16-07-2018, 10:18 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 16-07-2018, 10:52 AM por Temujin.
Motivo: Inclusão de Bibliografia sobre JI
)
(16-07-2018, 09:23 AM)Aragons Escreveu: vocês reclamam que o estudo foi feito com ratos mas todos os estudos de longo prazo defendendo a dieta intermitente envolve ratos.
Nobre e excelentíssimo confrade,
Não, existe uma tradição empírica muito grande que chegou às mesmas conclusões. Muitos chamam a essa tradição de "palavra de Deus", inclusive (vide Paleo Manifesto, Durant). Jejuns são um método de purificação em culturas agropastoralistas (em comparação a caçadoras-coletoras) milenar. E o principal ponto que citei foi a idade dos ratos, de fato na prática muita coisa vai ser estudada com ratos, também são onívoros e tal, mas não são predadores alfa como os humanos. Mas diferenças são inegáveis, não podemos atribuir certeza a tais estudos, nem para corroborar, nem para dispensar o JI ou outros campos de pesquisa.
Agora, a tradição milenar + sua própria experiência + estudos bem feitos certamente têm um grau de confiabilidade maior que um estudo mal feito, ignorando outras realidades biológicas como a que eu citei.
Edit: Certamente existem estudos mal feitos com todo tipo de conclusão. Para uma bibliografia de estudos bem feitos sobre JI vide Eat. Stop. Eat. (http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/...tente.html). Tal livro não me agradou, mas por motivos alheios aos estudos nele referenciados.
- Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.