Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O espírito da época
Salve confraria,

Pouco tempo atrás eu conheci o termo "zeitgeist", que nada mais é que o "espírito do tempo" em alemão. Eu sei que estamos cercados de pseudointelect... COF COF intelectuais aqui na comunidade, então se você que está lendo sabe do que se trata, saiba que podem haver outros confrades que ainda não conhecem a expressão.

A expressão foi introduzida no literatura por Johann Gottfried von Herder (não conheço o autor, nem li suas obras, mas essa ideia em específico eu achei emancipadora), em meados do século XVII.

Eu sou bem preguiçoso e não faço questão nenhuma de fingir que sou estudioso, culto ou coisa do tipo, então eu só peguei a ideia do cara e vim aqui criar um tópico para debatermos. Quem tiver lido as obras e entende do tema, fique à vontade para dissertar.

Mas qual é a ideia? 

A ideia é de que, em cada época da nossa civilização, paira sobre nossas cabeças uma "áurea", uma "energia", que faz com que todos que pertencem àquele lapso temporal da história estejam submetidos a um regime de forma de pensamento.

Esse zeitgeist pode ser alterado de diferentes formas: por instituições fortes como o Estado ou a própria igreja; guerra; fome; crises econômicas; através de avanços tecnológicos (temos sentido esse em potência máxima); cultura (filmes, música, arte etc) e inclusive em pequenos contextos e situações específicas, o zeitgeist pode ser manejado por pessoas de inteligência superior.

Já que o tal do zeitgeist define como a grande maioria das pessoas irão se comportar, é fundamental, como um homem ligeiro (não vou nem usar a expressão homem desperto aqui Gargalhada), entender o zeitgeist do local e da época que está se vivendo.

Um grande erro que vejo vários cometendo aqui é querer usar a configuração zeitgeist dos anos 1940 para os dias atuais...

DISSERTEM SENHORES, DISSERTEM!
Responda-o
Dissertar o que? Não entendi diabos nenhum desse negócio, e me parece baboseira essa merda. 
Tá aí minha dissertação.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
1-Zeteigest = Algoritmo

2-Matrizes, funções, estatisticas, teoria dos jogos, conjuntos, probabilidade, fatoriais...= cultura/ideologia, politicas publicas, doutrina educacional, leis e costumes.  Sistematizam tudo.... Shy
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
(27-01-2025, 10:27 PM)Minerim Escreveu: 1-Zeteigest = Algoritmo

2-Matrizes, funções, estatisticas, teoria dos jogos, conjuntos, probabilidade, fatoriais...= cultura/ideologia, politicas publicas, doutrina educacional, leis e costumes.  Sistematizam tudo.... Shy

Matou a pau. Tópico encerrado. Qual o próximo, senhores?

Mas sério... Não tem muito o que discutir, só perceber o que ocorre, se adaptar e seguir o baile. Ou como diria Bear Grylls, "improvisar, adaptar, superar". 

Quer entender? Só ler o Bauman. O resto é ficar gritando contra as nuvens.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
(28-01-2025, 12:40 AM)Wild Escreveu:
(27-01-2025, 10:27 PM)Minerim Escreveu: 1-Zeteigest = Algoritmo

Matou a pau. Tópico encerrado. Qual o próximo, senhores?

Mas sério... Não tem muito o que discutir, só perceber o que ocorre, se adaptar e seguir o baile. Ou como diria Bear Grylls, "improvisar, adaptar, superar". 

Quer entender? Só ler o Bauman. O resto é ficar gritando contra as nuvens.

Eu que vou te matar à paulada urso folgado

Tu gosta de falar de muié né

Qual você acha que é o melhor zeitgeist pra lidar com mulher? Pelo jeito você é adepto da configuração anos 60, pátria, família e dos bons costumes Yaoming

(27-01-2025, 10:15 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Dissertar o que? Não entendi diabos nenhum desse negócio, e me parece baboseira essa merda. 
Tá aí minha dissertação.

Você tá no zeitgeist anos 00, quer arrumar uma namorada, casar, ter filho, carro e moto na garagem. 

Boa sorte nessa configuração! (não estou sendo irônico, dá para viver configurações de outras épocas nesta época).
Responda-o
É algum tipo de aparelho pra ter configuração de fábrica?
HueBR Yaoming
Spoiler Revelar
"Quando um homem quebra seus grilhões e correntes; jura jamais servir a outro senhor, é aí que ele se torna verdadeiramente livre." (Spartacus)

“O amor-próprio não é um pecado tão grande quanto a auto-negligência.”  (Henry V.)

"...Fui grandemente encorajado, segundo a boa mão do SENHOR, meu Deus..." (Esdras 7:28)
Responda-o
Pelo que eu entendi esse negócio é puro óbvio falado em palavras diferentes. Ora, não me diga que cada época tem seu tipo de homem...
Se olharmos desse ponto de vista, então o tipo de homem da nossa época é o mais baixo, mais desprezível, mais submisso, mais fraco e ignóbil possível, ávido de prazeres e sempre em busca de subterfúgios para fugir da realidade e das responsabilidades.
Se for assim, quero ser homem de qualquer outra época, menos dessa...
Responda-o
Você definiu zeitgeist e mesmo assim não entendeu do que se trata.

"Você tá no zeitgeist anos 00, quer arrumar uma namorada, casar, ter filho, carro e moto na garagem." Isso sequer faz sentido. Isso não é um espirito do tempo, sempre foi algo normal para humanidade (obviamente que exceto por moto e carro).

Se quiserem entender melhor um zeitgeist, leiam sobre as cartas de Jung sobre Wotan na ascensão do regime nazista. Hitler foi o exemplo mais claro de zeitgeist na história, pelo menos um dos mais. A frustração do povo alemão era quase coletiva na época. Zeitgeist é algo muito mais profundo, não esse desejo de querer ter familia e etc, e geralmente ele é só um, não existe um zeitgeist influenciado por religião, depois outro por academia (de acadêmico).
Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
Responda-o
Não entendi também qual o problema de ter carro, moto e uma família kkkkk. Esse cara deve estar chapado. E ainda explicou essa merda que nem um macaco. Só saiu escrevendo o que deu na telha, nem revisou essa bosta de texto aí.
Pela descrição do @Dark_Painter01, esse tal zeitgeist parece mais com um além-do-homem nietzscheano...
Responda-o
(28-01-2025, 10:42 AM)Dark_Painter01 Escreveu: Você definiu zeitgeist e mesmo assim não entendeu do que se trata.

"Você tá no zeitgeist anos 00, quer arrumar uma namorada, casar, ter filho, carro e moto na garagem." Isso sequer faz sentido. Isso não é um espirito do tempo, sempre foi algo normal para humanidade (obviamente que exceto por moto e carro).

Gostei das suas indicações, mas vou responder esta parte do seu comentário.

Ter carro e moto é normal para a "humanidade"? Isso é você sendo vítima do zeitgeist do sonho americano kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sempre teve carro e moto? O zeitgeist fez você acreditar que isso é algo completamente normal e que todos os cidadãos comuns devem ter acesso a isto. Imagine só se um pião em 1583 achava que ter carro e moto era normal.

Você não entendeu meu comentário (eu acho). Quis dizer que essa ilusão que existe na cabeça dos bostileiros foi implantada pela mídia, pelo governo e pela igreja em suas cabeças. Porque o Wesley acha que tem direito a essas coisas? Porque o AMBIENTE colocou isso na cabeça dele...
Responda-o
(28-01-2025, 01:41 PM)Crispim Soares Escreveu:
(28-01-2025, 10:42 AM)Dark_Painter01 Escreveu: Você definiu zeitgeist e mesmo assim não entendeu do que se trata.

Gostei das suas indicações, mas vou responder esta parte do seu comentário.

Ter carro e moto é normal para a "humanidade"? Isso é você sendo vítima do zeitgeist do sonho americano kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sempre teve carro e moto? O zeitgeist fez você acreditar que isso é algo completamente normal e que todos os cidadãos comuns devem ter acesso a isto. Imagine só se um pião em 1583 achava que ter carro e moto era normal.

Você não entendeu meu comentário (eu acho). Quis dizer que essa ilusão que existe na cabeça dos bostileiros foi implantada pela mídia, pelo governo e pela igreja em suas cabeças. Porque o Wesley acha que tem direito a essas coisas? Porque o AMBIENTE colocou isso na cabeça dele...

Eu falei exatamente o contrário, ter carro e moto nunca foi normal pra humanidade justamente por ser uma invenção atual. Só ler de novo a mensagem, agora conceitos familiares sempre existiram e não podem ser considerados um zeitgeist. 

Vamos nos esforçar um pouco mais pra entender a mensagem Crispim, você consegue.

@Wesley de Mileto e Zeitgeist não tem nada a ver com o ubersmench nietszcheano, já que seria uma espécie de espirito coletivista.
Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
Responda-o
Existem verdades universais e temporais
Uma verdade universal não muda com o tempo ela é atemporal.

Mas não tinha visto sobre o termo , irei dar uma pesquisada , valeu.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
Zeteigest do Jovem Beta Cristão Bostileiro concurseiro na narcoditadura  socialixo woke 

Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
(28-01-2025, 05:21 AM)Shaft Escreveu: É algum tipo de aparelho pra ter configuração de fábrica?
HueBR Yaoming

É exatamente isso.

Todos temos uma configuração de fábrica.

Inclusive eu acredito que possuímos uma configuração que vai definir qual zeitgeist vamos escolher como ideal para viver a vida.

Por que dois filhos da mesma mãe, vivendo na mesma casa, com a mesma criação, tomam decisões diferentes?

Isso é real. É puro determinismo biológico.

Vou além: tenho pra mim que Deus escolhe a configuração de cada um. Ou nem escolhe, ele só cria os arquétipos e distribui aleatoriamente.
Responda-o
Que baboseira sem tamanho, isso não faz o menor sentido. Não existe determinismo, isso é invenção dos fracassados para justificar seus fracassos, afinal, eu nasci assim, logo não posso mudar. Pura má fé, como diz Satre.
O ser humano é livre, pois vive em uma condição na qual não tem outra escolha se não ser livre. Não se pode não escolher, até porque a não escolha é uma escolha. Podem haver influecias para a sua escolha, mas sempre vai haver uma escolha. 
Mas, claro, os deterministas não aceitam isso, pois ser livre implica que você é responsável por tudo que escolhe. Se não há liberdade, não há responsabilidade. Logo, o determinista quer fugir da responsabilidade, simples assim.
Agora você colocar Deus nisso foi outro erro crasso. Afinal, o plano no qual escolhemos é um plano diferente do plano divino, conforme diz santo tomas de Aquino. Não somos marionetes de Deus, afinal, ele quer que todos sejam salvos, conforme descreve as escrituras. Se ele quer que todos sejam salvos, logo isso significa que todos tem a possibilidade de escolher ser salvo ou não. Isso é apenas um exemplo para ilustrar como não faz sentido o determinismo na lógica teológica, que é comumente chamado de Calvinismo. Outro ponto é que se não há liberdade, logo também não há culpa, porque eu fui "condicionado" àquilo que fiz. Então isso contradiz um ponto muito importante da fé.
É isso aí, o homem é condenado a ser livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo que faz, essa é a infalível condição humana, demasiada humana...
Responda-o
Nessa eu tenho que concordar com o @Crispim Soares , existe sim pre-determinacao, o que não significa que você não possa mudar, quem nunca viu menino com tendência pra ser gay em família cristã, isso quer dizer que ele è gay? Não, muito pelo contrário, ali já identifica a sua luta para o resto da vida.
/Opinião
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Responda-o
(28-01-2025, 12:21 PM)Wesley de Mileto Escreveu: esse tal zeitgeist parece mais com um além-do-homem nietzscheano...

Caralho bicho ...  Facepalm  Yaoming

Zeitgeist seria aproximadamente o que Nietzsche chamava de "espírito alemão", ou "espírito europeu" ... inclusive uma das suas grandes críticas a modernidade é justamente sobre essa mudança do espírito Europeu que era antigamente guerreiro, conquistador, colonizador e infatigável trabalhador para algo do tipo circunspecto, manso, pacifista, terrivelmente racionalista e disposto a "acolher" culturas diversas e cercear a sua própria. Migraram do que ele chamava de "animais de rapina" para "animais de rebanho".

Corroborando o que foi dito pelo Dark (mesmo sabendo que é inútil) isso não é algo que se escolhe... estamos inseridos independente de escolhas pessoais ou visão de mundo. Por ex., mesmo que você queira viver igual a um operário dos anos 1920, ou como um anarquista libertino da época revolução francesa, ainda está sujeito a lógica mercadológica capitalista e as instituições bancárias (e todas as suas implicações comportamentais) por mais que não concorde com elas.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
(29-01-2025, 08:52 AM)Héracles Escreveu:
(28-01-2025, 12:21 PM)Wesley de Mileto Escreveu: esse tal zeitgeist parece mais com um além-do-homem nietzscheano...

Caralho bicho ...  Facepalm  Yaoming

Zeitgeist seria aproximadamente o que Nietzsche chamava de "espírito alemão", ou "espírito europeu" ... inclusive uma das suas grandes críticas a modernidade é justamente sobre essa mudança do espírito Europeu que era antigamente guerreiro, conquistador, colonizador e infatigável trabalhador para algo do tipo circunspecto, manso, pacifista, terrivelmente racionalista e disposto a "acolher" culturas diversas e cercear  a sua própria. Migraram do que ele chamava de "animais de rapina" para "animais de rebanho".

Corroborando o que foi dito pelo Dark (mesmo sabendo que é inútil) isso não é algo que se escolhe... estamos inseridos independente de escolhas pessoais ou visão de mundo.
Obrigado pela explicação, eu me confundi nos conceitos. Achei que esse tal zeighest era um homem que trilhava seu próprio caminho, mas pelo visto é o contrário. 
Já li sobre esse tal espirito alemão no Crepusculo dos Idolos, e nesse ponto da crítica a modernidade eu concordo totalmente com o Nietzsche. Se na época dele a Europa já era decadente, imagine o que ele falaria da Europa atual, que praticamente está tendo sua cultura totalmente consumida pelo Islamismo e também está sendo dominada pelo progressismo...
Agora uma coisa que eu nunca entendi sobre o Nietzsche é porque ele odiava tanto a razão, e louvava tanto os instintos...
Responda-o
(29-01-2025, 09:27 AM)Wesley de Mileto Escreveu:
(29-01-2025, 08:52 AM)Héracles Escreveu: Caralho bicho ...  Facepalm  Yaoming

Zeitgeist seria aproximadamente o que Nietzsche chamava de "espírito alemão", ou "espírito europeu" ... inclusive uma das suas grandes críticas a modernidade é justamente sobre essa mudança do espírito Europeu que era antigamente guerreiro, conquistador, colonizador e infatigável trabalhador para algo do tipo circunspecto, manso, pacifista, terrivelmente racionalista e disposto a "acolher" culturas diversas e cercear  a sua própria. Migraram do que ele chamava de "animais de rapina" para "animais de rebanho".

Corroborando o que foi dito pelo Dark (mesmo sabendo que é inútil) isso não é algo que se escolhe... estamos inseridos independente de escolhas pessoais ou visão de mundo.
Obrigado pela explicação, eu me confundi nos conceitos. Achei que esse tal zeighest era um homem que trilhava seu próprio caminho, mas pelo visto é o contrário. 
Já li sobre esse tal espirito alemão no Crepusculo dos Idolos, e nesse ponto da crítica a modernidade eu concordo totalmente com o Nietzsche. Se na época dele a Europa já era decadente, imagine o que ele falaria da Europa atual, que praticamente está tendo sua cultura totalmente consumida pelo Islamismo e também está sendo dominada pelo progressismo...
Agora uma coisa que eu nunca entendi sobre o Nietzsche é porque ele odiava tanto a razão, e louvava tanto os instintos...

Nietzsche não "odiava" a razão nem "louvava" os instintos de maneira irracionalista. Provavelmente você está lendo Nietszche através de um autor que não gosta do mesmo, chuto que deva ser um católico de Twitter que usa suspensório (nada contra católicos, mas esse tipo Olavista tende a ser muito chato).

Ele criticava um modelo específico de racionalidade (racionalismo, ou racionalismo dogmático se quiser chamar assim) Porque aprisionava as pessoas em modelos rígidos de viver. Ele via a razão como uma ferramenta, não como um fim igual muitos hoje veem, e hoje vejo que ele tá certo de alguma forma, mas mais ainda na época, onde colocavam a razão quase como a única maneira de se chegar na "verdade".

Outro conceito errôneo (que inclusive eu já cometi) é achar que Nietszche glorificava os instintos no sentido hedonista. Nietzsche não louvava os instintos no sentido de um hedonismo cego ou de uma entrega irracional ao desejo. Ele via os instintos como forças fundamentais da vida, mas que precisavam ser sublimadas e transfiguradas criativamente, em vez de simplesmente reprimidas, e convenhamos, reprimir desejos quase sempre da merda, seja sexo, vioência, etc. Um exemplo mais besta de "transmutação" desses desejos seria o povo que faz NOFAP, que supostamente "transmuta" a energia para coisas mais proveitosas, não é um exemplo que eu gosto, mas tá valendo.
Responda-o
Existe uma teoria de determinismo amplamente conhecido que é dividida em três partes.

O determinismo genético

O determinismo psíquico, normalmente relacionado a criação e infância

Por último determinismo ambiental.

Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)