20-10-2020, 04:21 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 20-10-2020, 04:29 AM por Indomável.)
(19-10-2020, 03:24 PM)Minerim Escreveu:Spoiler Revelar
kkkkkkkk
A mentalidade de boa parte da galerinha puquiana é essa mesmo, mas só prova que não entenderam nada, como é costumeiro. Já que o exemplo é tomar no cu, o estoicismo diz que a dor de tomar no cu é opcional, reagir ou não a isso é com você, contanto que separe a ação da dor em si e não reaja somente por conta dela, já que sentir à mesma é opcional. Em outras palavras é apelar para que o ser humano deixe de ser uma engrenagem óbvia e reativa e se torne mais racional.
Simplesmente não infectar a ação com a emoção.
Isso me serve e muito, absorvi. Lidar com desconforto extremo, também é algo que me interessa, absorvi igualmente.
Sinceramente o que ele fez ou deixou de fazer é ele com Deus, não invalida o estoicismo em si, só mostra o óbvio na verdade, que qualquer pretensa filosofia que você siga ou não pode ser utilizada bem ou mal. Em momento algum minha intenção é ser pau mandado de escola filosófica, retiro elementos interessantes pra minha vida e aplico. Eles todos foram homens com erros e acertos, alguns brutais obviamente.
Justus Lipsus já provou há mais de 400 anos atrás que cristianismo e estoicismo possuem muito em comum, podem e devem coexistir, pois possuem mais compatibilidades que incompatibilidades. Aliás, se essa galerinha ouviu falar de estoicismo provavelmente foi devido a ele. Se é sincretismo ou não, se é bom ou ruim ai é com cada um, vai falar isso pros cristãos do norte da europa que estavam tomando no lombo em guerras religiosas e pro Justus que tentava levar um estado de constância mental para os fieis. Que o homem era cristão isso é inegável, se é esse o problema.
Colocar isso ai dentro da esfera política sem contexto nenhum é bizarrice de primeira ordem e tentar usar estoicismo pra justificar posicionamento de não ação política algo pior ainda. É só uma questão de contexto e de 2000 anos de diferença. Eu particularmente não vi nem quero ver essa merda.
Enfrento todas as minhas frustações objetivamente, até porque as minhas são de ordem completamente objetiva mesmo e não tenho porque negar. Estoicismo e relativismo são coisas completamente separadas, mas como tudo na vida se você é seguidor trouxa lobotomizado o suficiente você consegue interligar e fazer uma ginástica mental que faça tudo parecer algo incrível.
Comte, Kpop e seus coleguinhas modernosos e afins que vão pra casa da caceta com seus relativismos de merda. Volte no tempo e pergunte se quem tirou o estoicismo do túmulo concordaria com esses lixos e afins.
Ninguém disse que não tem um meteoro caindo na sua cabeça, mas sim que entrar em pânico ou rasgar o rabo em relação a isso é algo que deve passar por fora da esfera emocional e meramente reativa.
Como sempre o que estraga é o fan clube.
“Habit to us is given from above:
it is a substitute for happiness.”
― Alexander Pushkin
it is a substitute for happiness.”
― Alexander Pushkin