13-09-2021, 08:03 AM
(10-09-2021, 08:58 AM)hjr_10 Escreveu: estão indo às ruas por liberdade.
...
(11-09-2021, 09:23 PM)Stumm Escreveu: Bom, lutar pela liberdade é uma coisa, agora insuflar o povo contra o sistema democrático em nome do próprio projeto de poder é digno de um militante soviético da década de 30.
...
Essas frases me lembraram uma passagem que eu li semana passada:
Citação:""Liberdade" é o que todos vós desejai rugir ansiosamente: mas eu tenho desaprendido a crer em "grandes acontecimentos", sobretudo quando há muita gritaria e fumo em torno deles.
E acreditai-me amigo pandemônio! Os maiores acontecimentos - não são os nossos mais ruidosos, mas sim os nossos mais silenciosos.
Não é em torno dos inventores de novas sonoridades, mas sim em torno de inventores de novos valores que o mundo se transforma: ele gira de forma inaudível."
Eu acho um fenômeno curioso a tendencia fortíssima que o brasileiro tem para se iludir, e tomar como a pior blasfêmia e a mais suja ofensa pessoal críticas feitas aos seus políticos de predileção, sejam eles de esquerda ou de "direita" (seja lá que isso signifique por aqui).
Talvez por isso nada mude nunca... ainda temos a "necessidade psicológica" de apostar todas as fichas do nosso entendimento sobre o que é "liberdade" em atos políticos.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)