06-01-2021, 02:40 PM
(06-01-2021, 11:56 AM)Reale Escreveu:(06-01-2021, 01:52 AM)Fairchild Escreveu: Papel moeda tem, amigo! Ele representa o valor do país, e se um político burro imprimir mais dinheiro a moeda desvalorizará e afetará direto a economia.
Ai que está a questão, amigo, políticos sempre serão burros em relação a economia, e sempre usarão dessa artimanha para se manterem no poder, os próprios EUA é um exemplo, Bidê vai fazer o que? Imprimir dólar para enfiar auxílio no cu de todo mundo lá dentro.
Realmente, concordo, bitcoin pode ser uma grande especulação, também acho estranho a forma como ele surgiu, mas, ele abriu as portas para um caminho antes desconhecido, o da blockchain e o das finanças descentralizadas, por mais que o bitcoin não dê tanta confiança, ele não é o único mais, existe ethereum, existe ada cardano, existe chainlink, e muitas e muitas outras, que não servem apenas como reserva de valor, mas que realmente sanam um problema financeiro prático.
E todas essas moedas tem a mesma vantagem que o bitcoin também tem, e mesmo sendo a única vantagem que ele tem, já o torna melhor do que qualquer moeda de qualquer país: descentralização, bitcoin não é de nenhum país, não é de nenhum governo, eu não preciso me preocupar de algum governo corrupto usar a inflação para dar auxilio para um monte de gente sem que as pessoas percebam que o patrimônio delas está sendo dilapidado. Eu não preciso me preocupar se meu dinheiro pode ser confiscado na poupança, caso algum governo corrupto e incompetente entre no poder, isso acabou.
É fácil defender a moeda findunciária quando ela é o dólar, mas essas moedas não são baseadas em protocolos, comos as criptomoedas são, elas são baseadas em pessoas, e não pessoas normais, políticos, o valor do dólar não é baseado no petróleo, da mesma forma que não é baseada no ouro, o valor do dólar é baseado na (des)honestidade de quem comanda aquele país, como você mesmo disse, é só entrar algo que substitua petróleo, que o dólar despenca, e como você disse, talvez esse algo já exista, e eles impedem o avanço disso justamente para manter o valor do dólar alto, ou seja, o valor do dólar é garantido na base do retrocesso e da desonestidade.
Bitcoin pode ter vários mistérios, e pode até ser uma bolha, mas ele tem um protocolo muito bem definido, e se chegar ao ponto do bitcoin realmente quebrar, algo me diz que muita coisa já vai ter quebrado antes.
Toda moeda para ter algum valor é baseado em pessoas. O valor de qualquer coisa é dado pelo desejo das pessoas por essa coisa. Essa história de que valor vem da raridade não faz muito sentido. Experimenta fazer um único exemplar de uma bugingaga que ninguém quer: ela vai ser valiosa por que é rara? Claro que não!
Nas economias modernas existem duas ancoras para moeda fiduciária: a) os regimes de metas de inflação manejadas pelos bancos centrais e b) a produção da economia. Nas economias avançadas o bancos centrais são formalmente independentes do governo (nos EUA o banco central -FED - é uma instituição privada) e devem se comprometer com uma meta de inflação de médio prazo, que significa uma meta de estabilização dos preços da economia. Em economias com livre mobilidade de capitais os bancos centrais estão sob a disciplina do mercado. Isto significa que decisões que afetam a credibilidade da moeda negativamente são punidas com evasão de capital e mudanças na taxa de câmbio desfavorável à moeda.
Quanto a produção, economias com maior produtividade têm moeda mais forte em geral. Isso acontece porque há muitos produtos que podem ser transacionadas com a moeda. A exceção a isso são economias com restrição de mobilidade de capitais e manipulação cambial.
Acho que a segurança que é supostamente oferecida pelo Bitcoin ilusória. Em geral as pessoas querem moeda para: 1. Transacionar produtos e 2. Reserva de valor. No primeiro caso, as pessoas querem moeda porque desejam comprar produtos com ela: ninguém consome moeda por si só. No segundo caso, as pessoas querem moeda para preservar seu poder de compra para o futuro, isto é, elas querem guardar valor para consumir produtos/serviços no futuro.
O Bitcoin falha como poder de transacionar produtos. Ele não tem aceitabilidade ampla, isso significa que os produtos/serviços que você pode comprar é restrita. Isso pode mudar no futuro, entretanto, o Bitcoin ainda terá que concorrer com outras moeda virtuais. O Bitcoin não funciona como reserva de valor. O valor dele é volátil, isto é, muda constantemente, então ela não pode ser uma reserva de valor uma vez que você pode perder a sua riqueza de uma hora pra outra.
No momento, o Bitcoin é uma ativo especulativo, não merece o nome de moeda.
A precipitação e a audácia são características dos tolos. A própria falta de inteligência, que os impede de prever o perigo, faz com que, posteriormente, não tenham a sensação de fracasso.