15-05-2020, 08:00 PM
(15-05-2020, 06:25 PM)Indomável Escreveu: Torneiro mecânico é um trabalho pesado, mas tive a oportunidade de estar no dia a dia trabalhando com um e peguei gosto pela coisa. Estudo a área esporádicamente e gosto muito, assim como a área de solda.
Uma das melhores áreas que já vi na vida pra ganhar dinheiro nesse planeta é a profissão de soldador subaquático. É papo de ganhar 100 mil pra cima por uma solda que você faz em 20 minutos debaixo da água. São profissionais extremamente capacitados e com uma especialização nada convencional. Demanda é o que mais tem, mas pra entrar é que é complicado sem conhecer ninguém.
Todo maquinário da John Deere hoje possui toda a parte de manutenção e reparo feita por pessoal treinado e credênciado pela empresa. A máquina já vem travada por qualquer um que não tiver licença e o software específico de diagnóstico. Também vale a pena investir em se tornar um profissional do setor, grana também é boa.
Eu sou apaixonado por EPIs e afins, tanto que quando começou essa doideira de corona já conhecia todos os EPIs específicos e protocolos de limpeza de cor e salteado. Se entrarmos nesse futuro doido onde tudo tem que ser higienizado e esterelizado essa é uma profissão que eu mergulharia de cabeça sem medo de ser feliz.
Me amarro nesse tipo de profissão. Já teve época que pegava serviço em obra sábado e domingo. Obra tem um detalhe sério: a peãozada não quer saber de nada com nada, trabalha 3 dias e desaparece o resto da semana. Mergulham na cachaça e desaparecem. É por isso que na maioria das obras o pessoal geralmente pede pra mostrar documento, dar uma canetada e recebe no final do expediente, sem vinculo trabalhista nenhum. Qualquer irregularidade molham a mão do fiscal.
O macete é virar amigo do engenheiro da obra, ganhar um adicional e ser um cara produtivo que eles sabem que podem contar. Chegar com EPI tudo certinho pra verem que você não tá lá de bobeira e botar a mão na massa sem dó. Já recebi mais de 5000 limpo em um mês só fazendo serviço braçal sábado e domingo e de noite ia trabalhar de segurança em balada e de vez em quando fazia uns drinks pra ganhar mais dinheiro. Na época isso era uma grana absurda, dava pra fazer tudo que eu queria e sobrava pra guardar ainda. Fazia qualquer coisa que ninguém quisesse fazer. Escavadeira, trator, caminhão, metia a mão em qualquer coisa na minha adolescência, só importava o cascalho pra gastar nas primas e pagar as contas.
Depois que entrei na faculdade deixei essa vida pra trás, sinto uma falta enorme. Hoje já tenho mais de 30 e esse ritmo já não rende mais, mas admito que de vez em quando vou em um canteiro de obra do bairro pra virar um cimento, mesmo não precisando tanto.
Falando em Soldado, coincidentemente, estava conversando com um cliente meu agora a tarde, que é soldador.
E fiz algumas perguntas a respeito da profissão para ele.. o mesmo ficou meio receoso de falar quanto ganha, mas deixou bem claro que está
na casa dos 5 a 10k mensais.
Sendo um mês ruim (Janeiro) nas chuvas algo em torno de 3k e um mês muito bom na safra ( Agosto) 15k.
Ele é especializado em soldas de Caminhões, máquinários pesados em geral.
E me disse que existe uma concorrência grande, mas mesmo assim, tem serviço para todo mundo, e todos ganham seu dinheirinho.
Mas ele, assim como a maioria desses trabalhadores, não sabem investir o dinheiro, e costumam gastar atoa.
Vendo esses relatos, eu vejo que só não cresce no Brasil, quem não quer mesmo.
Estou no Twitter. https://x.com/Oldwiseone8