30-07-2019, 05:47 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-07-2019, 05:48 PM por Gorlami.)
(29-07-2019, 11:10 PM)Mr. Rover Escreveu:(29-07-2019, 12:14 PM)Gorlami Escreveu: Santos Dumont, apesar do suicídio (que não me cabe julgar), teve bolas pra arriscar a vida voando em uma época em que não havia controle ou segurança alguma, além de ser Br e ter inventado coisas úteis como o relógio de pulso.
Lovell também se arriscou, mas foi um risco muito mais calculado e é gringo, além de não ter inventado nada.
O Santos Dumont tecnicamente também não inventou nada. Quando ele voou 200 e poucos metros com o 14-bis em 1906, os irmãos Wright já tinham voado com o primeiro avião mais pesado que o ar três anos antes e voaram mais de 30 km com outra versã, o Flyer III em 1905.
Apesar da contribuição e importância do Santos Dumont pra aviação, ele não é o primeiro. É que brasileiro precisa acreditar que ele foi o primeiro pra dar uma amenizada no nosso complexo de inferioridade. Mas fatos são fatos.
Quando falei voar, não quis dizer especificamente em aviões.
"Em 1901 ganhou o prêmio “Deutsch” de 100 mil francos com o (diridível) nº6. Tornou-se famoso no mundo pelo seu feito, ditando até mesmo a moda da época com seu chapéu panamá com as abas abaixadas. Chegou a viajar para os Estados Unidos onde conheceu o laboratório de Thomas Edison e foi recebido pelo presidente americano Theodore Roosevelt."
O simples fato de ser um intelectual, um inventor propriamente dito, já o torna melhor que qualquer ídolo brasileiro desse século.
E quando falei de riscos: "Ficava incomodado com a ideia de falta de controle no veículo e no mesmo ano construiu seu primeiro dirigível, o Santos Dumont nº 1 tinha a forma de um charuto. O primeiro voo não foi tão bem sucedido quanto o planejado, quase matou seu inventor. "
Um homem com escolhas é um homem livre.
