30-08-2019, 09:33 PM
(21-04-2019, 03:50 PM)Stumm Escreveu: Comecei a contabilizar meus gastos em março, fiquei surpreendido como as despesas vão se acumulando.
Restaurante, lanchonete, putaria.... Eu era muito regrado, fiquei relapso e no fim das contas não estava mais guardando grana, foi onde vi que comprar uma coisa, ceder a outra ali, no fim de um período vc não perceberá o quanto se tornou gastador.
Como dizia Aristóteles, a virtude é resultado do hábito.
Desde fevereiro vivo só dos rendimentos da renda fixa; fazendo o orçamento, anotando os gastos cheguei à conclusão (óbvia) que ou eu diminuía gastos ou o capital se deterioraria com o passar dos meses/anos.
Fiz um orçamento pra um ano, fui replicando os meses subsequentes como estava em março, e fiquei um tanto preocupado... então comecei a cortar gastos, menos idas a restaurantes, menos lanchonetes, menos putaria e comprar remédios via internet onde saem mais baratos até com frete.
Frugalidade, disciplina, responsabilidade!
Exatamente isso. Quando comecei a contabilizar, no começo eu levei um susto. Porque você começa a ter noção para onde seu dinheiro está indo, ao contabilizar e olhar os gráficos fica bem mais fácil de enxergar o buraco por onde sai todo o seu dinheiro durante o mês. Eu ainda continua contabilizando os gastos e hoje eu não faço mais como uma obrigação na verdade, eu até gosto de ter a sensação de que eu estou gastando de forma consciente.