Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Sair de casa e morar em outro estado
Companheiros, estou seriamente pensando em sair de casa e ir para outro estado construir minha vida. Vivo com meu pai e madrasta, e aqui, tenho conforto, no entanto, quero tocar minha vida e ser independente. Sou graduado em radiologia, mas aqui está muito difícil para encontrar trabalho, além disso, quero viver em um local novo. Não tenho dinheiro para fazer reserva de emergência, se for, irei com a coragem e esforço, vou apostar na sorte.
Tenho em mente os estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Algum de vocês que residem nestes estados podem me falar sobre eles e em quais cidades seria mais fácil para eu me estabelecer, tanto profissionalmente como socialmente? Falem-me sobre a questão de emprego, cultura, clima, custo de vida.
Responda-o
Eu posso te falar pela Baixada Santista /SP.... Aqui o custo de vida é alto e não existem bons empregos. O clima é quente e abafado (o inverno é ameno).
Para procurar emprego eu não indico..... a não ser que você preste concurso público na área de radiologia em alguma prefeitura.
Responda-o
"Sorte" não te trará a ctz de sucesso num estado novo. Se não tem reserva de emergência nem tente. E outra, o esquema lá neste outro estado já tem que estar engatilhado, ou dará um tiro no próprio pé

Responda-o
Sei que a pergunta não foi exatamente essa, mas sem dinheiro, sem lugar para morar, sem trabalho engatilhado...

Prepare-se pra sofrer gratuitamente.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
Mendigos aqui morrem de frio no inverno.

Saia de casa somente empregado.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Obrigado pelas respostas, mas mesmo assim, creio que ficar no mesmo local não fará diferença em minha vida. Gostaria de ter essa experiência, ainda que eu não tenha certeza do futuro.
Responda-o
2 no Bean e:

Tu deve estar bem chapado das idéias pra querer sair da casa dos pais pra "tentar a sorte" indo pra outro estado onde você estará completamente sozinho. 

A primeira coisa quando se fala em deixar a casa dos pais é ter dinheiro de emergência pra não ter que voltar pedindo arrego pra eles, a não ser que nessa jornada aí tenha outra pessoa que irá te dar uma força (vulgo bancar sua moradia) por um tempo. 

É um tanto arriscado, pra não dizer bem estúpido fazer isso sem ao menos ter uma reserva financeira. Bote no papel todos os gastos que você tem morando sozinho:
  • Alimentação
  • Vestuário
  • Aluguel
  • Energia Elétrica e Água Encanada
  • Transporte

deve ter mais mas esqueci, se faltar alguma coisa complementem aí por favor.

Enfim, acho que só isso deu pra mostrar que sem emprego, sem reservas financeiras e sem planejamento devido, você vai voltar pra casa dos teus pais pedindo arrego. A não ser que tu se prostitua, aí eu já não sei Gargalhada
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
Brigou com a família e então resolveu que quer ser independente e morar só, não foi? Bom de qualquer forma, o que tenho pra te dizer é: Morar só não é um sonho, e morar só e em outra cidade/estado PIOR, se você for apenas porque quer "viver a vida", "ser independente", "ter novas experiências", então se prepare pra qualquer situação que venha a te acontecer, desde perder a noção do tempo/espaço, sentir saudades da família e acabar chorando rsrs vai que acontece não é mesmo?, passar fome, sede, ser humilhado, não ter emprego fixo ou mesmo não arranjar emprego e em casos até dormir na rua, enfim, são eventualidades que podem lhe acontecer, literalmente esteja preparado, eu não sei o que se passa em sua mente, porém, acho que está tomado por emoções passageiras e supérfluas, é jovem ainda e isso costuma acontecer com frequência, sugiro que mantenha a calma e olhe para si, depois se faça a pergunta, "eu sou realmente independente a ponto de me sustentar sozinho em outro estado e forte o suficiente tanto fisicamente e mentalmente pra suportar qualquer eventualidade que me aconteça?" dependendo da resposta aí você começa a traçar os planos.

Não senti firmeza em suas palavras, isso tá com cara daqueles planos de adolescentes com a temática "quero ser independente", cade sua rede de contatos? tem metas sólidas traçadas? tem oportunidade de emprego(s) por lá? tem um fundo emergencial? tem dinheiro o suficiente pra se manter por lá? tem um plano B? você pelo menos pesquisou por fora as melhores cidades ou espera conseguir respostas somente aqui nos comentários? você já viajou pelo menos pra alguma cidade desse(s) estado(s)? você tem maturidade o suficiente pra não se arrepender se caso der merda? você sabe se virar sozinho sem ter nenhum contato com a família?

Seu tópico me parece demasiadamente superficial, acalme-se, reflita e depois volte aqui...

Responda-o
Hajime Saito, tenho ciência dos gastos que terei caso faça isso.
Tyler Durden, não briguei com ninguém e não sou adolescente. Só estou sentindo necessidade de ter meu próprio espaço e encarar a vida de frente. Quanto às cidades estou realizando pesquisas, mas de qualquer forma é bom saber a opinião de quem vive nos estados e cidades.
Sinto que alguns confrades acham que eu sou um "aborrecente" de mal com minha família e minha vida, mas não sou, já sou adulto e estou tentando fazer escolhas de acordo com meus desejos. Não me levem a mal, só quero a opinião de quem já passou por esta experiência, pois ainda não a tenho.
Responda-o
(10-10-2017, 11:49 AM)Haggar Escreveu: Obrigado pelas respostas, mas mesmo assim, creio que ficar no mesmo local não fará diferença em minha vida. Gostaria de ter essa experiência, ainda que eu não tenha certeza do futuro.

Morar sozinho é edificante para o homem. Essa independência ajuda o homem a desenvolver a sua maturidade e domínio próprio. Você tem que tomar as decisões por você mesmo. Vai se tornando capaz de abrir o próprio caminho. Não fica se apoiando nos outros para planejar a própria vida. Você se torna um homem mais forte e independente tanto mentalmente quanto emocionalmente.

Mas, sair sem dinheiro, sem emprego e para um lugar desconhecido? Isso me lembra a minha aventura do ano passado: Loucuras do Libertador - EUA 
Fiz exatamente isso! Então, toma cuidado para a sua aventura não acabar que nem a minha! Yaoming Yaoming Yaoming

No mais, o homem pode criar as suas circunstâncias, mas as circunstâncias nunca devem criar o homem. O homem deve aproveitar as circunstâncias como instrumentos seus para seu trabalho. Deve ele dominar as circunstâncias, mas jamais permitir que as circunstâncias o dominem.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o
Em média aqui o pessoal demora 5-6 meses pra arrumar emprego e diferente da terra do Tio Sam não somos um lugar de oportunidades e liberdade.
Quer ser independente, forte e ter seu espaço comece pagando os boletos de casa
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Bem, eu já sou da opinião contrária a de todos aqui. Eu acho que vc deve sim meter a cara. Na pior das hipóteses isso servirá de lição de vida para vc. 

Considerando que vc seja jovem (-25), não tenha contas e nem família para sustentar, está insatisfeito com a sua situação, vc deve ir sim e trilhar seu caminho. O pessoal fala muito em "vc deve considerar isso, deve ver isso, ponderar aquilo, pensar x e analisar y" e bem no fim acabam não saindo do lugar nunca por causa da PARALISIA POR ANÁLISE. Se vc não tem muito a perder ou quem sabe nada a perder, terá tudo a ganhar e o pior que pode acontecer é voltar ao estado atual que se encontra agora. Deve ir sim e se aproveitar da aleatoriedade da vida. Vc está numa posição favorável para se dar bem com isso, tendo pouco riscos na perda, e muitas vantagens ao ganhar. Risco baixo, lucro alto, esse é o cenário ideal.

Nassin Taleb no Antifrágil explica muito bem esse conceito e eu aconselho vc que leia esse livro enquanto viaja pra cá. De como temos medo da aleatoriedade, mas saber transitar nessa aleatoriedade é o que fez a sociedade andar para frente. Vc será antifrágil, e não um cara frágil com a ilusão de segurança no conforto que pode acabar a qualquer momento. Vai lá, mete a cara e volta aqui pra contar o que aprendeu, e lembre-se A REAL É NA RUA!

A real é para esse tipo de situação. 

Eu moro no Paraná. O norte pioneiro é bom para empregos e uma qualidade de vida boa. Sudoeste é complicado. Região litorânea e metrópole acho que é o mesmo perfil que todo país, loucura, transito, violência e sub empregos, apesar que Curitiba é uma capital muito bonita, mas se vc não tiver grana, só vai sofrer, ainda mais que o povo lá é cusão. A região litorânea de SC era muito boa para empregos até a imigração em massa de nortistas que acabaram com as vagas e com a vontade dos empregadores de contratar pessoas que não sejam do paraná e da própria SC.Está bem complicado conseguir emprego ali, mas é um lugar ótimo para se viver, vale a pena. No interior eu não sei bem como está, mas tem cidades muito boas também. RS eu não conheço.

Clima: aqui onde eu moro (sudoeste) é bem frio, tem as estações do ano bem definidas. Acho que tirando o norte pioneiro o sul todo é assim. Eu fui pro litoral de SC no feriadão agora de setembro e passei frio. O povo é menos receptivo que os do norte, mas quanto a isso é tranquilo. É uma ou outra região que o povo é mais cusão. As novinhas daqui são uma maravilha.  Yaoming  

(10-10-2017, 12:45 PM)Libertador Escreveu: No mais, o homem pode criar as suas circunstâncias, mas as circunstâncias nunca devem criar o homem. O homem deve aproveitar as circunstâncias como instrumentos seus para seu trabalho. Deve ele dominar as circunstâncias, mas jamais permitir que as circunstâncias o dominem.

Assino em baixo no chefe e é isso aí.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
Profissionalmente - em termos de carreira - seria São Paulo e depois Curitiba/Leste Catarinense. Socialmente seria São Paulo. Qualidade de vida é parecida. No Estado de São Paulo faz mais calor. O ideal seria arrumar um emprego ou ter alguma perspectiva antes de vir, as coisas estão difíceis.
Responda-o
Eu tava paradão no Rio de Merd..., digo Rio de Janeiro e meti o pé. A duas semanas apenas vim pra Curitiba, caçando um emprego ainda, que até agora não apareceu, mas vou continuar tentando. A diferença é: eu tenho um pé-de-meia com o qual eu posso me garantir aqui por um tempo, ainda que de modo simples, sem o direito de esbanjar. A intenção é boa desde que feita com planejamento. Se você não tem uma merreca guardada pra se manter, não faça isso. Tem muito morador de rua pedindo esmola, que se você for perguntar, são caras que fizeram esse tipo de coisa de qualquer maneira. Lá no Rio mesmo passou uma reportagem mostrando como tem homen que foram pra lá na ilusão das oportunidades das Olimpíadas, e hoje são moradores de rua.
Spoiler Revelar
A morte é certa, a vida não.      [Image: tumblr_mgk3h53KQS1rqv473o1_1280.jpg]
Responda-o
Se não tiver dinheiro é complicado. Sei lá tenta prestar algum concurso para cá. Vai abrir o TJ SP e o TJ SC no começo do ano que vem, se prepara e mete a cara. Passar para Técnico Judiciário no cú de SC (tipo São Joaquim, Canoinhas) não deve ser lá tão difícil e o TJ SP sempre sai com muitas vagas. São concursos mais ou menos fáceis. Com dinheiro qualquer lugar vale a pena. Agora se cair na estrada sem nada na mão, as coisas podem ficar complicadas. Eu não faria isso. SC/Curitiba/SP todos esses lugares já estão com vários indigentes. Se vc tiver uma grana guardada aí até compensa arriscar.
Responda-o
(10-10-2017, 03:12 PM)Ogro Escreveu: Eu tava paradão no Rio de Merd..., digo Rio de Janeiro e meti o pé. A duas semanas apenas vim pra Curitiba, caçando um emprego ainda, que até agora não apareceu, mas vou continuar tentando. A diferença é: eu tenho um pé-de-meia com o qual eu posso me garantir aqui por um tempo, ainda que de modo simples, sem o direito de esbanjar. A intenção é boa desde que feita com planejamento. Se você não tem uma merreca guardada pra se manter, não faça isso. Tem muito morador de rua pedindo esmola, que se você for perguntar, são caras que fizeram esse tipo de coisa de qualquer maneira. Lá no Rio mesmo passou uma reportagem mostrando como tem homen que foram pra lá na ilusão das oportunidades das Olimpíadas, e hoje são moradores de rua.

Homem só se fode

Mulher é só dar a xota ou arrumar um mangina qualquer

Tem que ser gorda, feia E fudida pra se dar mal.
Responda-o
@Héracles você acha que o povo daqui de Curitiba é cusão, talvez porque são meio fechadões. Eu vou te falar sobre os cariocas. Essa imagem do carioca maneiro e gente boa, porque somos mais efusivos, faladores e de modos exagerados, é verdadeira mas engana. Lá é o antro da malandragem, de um querendo ser mais esperto que o outro, da falta de educação, da galhofa, da esculhambação com tudo e com todos. Vou admitir que por causa disso eu mesmo sendo carioca, eu nunca gostei daquele povo de lá. E se alguém ler isso e ficar ofendido, eu não estou generalizando, e sim apontando tendências.
Spoiler Revelar
Responda-o
(10-10-2017, 01:20 PM)Héracles Escreveu: Bem, eu já sou da opinião contrária a de todos aqui. Eu acho que vc deve sim meter a cara. Na pior das hipóteses isso servirá de lição de vida para vc. 

Considerando que vc seja jovem (-25), não tenha contas e nem família para sustentar, está insatisfeito com a sua situação, vc deve ir sim e trilhar seu caminho. O pessoal fala muito em "vc deve considerar isso, deve ver isso, ponderar aquilo, pensar x e analisar y" e bem no fim acabam não saindo do lugar nunca por causa da PARALISIA POR ANÁLISE. Se vc não tem muito a perder ou quem sabe nada a perder, terá tudo a ganhar e o pior que pode acontecer é voltar ao estado atual que se encontra agora. Deve ir sim e se aproveitar da aleatoriedade da vida. Vc está numa posição favorável para se dar bem com isso, tendo pouco riscos na perda, e muitas vantagens ao ganhar. Risco baixo, lucro alto, esse é o cenário ideal.

Acredito que o lance seja esse, engraçado que antigamente as pessoas faziam muito isso. É saudável? Duas pernas? Dois braços? sabe ler e escrever? vai se arranjando lá, mesmo em sub-empregos e vê se é isso que quer. Também ando pensando muito em migrar para um outro estado, cidade menor interiorana, mais tranquila. Em parte isso é culpa do confra Libertador, tire pela a experiência dele, mesmo que não tenha ganhado nada  em termos contábeis e físico a experiência ela por si só alargar o sujeito. Ou poderá viver a vida toda pensando que poderia ter ao menos arriscado a fazer isso.

(10-10-2017, 03:12 PM)Ogro Escreveu: Eu tava paradão no Rio de Merd..., digo Rio de Janeiro e meti o pé. A duas semanas apenas vim pra Curitiba, caçando um emprego ainda, que até agora não apareceu, mas vou continuar tentando. A diferença é: eu tenho um pé-de-meia com o qual eu posso me garantir aqui por um tempo, ainda que de modo simples, sem o direito de esbanjar. A intenção é boa desde que feita com planejamento. Se você não tem uma merreca guardada pra se manter, não faça isso. Tem muito morador de rua pedindo esmola, que se você for perguntar, são caras que fizeram esse tipo de coisa de qualquer maneira. Lá no Rio mesmo passou uma reportagem mostrando como tem homen que foram pra lá na ilusão das oportunidades das Olimpíadas, e hoje são moradores de rua.

Conte mais essa experiência depois.
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).

Responda-o
(10-10-2017, 01:20 PM)Héracles Escreveu: Se vc não tem muito a perder, terá tudo a ganhar. Vc está numa posição favorável para se dar bem com isso, tendo pouco riscos na perda, e muitas vantagens ao ganhar. Risco baixo, lucro alto, esse é o cenário ideal.

Nassin Taleb no Antifrágil explica muito bem esse conceito.

Nassim Taleb estava falando do mercado de ações onde o máximo que você pode perder é 100%, enquanto você pode ganhar 100, 200, 1000, 10.000%. Só não pode tentar dar um passo errado e se estrepar todo, o que no mercado de ações seria comprar papeis de uma empresa que possa vir a falir. E no caso em questão, se meter numa furada que te leve pra sarjeta.
Spoiler Revelar
Responda-o
porra, @Héracles, curitibano é tudo gente fina, é só não ser um sem noção de dar bom dia às 7 da madrugada. Yaoming

Brincadeiras a parte, quanto ao assunto do tópico:

1 - Moradia Curitiba e região metropolitana: alugueis baratos de 500 conto de uma casa simples num bairro mais distante da região metropolitana (colombo, pinhais, almirante tamandaré, entre outros), aluguel em curitiba encontra por 700/800 reais em bairros periféricos como atuba (região norte) ou CIC/pinheirinho (região sul), se for apartamento vai tomar mais o atraso de um condominio que por aqui é no minimo uns 200 conto. 

2 - ALimentação: se vc for um mimadinho comedor de fandangos e tomador de refrigerante, que tem preguiça e pede uma pizza de 40 conto, se fodeu. aqui se come bem e barato, mas precisa se planejar na semana pra não pagar 5 conto numa cabeça de alface. Tem os sacolões do povo nos terminais, com um "atestado de pobreza" vc compra lá muita coisa boa mesmo e 30% mais barato que os mercados do povão.

3. lazer: sem grana te resta ir a parques, que são gratuitos, não tem muito o que fazer na cidade sem dinheiro, terá que ser criativo. (churrasco aqui é barato de fazer, com 10 conto vc compra 1 kg de 7tinho e já pode queimar um osso encontrando umas bracatingas pra lenha (carvão aqui é caro pra cacete);

4. Clima: uma bela merda; chuvisco, ou frio, ou granizo, ou temporal do nada, ou sol de rachar mamona, ou tudo isso no mesmo dia, tempo nublado a maior parte do ano. Mas podia ser pior, poderia ter furacão.

5. Tem bastante emprego pra ser peão (1000 a 1200 conto por Mês), vc é radiologista, correto? tem emprego bom, que paga bem, mas é uma área bem concorrida, aqui o salário para nível técnico 6 horas é em torno de 3,5k, e as clinicas ultimamente demitiram bastante; vai ter que tentar a sorte

6. transporte publico: comparando com outras capitais é o melhor, mas já foi muito melhor do que é hj; se morar no eixo norte-sul da cidade terá mais facilidade e menor tempo de deslocamento; se morar na região metropolitana vai andar em lata de sardinha e levar 1:30 pra chegar no trampo se trabalhar no centro de cwb, por ex;

7 - mulheres (Chóvens revoltados, mulher é bão e eu gostio): ainda se acha umas polaquinhas simpronas, mesmo sem dinheiro dá pra dar um gral, tem umas sacoleiras de mercado que dão bom caldo quando ganham um  chocolate batom da garoto; curitibana bonita e bem criada quer status e sobrenome, então, não precisa nem explicar.

8 - amigos: dificil fazer amizade fácil, mas depois que fez, são duradouras. não seja entrão de inicio que fará boas amizades.

O que eu faria no seu lugar não tendo um puto:

coisa de gênio, mas é bem simples: eu sou eu, vc é vc, mas se não tem nada nem ninguém que te prenda ai, e sua familia pode te dar uma força caso necessite numa emergencia, mete o peito e venha. Sofrer, se foder, ficar uma semana sem comer, não vai te matar, na pior das hipóteses vc volta pra casa de onibus após ficar uns 2 dias na rua "guardando carro", aqui dá dinheiro. Yaoming

Edit: se quiser morar mais barato, tem uns quartos em pensão que cobram 300 conto/mês.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [RELATO] DEVO SAIR DE CASA? barneyhonkpill 33 1,658 06-02-2025, 07:59 PM
Última Postagem: Luiz

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 28 Visitante(s)