Avaliação do Tópico:
  • 4 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FIXO] Motos - Dicas & Experiências
#1
Em conversa com o Diamante, surgiu a ideia deste tópico, que serve para compartilharmos experiência de quem tem moto, ou pretende comprar uma.

Venho de longa data com motos, porém vou comentar apenas sobre as que eu já tive.

- Honda Biz + 2007 125cc.

[Image: honda-biz-125-mais-preto-2007-gasolina-b...072d47.jpg]
*imagem ilustrativa

Boa moto para corridas dentro da cidade, principalmente em cidades com o trânsito travado.

Ótima mobilidade e tranquilo para estacionar em qualquer lugar.

Por sem o modelo +, a mais completa, tem partida elétrica (não precisa bater pedal) e freio a disco na frente garantindo segurança na hora de frear, principalmente no molhado.

A maior vantagem em relação às outras motos de baixa cilindrada é o espaço pra colocar o capacete embaixo do banco, além de caber muita coisa ali dentro, quando precisa entrar em algum local não precisa ficar segurando o capacete.

Nunca fiz média, mas passa do 30km/l tranquilamente na cidade.

Fiz uns pequenos tiros curtos na rodovia, de final ela chega a 130km/h no painel aproximadamente, a real deve ficar entre 110 a 120km/h. Forçando no limite faz em média 25km/l.

Se fica muito tempo no sol durante o dia desbota o painel. Um novo, original na honda está 550 reais. Pode ser trocado apenas o acetato (manobra caseira).

Manutenção muito barata.
Troca de óleo a cada 1000km, por 30 reais.
Troca de pneus, dianteiro a cada 20mil km, e traseiro a cada 10mil km, 220 reais o par.
Kit relação completo (coroa, corrente e pinhão) 110 reais de marca boa, a cada 15 ou 20 mil km.
Kit escovas de partida, com troca, aproximadamente 70 reais. Tive que trocar os da minha com 15mil km.

Valor da moto: de 4mil a 4800 reais uma em ótimo estado usada.
Ipva + dpvat = 450 reais aproximadamente

**os valores podem variar entre regiões.

- Honda CBR 600rr 2008

[Image: honda_cbr_600_rr_2008_americanacarros_65...928419.jpg]
* imagem ilustrativa

Minha musa inspiradora, deusa dos meus sonhos até hoje  Big Grin

Moto de final de semana, devido ao alto custo de manutenção, índice de roubos..

600cc, 120cv.

Embora a 600cc seja mais tranquila que a 1000cc pra manobrar, ainda é um sufoco pra usar no trânsito, porque o guidon dela vira muito pouco, fora o medo de dar uma raspada nela, que tudo é caro.

Esquenta bastante no trânsito, se o cara tá de calção é foda, sem contar a dó da moto naquele calor.

Pra estacionar também é meio ruim em função da posição de pilotagem, meu caso (1,78m) fico com a ponta dos pés no chão pra manobrar, dá um medo da p* de cair.

0 a 100km/h em poucos segundos, de primeira corta em 120km/h, de segunda 170km/h, de terceira nunca tentei. Final aproximadamente 286km/h.

Manutenção extremamente cara.
Pneu traseiro 700 reais a cada 10mil km.
Pneu dianteiro 500 reais a cada 20 mil km.
Troca de óleo a cada 3mil km 280 a 300 reais com filtro.
Por incrível que pareça eu pagava mais caro pra lavar, em torno de 40 reais.
Pastilhas de freio 200 reais

Peças que não troquei mas tenho noções:
kit relação > de 1000 reais
Seta (pisca) 250 reais
manete freio 200 reais
kit carenagens custa um rim e um pulmão.

Valor da moto: de 30mil a 36mil uma em bom estado usada.
Ipva + dpvat aproximadamente 1200 reais
Só anda com gasolina podium, gasolina comum ela fica embugando R$5,20 o litro

**os valores podem variar entre regiões.

______________________________________________
Já tive várias motos de trilha, dt180, dt200, frankstein, Stx, Crf230, caso alguém interesse eu complemento.
__________________________________________________________

CONTRIBUAM.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#2
[Image: maxresdefault.jpg]

Essa me apetece demais, caso alguém tenha uma HD 883, aceitando experiências.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#3
- Sobre motos, gostei mais desta. 

[Image: preta.jpg]
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
(02-10-2016, 03:32 PM)Diamante Escreveu: - Sobre motos, gostei mais desta. 

[Image: preta.jpg]

Qual modelo dessa e preço?
Responda-o
#5
É uma Boulevard, só não sei se é a 1800. Das custom eu tô meio por fora.

O Velho Logan tinha uma, se não me engano.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#6
Hoje eu pretendo comprar uma desta no médio prazo.

Kawasaki Z250

[Image: maxresdefault.jpg]
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#7
Ai o Jaquetinha, compra uma bela maquina, compra o seu macacao, compra o seu Shark ultra mega power, compra a tampa do oléo de cor diferente...

E sabe o que faz ?

Tira a moto para rodar... até o posto de gasolina mais badalado e sentar a bunda na cadeira para tomar Red Bull? Para lucrar cocotas ? Há não se engane meu amigo é para ganhar asas...

Não fiquem com raiva, depois eu volto para fazer comentários mais construtivos.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#8
(04-10-2016, 12:19 AM)Bean Escreveu: Ai o Jaquetinha, compra uma bela maquina, compra o seu macacao, compra o seu Shark ultra mega power, compra a tampa do oléo de cor diferente...

E sabe o que faz ?

Tira a moto para rodar... até o posto de gasolina mais badalado e sentar a bunda na cadeira para tomar Red Bull? Para lucrar cocotas ? Há não se engane meu amigo é para ganhar asas...

Não fiquem com raiva, depois eu volto para fazer comentários mais construtivos.

Por que esse rancor, cara?  Big Grin

Este tipo de coisa tem em todo lugar, não só no motociclismo.

E generalizar desta maneira também não é saudável.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#9
Com vocês o cara mais foda sobre viagens que já achei pelo youtube.

Preparem um charuto cubano, uma boa cerveja, amendoim para quem gosta e de um play.

Não vejam esses vídeos para tampar tempo ocioso... (recomendação minha)

Começando por aqui,












Vejam todos os vídeos dele...
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#10
Mais alguns aqui,









E agora o último vídeo dele de uma viajem de 20000 km que ele pretende fazer final do ano.



"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#11
Ótima iniciativa, confrade! Estou pensando em pegar uma.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#12
Motos é uma paixão...todo mundo que anda sabe porque anda, mas é difícil explicar a sensação para quem nunca andou...

Estava para comprar uma esportiva de entrada e testei as duas abaixo:

Yamaha R3 320cc
[Image: YZF-R3.jpg]

A R3 tem 20cc a mais que a Ninja, o que faz ela ter melhor arrancada e também velocidade final...possui uma posição de pilotagem mais ereta (leia-se confortável), leve para manobrar em qualquer velocidade...porém ela aparenta ser fina, o que tira um pouco a esportividade dela para quem procura uma moto mais robusta...eu tenho 1,91m de altura e pra mim ela ficou parecendo uma Titan com carenagem...não é uma moto ruim, pelo contrário, é uma ótima moto e com design bonito, mas não gostei dela...

Kawasaki Ninja 300cc
[Image: Kawasaki_Ninja_300_2013_032fe9240a.jpg]

A Kawasaki praticamente dominou o mercado de motos de entrada, já havia antes a modelo 250 desde 1983 para quem não conhecia e só agregou experiência para a marca até lançar a 250R que foi um sucesso de design e vendas e mais recentemente a 300 que humilhou a 250 de antes...A moto é mais robusta, um pouco mais pesada que a R3 e tem um efeito que parece ser VTEC na moto, o cara acelera acima de 6 mil giros e o ronco muda e a potência também, é moto feita para estar em alta rotação sempre (ela vai até 15 mil rpm e gosta de ficar no vermelho, contra 12 mil rpm da R3)...se colocar uma 300 e uma 600 lado a lado, não dá para dizer que ela é uma 300 vide imagem abaixo (a 600 é a da esquerda)...a moto é de porte grande mesmo, diferente da R3 que aparenta ser moto pequena mesmo lado a lado com outra grande (a finura dela estragou o desenho)

[Image: kawasaki-ninja-300-2013-special-edition-wallpaper-7.jpg]

Entre as duas, escolhi a Ninja 300...ainda não comprei ela por motivos $$$, mas ainda vou ter ela para passeios de final de semana certo...E não se enganem por ser moto 300cc e ter 2 cilindros apenas, a moto tem potência de sobra e manjando bem, dá para andar assim com elas:





E para quem quer aprender a andar de moto, recomendo e muito ver o video o Keith Code (também se manjar de inglês, ler o .pdf do mesmo) Twist of the Wrist II, tira muitas dúvidas sobre como funciona moto:




PDF BR: http://www.galeirosdosul.com.br/atwistof...nocabo.pdf
PDF EN: http://files.meetup.com/1510087/A+Twist+...ist+II.pdf
Responda-o
#13
Ja tive 4 250cc sem documentos agora importei a minha 125 com a papelada toda, e vou andar nela assim que lhe tratar da revisao, mas penso em subir a cilindrada para uma cbr ou uma ninja, ja testei as duas mas tenho as minhas duvidas.
[Image: signature.php]
Responda-o
#14
A grande vantagem da biz é o espaço embaixo do banco que quebra um baita galho, sem falar que a manutenção é barata e pau pra toda obra, ela é esforçada, aguenta um belo desaforo.

Motos esportivas são bonitas, mas não me encantam, a graça(para mim) são as trails.

Nunca andei em esportiva, mas a ninjinha(300) é bonitinha, da para enganar as gata e passar por 600 tranquilo...

Lander,

Spoiler Revelar


[Image: yamaha-xtz-250-lander-2014-azul-55b8b84fb955c.jpg]

Tenere

[spoiler]


[Image: yamaha_xt-660-z-tenere_xt-660-z-tenere_t...paligs.jpg]



E V-STROM 1000


[spoiler="Isso que é beleza"]


[Image: Suzuki_V-Strom1000_10.jpg]


[/spoiler]

[/spoiler]
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#15
Moto para uso diário tem que ser de baixa cilindrada no Máximo 250cc... caso contrário fica tudo absurdamente caro.

Gasolina, pneu, manutenção da um salto significativo no preço, sem falar em impostos e seguro.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#16
(21-11-2016, 08:11 AM)Chris Kyle Escreveu: Motos é uma paixão...todo mundo que anda sabe porque anda, mas é difícil explicar a sensação para quem nunca andou...

Estava para comprar uma esportiva de entrada e testei as duas abaixo:

Yamaha R3 320cc

Kawasaki Ninja 300cc

Por muito tempo estive de olho na Ninja 300. Preferência pela 2013 ou 2014, seminova em função do preço

A yamaha R3 descartei sem pesquisar, parece ser uma excelente moto, mas no preço de uma eu iria de 4 cilindros sem pensar duas vezes.

No Brasil é um absurdo o preço que pedem em motos. Me resta buscar uma em estado de nova com um preço mais "pagável".

Aqui na minha região uma 300 2013, aprox. 15000km rodados, está girando em torno de 14k, frente aos 22k de uma zero.

Só lembrando que a ninja 300, principalmente a 2013 veio com alguns "problemas", pois nem tudo é perfeito. Um deles é a famosa "ximada" nas reduções de velocidade, aquela tremida no guidão da moto, o que pode te proporcionar um belo tombo. Relatos de que substituindo os pneus por outros de melhor qualidade tem resolvido. Ou amortecedor de direção, que não vem original na moto, mas quem conhece sabe que custa um olho da cara.

Outra questão que deve ser observada é que ela "abre" as carenagens (foi corrigido nas mais novas), e carenagem no Brasil é sinônimo de MUITA dor no bolso, é MUITO CARO!

Então a principal dica ao pegar uma seminova é as carenagens, obviamente todo o restante deve ser observado, mas fuja de moto com carenagem avariada.

É uma excelente moto, mas como eu disse, é cara pelo que proporciona, a nova ZX10 tá saindo por 13 obamas la fora... e aqui 86 mil temers. É o que me põe o freio de não gastar com isso. Quem sabe a hora que eu brilhar o olho em alguma seminova.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#17
(20-12-2016, 02:06 PM)Ashter Escreveu: Salve confrades, apenas para tirar uma dúvida; estou muito interessado numa CBR 650F...
Por quanto tá saindo essa, Ashter?
Arrisco dizer que com o valor dela tu pega uma CBR1000rr ou CBR600rr semi em excelente estado.
Eu sei que novo é novo, ainda mais com essa mania tosca de brazuca de ficar "tirando de giro" e fazendo burnout que fodem as motos.
Dá uma pesquisada cara, nunca curti essas F de um farol só.
No mais, se é realmente o que você quer, somente nas CC's cara, só eles podem conseguir uma 0km na cor que você quer. Só cuide com pilantragens, eles sentem o cheiro de que você quer uma "exclusividade" e você vai pagar mais caro por isso.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#18
(11-12-2016, 11:57 AM)Bean Escreveu: Moto para uso diário tem que ser de baixa cilindrada no Máximo 250cc... caso contrário fica tudo absurdamente caro.

Gasolina, pneu, manutenção da um salto significativo no preço, sem falar em impostos e seguro.

Ótima colocação. Até porque nem precisa de muito mais moto do que as 250cc.

Acima disso no BR é luxo, e se fosse barato ainda.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#19
(04-01-2017, 02:33 PM)Ashter Escreveu:  Acabei fechando negócio numa CB1000r 
Parabéns pela aquisição. 
Acho bacana as nakeds, mas tenho preferência pelas carenadas, tanto que na época que tive a CBR, a ideia era de ter comprado uma hornet e pulei logo pra CBR600rr.
De qualquer maneira, legal ver você satisfeito com a moto. Quando puder, e se quiser, claro, vá postando sobre a moto aqui, quais pontos positivos e negativos dela, nada melhor do que a opinião do dono.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#20
MOTOS DE TRILHA.

Quem curte meter a cara no barro ou pretende começas, aqui vai umas experiências.

DT 180

[Image: OgAAACrfGodoVh2fh6WMgJb3Y59o1meyLmmxtbW-...slXeaK.jpg]

A mãe dos iniciantes, foi uma escola pra mim. Quem conseguir levar uma 180, levará qualquer moto. Manutenção simples e barata. Embora hoje os preços de venda dela estão acima do que realmente vale.

DT 200

[Image: DT200.jpg]

Moto canhão, perdi a conta de quantos tombos eu levei com uma destas. Moto muito forte mesmo, e a suspensão infinitamente melhor do que a 180. Refrigeração líquida, o que me fez ferver em algumas trilhas mais fechadas. Não recomendo para iniciantes, manutenção um pouco mais cara e mais frágil que a parruda 180.
Valor de mercado fora de realidade, superestimam esses cacos velhos, mas enfim.

Agrale 16.5

[Image: 1216896880ce32edeafd0b7d00fbfe0c.jpg]

Boa moto, deu pra brincar bastante com ela, mas na minha região era difícil achar peças de reposição, sempre tinha que estar fazendo gambiarra. Mas a moto era boa, não tenho queixas dela. Para iniciar recomendo a dt 180 que é mais "comum" no geral.

STX 200

[Image: Sundown_STX_200.jpg]

Falo porque eu já tive, CORRAM DESTA MOTO, e não olhem para trás. Ou deem uma de presente para seu pior inimigo. Só isso que eu digo. Tive que retificar inteira com peças da xt225 e ficou uma merda como podem imaginar.

Orion 250cc

[Image: dirt_bike_250cc_orion.jpg]

Outra merda igual a STX, corram.

CRF 230F

[Image: 222300C350_B_L.jpg]

Não sou fanboy da honda, muito menos da CRF, porém como foi a única 230 que eu tive, aliás tive 2 destas, somente posso falar dela. Ao que me parece a TTR 230 também é uma excelente moto.
A moto já sai da fábrica pra isso, sem adaptações, então nem preciso dizer que é a melhor opção. Porém o preço não é tão acessível como as motos acima.
Mas pelo menos você tem a garantia de que vai sair de casa andando com a moto e não vai voltar rebocado. Recomendo a CRF 230 tranquilamente para avançados e iniciantes.
Com kit 240 ela fica mais nervosa ainda.
O contra é apenas o preço, como tudo o que não é item básico de sobrevivência nesse país.


Já tive a famosa KTM (katei tudo e montei), quadro de uma, motor de outra, enfim.... a adaptação tem que ser muito bem feita, senão a moto está sempre frouxa e dando problema, não recomendo também.

No mais, vão se divertir no barro que vale a pena.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  CNH - Dicas & Experiências Ministro 19 4,192 17-01-2023, 05:00 PM
Última Postagem: BarbaNegra
  Duvida sobre Motos - Bros x XRE MikeDellaney 9 5,559 18-04-2017, 01:58 AM
Última Postagem: Bean

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)