13-07-2020, 10:38 PM
(13-07-2020, 11:48 AM)Berzerk Escreveu: Quem me salvou foi um advogado. Me direcionou direitinho ANTES de eu me separar, me preparei pra não perder o que eu tinha.
Se eu fosse depender de conselhos de família, amigos, colegas, curiosos, etc eu tava FUDIDO.
Se está entrando em relacionamento amoroso mais sério (para quem não sabe, não precisa casar pra ter que dividir os bens com a mulher, morou junto poucos meses já tá lascado), sempre consulte um advogado. ANTES.
E outra: o que eu passei 20 anos atrás não tem nada a ver com hoje, as leis mudam muito no BR. Deve ter piorado algumas coisas e melhorado outras... o ADV está sempre atualizado com essas merdas.
O meu advogado na época trabalhou dentro do seguinte conceito: "se vc não tem nada, não perde nada". É o máximo que vou escrever sobre o que ele me orientou...
Vai morar junto: celebra união estável com separação de bens.
Vai casar: escolha o regime da separação de bens.
E não seja um desorganizado, mantenha o inventário das suas coisas. Evite adquirir bens em condomínio (dividir a compra de um carrro, por ex.), mas se comprar algo em sociedade, deixe especificado em escritura ou contrato, para não haver confusão patrimonial.