Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Morar Sozinho
Com essa grana vai passar fome.

Com o FIES o ponto de largada do seu futuro é uma dívida gigante.

Vamos lá:

Aluguel em um cafofo R$ 300,00 mensais.
Telefone: R$ 15,00 mensais.
Luz: R$ 50,00 mensais.
Água: taxa mínima vou chutar R$ 30,00.
Alimentação: R$ 350,00 para passar o mês sem frescura mas comendo comida razoavelmente boa, arroz, feijao, batata, cebola, alface, ovo. Carne somente 1x na semana e 2 domingos por mês. Sem refri, sem miojo, sem cantina, sem frescura.
Roupa: R$ 40,00 mensais, sim não da para comprar nada no mês, mas nao é todo mês que você vai comprar roupa, somente quando começar a se desfazer.
Internet: Para estudos indispensável R$ 40,00.
Locomoção: Tudo apé, se mora muito longe da faculdade vou chutar R$ 60,00 mensais, passe de busão com carteira de estudante.
Estudos: Xerox, caderno, caneta, lapis, borracha, lapiseira, e frescura que os professores pedem R$ 20,00.
Gás: R$ 15,00 mensais, sendo R$ 60,00 o botijao coloque duração de 4 meses. Você irá fazer toda a sua comida, não vai ter dinheiro para almoçar fora.
Produtos de limpeza: Sabonete e sabão em pó. R$15,00
Gastos extraordinários: Uma lâmpada quebrada, uma cópia de chave, uma azulejo quebrado, um copo trincado, um prato estourado. R$ 25,00.

Faltou ainda pasta de dente, desinfetante, gilhete, desodorante...

Festas, cervejas, ostentação, brincos, colar, pulseira, e gel no cabelo você não vai ter dinheiro para comprar, se esquecer as luzes ligadas durante um final de semana inteiro, vai levar um rombo no orçamento, se estragar a comida vai passar fome, se quebrar todos os copos lavando vai tomar agua na colher. Se ficar doente não vai poder comprar remedio vai precisar catar plantas medicinais no vizinho.

Só você sabe se vale a pena.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Não sei qual o problema que te faz querer sair de casa, todavia, nao é melhor resolver o problema familiar ao invés de fugir dele? Em suma, eu não sei qual é o problema e se você pode resolver, mas morar sozinho hoje é algo muito difícil, melhor você ter paciência e ficar em casa.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responda-o
Porra Rooster, não conhecia tua história, que conto da cripta.
Responda-o
Não compensa.

1k pra morar sozinho é foda. Sem contar a pior sensação que existe nessas situações, que é sair da casa dos pais, não segurar a onda e depois voltar com o rabo entre as pernas. Aguente, engula o choro e fique em casa. Não por amor, e sim pq é conveniente. Esse papo de que morar sozinho é dignificante e construtivo só é verdadeiro quando vc tem condições pra ter um mínimo de conforto e dignidade.

Eu mesmo moro sozinho por necessidade (moro em cidade diferente dos meus pais) e tenho uma boa renda pra os padrões brasileiros. Se pudesse, estaria na casa da minha mãe sem nem pensar a respeito. Economizaria, por baixo, uns 1,2k fácil.

"Ah, mais meus pais são uns paus no cu". Ignore. "Ah mais quero um canto pra chamar de meu". Seu quarto. Coloque uma fechadura nele. "Ah, mas não posso levar mulher pra lá?". Motéis existem para isso.
Responda-o
Esse Minerim não perdoa ninguém! shuASHuashAUSHaushAUSHaushUAS

Rooster, você tem um relato publicado que possa respostar aqui? Ficaríamos muito gratos por isso.
Responda-o
Lyonheart, mantenho minha posição inicial. Sua renda é muito curta pra vc sair de casa agora, melhor trabalhar no seu desenvolvimento e engolir sapos.

A vida vai te bater mais forte do que você apanha em casa, acredite.

Se quiser me add no skype que trocamos ideia: reiloki_1
Responda-o
Confrade, eu estou há muito tempo sem acessar esse fórum mas lendo o seu relato precisei vir aqui te advertir de algumas coisas:

- VOCÊ está prestes a fazer a maior CAGADA da sua vida.

Em primeiro lugar, não se deve cursar uma Universidade financiada. Ou você cursa um bom curso em Universidade Pública ou vai arrumar um trabalho. A verdade é que o diploma é uma grande ilusão para a quase totalidade dos cursos. Talvez hoje, no Brasil, só Engenharia e Medicina em Universidades Públicas compensem o tempo perdido para conseguir esse papel. Como já disseram acima, se você for fazer FIES seu ponto de partida na vida será uma dívida acumulada GIGANTE. Me faça um favor: não pague por um curso universitário. O dinheiro será melhor investido em você.

Em segundo lugar, vai ser mais barato resolver o problema do seu pai. Imagina só o quanto você está sendo cuzão, com o devido respeito: na primeira vez que teu pai fica na merda, viciado em álcool, você já quer dar o fora. A vida é um saco. Imagina se você fosse um homem de meia-idade, divorciado, tendo que trabalhar para sustentar filhos que não vão muito com a sua cara. A primeira coisa que você ia procurar seria um refúgio, uma válvula de escape. Na nossa sociedade, a válvula de escape mais fácil e acessível ao homem é a bebida alcoólica.

Na Real, vá até uma sede dos alcoólicos anônimos mais perto da sua casa. Acompanhe um reunião e se você achar que vale a pena, leve o seu velho até lá e ajude ele a ir até lá por algumas semanas.

O resto eu nem vou comentar. Você quer comprar uma MOTO, MORAR SOZINHO, LEVAR MULHER PRA CASA antes mesmo de conseguir passar na porra de um VESTIBULAR decente?

Se liga, meu brother. A vida não é um playground, não é o Facebook, nem o Instagram, nem a novela Malhação.

Esses luxos que você está querendo são inacessíveis para 97% da população jovem masculina brasileira.

Se você quer usufruir disso na vida, terá que ser muito disciplinado e se preocupar em ganhar dinheiro antes de mais nada.

Para quem nasceu pobre, pegar mulher deve ser uma preocupação mínima. Se vier fácil, pegou. Se for difícil, deixa pra lá. No futuro haverão outras.

Suas preocupações nessa fase da vida até os 28 anos devem ser exclusivamente essas três:

GANHAR DINHEIRO, CUIDAR DA SUA SAÚDE E ADQUIRIR SEMPRE MAIS CONHECIMENTO.

É isso que vai te fazer feliz.

Espero que meus conselhos tenham sido úteis.

Atenciosamente, Hunter.
Responda-o
Se vc quer mesmo ir morar sozinho, a dica é essa: seja sovina, muito sovina. Se for possível, economize 100% do seu salário. Corte todos gastos desnecessários, renuncie a alguns prazeres da vida por um tempo: baladas, festas, GPs, cervejas, amiguinhos de bar...renuncie a tudo por um período. Faça horas extras. Invista no seu desenvolvimento profissional (se qualifique) para conseguir empregos melhores. E vá juntando dinheiro.

É sacrifício. Mas vale a pena. Eu moro sozinho e digo: nada como ter o que é seu, seguir o seu próprio caminho. Mas o caminho que eu segui para ter isso foi esse.
Responda-o
(19-11-2015, 01:53 AM)Bean Escreveu: Com essa grana vai passar fome.

Com o FIES o ponto de largada do seu futuro é uma dívida gigante.

Vamos lá:

Aluguel em um cafofo R$ 300,00 mensais.
Telefone: R$ 15,00 mensais.
Luz: R$ 50,00 mensais.
Água: taxa mínima vou chutar R$ 30,00.
Alimentação: R$ 350,00 para passar o mês sem frescura mas comendo comida razoavelmente boa, arroz, feijao, batata, cebola, alface, ovo. Carne somente 1x na semana e 2 domingos por mês. Sem refri, sem miojo, sem cantina, sem frescura.
Roupa: R$ 40,00 mensais, sim não da para comprar nada no mês, mas nao é todo mês que você vai comprar roupa, somente quando começar a se desfazer.
Internet: Para estudos indispensável R$ 40,00.
Locomoção: Tudo apé, se mora muito longe da faculdade vou chutar R$ 60,00 mensais, passe de busão com carteira de estudante.
Estudos: Xerox, caderno, caneta, lapis, borracha, lapiseira, e frescura que os professores pedem R$ 20,00.
Gás: R$ 15,00 mensais, sendo R$ 60,00 o botijao coloque duração de 4 meses. Você irá fazer toda a sua comida, não vai ter dinheiro para almoçar fora.
Produtos de limpeza: Sabonete e sabão em pó. R$15,00
Gastos extraordinários: Uma lâmpada quebrada, uma cópia de chave, uma azulejo quebrado, um copo trincado, um prato estourado. R$ 25,00.

Faltou ainda pasta de dente, desinfetante, gilhete, desodorante...

Festas, cervejas, ostentação, brincos, colar, pulseira, e gel no cabelo você não vai ter dinheiro para comprar, se esquecer as luzes ligadas durante um final de semana inteiro, vai levar um rombo no orçamento, se estragar a comida vai passar fome, se quebrar todos os copos lavando vai tomar agua na colher. Se ficar doente não vai poder comprar remedio vai precisar catar plantas medicinais no vizinho.

Só você sabe se vale a pena.

Obrigado pelos cálculos e eu estava pensando em gastos semelhantes.

(19-11-2015, 03:53 AM)bergergabriel Escreveu: Não sei qual o problema que te faz querer sair de casa, todavia, nao é melhor resolver o problema familiar ao invés de fugir dele? Em suma, eu não sei qual é o problema e se você pode resolver, mas morar sozinho hoje é algo muito difícil, melhor você ter paciência e ficar em casa.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Esse é o grande problema, ter paciência. Estou frequentando a igreja e orando muito a Deus por isso.

(19-11-2015, 04:45 PM)Max Hammer Escreveu: Não compensa.

1k pra morar sozinho é foda. Sem contar a pior sensação que existe nessas situações, que é sair da casa dos pais, não segurar a onda e depois voltar com o rabo entre as pernas. Aguente, engula o choro e fique em casa. Não por amor, e sim pq é conveniente. Esse papo de que morar sozinho é dignificante e construtivo só é verdadeiro quando vc tem condições pra ter um mínimo de conforto e dignidade.

Eu mesmo moro sozinho por necessidade (moro em cidade diferente dos meus pais) e tenho uma boa renda pra os padrões brasileiros. Se pudesse, estaria na casa da minha mãe sem nem pensar a respeito. Economizaria, por baixo, uns 1,2k fácil.

"Ah, mais meus pais são uns paus no cu". Ignore. "Ah mais quero um canto pra chamar de meu". Seu quarto. Coloque uma fechadura nele. "Ah, mas não posso levar mulher pra lá?". Motéis existem para isso.

Confesso que a minha primeira conclusão esta sendo essa, 1k esta muito a nível de sub existência.

(19-11-2015, 10:36 PM)Loki Escreveu: Lyonheart, mantenho minha posição inicial. Sua renda é muito curta pra vc sair de casa agora, melhor trabalhar no seu desenvolvimento e engolir sapos.

A vida vai te bater mais forte do que você apanha em casa, acredite.

Se quiser me add no skype que trocamos ideia: reiloki_1

Por enquanto eu acho que vale mais apena pegar o dinheiro do aluguel e guardar. Estou desanimado com a ideia.
Não possuo skype mais obrigado pela prontidão.

(20-11-2015, 10:08 AM)the_hunter Escreveu: Confrade, eu estou há muito tempo sem acessar esse fórum mas lendo o seu relato precisei vir aqui te advertir de algumas coisas:

- VOCÊ está prestes a fazer a maior CAGADA da sua vida.

Em primeiro lugar, não se deve cursar uma Universidade financiada. Ou você cursa um bom curso em Universidade Pública ou vai arrumar um trabalho. A verdade é que o diploma é uma grande ilusão para a quase totalidade dos cursos. Talvez hoje, no Brasil, só Engenharia e Medicina em Universidades Públicas compensem o tempo perdido para conseguir esse papel. Como já disseram acima, se você for fazer FIES seu ponto de partida na vida será uma dívida acumulada GIGANTE. Me faça um favor: não pague por um curso universitário. O dinheiro será melhor investido em você.

Em segundo lugar, vai ser mais barato resolver o problema do seu pai. Imagina só o quanto você está sendo cuzão, com o devido respeito: na primeira vez que teu pai fica na merda, viciado em álcool, você já quer dar o fora. A vida é um saco. Imagina se você fosse um homem de meia-idade, divorciado, tendo que trabalhar para sustentar filhos que não vão muito com a sua cara. A primeira coisa que você ia procurar seria um refúgio, uma válvula de escape. Na nossa sociedade, a válvula de escape mais fácil e acessível ao homem é a bebida alcoólica.

Na Real, vá até uma sede dos alcoólicos anônimos mais perto da sua casa. Acompanhe um reunião e se você achar que vale a pena, leve o seu velho até lá e ajude ele a ir até lá por algumas semanas.

O resto eu nem vou comentar. Você quer comprar uma MOTO, MORAR SOZINHO, LEVAR MULHER PRA CASA antes mesmo de conseguir passar na porra de um VESTIBULAR decente?

Se liga, meu brother. A vida não é um playground, não é o Facebook, nem o Instagram, nem a novela Malhação.

Esses luxos que você está querendo são inacessíveis para 97% da população jovem masculina brasileira.

Se você quer usufruir disso na vida, terá que ser muito disciplinado e se preocupar em ganhar dinheiro antes de mais nada.

Para quem nasceu pobre, pegar mulher deve ser uma preocupação mínima. Se vier fácil, pegou. Se for difícil, deixa pra lá. No futuro haverão outras.

Suas preocupações nessa fase da vida até os 28 anos devem ser exclusivamente essas três:

GANHAR DINHEIRO, CUIDAR DA SUA SAÚDE E ADQUIRIR SEMPRE MAIS CONHECIMENTO.

É isso que vai te fazer feliz.

Espero que meus conselhos tenham sido úteis.

Atenciosamente, Hunter.

Primeiramente eu agradeço pela sua opinião que foi de grande valia.

Eu concordo com a sua opinião sobre o financiamento, foi realmente uma cagada que fiz no começo do ano. Cursei economia, mas pela distancia e dificuldade de conseguir emprego na área eu acabei largando. Não foi de tudo perdido, tive contanto com um vasto conhecimento que inclusive me iluminou a tomar minha decisão de ano que vem cursar uma faculdade de Engenharia. Mais confesso que faltou cautela da minha marte, apesar de que muito dos instrumentos de analises que empreguei na hora de procurar um emprego adveio do pensamento de um economista.

O problema é que eu ja desisti do meu pai, já ajudei e acreditei nele muito. Por base, internamos ele em um centro de reabilitação, assumi a responsabilidade em casa como homem e tive de fazer as coisas básicas e pagar as contas mais pesadas, problemas de saúde da minha mãe se agravaram também na época, então foi mais difícil sem ele por perto. Quando ele voltou ele estava bem mais depois de um tempo virou a pessoa de antes e isso me fudeo psicologicamente por um tempo, atualmente eu realmente não me importo mais com ele.

Eu vou me atentar no seus conselhos confradre e nos seu trés pilares. Obrigado pelo alerta. 

Idea

Bem meus caros, eu já não estou mais tão animado. Quando o curso começar e eu ver que a distância esta me matando ou que as charopises dos meu familiares estão me prejudicando na hora de estudar e descansar, então eu terei de tomar uma decisão. Obrigado pela contribuição de todos nessa ajuda em um dos momentos mais cruciais na vida de um homem. 
Responda-o
(19-11-2015, 10:26 PM)Loki Escreveu: Esse Minerim não perdoa ninguém! shuASHuashAUSHaushAUSHaushUAS

Rooster, você tem um relato publicado que possa respostar aqui? Ficaríamos muito gratos por isso.

Publiquei o relato, bem longo por sinal, no antigo HR. Acho que já se perdeu.

Quando eu tiver saco pra escrever a história novamente, eu posto.
Responda-o
1000 é muito pouco, uns 1300 dava pra arriscar

Normalmente é o certo aturar algumas encheções de saco de seus pais, o problema é quando a irmã acha que tem moral pra encher o saco, e quando no dia a dia vc ve que ela é quem é a queria privilegiada, o que mais remói por dentro é raiva e revolta.

Use essa força pra estudar e um dia esfregar na cara se algum lhe julgar errado.

Espere um pouco.
Responda-o
Up
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o
To morando sozinho mas é minha mãe que tá me ajudando. Saber que tu tem um canto só seu e que pode fazer o que bem entender é formidável.

O pequeno problema que tenho são meus parentes, que no presente momento eu estou ''na mão'' de um deles.

Minha mãe comprou essa casa na qual eu estou de um tio que faleceu há pouco tempo, que no caso, todos os parentes não sabiam para quem ia ficar a casa - e na hora do veredito (quando ele morreu) todos ficaram com aquela dúvida no ar: ''DE QUEM VAI SER A CASA?'' Pelo simples fato de meu tio dar moral pra todo mundo;

- Ele dava dinheiro para as pessoas
- Ele ajudava todos os parentes

Daí surgiram as dúvidas de pra quem realmente a casa ficaria
E foi aí que minha mãe abriu o jogo e mostrou o papel de compra e venda da mesma.

Não temos boas relações porque todos eles tem inveja de minha mãe. Só porque ela tem uma casa num condomínio que nenhum dos parentes conseguiu comprar já gerou um remorso fora do normal em todos eles.
E eles não entendem também como ela consegue e conseguiu tanta coisa só fazendo faxina.
Mas isso é outra história...

Voltando ao ponto de que estou ''na mão'' de um parente; aqui é tipo uma ''vila'' se assim posso dizer. Há um portão e minha casa e em cima tem a casa desse parente. O problema, é que o tio que faleceu foi muito burro se assim posso dizer. Ao invés dele ter colocado a caixa d'água em um local mais certo e que não dependesse de ninguém, ele preferiu ser preguiçoso e pedir para esse parente colocar a caixa d'água da casa de baixo (a minha) no terraço da casa de cima (a desse parente) - ou seja, por enquanto... eu ''faço o jogo deles.''

Tô metendo o lobo em pele de cordeiro e me fingindo de bom mocinho. Hoje, varri a porra toda e ajudei ele a carregar uns cacarecos que ele havia deixado na frente de casa, pois, ele está fazendo um portão para enfim ficarmos livres uns dos outros. 

O que eu e minha mãe precisamos fazer para ficarmos livre dos parentes de vez:

- Tirar a caixa d'água de cima da casa deste parente
- Esperar ele terminar de fazer o portão dele

O mais foda, é que por exemplo: Minha casa está no centro. Em cima tem um parente, a esquerda tem a casa de um parente, a direita também tem a casa de outro parente (todos de cuzagem com minha mãe) ou seja, eu falo um ''bom dia'' bem pau no cu para todos (quando os vejo) e sigo minha vida.

Ano que vem vou pras forças armadas e, com a merreca que eu ganhar da para ir ajeitando meu barraco aos poucos. 

Aqui também tem garagem e isso é bastante proveitoso.

Abs.
Responda-o
Up neste tópico p discutir mais experiências sobre as vantagens, dificuldades, gastos, a agonia de poder perder o emprego e ainda ter parcelas p pagar da casa, etc

Responda-o
Atualiza a parada ai Chivunk
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Morar sozinho se resume em:

- Pagar contas.

- Cozinhar, coisa que começa como um fardo e tem potencial para se tornar um hobby, algo prazeroso (se tornou pra mim).

- Lavar (louça, roupas, privada, outras partes da casa)

- Passar roupa

- Limpar (varrer, tirar o lixo, etc)

E é isso. Você se torna auto suficiente, o que é positivo. Além disso você tem seu próprio canto onde vai poder ter suas coisas e ninguém vai meter o bedelho.

Conselho: não transforme sua casa em balada e nem em motel.
Responda-o
(17-11-2015, 05:07 PM)lyonheart Escreveu: Prezados,

Venho passando por muito estresse morando com meu pai e irmã, penso severamente em morar sozinho, mas eu ganho muito pouco. Gostaria de saber se tem algum confrade ai que já passou ou passa por situação semelhante, vale a pena alugar uma casa fuleira e passar por apertos e entre ponto viver uma vida mais sossegada ?  Ou o suicídio financeiro vai acabar comigo ? 

Meu salário gira em torno de R$ 1000~ e moro ao redor da cidade de São Paulo. 

Peço perdão se postei no forum errado.

Falo pela minha experiência confrade. Com 16 anos eu não suportava morar com meus pais, como sempre trabalhei decidi contruir um "barraco" na parte lateral visto que a casa era de esquina, construi um quarto com banheiro e uma pequena cozinha, com 18 anos me mudei pra lá. Então passei a pagar pra minha mãe lavar as minhas roupas e fazer minha comida, acabou a perturbação no meu juízo, tinha liberdade pra levar a minha namorada alguns amigos, tomar minhas cervejas, ouvir minhas músicas em paz depois comprei minha casa, me separei vendi e fui morar de aluguel, depois me casei de novo, e pra economizar voltei a morar no barraco que estava sendo ocupado por um dos meus irmãos (o barraco estava do mesmo jeito, sem reboco, com o piso vermelhão, cru como eu deixei quando saí). 4 anos depois quando saí de lá deixei meio que uma casa feita, aumentei todos os cômodos, fiz garagem e área de serviço individual, porcelanato, estava reformado e planejado e renderia um otimo aluguel e assim fiz... alugo e os valores são revertidos em 50% aos meus pais os outros 50%  ficam pra abater o valor que gastei pra construir e reformar (sendo assim não tive prejuízos) se a casa é propria você pode investir dessa forma, sairia bem mais em conta do que se você fosse pagar aluguel, vc teria sua privacidade sem que ninguém te pertube. 

Se tornar independente de pai e mãe é o primeiro passo para se desenvolver, ter maturidade e assumir compromissos é essencial. Se não está confortavel viver com seu pai e irmã não se acomode, não espere acontecer, vá atrás do que você acha ser melhor pra você, se isso pesar financeiramente já é um ponto de partida para que corra atrás de algo melhor.
Responda-o
Melhor coisa que qualquer homem pode fazer, independente das circunstancias. Mesmo que fique 'com a agua entre o nariz e a boca'.

Recomendados:

A 'extinção' da Real: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6773

Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
Responda-o
Morar sozinho é muito bom para o desenvolvimento pessoal, contanto que:

1. Você não entre em dívidas por isso;

2. Você não vá fazer isso por causa de mulher.
Responda-o
Vou mandar uma Real:

Não faça isso pensando em mulher!

Um tio me disse uma vez: "Mulher você leva pro motel, não pra sua casa."

Qualquer vadia, marmita e etc., você come no motel. Mesmo que tenha sua casa, cuidado com isso. Você só vai despertar o interesse da vadia.
Sempre leve pro motel, assim logo após a gozada você já pode tranquilamente se livrar dela.
E se você é Beta e não está conseguindo vadias pra fuder, não ache que morar sozinho vai mudar alguma coisa nesse departamento. O que aparecer de novo será apenas vadias de última categoria.

OBS:
Pra quem aqui pensa em fazer algum grande investimento, seja um estudo fuderoso pros mais jovens, abrir uma empresa pros mais velhos, investir algum dinheiro... morando na casa dos pais você tem um zilhão de facilidades, pode morar/comer de graça, e ter todos os serviços de mão beijada. Pese tudo antes.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] Morar sozinho - O início Merdingo 59 19,670 30-12-2023, 02:18 PM
Última Postagem: Minerim
  Vale a pena morar sozinho? Novo Mundo 47 12,660 24-12-2023, 05:24 PM
Última Postagem: Novo Mundo

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)