Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
QUAL CONCURSO ESCOLHER?
#1
É o seguinte, passei não só em um, mas em dois concursos, um no paraná, outro em santa catarina, o do paraná foi em uma cidade bem pequena, menos de 5 mil habitantes, o de santa catarina foi em uma cidade média pra grande.
Os de SC paga uma média de 1700 por mês e o do PR começa pagando 2400, eu não sei ainda se definitivamente passei nesse segundo concurso, pois ainda não saiu o resultado da prova prática, mas fui muito bem colocado na prova teórica.

De qualquer forma, caso eu passe, poderei escolher e estou com dúvidas, então gostaria que os concursados e concurseiros experientes me respondessem o que poderia ser melhor para mim.

Se eu ficar aqui no paraná, ficarei perto da minha família e ganharei mais, se eu for para SC ficarei mais perto de alguns amigos e estarei mais familiarizado com o local, pois cresci por lá, mas ganharei menos e ficarei em uma cidade bem maior, logo o custo de vida será maior também.

Logo, eu tenderia a voltar para cá(PR) caso eu descobrisse que de fato passei, o que me faz ainda ficar em cima do muro é o receio de ficar em uma cidade minúscula que pode facilmente ficar sem dinheiro para pagar meu salário e eu não sei se algum dia tenha reajuste, enquanto lá em SC por ser uma cidade bem maior, eu imagino que esse problema seja bem mais difícil de ocorrer o salário com o tempo tenda a aumentar mais, mesmo que comece menor do que aqui no paraná.

Falo isso pois tenho um conhecido que passou no mesmo cargo que eu e começou ganhando 1800, e hoje já ganha 3500, porém ele mora em cidade grande em SC, todos os concursos que falei aqui são de prefeitura, por isso eu estou tentando ir mais fundo e analisar esse aspecto regional, porque nesse caso, parece importante, que eu saiba professores e policiais estaduais tem salários diferentes dependendo do estado, imagine prefeitura.

Bem, é isso, espero os dois centavos dos confrades.
Responda-o
#2
Porra, aí você que tem que saber o que é melhor para tu. A vida é feita de decisões, e cada decisão tem sua consequência. E toda decisão vai ter seu lado negativo.
 Não tem como eu vir aqui te falar o que fazer, isso cabe a você. Escolha o que te parecer mais vantajoso e mais aliado aos seus objetivos.
 Entendo bem como é a dúvida, ela incomoda, te confunde, faz você pensar demais e complicar o que é simples. A dúvida te estagna, te torna inerte. Você fica parado enquanto a vida fluí no seu ritmo implacável. 
 Portanto, não estou falando para escolher qualquer coisa, mas para você tentar ser mais pragmático.  Torne as coisas mais simples e decida-se de uma vez. 
 Aqui deixo um poema do filosofo Kiekegaard sobre esse tema:

Rir é arriscar-se a parecer louco.
Chorar é arriscar-se a parecer sentimental.
Estender a mão para o outro é arriscar-se a se envolver.
Expor seus sentimentos é arriscar-se a expor seu eu verdadeiro.
Amar é arriscar-se a não ser amado.
Expor suas idéias e sonhos ao público é arriscar-se a perder.
Viver é arriscar-se a morrer...
Ter esperança é arriscar-se a sofrer decepção.
Tentar é arriscar-se a falhar.

Mas... é preciso correr riscos.
Porque o maior azar da vida é não arriscar nada...

Pessoas que não arriscam, que nada fazem, nada são.
Podem estar evitando o sofrimento e a tristeza.
Mas assim não podem aprender, sentir, crescer, mudar, amar, viver...
Acorrentadas às suas atitudes, são escravas;
Abrem mão de sua liberdade.
Só a pessoa que se arrisca é livre...

"Arriscar-se é perder o pé por algum tempo.
Não se arriscar é perder a vida..."
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#3
Acho que você tem que procurar o que é  qualidade de vida pra ti. Vai ajudar a decidir qual das duas cidade é melhor.

Cresci em uma cidade de periferia em uma capital. Ônibus lotado, violência, a merda toda. Tenho parente concursado como policiais e professoras, hoje estão ganhando bem aqui no estado. Mas percebi uma coisa:
trabalham muito, vivem nesse trânsito filho da puta e sair só pra shopping, igreja e  esses lugares. 

Já outro parente virou policial da Bahia, mas foi parar em uma cidade de uns 20k. Tem encheção de saco na época da política mas vai a pé pro quartel, tem a casa e o carro. Passa o dia tocando, jogando videogame, vai na igreja e no final de semana vai pra chácara do pai cuidar dos peixes e bichos que tem lá. Tá casado, 3 filhos e nunca vi reclamando. Já os que estão em cidade grande, sempre uma história chata relacionado a trabalho.

Interior é uma desgraça também. Não tem nada, a matrix social é opressora, fofoca impera, mas não tem trânsito e se você for um cara que gosta de natureza, vida rural e não liga muito coisas que só  tem em cidade grande, é uma opção. O melhor dos mundos para mim é uma cidade pequena a uns 200 a 300 k metros de uma cidade grande. Você tá no interior mas se precisar em umas 3 horas vai na capital resolver um problema.

E tem gente que gosta dessa vida de cidade, ralar na semana, final de semana shopping, barzinho. Cidade pequena costuma ser ruim até pra arrumar mulher, principalmente pra dar uns pegas e nada mais. E se você odeia fofoca, talvez seja mais feliz no anonimato da cidade.

Levando em consideração a bolha imobiliária que existe em toda cidade grande, provavelmente a maioria só vai morar de aluguel daqui pra frente. Dá uma pesquisada no custo de vida das duas cidades. Faz uma planilha sobre todos os gastos que você vai ter e compara. A diferença pode ser gritante só no aluguel.
Responda-o
#4
Então confrades, eu gosto de tranquilidade mesmo, mas percebi que sou mais adaptado a cultura de SC do que do PR, muda algo que eu não sei explicar, me sinto mais confortável com o povo de lá, porém eu teria apenas um salário mínimo em meio para uma cidade de médio porte, enquanto contaria com 2 salários para uma cidade de pequeno porte, isso querendo ou não pesa muito, eu acho que só vou descobrir indo para lá, pois terei que assumir lá de qualquer jeito, ainda não sei se passei aqui, o resultado da prova prática não saiu.
Responda-o
#5
Cú do mundo quer ser peixinho na brasa  SC.... Gargalhada














Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#6
GargalhadaGargalhadaGargalhadaha
Fazer o que, cresci no meio dos malucos de SC, não gostei muito do paraná, cultura muito parecida com a cultura woke que são paulo engoliu.
Mas o salário maior ainda vai pesar na decisão.
Responda-o
#7
Sem querer ser chato, mas em 2009 eu ganhava 1.200 trabalhando pra vivo, mais transporte, refeição, plano de saúde, estas coisas padrão, só o salário bruto hoje em dia daria R$ 3.317,53 , qualquer pedreiro ganha mais que isso, não sei pq essa psicotização por concurso, isso é uma indústria
Responda-o
#8
(21-02-2024, 09:43 PM)SapoCaco Escreveu: Sem querer ser chato, mas em 2009 eu ganhava 1.200 trabalhando pra vivo, mais transporte, refeição, plano de saúde, estas coisas padrão, só o salário bruto hoje em dia daria R$   3.317,53 , qualquer pedreiro ganha mais que isso, não sei pq essa psicotização por concurso, isso é uma indústria

Mas eu não sou pedreiro  Yaoming não é como se eles pegassem qualquer um mandassem erguer uma casa, já até tentei fazer isso numa construção do lado aqui de casa, não funciona assim Gargalhada, mas isso que você falou tem um ponto, aqui onde estou é cidade pequena, pouco menos de 50 mil habitantes, lá é uma cidade bem maior, e a cidade do concurso de mais de 2 mil reais é minúscula, então talvez seja mais fácil conseguir algum por fora lá na cidade maior.

Mas enfim, vou ter que ir vendo isso conforme vou fazendo as coisas.
Responda-o
#9
(22-02-2024, 12:29 AM)Novo Mundo Escreveu:
(21-02-2024, 09:43 PM)SapoCaco Escreveu: Sem querer ser chato, mas em 2009 eu ganhava 1.200 trabalhando pra vivo, mais transporte, refeição, plano de saúde, estas coisas padrão, só o salário bruto hoje em dia daria R$   3.317,53 , qualquer pedreiro ganha mais que isso, não sei pq essa psicotização por concurso, isso é uma indústria

Mas eu não sou pedreiro  Yaoming não é como se eles pegassem qualquer um mandassem erguer uma casa, já até tentei fazer isso numa construção do lado aqui de casa, não funciona assim Gargalhada, mas isso que você falou tem um ponto, aqui onde estou é cidade pequena, pouco menos de 50 mil habitantes, lá é uma cidade bem maior, e a cidade do concurso de mais de 2 mil reais é minúscula, então talvez seja mais fácil conseguir algum por fora lá na cidade maior.

Mas enfim, vou ter que ir vendo isso conforme vou fazendo as coisas.
Voce vai sair de casa e vai ter que pagar aluguel, o aluguel mais as contas vai tudo, mas enfim, se isso amacia teu ego vai fundo.
Responda-o
#10
(22-02-2024, 04:57 AM)SapoCaco Escreveu: Você vai sair de casa e vai ter que pagar aluguel, o aluguel mais as contas vai tudo, mas enfim, se isso amacia teu ego vai fundo.
Se sustentar e sair da casa dos pais é amaciar o ego? É isso que você disse??? Então seu conselho é que eu fique morando com minha mãe e perca a oportunidade de um emprego estável em um país de merda em nome de TENTAR conseguir um emprego como auxiliar de pedreiro e ganhar um salário mínimo? Porra... você é brabo.
Responda-o
#11
(22-02-2024, 08:12 PM)Novo Mundo Escreveu:
(22-02-2024, 04:57 AM)SapoCaco Escreveu: Você vai sair de casa e vai ter que pagar aluguel, o aluguel mais as contas vai tudo, mas enfim, se isso amacia teu ego vai fundo.
Se sustentar e sair da casa dos pais é amaciar o ego? É isso que você disse??? Então seu conselho é que eu fique morando com minha mãe e perca a oportunidade de um emprego estável em um país de merda em nome de TENTAR conseguir um emprego como auxiliar de pedreiro e ganhar um salário mínimo? Porra... você é brabo.

Não voce não quer se sustentar, pois não vai conseguir, voce quer ostentar o ser "funcionário público", volta e lê de novo o quanto voce vai ganhar, vai sair de casa mas ainda vai depender da ajuda dos pais.
Responda-o
#12
Tenho 2 sugestões de critério...

Dar preferência nessa ordem - Federal - Estadual - Municipal;

Vá exercer o cargo na cidade que fica mais próxima em população da cidade que viveu a maioria do tempo.

Só não vai engravidar a primeira desempregada que aparecer na tua frente.
Responda-o
#13
Consulte no portal da transparência dos respectivos órgãos o real salário desses cargos. Muitas vezes o edital só fala o salário básico, mas muitas funções têm diversos penduricalhos que podem fazer o salário real muito maior.

O primeiro passo é esse: saber o real salário.

O segundo passo é saber a função que exige menos esforço. Concurso público de 2k não é trabalho de verdade. É só uma teta pra ficar temporariamente até arranjar algo melhor.

Tem que ser um trabalho que exige o mínimo possível, justamente pra ter tempo pras atividades paralelas que vão te tirar do emprego de merda.

Sendo algo temporário, a localidade é quase irrelevante já que a ideia é ir embora o mais rápido possível.
"A vida de cada um é um pequeno caderno de poucas folhas, em que se passa uma todos os dias." @Merdingo
Responda-o
#14
(23-02-2024, 07:43 AM)Hombre de hielo Escreveu: Só não vai engravidar a primeira desempregada que aparecer na tua frente.

Concordo, mestre. Melhor assumir uma que o Jamal já embuchou. Se tiver 16 anos, melhor ainda.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#15
Só alienado, Novo Mundo ta há anos nessa e não desenvolveu nada.

Puta que pariu, depois venho dar uma aula de graça pra turma fake do CR7.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#16
(23-02-2024, 02:02 AM)SapoCaco Escreveu: Não voce não quer se sustentar, pois não vai conseguir, voce quer ostentar o ser "funcionário público", volta e lê de novo o quanto voce vai ganhar, vai sair de casa mas ainda vai depender da ajuda dos pais.

Tem gente que sustenta uma família com pai e mãe ganhando salário mínimo.
E o que é melhor, receber uma ajuda ou ser 100% sustentado pelos seus pais? Teu argumento nem sentido faz.

(23-02-2024, 10:46 AM)Mó Humirde Escreveu:
Spoiler Revelar
Consulte no portal da transparência dos respectivos órgãos o real salário desses cargos. Muitas vezes o edital só fala o salário básico, mas muitas funções têm diversos penduricalhos que podem fazer o salário real muito maior.

O primeiro passo é esse: saber o real salário.

O segundo passo é saber a função que exige menos esforço. Concurso público de 2k não é trabalho de verdade. É só uma teta pra ficar temporariamente até arranjar algo melhor.

Tem que ser um trabalho que exige o mínimo possível, justamente pra ter tempo pras atividades paralelas que vão te tirar do emprego de merda.

Sendo algo temporário, a localidade é quase irrelevante já que a ideia é ir embora o mais rápido possível.

Eu vou ver esse ponto ai, em cidade grande, em tese, teria uma demanda para trabalho maior do que em uma cidade minúscula, é algo interessante a se pensar, mas estou pendendo a voltar caso passe no da cidade pequena, pois não saiu o resultado da prova prática, caso eu realmente tenha passado, talvez eu volte, vi no portal transparência e parece que tem um maluco que está a 6 anos no cargo ganhando o mesmo salário que eu vou ganhar agora que estou entrando, então acho que era ilusão da minha cabeça achar que iria aumentar com o tempo, esse amigo que eu falei acima morava em uma cidade ainda maior, acho que isso o ajudou talvez.
Responda-o
#17
(23-02-2024, 11:30 AM)Bean Escreveu: Só alienado, Novo Mundo ta há anos nessa e não desenvolveu nada.

Puta que pariu, depois venho dar uma aula de graça pra turma fake do CR7.

Mas eu achava que você entendia sobre ficar anos nessa de concurso GargalhadaGargalhadaha
Responda-o
#18
(23-02-2024, 11:36 AM)Novo Mundo Escreveu:
(23-02-2024, 02:02 AM)SapoCaco Escreveu: Não voce não quer se sustentar, pois não vai conseguir, voce quer ostentar o ser "funcionário público", volta e lê de novo o quanto voce vai ganhar, vai sair de casa mas ainda vai depender da ajuda dos pais.

Tem gente que sustenta uma família com pai e mãe ganhando salário mínimo.
E o que é melhor, receber uma ajuda ou ser 100% sustentado pelos seus pais? Teu argumento nem sentido faz.

(23-02-2024, 10:46 AM)Mó Humirde Escreveu:
Spoiler Revelar
Consulte no portal da transparência dos respectivos órgãos o real salário desses cargos. Muitas vezes o edital só fala o salário básico, mas muitas funções têm diversos penduricalhos que podem fazer o salário real muito maior.

O primeiro passo é esse: saber o real salário.

O segundo passo é saber a função que exige menos esforço. Concurso público de 2k não é trabalho de verdade. É só uma teta pra ficar temporariamente até arranjar algo melhor.

Tem que ser um trabalho que exige o mínimo possível, justamente pra ter tempo pras atividades paralelas que vão te tirar do emprego de merda.

Sendo algo temporário, a localidade é quase irrelevante já que a ideia é ir embora o mais rápido possível.

Eu vou ver esse ponto ai, em cidade grande, em tese, teria uma demanda para trabalho maior do que em uma cidade minúscula, é algo interessante a se pensar, mas estou pendendo a voltar caso passe no da cidade pequena, pois não saiu o resultado da prova prática, caso eu realmente tenha passado, talvez eu volte, vi no portal transparência e parece que tem um maluco que está a 6 anos no cargo ganhando o mesmo salário que eu vou ganhar agora que estou entrando, então acho que era ilusão da minha cabeça achar que iria aumentar com o tempo, esse amigo que eu falei acima morava em uma cidade ainda maior, acho que isso o ajudou talvez.

Além de olhar o salário no transparência, tente procurar saber como é o plano de carreira do órgão e a estrutura remuneratória. No transparência pode te dar a ilusão sobre certos penduricalhos que parecem ser regra mas geralmente são exceção.

Exemplo do Executivo Federal: https://www.gov.br/servidor/pt-br/observ...erritorios

Pra saber o plano de carreira, só olhando a lei de criação do cargo e alterações (no caso nesse doc que eu mandei tem a legislação da respectiva carreira, municipal/estadual não sei como é), ou conversando com algum servidor do órgão que tu vai. De nada adianta o órgão pagar bem no fim da carreira se você não vai ter perspectiva de chegar lá (cláusulas de barreira e/ou exigências estapafúrdias para progressão, interstícios irreais, etc).
Responda-o
#19
(23-02-2024, 11:36 AM)Novo Mundo Escreveu:
(23-02-2024, 02:02 AM)SapoCaco Escreveu: Não voce não quer se sustentar, pois não vai conseguir, voce quer ostentar o ser "funcionário público", volta e lê de novo o quanto voce vai ganhar, vai sair de casa mas ainda vai depender da ajuda dos pais.

Tem gente que sustenta uma família com pai e mãe ganhando salário mínimo.
E o que é melhor, receber uma ajuda ou ser 100% sustentado pelos seus pais? Teu argumento nem sentido faz.

(23-02-2024, 10:46 AM)Mó Humirde Escreveu:
Spoiler Revelar
Consulte no portal da transparência dos respectivos órgãos o real salário desses cargos. Muitas vezes o edital só fala o salário básico, mas muitas funções têm diversos penduricalhos que podem fazer o salário real muito maior.

O primeiro passo é esse: saber o real salário.

O segundo passo é saber a função que exige menos esforço. Concurso público de 2k não é trabalho de verdade. É só uma teta pra ficar temporariamente até arranjar algo melhor.

Tem que ser um trabalho que exige o mínimo possível, justamente pra ter tempo pras atividades paralelas que vão te tirar do emprego de merda.

Sendo algo temporário, a localidade é quase irrelevante já que a ideia é ir embora o mais rápido possível.

Eu vou ver esse ponto ai, em cidade grande, em tese, teria uma demanda para trabalho maior do que em uma cidade minúscula, é algo interessante a se pensar, mas estou pendendo a voltar caso passe no da cidade pequena, pois não saiu o resultado da prova prática, caso eu realmente tenha passado, talvez eu volte, vi no portal transparência e parece que tem um maluco que está a 6 anos no cargo ganhando o mesmo salário que eu vou ganhar agora que estou entrando, então acho que era ilusão da minha cabeça achar que iria aumentar com o tempo, esse amigo que eu falei acima morava em uma cidade ainda maior, acho que isso o ajudou talvez.
Faz sentido sim, é que voce nunca morou sozinho e nunca foi funcionário público, um emprego "comum" digamos assim paga mais, se tua cidade for minúscula um salário mínimo pode até ser legal se voce nunca teve emprego, mas concurso é o maior tiro no pé, sem contar o tempo que demoram pra chamar, isso se a vaga realmente existir.
Se é teu sonho, espera tu ficar velho, não desperdiça sua juventude nisso não, quando eu fui funcionário público federal ja fui zoado até pela minha chefe, eis o dialogo:
- Dona Mirian voce entraria numa enrascada dessas na idade dele?
- Eu não, eu era esperta!!
.
E eu com 19 anos com aquela cara de ué, rsrsrs
Responda-o
#20
(24-02-2024, 01:30 PM)SapoCaco Escreveu:
(23-02-2024, 11:36 AM)Novo Mundo Escreveu: Tem gente que sustenta uma família com pai e mãe ganhando salário mínimo.
E o que é melhor, receber uma ajuda ou ser 100% sustentado pelos seus pais? Teu argumento nem sentido faz.


Eu vou ver esse ponto ai, em cidade grande, em tese, teria uma demanda para trabalho maior do que em uma cidade minúscula, é algo interessante a se pensar, mas estou pendendo a voltar caso passe no da cidade pequena, pois não saiu o resultado da prova prática, caso eu realmente tenha passado, talvez eu volte, vi no portal transparência e parece que tem um maluco que está a 6 anos no cargo ganhando o mesmo salário que eu vou ganhar agora que estou entrando, então acho que era ilusão da minha cabeça achar que iria aumentar com o tempo, esse amigo que eu falei acima morava em uma cidade ainda maior, acho que isso o ajudou talvez.
Faz sentido sim, é que voce nunca morou sozinho e nunca foi funcionário público, um emprego "comum" digamos assim paga mais, se tua cidade for minúscula um salário mínimo pode até ser legal se voce nunca teve emprego, mas concurso é o maior tiro no pé, sem contar o tempo que demoram pra chamar, isso se a vaga realmente existir.
Se é teu sonho, espera tu ficar velho, não desperdiça sua juventude nisso não, quando eu fui funcionário público federal ja fui zoado até pela minha chefe, eis o dialogo:
- Dona Mirian voce entraria numa enrascada dessas na idade dele?
- Eu não, eu era esperta!!
.
E eu com 19 anos com aquela cara de ué, rsrsrs

Coerência: Conjunto de ideia e fatos que apresentam lógica e nexo.

Sua chefe velha  e funcionária pública dizendo que com 19 anos era esperta, e que ser funcionário público não é coisa de gente esperta. 

É uma piada. O fator caracterizador é o absurdo, por meio do contraditório.

Mesmo um funcionário publico com míseros 2k em uma cidade pequena vive melhor que 80% que todo CLT da iniciativa privativa. 

Você tá certíssimo de avisar o jovem que a realidade da vida do funcionário público é uma merda.  Mas aqui é o Bostil, a iniciativa privada é pior na maioria dos casos. 
E hoje o cara perde anos da vida estudando pra passar em concurso desses, quando mais o cedo o cara passa, mais cedo começa a viver porque na folga vai fazer o que quiser em vez de estudando pra concurso.

Pense num cara com 20 anos atendente do McDonalds ou trabalhando como repositor. Um concurso pode ser uma baita melhora. 

Sei que você acha que desperdiçou sua vida, mas acredite em mim. Pior seria se tu fosse pra iniciativa privada como empregado.

Só tem duas opção aqui: O Aeroporto ou empreender com sucesso e virar seu patrão. A 3º que é menos ruim é funcionário público mesmo.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Concurso de Rico X Concurso de Pobre Filho de Krypton 14 9,172 17-01-2020, 03:30 PM
Última Postagem: Filho de Krypton
  [Concurso] Qual Material de Estudo Usar? Filho de Krypton 3 6,208 06-04-2019, 05:55 PM
Última Postagem: Filho de Krypton

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)