19-07-2018, 01:03 PM
(19-07-2018, 08:18 AM)Héracles Escreveu: Eu acho que a baixa da T nos indivíduos do JI foi mais por causa das baixas porcentagens de gorduras da dieta e menor aporte de carbs dado o tempo reduzido de alimentação.Também não foi bem especificado que tipo de alimento estavam consumindo. Seguindo a lógico dos predadores que são os seres humanos, em janelas longas sem alimentação, é importante consumir alimentos altamente calóricos e gordurosos justamente para manter a saúde hormonal ótima.
Essa questão de melhor sensibilidade a T eu já acho mais complexa, pq isso vai depender de mais receptores androgênicos (que aumentam com o treinamento), baixa do SHGB, do eixo LH-FSH, etc, mas acho que o fator principal nesse quesito seria a baixa do percentual de gordura do sujeito, ou seja, como o JI é favorável nesse sentido, mais uma vez vale a tentativa, principalmente para quem se encontra com sobrepeso (algo que eu considero de 15%+ de BF). Como o bill lembrou, indivíduos que já tem uma alta performance e rendimento e estão num outro patamar, talvez não se beneficiem tanto do JI, talvez em períodos de corte de peso e redução de carbs para algum objetivo específico, mas isso já é outra história.
Não creio que a "a baixa da T nos indivíduos do JI foi mais por causa das baixas porcentagens de gorduras da dieta ", pois na tabela de distribuição de macronutrientes os sujeitos com dieta normal a redução de kcal advindas de gordura foi menor que no grupo de JI (728.7 ± 195 - 647.7 ± 183.4 e 698 ± 178.5 - 683.8 ± 61.6 respectivamente). Ou seja, mais de 10% no primeiro grupo e 2% no segundo. A queda no consumo de carbos foi de 3 e 7% nos dois grupos, respectivamente. Creio que isso não dá para explicar a queda de T no grupo de JI. Como o estudo sueco citado acima demonstrou, mesmo em períodos curtos de JI a sensibilidade à T pode aumentar, independente de um aumento significativo dos receptores. Lembrando que os sujeitos de pesquisa foram instruídos a manter seu consumo de calorias (vide Diet, segundo item sob Methods).
Mas repetindo, o mais importante é mesmo são os resultados, o grupo que baixou a T teve mesma força, massa magra, com menos gordura que o dieta normal, se isso é a melhor evidência contra o JI que aqueles contrários ao protocolo conseguem encontrar, não tenho muito mais a acrescentar

- Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.