18-11-2020, 06:31 PM
(18-11-2020, 04:40 PM)Daredevil Escreveu:Muito bom.Concordo com tudo que você disse, realmente faz sentido, sim eu tenho pouca experiência de vida e provavelmente estou teorizando sobre como as coisas funcionam, acho que pode valer a pena se se empenhar um pouco para concurso público.Apesar de todas as desvantagems como concorência desleal, o fato de abrir concurso ser algo raro, realemente PASSAR em um concurso é a melhor saída do pobre fodido como eu para uma vida melhor.(18-11-2020, 03:45 PM)Aspira Escreveu: Parabéns por ter conseguid um cargo público.Minha critica não é a quem já tem o cargo, mas a quem vai começar se matar desde de jovem agora para ter um cargo, acho que você concorda que em sua epoca o cenario para os "concurseiros" era MAIS FAVORAVEL, abriam muito mais concurso do que hoje em dia, e a classe média / ricos não visavam se concursar, a verdade é que o estado esta FALINDO AGORA, e a tendência é o seviço público ser cada vez mais escasso e concorido, além disso uma pessoa pobre sem estrutua, vai estar concorrendo com pessoas que a única preocupação na vida é passar em concurso, pai e mãe banca tudo, inclusive cursinho preparatorio para o tal sonhado concurso.
Para passar em um cargo público hoje, você tem que dedicar anos estudando um contéudo que só servira para passar na prova, e caso você não passe o estudo vai ter sido em vão.
Por outro lado se você dedicar a mesma energia em estudar outro idioma, e ir juntando uma grana para dar o fora daqui é bem mais favorarevel.De qualquer forma você vai ter que sair da sua cidade, dificilmente vc tera a sorte de se concursar na sua atual cidade, então sair fora por sair fora, que seja para viver uma vida boa.
Além de que tem diversas profissões que o pobre pode se empenhar em aprender, e ganhar uma boa grana muito mais rápido (trabalhos que normalmente a playboyzada corre), tem um topico na real sobre isso:
https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=4449
É obvio que ainda vai gastar uma grana, mas pelo menos não é tão desleal quanto o mundo dos concursos.
Provavelmente esse youtuber do vídeo era mais pobre do que você.
https://www.youtube.com/watch?v=RRnnooMdRbk
Mas entendo, e até concordo com seu ponto.Estudar para concurso no BRASIL realmente é uma boa, porém o risco é muito grande, imagina você chega nos seus 25 anos de idade, e percebe que você passou os melhores anos da sua juventude estudando para um concurso que não veio ou você não conseguiu passar, ou que você passou e não te nomearam, ou então vc passou na parte teorica, e reprovou na física.
Com todo o respeito, eu acredito que você tenha pouca experiência de vida, e que também está teorizando demais sobre como as coisas funcionam.
O primeiro erro, é ver o processo apenas do ponto de vista financeiro, e ainda mais com uma visão errônea da realidade. Quando você cita aprender um idioma para sair do país em busca de melhores possibilidades, está considerando apenas senso comum. A maior mentira do planeta terra é que esse sucesso fora do país é garantido. O sujeito que não trabalhe no mínimo dez horas diárias para ver se terá algum retorno... Se não tiver formação acadêmica (se tiver, rezar pra ter algum valor lá fora), tem de se virar em sub-emprego. Isso, do ponto de vista financeiro, é melhor que ter um emprego razoável no Brasil, mas não muda o fato de que a pessoa estará fazendo um trabalho de fácil reprodução, tendo como ponto de partida apenas o aspecto financeiro. Esse é o padrão de felicidade almejado?
Outro ponto, estudar para concurso é inútil se não passar? Tenho certeza que não. Quem estuda passa a ler mais e com mais facilidade, a ter facilidade com disciplinas de exatas, a melhorar o português (indubitavelmente), etc. Logo, embora o sucesso nessa seara dos concursos não seja garantido, há sim benefícios advindos de estudar com essa finalidade.
Se não passar, terá perdido tempo? O cara que estuda durante longo prazo e em tempo integral, e mesmo assim não passa, só pode ter algum tipo de retardo mental. Eu defendo o estudo consistente, por um período de tempo equilibrado, sem deixar de trabalhar ou exercer qualquer atividade diária importante. Tudo o que você faz, tem importância nesse quesito.
O mundo dos concursos é desleal? Pode ser. Se formos pensar assim, é melhor desestimular as crianças quanto à educação formal, pois o vestibular também é desleal, assim como o mercado de trabalho e a vida como um todo.
Eu nem estudo mais para concursos (tenho os meus motivos), mas não tenho dúvidas de que essa seja a melhor oportunidade para a pessoa menos abastada financeiramente. Qualquer concurso intermediário paga mais que a iniciativa privada. O concursado tem melhores condições de financiamento, empréstimo a juros baixos, facilidade de tirar visto de entrada para outros países, e mais: tempo livre e dinheiro garantido na conta. Não sei como competir por isso possa ser algo a se pensar.