Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Capturando porcos selvagens...
#1
Achei o texto interessante e resolvi compartilhar, obviamente tem referência politica, mas acho que vale também para o aprisionamento da paixão....



Havia um professor de química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto a turma estava no laboratório, o professor notou um jovem do intercâmbio que continuamente coçava as costas e se esticava como se elas doessem.

O professor perguntou ao jovem qual era o problema. O aluno respondeu que tinha uma bala alojada nas costas, pois tinha sido alvejado enquanto lutava contra guerrilheiros de seu país nativo que estavam tentando derrubar seu governo e instalar um novo regime, um “outro mundo possível”.
No meio da sua história ele olhou para o professor e fez uma estranha pergunta:


– “O senhor sabe como se capturam porcos selvagens?”


O professor achou que se tratava de uma piada e esperava uma resposta engraçada. O jovem disse que não era piada.


– “Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho oferecido de graça. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca, mas só de um lado do lugar em que eles se acostumaram a vir. Quando eles se acostumam com a cerca, ele voltam a comer o milho e você coloca outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo. Assim, em um segundo, os porcos perdem sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficam tão acostumados a ele que esquecem como caçar na floresta por si próprios, e por isso aceitam a servidão.”


O jovem então disse ao professor que era exatamente isso que ele via acontecer em seu país. O governo ficava empurrando-os para dentro da cerca e espalhando o milho gratuito na forma de programas de auxílio de renda, bolsas isso e aquilo, impostos variados, estatutos de “proteção”, cotas para estes e aqueles, subsídio para todo tipo de coisa, pagamentos para não plantar, programas de “bem-estar social”, medicina e medicamentos “gratuitos”, sempre e sempre novas leis etc, tudo ao custo da perda contínua das liberdades, migalha a migalha.


Devemos sempre lembrar que “Não existe esse negócio de almoço grátis” e também que “não é possível alguém prestar um serviço mais barato do que seria se você mesmo o fizesse”.
Responda-o
#2
Alguém corrija o tamanho da fonte!
Responda-o
#3
(12-01-2016, 10:32 PM)THOTH Escreveu: Alguém corrija o tamanho da fonte!

Feito ..
Responda-o
#4
Eu entrei aqui no tópico esperando o pior, mas estou bem impressionado. Boa analogia!
Responda-o
#5
A fonte veio esquisita por eu ter postado direto do tablet. Realmente a analogia é boa, há de se desconfiar de tudo que vem fácil...
Responda-o
#6
Bela analogia, vi esse texto no facemerda e achei muito interessante como o ser humano não perde seu instinto 'animal', o que acontece no Brasil hoje é exatamente isso. Animais domados.
Responda-o
#7
Esse texto é realmente bom e o encontrei enquanto garimpava pelo fórum principal.

Só gostaria de puxar essa analogia para o lado amoroso, na que tange relacionamentos.

Muitas vezes nos deixamos levar por alguma mulher, situação, amigos ou até parentes pensando "por que não?".
Aquela famosa desculpa para continuar só mais um pouquinho... E quando percebemos já existe uma cerca ao nosso redor.

Essa cerca pode ser um parente que veio morar na sua casa e já se acha dono, um namoro em que você acabou se apaixonando, um trabalho em que você não pode se demitir porque possui mil parcelas no cartão de crédito. Enfim, devemos ter cuidado com as situações e parar com essa linha de pensamento "por que não???".
Spoiler Revelar
Veja o mundo por outras perspectivas, tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo saber. Mude,
porque a direção é mais
importante que a
velocidade.

Responda-o
#8
Excelente postagem, cara.

Me lembrei do livro A Revolução dos Bichos. Quem não teve a oportunidade de ler, não perca tempo. E é baratinho pra comprar.

O que revolta é o texto não mencionar nenhum país, e na primeira linha já pensamos "porra, mas esse é o Brasil".
Pois é, é mesmo.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)