em 2006 (mas que é um arremedo todo cagado, cheia de modificações ruins e material novo que em parte poderia estar como extra, em cenas cortadas mesmo) e uma terceira que só foi exibida na TV gringa na década de 1980 e com um pouco do material dessa de 2006 + uns trechinhos só pra TV.
Bom, seguinte
Esses tempos eu decidi rever todos eles após "sair" da Matrix.
A respeito do personagem do Superman (e Clark Kent) acho que em Kill Bill é que ele foi melhor definido
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Agora, o ponto principal da mitologia de um super-herói é que existe um super-herói e existe seu alter ego. Batman é na verdade Bruce Wayne. Homem-Aranha é na verdade Peter Parker. Quando este personagem acorda de manhã, ele é Peter Parker. Ele tem que vestir seu disfarce para se transformar no Homem-Aranha. E é nesta característica que Superman é único.
Superman não se transforma em Superman… Superman nasceu Superman. Quando o Superman acorda de manhã, ele é o Superman. Seu alter ego é Clark Kent. Seu uniforme, com aquele grande S vermelho, sua manta que o cobria quando foi encontrado pelos Kent… estas são as suas roupas. O que o Clark veste, seus óculos, suas roupas… este é o seu disfarce.
Este é o disfarce que o Superman usa para se misturar conosco. Clark Kent é como o Superman nos enxerga. E quais são as características de Clark Kent? Ele é fraco. É inseguro. É um covarde. Clark Kent é a crítica do Superman a toda raça humana.
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Antes mesmo de Clark ir para a Fortaleza da Solidão já vemos que ele se autosabota e o bad boy da escola (esse é o Brad, que irá aparecer em Superman 3) fica com a Lana Lang
Um belo dia o cristal indica a Clark pra onde ir e ele vai lá se encontrar com Jor-El, Marlon Brando
O pai já havia morrido e a mãe ele "abandona" pra fazer essa viagem, deixando ela com a ajuda de alguém, claro (e quando o Reeve já aparece ele diz que manda parte do salário pra ela todo mês)
Bom, ele passa pelo que entendi uns 12 anos sendo orientado pelo Jor-El, tem aquele discurso edificante, e tal
(Edit: antes disso eu chamo atenção para o fato de que Jor-El foi desacreditado justamente porque deram ouvidos a uma cientista (UMA MULHER, PORTANTO) que errou totalmente a previsão de que Krypton não seria destruído. Ela defendeu que estava apenas mudando de órbita. Então percebam que aquele planeta foi pras cucuias porque deram ouvidos a uma desqualificada)
Aí o filme corta pra onde eu quero chegar, que é Metrópolis (ou Nova York).
A primeira mulher que aparece no filme (tirando a Martha Kent) é justamente alguém que encarna tudo que é discutido aqui no fórum.
A amante do Lex Luthor, Miss Teschmacher (e essa atriz já posou pelada, era até jeitosinha).
Ela vive com o Lex e o pateta do Otis num "esconderijo" embaixo da terra, o Lex diz "quantas garotas você conhece que moram num ambiente espaçoso como este" (e ela ironiza e reclama justamente por ser nesse lugar), ou ainda:
“Ações podem subir ou cair, os sistemas de transporte e serviços públicos podem entrar em colapso, e as pessoas não valem um tostão, mas elas sempre precisarão de terra, e pagarão os olhos da cara por ela.”
Antes dela aparecer tem um policial na cola do Otis, e o Lex acaba matando esse primeiro (já que o policial havia descoberto o truque de Luthor), vocês lembram, a cena em que ele fica escorado na parede, um trem vem passando, e o Lex faz a passagem "ejetar" ele dali.
A Miss Teschmacher vê isso e inicialmente protesta, mas obviamente não liga, pois é cúmplice. O filme até fala que (isso o Perry White) dois guardas foram mortos quando invadiram um museu pra roubar a kriptonita. Lex é um psicopata (apesar de não causar repulsa quando vemos, pelo carisma do ator e pelo tom de comédia das cenas envolvendo ele) E, claro, o plano de Luthor que poderia levar a milhões de mortes só pra valorizar a Costa Oeste (Lex gastou os tubos comprando terras improdutivas justamente antevendo essa ideia) ou algo assim.
E qual o meu ponto?
O interessante são as cenas com a Miss Teschmacher, quando ela diz que ele é mau, mas gosta dele e Luthor complementa "porque a vida comigo nunca é monótona". Me lembrei do negócio de "emoções fortes" que o Nessahan comenta.
Mais tarde somente quando ela descobre que um dos mísseis irá cair justamente onde a MÃE DELA MORA (Hackensack, New Jersey) é que ela decide salvar o Superman, e isso se ELE PROMETER QUE IRÁ SALVAR ESSA CIDADE PRIMEIRO, POIS ELE SEMPRE FALA A VERDADE. Ela até dá um beijo nele e depois diz "por que nunca me dou bem com caras bonzinhos".
Ao final do filme vemos que ela foi poupada e que o Superman prendeu somente o Otis e o Lex (a confirmação disso está no segundo, pois é a Miss Teschmacher que vem resgatá-los de balão), sendo que ela ajudou até mesmo a sabotar os mísseis, fingindo estar desmaiada na estrada (naquela cena digna do diretor Richard Lester, em que todos que estavam guardando o caminhão olham pra ela vestida de maneira a chamar atenção e vão lá tentar "ajudar", até o Lex disfarçado de médico entrar em cena).
Além da Miss Teschmacher temos a Lois Lane, que não preciso dizer que vê o Clark Kent como um beta betoso, e ela até diz "ele não é nada/ninguém" pro próprio Superman. Lois usa Clark (isso também no segundo filme) como um mero office boy.
Não preciso expandir o que todos já sabem, que a Lois Lane cresce os olhos pra cima do Superman imediatamente ao vê-lo, por todas as razões que já foram surradas por aí, a respeito da mentalidade feminina.
Mas o pior pra mim dentro desse filme é a cena mais relevante dele INTEIRO, que é justamente quando ele descobre que ela está morta e resolve fazer o tempo voltar, "interferindo na história humana". Ele resolve escutar o pai adotivo e não o Jor-El nesse ponto, "você está aqui por um motivo, bla bla bla". A mensagem que o filme está passando no final das contas é que somente pela Lois Lane ter morrido é que isso se justificou, pois ninguém irá me convencer que todas as demais desgraças que aconteçam no mundo não merecem o mesmo "toque de mágica" do Superman. Ou ainda que ninguém sofreu um arranhão depois da falha de San Andreas.
Em Superman 2 o negócio já degringola mais ainda: o Super (que parece fingir não ver que quem a Lois realmente é, recomendo em especial a cena em que ele se transforma na frente dela, e ela ainda tem a cara de pau de dizer que o ama!) abdica dos próprios poderes e depois toma um pau quando resolve bancar o machão numa briga pra proteger a "namorada" (com um caminhoneiro boçal que está no bar).
Por aí a gente vê que o "Deus na Terra" só estava se escorando nos cheats, pois sem os superpoderes ele não é de nada! A Lois até diz que "não quer um guarda-costas, e sim o homem que ela se apaixonou", o que ele concorda, e completa "seria bom se ele estivesse aqui". Porra, ela está dizendo em outras palavras que "você era alfa/útil antes, resolveu virar beta, não serve mais pra mim, ou "é menos homem"".
Ela até solta um comentário antes dessa cena de que ele fez isso por ela, e ele diz "fiz por nós dois".
Enquanto o Superman está lá no Polo Norte no bem-bom com a Lois os vilões de Krypton estão tocando o terror e tem nego morrendo até na Lua
Avançando já pro final, depois que a Lois fica chateadinha por ter que "dividir" com o mundo e não poder abrir a boca (é pra rir?) o Superman faz algo que poderia se dizer é uma redpill: o beijo que apaga a memória da Lois (pois ela descobriu a identidade secreta dele). Oooooou seja, resolveu riscar essa patacoada e voltar ao esquema de antes. Na versão do Donner esse último (ególatra pra caralho como é, com essa tranqueira remendada de 2006) resolveu colocar de novo o Super fazendo o tempo voltar.
No final do filme o Superman vai lá dar uma lição no valentão que deu um pau nele, mas essa cena eu pensando bem posteriormente vi que perdeu a graça, pois é como se eu jogasse com GOD MODE ON (usar cheat) e quisesse pagar de fodão depois.
Partindo pra Superman 3 temos a Lana Lang e o Brad de volta, e fica claro durante o filme duas coisas: 1) que ela viu em Clark uma oportunidade de se dar bem indo pra cidade, pois mora no interior. E isso realmente acontece, pois no final do filme ela arranja um emprego no Daily Planet, além de ganhar um baita anel dele. e 2) O Brad (que ela diz que não quer nada com) é um (ex) cafa fracassado, que passa o tempo enchendo a cara, mas que ela evidentemente era (eu vou usar esse termo senão vcs não vão entender) marmita, vejam a cena em que ele liga pra ela e ela dá uma cortada, mas fica claro que os dois já tiveram uma relação.
Em Super 3 além da Lana Lang a única mulher que aparece é uma biscate (e também amante do vilão) que finge ser burrinha.
Outro ponto que eu já ia esquecendo é que a Lana Lang é mãe solteira (tem um filho chato pra caralho). E, claro, o Clark baba o clitóris dela mais até que o da Lois. A Lana, ao contrário da Lois, porém, não fica deslumbrada quando o Superman aparece.
E a Lois é importante dizer que além de morar na "cidade grande" ainda vive bem, tem status social, não é uma fodida, é só ver a cena em que ela entrevista o Superman pra sacar isso (se ali for a casa dela).
Por fim temos Superman 4. Sobre a Lacy Warfield não há nada de relevante a se dizer além de (olhem só) o vilão se apaixonar por ela (como o filme foi mutilado pra caralho cenas como "onde está a mulher?" (segundo Homem Nuclear questionando o Super) e "longe daqui e a salvo", além de "se você não me disser eu irei ferir pessoas") ficaram totalmente sem sentido (o filme está se referindo a um bloco inteiro que foi removido dessa versão de cinema), por isso é bom ver a meia-hora de cenas cortadas da parte de extras + o gibi da DC sobre Superman IV, que aí vai ficar mais claro.
Ah, e nesse aqui o Superman 4 também toma outro pau, só que dessa vez de um vilão tão forte (ou mais) que ele. A maneira pusilânime como o Super age no filme ou enfrenta o Homem Nuclear é digna de pena. No fim ele só vence com outro cheat: usando a superinteligência pra causar aquele eclipse.
E qual é a conclusão final que se chega sobre todos eles?
Que tem altas doses de manginismo e por que não, redpill, pois ao mesmo tempo que transmite um lado esfrega o outro na nossa fuça.
É só vc saber olhar que percebe essas sacadas nos roteiros
A idolatria cega da figura da mulher sempre está presente no cinema, e não é de hoje.
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