Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temos um novo papa.
(06-06-2025, 11:00 PM)Spextro Escreveu: Obrigado pela resposta meus nobres
Eu sou muito burro e leigo pra continuar esse debate, sofro mais de um achismo emocional que uma discordância intelectual, então também não vou me postergar.

Mas com toda certeza me sinto bem no meio disso tudo pq parece que quando vou na missa Deus ta olhando pra mim, e isso ja ta suficiente.

Sou um cara mais burro e pragmático por escolha mesmo, não quero ser intelectual, mas busco ser esperto, tipo uma faca quente que corta manteiga, acho que vocês entenderam.

E la na igreja aprendi que é melhor ser humilde do tipo dormir numa manjedoura que dormir na cama de poncio Pilatos. A coisa pra mim tem que ficar aqui embaixo mesmo, se subir um pouco to fora, por isso que não quis ir pra grupo de estudo nem de homens nem fazer Eucaristia.

Obrigado pela honestidade, meu caro.
Se tiver qualquer dúvida a respeito e quiser tirar uma conversa a respeito, estou à disposição no Discord.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o
(07-06-2025, 09:05 AM)Awaken Escreveu:
(06-06-2025, 11:00 PM)Spextro Escreveu: Obrigado pela resposta meus nobres
Eu sou muito burro e leigo pra continuar esse debate, sofro mais de um achismo emocional que uma discordância intelectual, então também não vou me postergar.

Mas com toda certeza me sinto bem no meio disso tudo pq parece que quando vou na missa Deus ta olhando pra mim, e isso ja ta suficiente.

Sou um cara mais burro e pragmático por escolha mesmo, não quero ser intelectual, mas busco ser esperto, tipo uma faca quente que corta manteiga, acho que vocês entenderam.

E la na igreja aprendi que é melhor ser humilde do tipo dormir numa manjedoura que dormir na cama de poncio Pilatos. A coisa pra mim tem que ficar aqui embaixo mesmo, se subir um pouco to fora, por isso que não quis ir pra grupo de estudo nem de homens nem fazer Eucaristia.

Obrigado pela honestidade, meu caro.
Se tiver qualquer dúvida a respeito e quiser tirar uma conversa a respeito, estou à disposição no Discord.

Qual é esse discord?
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."

Responda-o
(07-06-2025, 09:08 AM)Wissen Escreveu:
(07-06-2025, 09:05 AM)Awaken Escreveu: Obrigado pela honestidade, meu caro.

Qual é esse discord?

Te envio no privado.

Responda-o
Também quero.
As vezes rola umas jogatinas? Tipo elden ring nightvein
Responda-o
Não sei

Só sei que todo sedevacantista gosta de chupar piroka, acariciando as bolas.
Responda-o

Isso aí é mais uma questão institucional, política e de se certa forma - "burocrática". Para mim não há importância nenhuma. Aos católicos: sucesso e boa sorte.

A igreja de Cristo é invisível, formada por todas as pessoa que creem Nele em espírito e em verdade, que se arrependem e buscam redenção. Não é uma instituição. Cristo não fundou uma "igreja", muito menos uma denominação. Essas pequenas "divergências" já existiam na época dos apóstolos.

Cristo não desceria dos céus pra fundar algo burocrático e cheio de cerimônias. O próprio rei dos reis foi simples em sua existência aqui e não fundou monarquia religiosa.

Lógico que houveram figuras importantes na igreja primitiva e na disseminação do evangelho, como o apóstolo Tiago fazia em Jerusalém e Pedro, que foi o primeiro a reconhecer que Cristo era base da igreja!!!!! . Mas não com essa macacada toda que Roma fez depois.

CONTUDO...

Não se surpreendam (força de expressão, já que não nos lembraremos das memórias terrenas.) se no céu houver adventistas, católicos, testemunhas de Jeová, batistas, neopentecostais.... não são os detalhes que irão garantir nossa salvação, é a nossa fé em Cristo. [Efésios 2:8-10]

É engraçado o malabarismo pra não dizer que se idolatra Maria.

"Ain, não é idolatria. A gente respeita." Gargalhada

João Batista, Davi, Moisés, Pedro, todos foram importantes na vida de Cristo, nem por isso eles devem ser citados em orações. Nem se deve pedir nada a eles.

Maria pariu Cristo e pronto. Acabou. Morreu. Já era. Tá no sono aguardando o retorno de Cristo. Não está no céu intercedendo por nada!

Morto não escuta oração [Eclesiastes 9:5] [Jó 7:9-10] 

Deus não divide sua glória com ninguém:

"Eu sou o SENHOR; este é meu nome! Não darei minha glória a ninguém, não repartirei meu louvor com ídolos esculpidos." (Isaías 42:8)

A única coisa que gosto da/na igreja católica são alguns rocks da banda Powerwolf  pra escutar enquanto corro (indicação antiga do @Gorlami em um post, se não me engano)

"Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens." [Marcos 7:8-13]
Cairia bem agora... Trump

Responda-o
(08-06-2025, 08:53 PM)OneShot Escreveu:
Isso aí é mais uma questão institucional, política e de se certa forma - "burocrática". Para mim não há importância nenhuma. Aos católicos: sucesso e boa sorte.

A igreja de Cristo é invisível, formada por todas as pessoa que creem Nele em espírito e em verdade, que se arrependem e buscam redenção. Não é uma instituição. Cristo não fundou uma "igreja", muito menos uma denominação. Essas pequenas "divergências" já existiam na época dos apóstolos.

Cristo não desceria dos céus pra fundar algo burocrático e cheio de cerimônias. O próprio rei dos reis foi simples em sua existência aqui e não fundou monarquia religiosa.

Lógico que houveram figuras importantes na igreja primitiva e na disseminação do evangelho, como o apóstolo Tiago fazia em Jerusalém e Pedro, que foi o primeiro a reconhecer que Cristo era base da igreja!!!!! . Mas não com essa macacada toda que Roma fez depois.

CONTUDO...

Não se surpreendam (força de expressão, já que não nos lembraremos das memórias terrenas.) se no céu houver adventistas, católicos, testemunhas de Jeová, batistas, neopentecostais.... não são os detalhes que irão garantir nossa salvação, é a nossa fé em Cristo. [Efésios 2:8-10]

É engraçado o malabarismo pra não dizer que se idolatra Maria.

"Ain, não é idolatria. A gente respeita." Gargalhada

João Batista, Davi, Moisés, Pedro, todos foram importantes na vida de Cristo, nem por isso eles devem ser citados em orações. Nem se deve pedir nada a eles.

Maria pariu Cristo e pronto. Acabou. Morreu. Já era. Tá no sono aguardando o retorno de Cristo. Não está no céu intercedendo por nada!

Morto não escuta oração [Eclesiastes 9:5] [Jó 7:9-10] 

Deus não divide sua glória com ninguém:

"Eu sou o SENHOR; este é meu nome! Não darei minha glória a ninguém, não repartirei meu louvor com ídolos esculpidos." (Isaías 42:8)

A única coisa que gosto da/na igreja católica são alguns rocks da banda Powerwolf  pra escutar enquanto corro (indicação antiga do @Gorlami em um post, se não me engano)

"Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens." [Marcos 7:8-13]
Cairia bem agora... Trump

A pica é ter que ler besteira dessa 21h de domingo.

Citação:A igreja de Cristo é invisível

Se existe na Terra é visível. Ser visível ou não está intrinsecamente ligado à realidade material da coisa, é de teologia básica, para qualquer um que a Igreja INVISÍVEL e o corpo MÍSTICO de Cristo não são a mesma coisa.
Corpo místico de Cristo = todos os cristãos que estão em comunhão com Cristo.
Igreja Invisível = Igreja triunfante, a bem citada em Hebreus 12:22,23 como parte da UNIVERSAL ASSEMBLEIA (não traduza pro grego, não traduza pro grego, não traduza pro grego)

Citação:Cristo não desceria dos céus pra fundar algo burocrático e cheio de cerimônias.

Cristo não desceu, não fez nada, não veio pra nada, ele veio aqui pra mostrar que era ele mesmo, cara crachá, cara crachá e voltou porque tava mó chato o povo implicando com ele toda hora.

Achou irônico? Parece que é assim que você trata Jesus. Prova pura que você não lê nada a respeito dos evangelhos e sequer os conhece, pois, se assim fosse, leria que Jesus veio e instituiu discípulo, ordenou que estes fizessem outros discípulos, cumpriu profecias relacionadas as chaves (Isaías 22:22), cumpriu a restauração dos sacramentos segundo a ordem de Melquisedeque (que ofereceu pão e vinho), rompeu com a ordem prostituída dos judeus fariseus, saduceus e essênios daquela época... rapaz, se eu for escrever aqui o que Jesus fez de CERIMONIAL, tu não tá ligado, batismo, orações, pregações, curas.... 

Não existe isso que você tá falando, simplesmente é cuspir no evangelho.

Citação:É engraçado o malabarismo pra não dizer que se idolatra Maria.

Bro, eu não vou nem te rebater porque eu acho que já escrevi bastante.

Pedro, João, os Patriarcas, sonharam com o Messias, Maria carregou Ele no ventre, e enquanto você não me mostrar que algum deles teve JESUS dentro do seu próprio ser, nutrindo-o e dando seu próprio sangue e carne para sua geração, então eu não retiro meu ponto. Maria mãe do meu SENHOR, como diz o Espírito Santo pela boca de Isabel.

Boa sorte em provar que Jesus não é filho de Maria sem cair numa heresia que já foi denunciada por Pedro como "anticristo". (aliás, o único lugar da Bíblia que aparece a palavra anticristo é justamente pra falar daqueles que desmerecem a humanidade de Nosso Senhor Jesus, negando que ele tenha vindo na carne)

Boa sorte, boa sorte mesmo.

Porque quanto aos demais argumentos, nem preciso rebater.

Ou Maria tem participação direta naquilo que é Jesus, ou você é um anticristo, segundo a própria Bíblia.

TEMPO.

Responda-o
@Awaken abusando da sua boa vontade em debater teologia. Me tire uma dúvida:

O dogma da imaculada conceição prega que Maria foi concebida sem pecado. E que inclusive viveu uma vida sem pecado.

Os apologéticos( não todos ) afirmam que uma de suas bases é que Jesus não poderia nascer de um corpo com pecado.

Por sua vez, explique a todos aqui porque a avó de nosso Senhor não foi concebida sem pecado, e nem a bizavó e assim sucessivamente pelo mesmo critério. Se discorda que esse critério é válido, me explique como você não está em desacordo com o discurso defendido pela igreja.

E se Maria foi concebida sem pecado, qual a necessidade do Cristo encarnar à terra se já havia um cordeiro limpo na terra.

Acho que se você conseguir responder bem essas coisas, vai ter um impacto mais positivo nos evangélicos aqui do fórum em pelo menos entender o tema.

E se possível ,evite usar profetas na resposta, pois a natureza simbólica das profecias tendem a enfraquecer a força do argumento pela linguagem alegórica.

Tenho pesquisado esses assuntos em busca de boa bibliografia. Se tiver, manda aí. Principalmente se for algum documento escrito até cem anos da crucificação que demonstre algum tipo de devoção à Maria.

Desde já agradeço.
Responda-o
(08-06-2025, 09:33 PM)Awaken Escreveu: Boa sorte em provar que Jesus não é filho de Maria sem cair numa heresia que já foi denunciada por Pedro como "anticristo". (aliás, o único lugar da Bíblia que aparece a palavra anticristo é justamente pra falar daqueles que desmerecem a humanidade de Nosso Senhor Jesus, negando que ele tenha vindo na carne)

Mas quem disse que não foi filho de Maria??

Isso não comprova que ela deva ser adorada, saudada, louvada ou seja lá a palavra que vocês usem para não assumir que a idolatram.

Muito menos que tinha ela algum poder...

Maria está morta e não vai deixar de estar porque em 1950 disseram que ela está no céu.

Fica um bando de idiotas direcionando oração pra Maria e pros santos porque acham que ela/eles está "mais próxima" de Cristo. :Facepalm

Pra Maria e os santos escutarem orações, eles teriam que ser oniscientes, atributo exclusivo de Deus.

(08-06-2025, 09:33 PM)Awaken Escreveu: .rapaz, se eu for escrever aqui o que Jesus fez de CERIMONIAL, tu não tá ligado, batismo, orações, pregações, curas.... 

Estou falando no geral... de concílio, indulgência, purgatório, celibato, missa, batismo de criança, orar pra morto, ficar falando de santo... colocam várias coisas desnecessárias entre o homem de Deus. Ou melhor dizendo... vários "poréns" entre o homem e a salvação.

Será que precisa de toda essa macacada?

Responda-o
Fazendo campanha pro camarada Vital voltar Gargalhada

[Image: 9747R_-_Frei_Vital_%28Bispo_Olinda%29_-_...ped%29.jpg]
Responda-o
(08-06-2025, 10:42 PM)eremita_urbano Escreveu: Por sua vez, explique a todos aqui porque a avó de nosso Senhor não foi concebida sem pecado, e nem a bizavó e assim sucessivamente pelo mesmo critério. Se discorda que esse critério  é válido, me explique como você não está em desacordo com o discurso defendido pela igreja.

E se Maria foi concebida sem pecado, qual a necessidade do Cristo encarnar à terra se já havia um cordeiro limpo na terra.

Se formos recorrer ao mesmo aspecto, teríamos que retornar à Jacó, não há necessidade de toda pessoa descendente de Davi seja imaculada, bastava apenas que Maria fosse PRESERVADA, porque a ideia é o seguinte, todos pecaram e o pecado é transmitido por geração, se a geração de Maria tivesse mácula, consequentemente Jesus teria mácula, por isso Maria foi preservada afim de romper esse ciclo para ser o útero certo.

Isso é tradição da Igreja.

É um aspecto lógico: Descendente de Davi, sem pecado, nascendo de uma pecadora, Jesus nasceria com pecado. E isso se refere ao pecado ORIGINAL, preservado.

E se Maria foi concebida sem pecado, ela não poderia ser o messias porque o Messias já era previsto como homem.

Responda-o
[quote pid='119161' dateline='1749435292']
Spoiler Revelar
OneShot
(08-06-2025, 09:33 PM)Awaken Escreveu: Boa sorte em provar que Jesus não é filho de Maria sem cair numa heresia que já foi denunciada por Pedro como "anticristo". (aliás, o único lugar da Bíblia que aparece a palavra anticristo é justamente pra falar daqueles que desmerecem a humanidade de Nosso Senhor Jesus, negando que ele tenha vindo na carne)

Mas quem disse que não foi filho de Maria??
Citação:A medida que você nega os atributos dados à Maria, por tabela você nega os dogmas relacionados ao próprio Senhor Jesus Cristo.
É isso que eu estou querendo dizer.

Isso não comprova que ela deva ser adorada, saudada, louvada ou seja lá a palavra que vocês usem para não assumir que a idolatram.

Muito menos que tinha ela algum poder...

Citação:Mas em nenhum momento eu disse que ela deve ser adorada, aliás, se você acha que ADORAR = saudar, cantar, ajoelhar, meu amigo... meu amigo, você tá muito ferrado.

Adoração é estreitamente na prática ligado ao sacrifício e absolutamente NINGUÉM, NINGUÉM, nem o padre mais herético da Igreja Católica faz sacrifícios à Maria.

O que eu disse é que deve ser prestada à ela HONRA, e isso incluem, logo, as saudações e os louvores dados à Maria pelo anjo Gabriel: "Ave Cheia de Graça o Senhor é contigo", e o louvor dado por Isabel: "bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre". Se você acha que o anjo Gabriel e Isabel (cheia do Espírito Santo), cometeram idolatria ao tratar Maria dessa forma, reclame com Deus. 

Maria está morta e não vai deixar de estar porque em 1950 disseram que ela está no céu.

Citação:Bom saber que você tá buscando coisa de cartilha, tá engraçadão, totalmente errado.

Fica um bando de idiotas direcionando oração pra Maria e pros santos porque acham que ela/eles está "mais próxima" de Cristo. :Facepalm

Pra Maria e os santos escutarem orações, eles teriam que ser oniscientes, atributo exclusivo de Deus.
Citação:Aham, mas e a respeito da união com Jesus Cristo através do seu corpo místico? Eles não receberiam esses dons em plenitude da união com Jesus?

Spoiler Revelar
(08-06-2025, 09:33 PM)Awaken Escreveu: .rapaz, se eu for escrever aqui o que Jesus fez de CERIMONIAL, tu não tá ligado, batismo, orações, pregações, curas.... 

Estou falando no geral... de concílio, indulgência, purgatório, celibato, missa, batismo de criança, orar pra morto, ficar falando de santo... colocam várias coisas desnecessárias entre o homem de Deus. Ou melhor dizendo... vários "poréns" entre o homem e a salvação.

Será que precisa de toda essa macacada?

Citação:Eu acho que você precisa ser cristão, porque você é gnóstico.
Prova?

Pessoas são ruins, ser abençoado por alguém vivo é ruim, ser perdoado por alguém vivo é ruim, igrejas são ruins, pessoas que viveram são ruins, doutrinas de pessoas são ruins pq são humanas, tudo o que vem e circunda o ser humano é ruim, só aquilo que é espiritual e sentimental é bom... não existe nada material que possa vir de Cristo, só uma certa "ligação espiritual", uma "experiência espiritual", uma "igreja invisível, espiritual" a salvação ser pela fé sem obras porque as obras (materiais) são ruins (mesmo a bíblia dizendo o contrário)... todo um espiritualismo.

Tem uma heresia que remonta todo esse seu pensamento: Gnosticismo.
Parabéns, gnóstico. Depois você me conta como é adorar seu demiurgo.

[/quote]

Responda-o
(09-06-2025, 09:51 AM)Awaken Escreveu:
(08-06-2025, 10:42 PM)eremita_urbano Escreveu: Por sua vez, explique a todos aqui porque a avó de nosso Senhor não foi concebida sem pecado, e nem a bizavó e assim sucessivamente pelo mesmo critério. Se discorda que esse critério  é válido, me explique como você não está em desacordo com o discurso defendido pela igreja.

Se formos recorrer ao mesmo aspecto, teríamos que retornar à Jacó, não há necessidade de toda pessoa descendente de Davi seja imaculada, bastava apenas que Maria fosse PRESERVADA, porque a ideia é o seguinte, todos pecaram e o pecado é transmitido por geração, se a geração de Maria tivesse mácula, consequentemente Jesus teria mácula, por isso Maria foi preservada afim de romper esse ciclo para ser o útero certo.

Isso é tradição da Igreja.

É um aspecto lógico: Descendente de Davi, sem pecado, nascendo de uma pecadora, Jesus nasceria com pecado. E isso se refere ao pecado ORIGINAL, preservado.

E se Maria foi concebida sem pecado, ela não poderia ser o messias porque o Messias já era previsto como homem.

Agradeço a boa vontade em responder. Boa semana.
Responda-o
(06-06-2025, 11:41 AM)Awaken Escreveu:
(06-06-2025, 07:33 AM)Luiz Escreveu: Caramba, o @Spextro explicou ponto a ponto, tou querendo até ver a resposta do nosso jesuíta @Awaken  
Contudo eu discordo, apesar de aprender muito com católicos a igreja protestante é mais pratica nesse caso, catolicismo fica muito na teoria.

Explique em que somos teóricos.

"A igreja protestante é mais pratica nesse caso"

sim, afinal eles não querem criar dificuldade, só vender facilidade Yaoming

ps: Eu sei que existem igrejas protestantes sérias, mas num universo com sei lá, quase 50 mil, essas são a exceção da exceção e acabam por confirmar a regra
Responda-o
Muita gente ja falou ai, vou só endossar, não estou falando que a igreja protestante está certa e que a católica errada, só vejo o sentindo do templo que é adorar a DEUS mais prático na igreja protestante , na igreja católica parece um ritual de magia cerimonial onde eu preciso de um altar , um terço , ser crismado e por ai vai [ eu sei que existe outras linhas, só estou exemplificando ]. Lembrando que isso tudo é válido

Não é possivel observar a ilha estando dentro da ilha
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
(09-06-2025, 05:20 PM)Luiz Escreveu: Muita gente ja falou ai, vou só endossar, não estou falando que a igreja protestante está certa e que a católica errada, só vejo o sentindo do templo que é adorar a DEUS mais prático na igreja protestante , na igreja católica parece um ritual de magia cerimonial  onde eu preciso de um altar , um terço , ser crismado e por ai vai [ eu sei que existe outras linhas, só estou exemplificando ]. Lembrando que isso tudo é válido

Não é possivel observar a ilha estando dentro da ilha

Cara, não vou nem te responder mal porque você realmente não sabe o que são Igrejas Católicas e nem sabe o que são Igrejas protestantes.

Eu já fui protestante até mais ou menos os 20 anos e desde então sou católico.

"Adorar a Deus é mais prático".

O que fazemos quando estamos na Igreja Católica (todos os dias)

1. Recebemos a bênção inicial.
2. Pedimos perdão pelos nossos pecados.
3. Damos glórias a Deus.
4. Ouvimos 3 ou 4 leituras da Bíblia.
5. Ouvimos o sermão do padre.
6. Levamos as ofertas.
7. Consagramos o pão e o vinho.
8. Recebemos a benção final.

E CASA.

Não vai ter dia que vai ser 3h de louvor e nada de pregação ou um dia que um leigo vai lá na frente pregar não, não existe passagem aleatória da Bíblia, nós temos um calendário a seguir que passa por toda ela a cada 3 anos, toda a missa católica é estruturada, ao ponto que se você assistir uma missa em coreano, mesmo não entendendo porra nenhuma de coreano, você entende em que parte estão.

Se você partir daqui pra puta que pariu na Austrália e estiver assistindo a uma missa lá, a missa vai ser exatamente IGUAL.

Porque? Porque o foco da missa não gira em torno de cantoriazinha, bater palma, se emocionar, ler ou ouvir algo sobre você mesmo, nós somos PRÁTICOS no sentido que nós VIVEMOS O CALENDÁRIO DAS COISAS, nós temos o dia que Jesus nasceu, o dia que Jesus entrou em Jerusalém, o dia que Jesus morreu, o dia que Jesus subiu aos céus, nós temos o pentecostes, nós relembramos o dia de martírio de cada apóstolo, o dia de cada um na Igreja é dia de COMEMORAÇÃO (co - memorar, ou re - memorar, trazer à memória em conjunto).

Nós trazemos SEMPRE à memória. 
EM NENHUMA IGREJA protestante, ABSURDAMENTE EM NENHUMA, no dia da paixão de Cristo se faz a leitura INTEIRA do evangelho desde a prisão de Jesus até o seu sepultamento... vocês cantam, leem a bíblia , mas vocês não vivem o momento!!
Não se lembra em quase nada de São João Batista, que era Elias... a nossa festa de São João TODO ANO lembra dele, o fogo da fogueira de São João é pra lembrar o BATISMO DE FOGO DE JESUS CRISTO, assim como Jesus usou o simbolismo extremo pra falar de coisas do céu para o povo, a Igreja também falou por parábolas por anos, transformando coisas da realidade do povo como lembranças de Cristo.

Se eu for falar de PRÁTICA de adoração de Jesus, nós temos muito mais prática, mas não prática de "ai, fui lá, cantei, gritei, pulei..." é prática de VIVER os dias, relembrar as coisas no dia CERTO, a gente vive o evangelho do começo ao fim.

Responda-o
Um dos motivos do surgimento do protestantismo era o excesso de burocracia da igreja católica... não burocracia de seguir calendário, liturgia etc. mas burocracia mesmo, de atrasar o lado de quem fazia milagres, curas, era santo etc.

Algumas ordens boas (franciscanos e dominicanos) o alto clero enchia o saco, e a ordem dos jesuítas foi fechada por 1 século (um tempo depois da reforma protestante).

E um dos motivos do surgimento do movimento de renovação carismática católica é justamente pra tentar barrar o esfriamento da vida espiritual no começo do século XX.
Responda-o
(11-06-2025, 03:10 PM)Texugo Real Escreveu: Um dos motivos do surgimento do protestantismo era o excesso de burocracia da igreja católica... não burocracia de seguir calendário, liturgia etc. mas burocracia mesmo, de atrasar o lado de quem fazia milagres, curas, era santo etc.

Algumas ordens boas (franciscanos e dominicanos) o alto clero enchia o saco, e a ordem dos jesuítas foi fechada por 1 século (um tempo depois da reforma protestante).

E um dos motivos do surgimento do movimento de renovação carismática católica é justamente pra tentar barrar o esfriamento da vida espiritual no começo do século XX.

Fonte: As vozes da minha cabeça.

Citação:A Ordem Jesuíta, também conhecida como Companhia de Jesus, foi suprimida por um breve tempo pela Igreja Católica em 1773, mas foi restaurada em 1814. A decisão de suprimir a ordem foi tomada após um período de conflitos e críticas internas e externas, sendo a principal causa a pressão de monarcas e a influência de intelectuais seculares. 

Diversos governos, como Portugal, Espanha e França, pressionaram o Papa para suprimir a Ordem Jesuíta, devido a preocupações com a influência e independência da ordem.

Os historiadores identificam múltiplos fatores que causaram a supressão. Os jesuítas, que não se importavam em se envolver na política, eram desconfiados por sua proximidade com o papa e seu poder nos assuntos religiosos e políticos das nações independentes. Monarcas em muitos estados europeus tornaram-se cada vez mais cautelosos com o que consideravam interferência indevida de uma entidade estrangeira. A expulsão de jesuítas de seus estados teve o benefício adicional de permitir que os governos confiscassem a riqueza e os bens acumulados da Companhia.

Depois dá uma lida sobre "O Processo dos Távora" e o Marquês de Pombal, isso pra exemplificar o "problema" com os jesuítas apenas em Portugal.

A questão foi muito mais pressão política e por influência do que divergência religiosa.
Responda-o
@Josey Wales eu acho que eu li em algum canto aí que o alto clero já interrogou os franciscanos e dominicanos pra ver o que eles tavam fazendo.

E sobre os jesuítas, eu tenho falsa memória de que eu tinha ouvido ou lido em algum lugar que a ordem deles foi fechada por 1 século.
Responda-o
Pois é eu acho engraçado que os católicos so oferecem suas explicações baseadas em teorias de seus próprios teorizadores, oque faz sentido mesmo e pode ser explicado apenas pelos fatos é o evangelho puro e simples.

É por isso que não consigo ser "de igreja".
Tipo a interpretação que Jesus deu a chave pra Pedro, pra mim aquilo não tem sentido literal algum, a chave de Pedro pelo que li e entendi (com o espírito santo que em mim habita) é uma chave que todos recebemos, que é justamente o reino dos céus, a graça e a misericórdia.

Maria pra mim no evangelho recebeu a seguinte mensagem de Cristo: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e ti chamam?”

O que Ele respondeu?…

“Olhando à volta disse: Eis aqui minha mãe, meus irmãos e família; pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai esse é meu irmão, irmã, mãe e família“…

Ou seja Maria é sim de suma importância mas esta morta e enterrada. (Reza a lenda que ela foi criada pela igreja romana como continuidade da adoração da Deusa cibele). Cristo deixou isso claro na frase acima.

Acho que o segredo é ler a Bíblia sem influência externa, mas tendo um coração apaixonado e inundado pelo amor do Pai.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Olavo de Carvalho Falando do Papa excomungado! spider_moch 31 9,387 28-07-2015, 06:07 PM
Última Postagem: Awaken

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)