Pessoal, vou postar aqui meu histórico porque descobri esse tópico agora e o que vou dizer pode ser relevante.
Fiz um tratamento com Roacutan em 2011, mas seguindo à risca recomendações médicas. Por exemplo: nunca bebi nem fumei na vida, na época parei de fazer exercícios, não tomava Sol... ficava sempre em casa. No máximo de efeitos colaterais eu tive ressecamento nos lábios, mas usei manteiga de cacau. Depois de uns 6, 7 meses o tratamento foi encerrado. Nessa época (na verdade desde 2009, se não me engano) eu já seguia uma dieta melhorzinha e estava com hábitos regulados (ex: dormir e acordar na hora certa, tomar banho todo dia, o que eu não fazia na adolescência), mas ainda me alimentava bem mal (comia batata frita e frituras todo dia), tanto que cheguei ao ápice de ter 80, 85 kg (tenho 1.70m e em 2017 fiz 33 anos).
Bem, em 2012 eu notei como efeito colateral que minha libido se era de 0 a 10 uma nota 7, 8 passou pra 11. Fiquei depressivo na época e até me interessei por uma mulher na academia que eu frequentava (que nem era atraente). Na época eu cortei esse meu próprio interesse por ela, sendo que já vinha absorvendo a Real há anos.
Em 2013-14 voltei a estudar (havia parado antes), e fiquei 1.5 ano sem fazer exercícios. O que notei foi que a minha libido progressivamente despencou, tanto que já em 2012-13 eu pela primeira vez havia ficado uns 6 meses sem masturbação. Em 2015 eu voltei a fazer exercícios (e sem interrupção mais - então até hoje), e com o tempo meu peso caiu de uns 75-80 pra 65 quilos. O que notei foi que cortando alguns tipos de iogurte/suco e introduzindo isso aqui no pós-treino:
http://www.probiotica.com.br/produto/whey-bar-display/
Meu peso veio a cair de 72 pra 65, o que foi um milagre, pois acredito que por décadas não chegava a ter uma redução tão grande. Não tenho barriga de tanquinho porque os exercícios que faço até hoje são bem simples, não consigo aumentar muito a carga ou correr mais que uns 10 minutos, e em velocidade alta fico um minuto na esteira. Me canso rápido, com o tempo também perdi a disposição que um dia tive. Dá pra dizer que esse meu treino nem de longe faria alguém perder peso, parece até treino de alguém que nunca malhou na vida e começou há 1 mês, então 90% dos méritos seriam pra dieta.
Bom, se a libido em 2012, 13 era o que falei, em 2016-17 com certeza absoluta caiu pra uns 2, 3 (novamente: numa escala de 0 a 10). Consegui ficar mais de 1 ano sem masturbação (isso que havia começado em 1996) e meu interesse por mulheres foi a ZERO. O problema é que não sei se isso é mais psicológico ou físico. De 2013 pra cá saí algumas vezes com GPs, mas em todas as vezes não tive satisfação na hora H.
Em 2017 resolvi procurar o endócrino ANTES de consultar um nutricionista (não de plano de saúde, pois esse último só prescreve a mesma coisa pra TODOS OS PACIENTES).
Ele passou vários exames, inclusive pra checar como estava a testosterona. Vitamina D é o seguinte: eu só saio de casa de manhã pra ir à academia, a pé, por 5, 10 minutos pra ir, e mais isso pra voltar. Uso protetor solar e ainda por cima camisa de manga longa, e calça.
No primeiro exame deu isso:
Aí o médico pediu pra que eu tomasse 2 comprimidos/cápsulas ao mesmo tempo, uma vez por semana, durante 3 meses, de Addera D3, 7000 UI. Fiz isso desde 27/9 e vou parar em 13/12.
O novo exame:
Como dá pra ver aí, 40 ng/mL equivale a 100 (nMOL), sendo que o anterior marcava 65. Ou seja, antes estava INSUFICIENTE e agora está SUFICIENTE, se eu for usar a medição de nMOL/L.
A pergunta que farei quando voltar pra consulta é se preciso continuar tomando esse medicamento, ou se ao parar os níveis de vitamina D irão permanecer dessa forma.
Mais resultados (vou postar só o do exame recente):
No exame de Agosto o TGO havia marcado 50, agora está normal, dentro dos parâmetros. A ureia deu um pouco acima, mas talvez esteja normal. O restante está OK (lipidograma, glicose, etc.) - no entanto quero chamar atenção pra estes:
PROLACTINA = de novo deu 25. Essa está acima do normal. 25.11 antes, 25.41 agora.
TESTOSTERONA TOTAL = antes 3.09, agora 4.19
TESTOSTERONA LIVRE = antes 6.15, agora 6.91
A única coisa que fiz foi mexer um pouco na dieta, que é dessa forma:
- De manhã (8h-30):
- Ovo mexido com bacon (antes eu não comia bacon, agora acrescentei)
- 1 copinho daqueles sucos detox
- Leite desnatado (uns 200 ml - com aveia e um tico de cacau em pó)
- queijo ricota, uma fatia
- 2 pães integrais, passo requeijão light neles
- 1 ameixa seca
- Treino (umas 9, 10h)
- Depois do treino a Whey bar que falei. E 1 damasco seco
- À tarde, umas 14h: almoço de segunda à sábado é:
- feijão preto com arroz branco num prato;
- salada, que consiste de cenoura, espinafre, batata branca inglesa, brócolis, alho, alface, coentro, azeite de oliva extra virgem...
- E no terceiro prato bisteca (T-bone), ou em 2-3 dias da semana tilápia/salmão.
Somente 1x por semana eu consumo macarrão integral no lugar do feijão com arroz.
De tarde, umas 16h, eu como uma fruta, optei por banana.
Às 18h a janta é peito de frango com tomate, azeitona preta, vinagre balsâmico, cebola, tomilho seco, orégano...
E aqui está a principal alteração: antes a janta era somente uma sopa esquentada naqueles plásticos, no micro-ondas.
De 20h eu como 1 castanha do pará/macadâmia e um pouco de semente de abóbora e uva passa. Também um pouco de uvas ou morango ou ABACATE. Vinha consumindo avelã e castanha de caju, mas parei.
E antes de dormir, umas 22h, um iogurte grego ZERO.
Minha dieta desde 15/9 é essa, e eu não como ou bebo ABSOLUTAMENTE NADA fora do listado, nem 1x por semana ou mês. Nada, nada, nenhum refrigerante, pizza, sorvete, biscoito, zero variações FORA DISSO AÍ.
Estou comentando sobre dieta porque essa pequena alteração que fiz foi depois de ter lido esse papo de que algumas coisas diminuem e outras aumentam a testosterona. Por exemplo, esses links aqui falam disso:
https://www.anabolicmen.com/protein-testosterone/
https://www.anabolicmen.com/fats-and-testosterone/
https://www.anabolicmen.com/carbohydrates-testosterone/
https://tripleyourt.com/testosterone-diet/
Já esses que alguns tipos de nozes não são indicadas:
https://content.truthnutra.com/nutrition...-eat-nuts/
http://www.drelist.com/nuts-testosterone-levels/
https://www.anabolicmen.com/nuts-testosterone/
http://theathleticbuild.com/10-best-food...tosterone/
http://anabolicapex.com/2016/04/08/nuts-...tosterone/
Mas eu acho que a dieta por si só e por mais alterações que eu faça (ainda em cima da lista atual) terá um impacto desprezível se o foco for aumento da testosterona. A total aumentou 35%, mas 4.19 como foi dito é um valor baixo (mesmo que esteja dentro dos parâmetros). O mínimo ideal como vocês disseram (não só vocês, já li isso em outro lugar também) seria uns 6, 7.
E sobre o tratamento com Roacutan, eu citei ele porque já li várias pessoas comentando que mesmo ANOS DEPOIS DO FIM DO TRATAMENTO elas tiveram exatamente isso: queda de libido.
Vejam esses relatos:
https://rxisk.org/accutane-30-years-of-t...lear-skin/
https://www.acne.org/messageboard/topic/...of-libido/
https://www.acne.org/messageboard/topic/...of-libido/
https://www.acne.org/messageboard/topic/...-accutane/
https://www.acne.org/messageboard/topic/...-accutane/
https://www.reddit.com/r/Accutane/commen...bido_loss/
Eu tinha acne desagradável nas costas e somente com o Roacutan é que foi possível curar (e só deve ser prescrito em último caso). Pelo que eu li não há um consenso, uma certeza absoluta/irrefutável de que ela causa queda de libido sem volta, mas a suspeita é muito grande que esse seja um efeito colateral, o de zoar esses valores aí nos exames de sangue. Uma das coisas que ela provoca é justamente a depressão, algo que tive, mas passou.
O problema é que no caso de perda de libido um zilhão de coisas podem contribuir, e talvez seja mais psicológico que físico. Hoje em dia (e isso já há tempos) eu diria que não ter interesse em sexo e masturbação ou relacionar com mulher não é algo que me afeta, pois tem pessoas que dizem que o Roacutan arruinou a vida delas nesse sentido, mas pra mim justamente a libido nunca foi algo que eu quis ter, nunca tive vontade de me relacionar com pessoas, sempre gostei de ficar isolado.
E eu não acho que tenha cansaço ou algum sintoma típico de testosterona baixa, fora a libido já citada. Se alguém me perguntasse hoje se eu acho que o Roacutan é o culpado pela diminuição da libido eu responderia que não faço a menor ideia.
Menor disposição pra fazer exercícios tem N motivos, como dieta, repouso insuficiente, calor mesmo, tipo de treino, estresse, etc. que podem influir.
O que eu acho sinceramente é que se minha testosterona for aumentar a um nível aceitável isso só será obtido com algum suplemento, algum tratamento aí que não sei qual é.
O que vcs acham?