Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] O que aprendi contabilizando cada centavo gasto em um ano.
Muito bom o tópico, mas anotar o quanto e em que se gasta é só o começo. Eu iniciei há mais de década a anotar cada centavo que gasto, tenho históricos guardados até hoje. Esses dias fui a um restaurante pra comer um prato que gosto muito, a ultima vez que tinha ido foi ha 8 anos, foi engraçado ver o poder da inflação.

Voltando ao assunto: eu iniciei anotando meus gastos e vendo exatamente o que mais pesava no bolso, mas com o tempo isso não era o suficiente, pois eu gastava de forma desordenada, e cada mês esses valores variavam muito. O que fiz foi elaborar um orçamento mensal, ou seja, definir quanto você PRECISA gastar em alimentação, transporte, educação, lazer, fim de semana, etc.

Fazendo isso eu já sabia quanto de grana eu poderia guardar ao fim do mês, ou na pior das hipóteses, quanto de grana faltaria.

Isso me ajudou muito a ajustar meus gastos com o objetivo de guardar dinheiro, fazendo concessões diárias para que no fim do mês a grana não só desse pra me bancar, como sobrasse pra investir. Toda empresa trabalha com orçamento, porque pessoas físicas não?

Hoje tenho orçamento mensal já definido até dezembro, claro que sempre há variações, pois sempre tem um imprevisto ou outro, mas dificilmente eu não consigo guardar o previsto. Com isso consegui poupar entre 43 e 48% dos meus rendimentos.

Outra questão interessante é que a sua conduta de compra melhora muito ao saber que algo está dentro ou fora do orçamento previamente.

Façam um orçamento mensal o quanto antes.

Edit: pra anotação de gastos uso um programa de PC que comprei a uns 10 anos atrás (paguei 50 reais). Pro orçamento uso planilhas de Excel muito simples, que eu mesmo fiz.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: O que aprendi contabilizando cada centavo gasto em um ano. - de Trglodita - 24-06-2019, 10:32 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 7 Visitante(s)