Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Boxe (para defesa pessoal nas ruas)
Boxe é comigo mesmo. Treinei boxe há alguns anos atrás, participei de campeonatos, ganhei alguns prêmios, ainda tenho as luvas de boxe de treino e de luta aqui em casa. Foi o melhor esporte que já pratiquei. Gosto bastante do Jiujistu que já fiz também, mas em termos de uso prático na vida, acho o boxe mais útil.

Um outro tipo de luta, que nunca fiz, mas quero fazer por ser totalmente voltada no uso prático do dia a dia é o Krav Maga.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o
Eu gostaria de ter treinado mais boxe, é a arte marcial mais simples, mais básica, mas justamente por isso é a melhor para amadores. Também acho importante ter outras artes marciais no repertório, mas o boxe é a base de tudo. O que me levou a lembrar de um texto que traduzi também:

Citação:“Um investidor precisa fazer muito poucas coisas corretas desde que ele não cometa grandes erros.”
–Warren Buffett
Charles Ellis escreveu o ensaio agora famoso The Loser’s Game em 1946. Nele ele comparaca esportes — tênis en particular — a investimentos.
Ellis fazia a distinção entre o “jogo do perdedor” e o “jogo do vencedor”. Em tênis isto era mais ou menos assim. . .
Jogo do Vencedor
Jogado por jogadores profissionais de tênis.
O modo de fazer pontos — e vencer — é acertando aquele serviço especial no qual você trabalhou por tanto tempo. Ou por acertar um bola poderosa que só pode ser feito quando o tempo de execução é perfeito.
Jogo do Perdedor
Jogado por todo mundo que não é um profissional de tênis.
O modo de fazer pontos — e vencer — é manter a bola em jogo e não tomar riscos desnecessários. Simplesmente foque em evitar erros e você estará bem. Não dê pontos fáceis a seu adversário, por exemplo dando a ele a chance de usar um smash.
Estes dois estilos se baseiam em estratégias completamente diferentes.
O jogo do vencedor é sobre fazer movimentos diferentes, ter maestrias de tempos, ser mais esperto que seu adversário e assumir riscos.
O jogo do perdedor é sobre aderir ao básico, evitar erros e minimizar riscos desnecessários.
Porém, investir é mais complicado que esportes. O sucesso na vida também é mais complexo (e menos previsível) do que esportes são. . .
. . . Mas a analogia ainda é válida
Então, qual destas duas estratégias é mais importante de ser usada em sua vida?
Você adivinhou: O Jogo do Perdedor.

Como esse conceito se aplicaria à defesa pessoal? Primeiramente, evitando os erros de dar bobeira em lugares perigosos, evitar dar as costas para alguém que poderia agredi-lo, saber como evitar uma escalada de hostilidades etc.. E se não tiver jeito mesmo, quem não tem tempo para treinar vai querer ter a arte marcial mais confiável em seu repertório, pessoas não profissionais terão muito mais chance de errar um golpe de krav magá ou jiu jitsu que um direto na fuça do outro sujeito. 

Hoje em dia o povo gosta muito de aparecer, falar que está treinando isso ou aquilo, mas pra quem quer o máximo de segurança com o mínimo de investimento, o ideal é o boxe mesmo.
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
Algo conhece Bare Knuckle Boxing? segue alguns videos
https://www.youtube.com/watch?v=3ekI3mtPawo

Diferença de Boxing com luva para o Bare Knucle Boxing.
https://www.youtube.com/watch?v=qHiMpBeJOqw

Como dar um soco Bare Knuclle Boxing.
https://www.youtube.com/watch?v=VG0XMDvNCkc

Acho muito importante saber dar um soco sem luva, em um situação real você vai estar usando luva e bandagem?
Responda-o
Fiz um ano de Kung fu Shaolin do Norte, no longo prazo é muito bom. Se aprende muita coisa boa e faz muito bem para a saúde.

Recomendo essa arte para defesa, apesar de ser mais complexa e de um tempo maior para absorção e aprendizado das técnicas.

Procure sempre por Professores e Escolas filiadas a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), que é Oficial e de Confiança.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)