![]() |
O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Físico (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=15) +---- Fórum: Musculação e Exercícios físicos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=49) +---- Tópico: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) (/showthread.php?tid=2689) Páginas:
1
2
|
O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - A6M Zero - 31-10-2017 Nota: Esse texto estava salvo aqui no meu PC há um tempo e decidi postar, não me recordo o autor e nem de onde foi que salvei, portanto se alguém souber de quem é ou quem o fez, favor me avisar aqui e eu boto os créditos ou a moderação pode editar depois inserindo os créditos também. O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) ![]() O Boxe é uma luta (arte marcial) Ocidental que apesar de não ser a mais completa, é muito eficiente. Principalmente nas brigas de rua, onde dar golpes muito elaborados ou agarrar e lutar no chão muitas vezes não é a melhor tática. Não vou ficar aqui falando da história do Boxe, isso se acha fácil na internet. Esse texto é para muitos caras que não tem condição de frequentar uma academia de artes marciais por falta de dinheiro, tempo, timidez ou mesmo por não ter nenhuma onde mora. Sendo assim, treinar boxe pode ser uma ótima alternativa para uma defesa pessoal. O treinamento pode ser feito em casa, no quintal, na garagem; ou seja, onde você tiver um espaço para se movimentar. Basta comprar um saco de pancadas, que se consegue fácil nas lojas de esporte e grandes redes de venda online. Um par de luvas de boxe (para saco de pancada) ou MMA (por ter uma onça menor), bandagens e pronto! Já se pode começar a treinar os músculos e reflexos. Claro que nada substitui a aula com um professor experiente, com as lutas práticas e reais nas academias. Mas já é muito melhor do que nada. O importante é treinar seu corpo, reflexos, mente e punhos a reagir e se defender sem pestanejar quando você precisar em alguma situação extrema. O Boxe é uma luta simples e objetiva, que possui apenas 6 golpes. Mas que são muito eficientes para tontear e nocautear o adversário:
“Um lutador de boxe bem treinado nunca está indefeso em uma briga de rua, muito pelo contrário!” Portanto, você que não sabe se defender e vive por aí tímido, inseguro ou com medo. Passe a treinar em casa. Compre os equipamentos (pode comprar usados para baratear) e comece a treinar seu corpo. Além do Boxe também ser uma grande atividade aeróbica, provocando bastante gasto de energia fazendo perder peso, emagrecer e definir o corpo. Porém evite ao máximo brigar na rua, quase sempre trás mais prejuízo que vantagem, claro, existem certas situações em que não há mais nada que você possa fazer, a não ser se defender. Aqui vão alguns conselhos que podem ajudar antes de querer bancar o Mike Tyson:
[Comentário meu]Atualmente estou comprando o saco de pancadas, tenho as bandagens e logo mais uma luva para treinar, vou trazer alguns artigos de boxe pra cá logo mais que eu começar a treinar. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Matuto Paulista - 31-10-2017 Excelente tópico, confrade! Como diz o ditado: "é melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber..." Temos muita responsabilidade pelas pessoas que amamos e devemos estar preparados para protege-los também, sempre usando a inteligência para avaliar a situação corretamente, é claro. Vi um vídeo em que dois vagabundos começam a assediar verbalmente um rapaz e sua namorada, até que a inércia do rapaz, encorajou eles a se aproximarem e tentar passar a mão na mulher, REVOLTANTE! Quando penso que não, o namorado dela se vira começa a disparar socos igual um foguete, nocauteou o primeiro com 2, o segundo tomou 3 piabas e dormiu! O cara claramente tinha técnica e treinava COM CERTEZA, ninguém sem treino teria tanta destreza. Em seguida ele pegou a mulher pela mão e saiu vazado... O cara merece um troféu pela frieza, inicialmente eu pensei que era medo, mas na verdade ele simplesmente não entrou na pilha e aproveitou a hora certa para agir assertivamente. Quantos aqui estão preparados para dar a mesma resposta? Se você se sentiu inseguro, é hora de fazer algo a respeito. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Hope - 31-10-2017 Pratiquei boxe por 2 anos consecutivos até 6 meses atrás, e parei somente por problemas de saúde. Já estava cotado para estrear no amador e tinha iniciado o curso de treinador. Tudo que foi dito é verdade, mas a aparente simplicidade da Nobre Arte, como foi exposta do texto me incomodou. Sobre os golpes: Citação:"O Boxe é uma luta simples e objetiva, que possui apenas 6 golpes. Mas que são muito eficientes para tontear e nocautear o adversário." São sim 6 golpes, mas são os mais completos para se aprender em pouco tempo. Cotoveladas, desarmes, e tantos outros golpes elaborados requerem muito mais treino e sempre tem um percentual de falha mais alto que os do boxe. Sobre o treino: Citação:"Basta comprar um saco de pancadas, que se consegue fácil nas lojas de esporte e grandes redes de venda online. Um par de luvas de boxe (para saco de pancada) ou MMA (por ter uma onça menor), bandagens e pronto! Já se pode começar a treinar os músculos e reflexos." Bater em saco pode te dar alguma resistência, pode te fazer queimar suas tetinhas e ficar definido, mas aprender a lutar no saco, sozinho, você não vai nunca. Pegar reflexo de lutador e nocautear com um soco só? Mais improvável ainda. A resistência se consegue com corda, sparring, corrida. O saco de bater simples é somente para cansar o cara, deixar ele moído, ou treinar sequências para socos que você já sabe. Vai ter muito novato quebrando ou torcendo punho por desconhecimento de como socar. Vejam vídeo-aulas (não lutas) para aprenderem a golpear, angulação, movimento de ombro, movimento de quadril, e até como fechar o punho, que é um dos erros mais básicos e comuns, façam exercícios para os punhos, antebraços, ombros, pescoço, mandíbula, quadril e coxas, e depois sim, vão para o saco. Sobre a fama do boxe nas ruas: Citação:"Muito boxeador pequeno já botou gigante para dormir com um ou dois socos em briga de rua." O boxe NÃO tem o soco mais forte de todas as artes marciais. Os boxeadores tem os socos mais fortes de todos os artistas marciais. Ninguém vai começar a nocautear com um soco só treinando em casa, ainda mais se for um magrelo. Não achem que com físico de Floyd Mayweather vocês vão derrubar Anthony Joshua da vida, mesmo que ele não tenha treinamento. Citação:"Portanto, você que não sabe se defender e vive por aí tímido, inseguro ou com medo. Passe a treinar em casa." Já vi muito cara entrar animado no ginásio, vindo da academia, arrombar o saco de pancada, até quebrar aparelho, e virar uma moça quando entra no ringue pra fazer sparring, com protetor de cabeça e luva de 16 onças. Treino é treino, jogo é jogo. Ninguém vai virar o Iron Mike só porque tá dando um soquinhos num saco de estopa. Daí pra baixo as dicas sobre briga na rua são ótimas. Principalmente no Brasil, que qualquer esbarrão é motivo de covardia. Abraços. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - A6M Zero - 31-10-2017 Gostei muito da sua contribuição @Hope, de fato, quando achei esse texto, fui atrás de mais informações sobre como aprender o boxe na prática, até encontrei um site muito bom com várias dicas mas infelizmente o mesmo se perdeu. E também, pelo que eu percebi, qualquer luta ou arte marcial sempre vai levar em conta tanto a técnica quanto o físico. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Mr. Rover - 31-10-2017 Queria aprender o tal de krav magá. Pena que não tem uma academia decente aqui no Brasil ainda (mas tem aonde estou indo). Três coisas que quero aprender nos próximos anos: Krav magá, atirar e bushcraft (sobrevivência no mato). Pode ser útil um dia. Boxe é realmente uma arte, ótimo exercício, belo esporte. Mas na rua, na hora do aperto, no primeiro chute que o agressor preparado dá no seu joelho, pronto, você tá no chão com sua cabeça sendo chutada. Entretanto, é melhor saber pelo menos um básico de boxe do que não saber nada. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Hope - 31-10-2017 Obrigado @Samanosuke, recomendo esse site, é completo e me ajudou quando comecei a treinar. De fato, técnica e físico se complementam, mas mesmo depois que o físico se vai (meu caso) a técnica e os reflexos continuam por um bom tempo. De vez em quando é tão automático que eu esquivo de sombra, pombo etc. ![]() RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Subsolo - 31-10-2017 Na minha humilde opinião, o boxe é a arte marcial mais bonita de ser vista. Pratiquei muay thai por quase 4 anos, tive que parar por falta de tempo. Mas o boxe é fantástico. Agora, quando se fala em briga de rua, o mais "ideal" não seria alguma arte marcial de chão? Jiu Jitsu, por exemplo? RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Melancton - 31-10-2017 RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - A6M Zero - 31-10-2017 (31-10-2017, 10:47 PM)ThEGoDFaTheR Escreveu: Na minha humilde opinião, o boxe é a arte marcial mais bonita de ser vista. É que tudo acontece muito rápido, vai mais do puro reflexo ali na hora. Sinceramente eu nem sei te dizer porque nem sei como é o jiu jitsu. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Bean - 01-11-2017 Caiu no chão perdeu, a regra é clara em briga de rua não existe luta de chão, quem vai ficar se ralando em asfalto ? Sem falar que o 1º que cai recebe bicudas da plateia, outra coisa é a vestimenta do dia a dia... chutar com calça jeans é complicado. Briga de rua é em pé, com preferência um pedaço de pau, uma chave de roda, um martelo... infelizmente não podemos andar armados logo possuir um "amansa loco" no escritório, carro é interessante para defesa pessoal. Outra coisa interessante é ter um bom sprint e correr rapidamente por no mínimo uns 5 minutos, antes um covarde vivo que um peito de aço morto. Tão ficando maluco em luta de chão na rua, deve ser efeito MMA na globo. Foto do amansa: ![]() E não desvirtuem o tópico. E um soco forte precisa de técnica e não força. Exemplo: Um amigo meu que trabalha em um mercado encontrou um bêbado na rua que roubou um camelinho dele no mercado ao encontrar na rua pediu pro bêbado se ele não tinha levado nada do mercado sem pagar, o bêbado disse: "Na última vez ou nas outras ?". Resultado: Meu amigo ficou com raiva e deu um soco seco na cara do sujeito, disse que se brigou 2x foi muito na vida inteira, o sujeito ficou com o nariz sangrando e saiu do lugar... meu amigo foi pro hospital quebrou a mão/pulso, colocou 2 pinos e ficou uns 5meses trabalhando com o braço engessado. Fim. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Roland - 01-11-2017 Rapaz, aquele de camisa branca levou uma na orelha que desabou bonito. ![]() RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Alucardxk - 01-11-2017 Qualquer arte marcial com as bases bem dadas e praticadas ja é uma grande vantagem numa briga de rua, os socos do boxe são tão eficazes como os roundhouse kick do muhay thai, como meia lua de compasso do capoerista ou como as mobilizaçoes de um judoca! O segredo de uma luta de rua é a precisão e rapidez do golpe e a corrida dos 500 metros, domine isso e jamais serás derrotado. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - A6M Zero - 01-11-2017 Imobilizar em briga de rua é inviável, tu pode tentar imobilizar o cara e tomar um socão na fuça, pois vai muito do reflexo de cada um, isso falando se for mano a mano, agora imagina quando tem mais de um. Fora que na hora do pau comendo qualquer coisa vira arma, nego taca até a mãe. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Dallas - 02-11-2017 Tive que parar de treinar na academia pra economizar grana, as mensais estão ficando cada vez mais caras, um absurdo, a dieta então e juntamente com os outros gastos, não tem condições. Estou fazendo exercícios em casa mesmo ou nas barras da pracinha aqui perto. Porém descobri uma academia de boxe e muay thai aqui perto que é bem mais barato que academia, nem se compara, estava justamente pensando em me matricular, não deixa de ser um bom investimento no desenvolvimento pessoal e bem melhor que musculação dentro das academias afrescalhadas e caras, também acho que aprender a "brigar/se defender" seja muito válido mesmo. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Spextro - 02-11-2017 Fiz boxe durante um ano em 2015 e 2016. Boxe e muay thai. Minha capacidade de luta aumentou muito é obvio, diria que com 1 ano qualquer um sai bem de teoria de boxing e MT. MAS Ná prática lutar é outra coisa, pra vc ser bom de briga....tem que brigar muito. Coisa que eu não estava disposto pois chegar em casa com rosto marcado, olho roxo, dente faltando....tudo isso ia depor minha imagem no trabalho.... Vou dar umas dicas básicas de boxing pra vocês: 1- Jab é o golpe mais importante do boxe, treine o jab mais de milhões de vezes e já terá uma vantagem em qualquer luta. 2- Sempre feche a guarda depois de golpear, sempre feche, muitas pessoas esquecem e levam um golpe no nariz. 3- Esquivar e gangorra é o mais dificil do boxe, precisa de muito treino, por isso tem que haver sparring de leve pra você ir pegando as manhas de esquiva. 4- Pule muita corda, você vai ganhar jogo de perna, que é eu diria 40% do que um bom lutador faz, depois que comecei a pular corda (e isso continuo fazendo) meu corpo ficou mais leve e consigo ''flutar'' no ringue... Basicamente é isso, com esses 4 pontos já se consegue iniciar na vida do boxcell. Eu treinei 4x na semana por 1 ano, na minha primeira luta de muay thai oficial de uma disputa inter-academias, fui golpeado com um chute alto do kick boxing, na hora parei pra reclamar pedi tempo os juizes deram e o maldito lutar me deu um soco giratório quando eu já estava sem guarda e tirando as luvas......... esse é o mundo das artes marciais não orientais, um mundo sujo, nojento do qual eu sai e pretendo nunca mais voltar. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - A6M Zero - 02-11-2017 Sensacional. Muita coisa boa nesse tópico, gostei de ver. Ando praticando muito o boxe sombra e percebi que tenho pouca resistência física, pois fico cansado depois de uns 10 minutos fazendo o jab e o direito. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Daredevil - 02-11-2017 É uma pena que eu não possa treinar essa arte no momento por motivo de lesão, na minha opinião é o mais efetivo para autodefesa. Você desaprende golpes de outras artes marciais se ficar sem praticar, mas você nunca desaprende a dar um soco pra deixar o cara desmaiado no chão e acabar de vez com uma briga, logo não é raro ver pessoas idosas reagindo com golpes de boxe e derrubando vagabundos. Sobre artes de imobilização, deve ser muito bacana treinar jiu jitsu, mas minha ideia como policial militar é nunca imobilizar ninguém (nossos treinamentos são muito focados nisso), você imobiliza um cara, vem a galera dele e te enfia a porrada sem dó. Prefiro dar um soco no pau do nariz e foder o cara inteiro, também já vi boxeadores se dando bem contra galerinha, metendo soco e se afastando... Além da efetividade do boxe, é uma arte muito nobre e que demanda técnica , me interessei por boxe após assistir lutas do Canelo Alvarez (assisti a última contra o GGG que foi foda demais), me impressionei com a capacidade do cara de se esquivar de todos os socos de seus oponentes, é uma arte que não admite erros e profissionalmente dá maia dinheiro que MMA, só que o cara tem que ser um talento nato. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - MacalisteR - 02-11-2017 Krav Maga no Brasil é essencial. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Subsolo - 02-11-2017 (01-11-2017, 09:52 AM)Bean Escreveu: Caiu no chão perdeu, a regra é clara em briga de rua não existe luta de chão, quem vai ficar se ralando em asfalto ? Sem falar que o 1º que cai recebe bicudas da plateia, outra coisa é a vestimenta do dia a dia... chutar com calça jeans é complicado. Briga de rua é em pé, com preferência um pedaço de pau, uma chave de roda, um martelo... infelizmente não podemos andar armados logo possuir um "amansa loco" no escritório, carro é interessante para defesa pessoal. Outra coisa interessante é ter um bom sprint e correr rapidamente por no mínimo uns 5 minutos, antes um covarde vivo que um peito de aço morto. Eu já vi algumas vezes - poucas vezes, é verdade - a briga ir pro chão. Mas você está com a razão. Vocês comentando todas essas coisas aí da uma puta vontade de voltar a treinar. E confesso que fiquei até surpreso em saber que o boxe é tão efetivo assim como vocês estão dizendo. O difícil é achar academia que preste. RE: O Boxe (para defesa pessoal nas ruas) - Machado Annihilator - 20-04-2018 https://i.imgur.com/YDUPjy9.mp4 |