Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
QUAL CONCURSO ESCOLHER?
(02-04-2024, 07:15 AM)Luiz Escreveu: Bom dia senhores, estou começando minha preparação para PRF , já tenho algumas aprovações em concursos de nível médio e irei subir a régua, alguma dica ou algúem que também irá seguir o mesmo caminho?

Sou dessa área policial, Luiz.

Hoje sou coordenador de um cursinho online. Como o fórum é público, vou ter que me abster de citar aqui. Mas meu material é todo em PDF, muito raramente dou alguma aula em vídeo. Infelizmente não tenho cursos para PRF, somente para delegado da civil e alguns outros concursos esporádicos que tenham matérias da minha grade principal de conteúdo (geralmente também crio materiais para polícia penal, investigador/escrivão da civil).

Primeiro você tem que ver por qual método de estudo é o melhor para o SEU rendimento (e isso significa acertar questões!): se é videoaula, se é PDF, se é escrevendo e fazendo cadernos ou mapas mentais, se é com os estudos de cursinho presencial etc. 

Meu método era escrever muito e fiz uma base excelente com ela, seja por videoaulas seja pelo estudo de doutrina (livros físicos e PDF).

Eu criei um material tão grande que os próprios cursos que eu coordeno é o MESMO material que eu estudo no dia a dia. Mas obviamente isso não foi construído do dia para a noite. Basicamente, hoje eu só estudo pelo PDF, e a revisão é um dos pontos mais importantes.

Se o seu objetivo é a PRF, te aconselho: 1) saber qual o método que você mais aprende, mesmo que isso leve muito tempo; 2) escolher um bom curso. Se for videoaula, te aconselho GranCursos pelo custo x beneficio, ou até mesmo aquele Focus Concursos. Se for PDF, procure por Dedicação Policial e pelo Núcleo Duro Policial. Esse segundo tem mais custo x beneficio. Ambos você encontra fácil no instagram. 3) assine o QConcursos ou TEC concursos para fazer muitas questões. O primeiro tem mais custo x benefício. 4) Estude todos os dias, só se permitindo descansar aos domingos. O sábado deve ser utilizado para revisão.

Concursos policiais não tem muito segredo. Se você fizer o dever de casa, não tenho dúvidas de que vai ser aprovado.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.

Arrow Todos os meus tópicos
Responda-o
(02-04-2024, 07:15 AM)Luiz Escreveu: Bom dia senhores, estou começando minha preparação para PRF , já tenho algumas aprovações em concursos de nível médio e irei subir a régua, alguma dica ou algúem que também irá seguir o mesmo caminho?
Estou estudando para a Escola de Sargento das Armas do Exército Brasileiro desde setembro. 
Já cometi muitos erros na minha preparação, desde procrastinar muito, fazer poucas questões e ir atropelando os conteúdos sem aprender nada. 
Agora creio que descobri como estudar verdadeiramente.
Primeiramente, você tem que ter um cronograma, priorizando aquelas materias que voce tem mais dificuldade, essas voce deve estudar mais. Segundo, voce precisa de um bom material, seja ele video aulas ou pdf. Eu particularmente gosto de estudar por pdf e fazer muitas questões em seguida, odeio escrever resumo.
Terceiro, faça muitas questões, muitas mesmo. Eu só comecei a progredir nos estudos quando comecei a resolver listas de questões acima de 100 questões. É primordial que você resolva muitas questões, até porque durante uma prova você vai resolver questões...
Se você realmente almeja esse cargo, estude todos os dias. Recomendo estudar redação aos domingos, caso seu concurso tenha.
E você deve estar se perguntando, e a revisão? 
Revisar é simples, quando você sentir necessidade de revisar algum conteúdo, faça questões sobre ele. Se você obter bons resultados, continue com os outros conteúdos, caso erre muitas questões, reveja novamente o conteúdo.
Faça muitas provas anteriores do seu concurso, para você entender como a banca cobra os conteúdos, e para que você treine a gestão de tempo.

Tudo além disso é baboseira meu amigo.
,
A sorte favorece os audazes
Responda-o
(02-04-2024, 05:32 PM)Commodoro Escreveu: Sou dessa área policial, Luiz.

Hoje sou coordenador de um cursinho online. Como o fórum é público, vou ter que me abster de citar aqui. Mas meu material é todo em PDF, muito raramente dou alguma aula em vídeo. Infelizmente não tenho cursos para PRF, somente para delegado da civil e alguns outros concursos esporádicos que tenham matérias da minha grade principal de conteúdo (geralmente também crio materiais para polícia penal, investigador/escrivão da civil).

Primeiro você tem que ver por qual método de estudo é o melhor para o SEU rendimento (e isso significa acertar questões!): se é videoaula, se é PDF, se é escrevendo e fazendo cadernos ou mapas mentais, se é com os estudos de cursinho presencial etc. 

Meu método era escrever muito e fiz uma base excelente com ela, seja por videoaulas seja pelo estudo de doutrina (livros físicos e PDF).

Eu criei um material tão grande que os próprios cursos que eu coordeno é o MESMO material que eu estudo no dia a dia. Mas obviamente isso não foi construído do dia para a noite. Basicamente, hoje eu só estudo pelo PDF, e a revisão é um dos pontos mais importantes.

Se o seu objetivo é a PRF, te aconselho: 1) saber qual o método que você mais aprende, mesmo que isso leve muito tempo; 2) escolher um bom curso. Se for videoaula, te aconselho GranCursos pelo custo x beneficio, ou até mesmo aquele Focus Concursos. Se for PDF, procure por Dedicação Policial e pelo Núcleo Duro Policial. Esse segundo tem mais custo x beneficio. Ambos você encontra fácil no instagram. 3) assine o QConcursos ou TEC concursos para fazer muitas questões. O primeiro tem mais custo x benefício. 4) Estude todos os dias, só se permitindo descansar aos domingos. O sábado deve ser utilizado para revisão.

Concursos policiais não tem muito segredo. Se você fizer o dever de casa, não tenho dúvidas de que vai ser aprovado.

Então,primeiramente obrigado pelas dicas, também sou da área de segurança (apesar de ser da base)  e levei um revés recentemente em um concurso de nível médio bem concorrido de uma capital aqui do nordeste na área de trânsito.
Baseio-me em Antecedência, constância e intensidade e foquei muito em questões, simulado e provas fisicas. Com a abertuda do Edital entrei em um cursinho presencial  mas mesmo assim fiz 82/100, acredito que faltou mais leitura de lei seca, revisão e falta de intensidade no fim . 
E porque estou falando isso, o concurso da PRF ainda vai demorar mas não quero esperar reprovar nessa para passar no próximo e quero ser bem colocado devido a lotação da PRF ser algo bem complicado.
Usei o grancursos questões que está de graça no momento acha que o TEC e o Q é realmente mais vantajoso? Irei dar uma olhada nos cursos indicados, obrigado novamente.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
(02-04-2024, 06:15 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Estou estudando para a Escola de Sargento das Armas do Exército Brasileiro desde setembro. 
Já cometi muitos erros na minha preparação, desde procrastinar muito, fazer poucas questões e ir atropelando os conteúdos sem aprender nada. 
Agora creio que descobri como estudar verdadeiramente.
Primeiramente, você tem que ter um cronograma, priorizando aquelas materias que voce tem mais dificuldade, essas voce deve estudar mais. Segundo, voce precisa de um bom material, seja ele video aulas ou pdf. Eu particularmente gosto de estudar por pdf e fazer muitas questões em seguida, odeio escrever resumo.
Terceiro, faça muitas questões, muitas mesmo. Eu só comecei a progredir nos estudos quando comecei a resolver listas de questões acima de 100 questões. É primordial que você resolva muitas questões, até porque durante uma prova você vai resolver questões...
Se você realmente almeja esse cargo, estude todos os dias. Recomendo estudar redação aos domingos, caso seu concurso tenha.
E você deve estar se perguntando, e a revisão? 
Revisar é simples, quando você sentir necessidade de revisar algum conteúdo, faça questões sobre ele. Se você obter bons resultados, continue com os outros conteúdos, caso erre muitas questões, reveja novamente o conteúdo.
Faça muitas provas anteriores do seu concurso, para você entender como a banca cobra os conteúdos, e para que você treine a gestão de tempo.

Tudo além disso é baboseira meu amigo.
,
Valeu pelas dicas Wesley . 
Sendo que eu fiz muita questão e como disse acima eu possivelmente não passei no concurso que mais fiz as coisas da forma "correta". Resumir o que eu fiz , comprei um livro de questões comentadas do CTB, resolvia questões todos os dias no gran e nos finais de semana imprimia provas fisicas para simular. No final ainda entrei em um curso presencial só de questões , ainda tinha um caderno de erro e um quadro fisico de revisão. Como citei acima não quero me dar ao luxo de ficar próximo e não passar na PRF entendeu, por isso estou coletando o máximo de informações para não errar. 
Acredito que para mim faltou mais leitura de lei mesmo , e revisões mais elaboradas por mim via escrita, não sei. Enfim, obrigado novamente, tenho outra prova dia 12 de maio e irei mudar um pouco a estratégia para ver se tenho um resultado melhor .
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

Responda-o
(01-04-2024, 08:23 PM)victorbossuet Escreveu:
(01-04-2024, 04:59 PM)Commodoro Escreveu: Como fui aprovado em alguns concursos e estou nas fases de outro, estou 'aproveitando' para preparar a base para a magistratura, que sempre foi 'o meu sonho'. Porém, é praticamente impossível ser aprovado para magis e trabalhar ao mesmo tempo. A dedicação precisa ser integral, e mesmo assim, tem uma média: de 6 a 10 anos de estudo dedicado. Isso sem contar que é preciso vencer as fraudes. Infelizmente, progredir de forma honesta é coisa homérica neste país
Rapaz, depois da FGV publicando gabarito com questão errada, a fraude que foi o último concurso da câmara, eu já nem sei mais onde o cara deve focar. Se alguém me perguntar algumas coisa eu falo o que eu realmente penso hoje em dia do assunto:

Concurso é terra de ninguém, muita fraude mas ainda dá pra o cara passar em certas provas, siga seu caminho e fique bem longe de You Tuber concurseiro. Sé é novo, vá pra polícia ou vá ser professor pra sair da miséria e vazar da casa dos pais. Mas já saiba que o trabalho é uma merda. Depois foque em algo que você queira .

O famoso zé mobral de professor foi pra civil. Já o antigo civil do blog agente policial só queria passar em um de escrevente pra nunca mais fazer escala na vida.
Cada um tem um modelo de vida.

Hoje eu só foco  em dominar as matérias e fazer todas as provas que eu puder. Mas uma coisa eu digo. Cidade grande pra mim ,so se eu passar em um de 1º linha, nem concurso intermediário me faz querer sair de cidade pequena. E quando falo cidade pequena é cidade onde o cara consegue ir morar em zona rural segura longe de vizinho com som alto, tendo contato com a natureza e indo na cidade só pra fazer compras, uma social básica e vazando quando encher o saco.

Passei batido pelo seu comentário! 

Curiosamente hoje sou coordenador de curso online. O caminho é esse mesmo, para quem é mais jovem. Passei em alguns concursos de polícia também. Não assumi nenhum, pois o cargo que hoje ocupo é muito mais tranquilo, baixa jornada de trabalho e com remuneração melhor. Como estou também nas fases de outro (o concurso simplesmente atrasou e não saiu ainda o resultado da prova discursiva), não sei exatamente como vai ser o futuro. Isso é normal. Temos que estudar muito e sermos cautelosos antes de tomar decisões que impliquem em mudança de cidade/Estado e claro, além da remuneração, o mais importante é a qualidade de vida.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.

Arrow Todos os meus tópicos
Responda-o
@Wesley de Mileto Baita mentiroso, já parou, continuou, e agora fica pagando de entendedor.

@Luiz PRF pra quê ? A única vantagem é não trabalhar e poder multar cidadão de bem empacando a vida alheia.

90% do material tu consegue grátis pela internet.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
(03-04-2024, 11:19 AM)Bean Escreveu: @Wesley de Mileto  Baita mentiroso, já parou, continuou, e agora fica pagando de entendedor.

@Luiz PRF pra quê ? A única vantagem é não trabalhar e poder multar cidadão de bem empacando a vida alheia.

Então , eu ja tenho uma bagagem de direito contudo não sou formado, e tenho uma bagagem de CTB , além de ganhar pontos nas provas de títulos por trabalhar na área de segurança, foi um cargo do serviço público no qual me interessei, visto que eu também já tenho 34 anos e não sou nenhum menino, poderia citar outros pontos pessoais que não vem ao caso agora. Eu sei que ninguém fica rico, inclusive também estudo TI que dá muito mais dinheiro em menor espaço de tempo, mas foi o que eu decidi e até a próxima prova vai ser isso mesmo. 
agora eu pergunto por que não?

Responda-o
Ta Lascado jovem gafanhoto (34 anos ainda é jovem).

Há inúmeros fatores que deveria elencar do por que ele não.

Só lamento mas me pronunciarei somente para salvar a próxima geração.

Chega até ser hilário, gostaria muito que fosse um troll mas parece que ta verídico demais.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
(03-04-2024, 11:19 AM)Bean Escreveu: @Wesley de Mileto  Baita mentiroso, já parou, continuou, e agora fica pagando de entendedor.

Então ajude o rapaz então, grande entendedor, sabichão, bastião da sabedoria, oráculo, detentor dos conhecimentos. 
Aliás, só para não perder o costume, e o concurso, passou?
A sorte favorece os audazes
Responda-o
(03-04-2024, 06:05 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Então ajude o rapaz então, grande entendedor, sabichão, bastião da sabedoria, oráculo, detentor dos conhecimentos. 

Seguinte se tu está com 34 anos com o pensamento de ganhar alguns pontos na prova de título e experiência, sem noção nenhuma do que está fazendo e querendo passar em cargos de puliça, a minha recomendação é: Procure um emprego e volte ao circuito dos ratos que esse pensamento não será a saída.
Responda-o
PRF segundo o @Bean é guardinha CET kkkkkk. Fala ae @Bean , vc qual teu cargo atual no funcionalismo?
Responda-o
Comer cu de curioso.
Responda-o
Kkkkkk eu tava sentindo meu cu meio estranho mesmo, foi o @Bean que me comeu, tá explicado.

Deixando meu ânus um pouco de lado (gostou do trocadilho né!??) , qual seu sucesso na área de concursos pra falar com tanta propriedade? 200 tópicos falando de concurso mas não vem aqui pra contar uma história de sucesso, um edital em que foi aprovado, um cargo nem que seja de faxineiro de prefeitura ou auxiliar de merendeira. Só arrogância e soberba destiladas através de duas ou 3 linhas de sarcasmo e prepotência, sempre de forma passivo agressiva com a galera que vem pedir opinião ou falar sobre concursos aqui no fórum.

Se PFR não é bom, você que é uma sumidade no assunto concursos, fala pra nós qual carreira é a boa. Em quantos concursos vc passou, oq vc tem feito de significativo na sua vida..... Haja saco pra ficar tolerando esse Papinho de bosta seu, e é sempre a mesma coisa, aparece aqui, 2 ou 3 linhas dignas do intelecto de um protozoário, não traz nenhum relato que agregue, não traz malicia nenhuma pra casa, não ajuda ninguém (que acredito ser o objetivo da casa) e se acha o fodao kkkkkk. É muito fracasso pra um ser humano(?) só.
Responda-o
(04-04-2024, 04:46 PM)Frost. Escreveu: Kkkkkk eu tava sentindo meu cu meio estranho mesmo, foi o @Bean  que me comeu, tá explicado.

Deixando meu ânus um pouco de lado (gostou do trocadilho né!??) , qual seu sucesso na área de concursos pra falar com tanta propriedade? 200 tópicos falando de concurso mas não vem aqui pra contar uma história de sucesso, um edital em que foi aprovado, um cargo nem que seja de faxineiro de prefeitura ou auxiliar de merendeira. Só arrogância e soberba destiladas através de duas ou 3 linhas de sarcasmo e prepotência, sempre de forma passivo agressiva com a galera que vem pedir opinião ou falar sobre concursos aqui no fórum.

Se PFR não é bom, você que é uma sumidade no assunto concursos, fala pra nós qual carreira é a boa. Em quantos concursos vc passou, oq vc tem feito de significativo na sua vida..... Haja saco pra ficar tolerando esse Papinho de bosta seu, e é sempre a mesma coisa, aparece aqui, 2 ou 3 linhas dignas do intelecto de um protozoário, não traz nenhum relato que agregue, não traz malicia nenhuma pra casa, não ajuda ninguém (que acredito ser o objetivo da casa) e se acha o fodao kkkkkk. É muito fracasso pra um ser humano(?) só.

Esfria aí tuas bolas, Frost.

Para todos os fins o cara é Veterano e tem muitas contribuições boas na casa. Se ele não quer colaborar e fica enchendo o saco, não há muito o que fazer. 

Deixa ele fazer o showzinho dele, pois se você questionar ele, ele só vai se fazer de sonso e virar pro lado pra ficar rindo às suas custas.

Vou ser o primeiro cara aqui a te defender, mas não compensa esquentar se o cara só quer trollar. O cara só vai querer atenção, e é o que você está fazendo.

Conheço bem tua história de vida, tú é muito melhor do que isso, confra.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
Veterano kkkkkkk
Responda-o
Conta pra rapa aí @Bean qual concurso já passou? Cansou do querido diário?
Responda-o
Bom dia senhores, com todo respeito, @Bean relacionou nada com coisa alguma .
Devia estar no celular vivendo o mundo real e acredito que estava sem tempo pra ler o que eu tinha postado antes pois em nenhum momento coloquei o cargo em dúvida, e sim técnicas de estudo, cursos e coisas desse tipo. Ainda sim perguntei os motivos e ele não falou , então é continuar a discussão inclusive com outro assunto .

Responda-o
Deixando a baita viadagem do Wild e Frost de lado.

@Luiz pouco importa as técnicas de estudos, cursos e coisas desse tipo. O que você tem é uma ilusão, vai apenas desperdiçar tempo e nada mais e é muito claro perceber isso quando tu diz que é "possuidor de bagagem de direito", e quer estar na frente pois tem possiblidade de "ganhar pontinhos por possuir experiência prática em cargos similares", nesses cargos de puliça já era.

Quer saber como tu pode fazer alguma coisa útil ? Hoje ?

Pegue a última prova da banca e a realize como um simulado, corrija e guarde o gabarito.

Procure quantas pessoas foram nomeadas e acha a nota de corte, veja onde você está... se tu estiver fora da nota de corte ou 10% mais pra baixo dela desista e faça algo de útil com o seu tempo.

34 aninhos não da pra ficar brincando de concurseiro já era filhão, perdeu o bonde.
Responda-o
Vou dar um blá. Concurso público só é positivo se for alavancar uma carreira muito bem planejada e objetivada, uma meta traçada para se chegar a algum lugar, cresci, envelheci e ouço até hoje pessoas falando que concurso público é tudo, segurança, estabilidade, carreira, etc. vou contar algo e espero que possa servir e talvez até iluminar os pensamentos de algum maluco que pare e leia. Minha primeira experiência obtendo um salário foi quando servi no exército brasileiro, eu tinha uma expectativa e fiz curso para realizar a prova de sargento mas sempre detestei estudar o que não me interessa e durante a minha experiência militar percebi que eu não ia ter saco para aguentar ter que pedir permissões a um bosta mais jovem do que eu só porque ele tem estrelinhas na gola, vi militares com quase 30 anos de exército e com a razão a seu lado serem humilhados na frente de centenas de pessoas por um aspirante de merda um guri de 19 anos sem noção e isso foi o suficiente para eu desistir de vez de carreira militar, na minha carteira de trabalho só constam dois empregos, uma contratação de 6 meses e outra de 11 meses, nunca consegui ser bom empregado, peitei ser autônomo estando em outra cidade e sem parentes próximos, sem saber se conseguiria pagar o aluguel e muitas vezes com fome sem ter dinheiro e nem o que comer mentindo ao telefonar para os meus pais para que não se preocupassem pois eu tinha tudo e estava tudo bem. Eu percebi logo que a única maneira de não precisar ter um patrão é se eu fosse o meu próprio patrão e para isso eu tinha que encontrar uma forma de vender as minhas habilidades e é assim até hoje, a minha opinião é que o homem tem que ter habilidades que possam ser trocadas por dinheiro, então todo o tipo de serviço que você possa ofertar fazer com boa vontade, boa disposição. Quando você obtém uma habilidade ninguém pode tirar ela de você, sendo empregado você vai usar uma grande parte do seu tempo com tarefas que irão beneficiar um patrão que poderá te mandar embora a qualquer momento fazendo você ter que passar por frustrações, insegurança e ter que começar tudo de novo, um concurso público em 90% dos casos não agregará nenhum tipo de habilidade, você trabalhará muitas horas, você irá se adequar ao serviço prestado e talvez ficar anos fazendo a mesma coisa (pois o ser humano tende a criar e se segurar em uma zona de conforto e permanecer lá), coisa essa que só após uma vida inteira dedicada irá perceber que nunca fez o que realmente gostaria, nunca sentiram a sensação de realização, no tempo que eu vivenciei o início de minha vida profissional, não havia informação como há hoje, hoje você pode aprender a fazer qualquer coisa pela internet é só se dedicar, você irá usar muito menos tempo aprendendo, aprimorando e vendendo seus serviços e ganhará muito mais e eu não falo só financeiramente porque o tempo não tem como comprar é para mim a moeda de troca mais cara. Dicas do jariano: encontre algo que você goste de fazer para as outras pessoas e não aquilo que você gosta de fazer para você mesmo, eu já ouvi muitas vezes "você tem que trabalhar com o que gosta" tive um amigo apaixonado por motos abrir uma mecânica de motos e saturar o seu hoby até detestar motos, era algo que ele gostava de fazer para ele e não para os outros, você tem que procurar descobrir o que você sente satisfação em fazer para as outras pessoas.
Responda-o
(04-04-2024, 05:04 PM)Frost. Escreveu: Veterano kkkkkkk

(05-04-2024, 11:48 AM)jariano Escreveu: Dicas do jariano: encontre algo que você goste de fazer para as outras pessoas e não aquilo que você gosta de fazer para você mesmo, eu já ouvi muitas vezes "você tem que trabalhar com o que gosta" tive um amigo apaixonado por motos abrir uma mecânica de motos e saturar o seu hoby até detestar motos, era algo que ele gostava de fazer para ele e não para os outros, você tem que procurar descobrir o que você sente satisfação em fazer para as outras pessoas.

Concordo, na minha experiencia em serviço público comecei a observar em como servir as pessoas e comecei a me sentir bem mais útil na terra e na minha própria instituição, quando comecei a diluir o ego ficou irrelevante, salário, cargos , disputas de poder e por ai vai. Eu poderia ganhar bem mais dinheiro atrás de uma mesa e de uma tela de PC, mas acredito que a vida seja bem mais que isso.

Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Concurso de Rico X Concurso de Pobre Filho de Krypton 14 10,741 17-01-2020, 03:30 PM
Última Postagem: Filho de Krypton
  [Concurso] Qual Material de Estudo Usar? Filho de Krypton 3 6,799 06-04-2019, 05:55 PM
Última Postagem: Filho de Krypton

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)