(21-04-2019, 10:46 PM)PensadorSolitário Escreveu: Ano passado comecei a assisti videos aulas sobre educação financeira. A indicação veio daqui, do próprio fórum. Apesar de eu não ter concluído o curso, no que assisti, tirei algo de bom, e uma dessas coisas foi montar uma planilha de controle de gasto. Fiz uma para o final do ano passado ( dos meses que restavam) e uma nova para este ano. No entanto, por algum motivo, perdi o hábito de sempre atualiza-la. Mas, com seu ótimo tópico, me sinto animado e pretendo fazer disso um hábito novo.
Quando criei, fiz no Excel instalado no PC. Depois upei para meu One Drive (e-mail principal) e é lá que atualizo, já que conta com edição online. Vendo agora, percebi que ando gastando muito em micro transações em um jogo mobile; recargas de celular também é um gasto recorrente, sendo que raramente faço ligações. Apenas recarrego para ganha bônus de internet e não cancelarem meu número.
Dois meses se passaram e continuo atualizando a minha planilha de gastos. Notei que ainda continuo gastando de mais em jogos mobile e, um novo mau hábito surgiu: ando comprando muito alimento desnecessário. Estou com dificuldades para me controlar quando estou com o cartão de crédito.
Desde que comecei a ler "Pai Rico, Pai Pobre", estou tentando diminuir ao máximo gastos desnecessários. Como já tinha feito essa planilha, algo não citado no livro, já é meio caminho andado. Contudo, pretendo fazer uma mais específica, com cada comprar feita no mês em questão. Quero saber exatamente com que estou gastando o meu pouco dinheiro soado.
No mais, essa tabela tem me ajudado muito.