Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Casa, moradias e aluguéis
#1
Big Grin Big Grin Big Grin

Um dos sonhos masculinos : a compra de sua casa, de seu apartamento, de seu apê. A compra de seu terreno, de seus metros quadrados, que ele pode chamar de seu. A compra de um lugar onde ele pode construir a sua vida, operar, ter filhos, constituir família, viver, etc.

[Image: 1e38d2f79a9f452e1c8170c6fac4e428.jpg]

Esse tópico tem como ideia discutir sobre compra de casas, financiamento de casas, casas baratas, casas caras, favelas, casa na cidade, casa no interior, precauções ao comprar uma casa, dicas para construir sua casa, etc etc

Um fascínio masculino poder chamar de sua uma casa grande, dois andares, quatro cômodos, que inspira à conforto, à segurança, à independência, à oportunidade, à paz, à porto seguro. Dependendo da casa ou do apartamento, tem-se a ideia de conforto, beleza, uma atmosfera segura. 

A casa/ apartamento é algo tipicamente masculino ou feminino? Essas belezinhas no Brasil custam caro. Um bom imóvel não custa menos que 100 mil. Alguns médios imóveis custam por volta de 45 a 60 mil! 

É um sacrifício resolver o dilema da moradia no Brasil, ainda mais com as crises no mercado imobiliário, a bolha, desemprego, dívidas crescentes, aluguéis caros, etc.

Perguntas tais como : Devo ir para o aluguel? Como financiar para obter a minha casa? Qual o melhor negócio a fazer? Uma "casa" de 20 mil vale a pena? Como sair do aluguel?

Por que muitos jovens homens nesse huezil não estão preparados para lidar com esse dilema da moradia? Morar com a mãe até os 35 anos? Pagar aluguel até o resto de sua vida, garantindo ao dono um lucro de mais de 100 mil reais? Por que tantos aluguéis no Brasil?

[Image: arrendamento_moradia_t2_porto_penafiel_o...976078.jpg]

O pai conversa com o seu filho em relação à temática da casa, do planejamento de obtenção de sua moradia, de seu teto? Há alguém a se dispor na família para ajudar um jovem que quer ter seus metros quadrados em paz, sem viver em uma dívida cíclica interminável chamada aluguel?

O que mais vejo crescer é o mercado dos aluguéis, principalmente na época de crise. O número de favelas só aumenta. Perto de onde eu moro atualmente, tem uma favela com vários barracos. Nos últimos meses, mais um barraco encima do outro, e mais outro, e mais outro, etc. Muitos conhecidos meus vivem a agonia de pagar aluguel. 

[Image: images?q=tbn:ANd9GcRy_oB_Nl-FRAXt6e0z92Y...nm44bN6b4Q]

Muitos se cansam de tantos impostos, inclusive a dificuldade que o homem tem em ter a sua casa, a sua moradia. Alguns tem poder aquisitivo e preferem morar em favelas ( comunidades), talvez por ódio e insatisfação com a atual conjectura brasileira, com infindáveis impostos e roubalheira política.

O sonho da casa própria no Brasil é realidade? O quão dificultoso se dá essa realização desse sonho masculino? Como podemos analisar a realidade brasileira?? Big Grin A seguir .... 

Obs: Eu não sou expert no assunto. Espero que um tópico como esse possa ser enriquecedor. De fato, o mercado imobiliário e essas belezinhas chamadas casas me fascina!
Responda-o
#2
O ideal de uma casa é que os cômodos principais fiquem embaixo...

Sala, cozinha, sala de jantar ou agregado (Cozinha e sala de jantar) e garagem.

Em alguns países como o Canadá, por exemplo, é comum ver casas onde o subterrâneo é aonde você recebe seus amigos e familiares, ninguém vem no seu quarto e tem acesso a suas coisas que ficam no andar de cima.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#3
(14-07-2017, 06:55 PM)Ph da Real Escreveu: Alguns médios imóveis custam por volta de 45 a 60 mil! 
Só se for no Acre.
Tópico mais que interessante. Acho que vai render. Principalmente sobre aquele cálculo que os malucos da economia fazem sobre se vale a pena pagar aluguel ou juntar uma tonelada de dinheiro e comprar.

Responda-o
#4
De qualquer forma não é barato viver no Brasil.

Partir pro aluguel pode ser provisório, é bom quando se está solteiro, mas em alguns poucos meses você vai pagar o investimento do cara que construiu a casa para você morar nela.
Casa alugada, na minha opinião só vale em dois aspectos:
1. Quando não há chances de recuperação do investimento no local, ou seja, você vai gastar muito pra construir e não vai ficar ali por muito tempo, e também a valorização do local é muito baixa. (Município ou bairro com pouco desenvolvimento urbano)
2. Quando o aluguel te traz benefícios como: Condomínio com vagas na garagem, segurança na porta, um espaço para lazer dos seus filhos ou o seu lazer.

De resto é bom pensar em investir em terrenos (legalizados obviamente), onde mesmo com o terreno parado e vazio se aproveita a valorização do local. (à medida que o desenvolvimento local acontece)
Construir te garante que você tenha uma casa do jeito que você mesmo planejou, te livra de imprevistos e reformas que as vezes saem mais caras que o investimento na construção nova.

Fora o fato de que se você, assim como eu, gosta de coisas modernas, gadgets e outros aparelhos dentro de casa, é o melhor investimento a construção do 0.

Tudo depende também da urgência da moradia.

Você precisa pra AGORA? AGORA?

More no lugar mais barato possível e não se preocupe com conforto... se você for solteiro então, planeje só o básico do básico.
E não se preocupe o que os outros ou mulheres vão achar disso, já vi muita gente de bike sem freio e pneu careca arrastar meio mundo em influências com pessoas e contato com mulheres. Não estou pedindo pra você ser low profile ou entrar no modo monge, só estou pedindo pra você usar sua prudência de acordo com as suas reais necessidades.
Use o restante do investimento que você teria em um lugar mais confortável para construir ou almejar um espaço melhor como um apartamento comprado onde você só paga condomínio (que tem seus benefícios).
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#5
Bom tópico, Como sou corretor e se aparecer alguma duvida ajudarei a sanar caso precise.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#6
Sobre aluguel, de antemão já ressalto a importância de um contrato bem feito. Muitos proprietários e inquilinos estão se dando mal porque, ou não fazem contrato (tudo verbal), ou fazem um que é deficiente. Aí o dono não consegue cobrar eventuais dívidas, e o locatário não tem como exigir uma benfeitoria, por exemplo.

Papel é poder, senhores.

Sobre o valor dos imóveis, alguém me corrija se eu estiver errado, mas penso que só o valor do terreno pra construir já é alto o bastante pra tornar a compra pronta uma opção melhor.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#7
Bom tópico. Seguindo.
________________________________________________________________________________

Por muito tempo tratei como pedra preciosa o que era, na verdade, apenas um pedaço de carvão.

E na escuridão da noite é que assumo minha melhor forma. BURN!
Responda-o
#8
Isso é só uma historinha que vou contar:


Vamos supor que você tenha 400 mil.

Você compraria um imóvel ou aplicaria esse dinheiro?

Eu aplicaria.

Com esse dinheiro aplicado dá pra pagar um aluguel e sobra. Continuo com 400 mil e mais um excedente.

Se eu comprasse um imóvel eu perderia liquidez e não teria excedente. O mercado pode cair, pode se valorizar também...
Responda-o
#9
Uma casa de 300 mil em 30 anos deve ficar por volta de uns 700 mil.

Aí você tem que vender por pelo menos 2x esse valor. Ou seja, sua casa de 300 mil teria que se valorizar quase 5x mais. Vai ser bom especulador assim na China.

Pega o dinheiro que iria pagar nas parcelas simule com juros compostos.

O ideal é juntar todo dinheiro e aplicar em algum produto financeiro. Mas pra guardar tudo isso, se você não tem onde morar vai gastar também com aluguel.

De qualquer forma você vai ter que fazer uma escolha.
Responda-o
#10
O confrade Gekko do FdB já comentou sobre moradia com os pais. Ele disse que se deve morar com os pais o maior tempo possível a ponto de conseguir sair bem e não precisar voltar mais caso não der certo.

Não tem nada de mais morar com os pais desde que você ajude com as despesas. É como se você fosse dividir os gastos morando fora com alguém por exemplo só que com seus pais.
Responda-o
#11
Agora se você quer ter sua liberdade trate de sair da casa dos seus pais, pois enquanto tiver morando com eles deve respeitar as regras deles.
Responda-o
#12
Alguns vídeos sobre o assunto.













"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#13
(15-07-2017, 03:02 PM)Bean Escreveu: Alguns vídeos sobre o assunto.














Basicamente o que eu tentei falar...

Podem fazer simulações com 1.2 a.m no mercado de ações, isso eu garanto.

Agora terreno já é outra história, aí vale a pena especular. Mas sempre comprando a vista e nao comprometer mais que 20% do patrimonio total.
Responda-o
#14
alugar melhor que comprar? EHUAHUHAUHAUHUEHEUHEUHEUHEUHEUHUE

puta merda...
Responda-o
#15
Eu vou fazer um breve cálculo matemático para termos noção do que é financiar um imóvel.


Imóvel em questão:
Valor: R$ 300.000
Financiado por 20 anos.
taxa de juros 10% ao ano. (Acho que isso é até otimista)


Fazendo um cálculo simples de progressão geométrica, considerando apenas aumento no valor total do ano com essa taxa, no final de 20 anos após pagar a última parcela você terá pago a quantia de:

R$ 859.125

300k virou 860k


Eu fiz o cálculo mais simples possível de progressão geométrica, não sou corretor de imóveis nem nada disso, sou apenas matemático. Pelo que li agora com exemplos práticos, a situação fica até um pouquinho pior para o comprador.

O Gângster acima disse que é corretor, pode corrigir o meu cálculo se for o caso.



EDIT:
Supondo que pra essa mesma casa de 300k o aluguel seja de R$ 1200, o preço do financiamento daria para pagar 716 meses, o que corresponde a 59 anos e meio.

Novamente, são cálculos simples desconsiderando algumas coisas de economia. Mas isso é para ter uma noção.
Responda-o
#16
AQUI VOCÊS PODEM SIMULAR UM FINANCIAMENTO NA CIDADE DE VOCÊS: http://www.financiamento.com.br/simulador/index.php

Sugiro utilizar o valor de 360 meses que é bem de longo prazo, sem entrada, 90% financiado e idade de 21 anos. Assim fica padronizado os nossos calculos para comparar com investimentos.

Eu simulei um imóvel de 300 mil e os melhores resultados foram:

Taxa anual: 8,70%
Primeira parcela: 2.761,43
Última parcela: 829,28
Renda Bruta Mensal: R$ 9.204,75

Utilizei esta calculadora para ver quanto ficaria o valor final: http://www.calculadorafacil.com.br/finan...de-imoveis

Utilizei como padrão 10% de entrada (30.000,00), 360x e taxa anual de 8,70%. Nos outros valores eu não mudei, façam o mesmo para padronizar.

O valor final deu 623.328,75.

A parcela final deu uma pequena diferença do outro site, insignificante... Aqui a parcela final ficou 755,44.

Agora pra fins de padronização, vamos pegar a última parcela e aplicar na Bolsa de Valores e simular uma valorização média de 1,20% ao mês sem valor inicial, apenas com aporte mensal.

Utilize esse simulador: http://www.clubedospoupadores.com/simula...-compostos

Os resultados foram impressionantes!

O poder mágico dos juros compostos, fantástico, é a 8a. maravilha do mundo.

Total investido:  R$ 271.958,40 
Total ganho em juros:  R$ 4.278.298,34 
Total:  R$ 4.550.256,74

Agora você jovem daqui 30 anos será milionário, vai andar de carrão, viver numa casa melhor do que a que você pensou eem financiar pagando com juros dos otários que financiaram. Além disso irá viajar e provavelmente estará aposentado antes da maioria!

Ser coroa nunca foi tão ruim assim!

Basphore vai tomar no SEU COOL! Contra números não há argumentos, apresente seus números palhaço!

rsrs!
Responda-o
#17
(15-07-2017, 10:38 AM)Roland Escreveu: Sobre aluguel, de antemão já ressalto a importância de um contrato bem feito. Muitos proprietários e inquilinos estão se dando mal porque, ou não fazem contrato (tudo verbal), ou fazem um que é deficiente. Aí o dono não consegue cobrar eventuais dívidas, e o locatário não tem como exigir uma benfeitoria, por exemplo.

Papel é poder, senhores.

Sobre o valor dos imóveis, alguém me corrija se eu estiver errado, mas penso que só o valor do terreno pra construir já é alto o bastante pra tornar a compra pronta uma opção melhor.

Concordo contigo que é melhor comprar pronto-porém se a compra do terreno for vantajosa e o dono mesmo construir certinho pode ser melhor o terreno- o respectivo sendo um bom pedreiro é claro.
Responda-o
#18
1 detalhe, já faz mais de 5 anos que venho estudando sobre investimento em renda variável. Já fiz diversas simulações e a a valorização média mais sensata que achei estudando sobre o assunto foi de 1,20% a. m.

Pra ter noção do quanto essa taxa acumula no período de 1 ano:

Simulação feita nessa calculadora sem pro-rata:
http://calculoexato.com.br/parprima.aspx...SobreValor

Aplicação de juros compostos de 1,200% ao mês, não considerar, entre 16-Julho-2017 e 16-Julho-2018 sobre o valor de R$1.000,00

Valor original: R$1.000,00
Valor com juros: R$1.140,21
Memória do Cálculo


Juros

Juros percentuais (JP) = 14,02121 %
Valor dos juros (VJ) = VA * JP = 140,2121
Valor total com juros = VA + VJ = R$1.140,21

Observações sobre os juros:
Fórmula dos juros compostos: Juros = ((1 + taxa / 100) ^ períodos) - 1
períodos = 11 (de Agosto-2017 a Junho-2018)
Juros = ((1 + 1,20000 / 100) ^ 11) - 1 = 14,02121 %
Responda-o
#19
E por último vale discutir algumas questões:

O dinheiro gasto com aluguel enquanto você abre espaço pra investir em renda variável ele vai literalmente para o bolso do proprietário.

Porém você faz isso porque sabe que no futuro terá 4 milhões e não um imóvel velho com pouca liquidez.
Responda-o
#20
Também não foi contabilizado os dividendos e proventos reinvestidos no mercado de ações.
Além disso tem que levar em conta o fator psicológico e conhecimento sobre o mercado de ações!
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)