23-05-2018, 05:56 PM
(19-05-2018, 03:37 PM)Ogro Escreveu: Eu não invisto em bitcoins por não entender nada sobre isso.
Pra mim parece que a coisa toda é assim: alguém inventou algo que na verdade não é nada (uns bits de computador) mas que tem um valor x. Outras pessoas procuram adquirir esse nada e conforme a demanda aumenta o valor também aumenta. Mas ainda assim continua sendo nada.
Aí você argumenta: "as moedas oficiais são a mesmíssima coisa, só tem valor porque as pessoas acreditam no valor delas. Tirando isso é só um pedaço de papel ou metal.'' Verdade, mas é aí que está o sentido da coisa, essas moedas são aceitas como objeto de troca por bens e produtos. Já as criptomoedas não, pelo menos por enquanto. Quando as criptomoedas passarem a ser universalmente aceitas como moedas de troca aí pra mim a coisa vai mudar de figura.
Não estou dizendo que não dá pra especular e ganhar dinheiro com as criptomoedas. Malandro é quem entrou nisso lá no começo, ganhou uma grana com a valorização, vendeu e saiu. E se vai subir ou cair daqui pra frente eu não sei. Mas a lógica da coisa me parece ser a que eu me referi, estão apostando num fantasma, um pedaço de nada, e isso não faz muito sentido pra mim. Se estiver enganado me corrijam.
"Ninguém aceita vender pão em troca de ações."
Verdade, mas ações é uma coisa e moeda é outra. Ações não são aceitas como moeda de troca, até porque a legislação e a burocracia não permite isso. Mas ações é participação no capital de empresas reais que estão vendendo algo na economia real, dando lucro ou prejuízo.
Que absurdo! Quanta heresia!
Ogro, você não está vendo as coisas pela perspectiva visionária. Leia os textos que postei algumas mensagens acima. Eu traduzi eles justamente porque achei muito bom. Tá certo que as minhas traduções não são das melhores, mas é o que tem pra hoje.
(19-05-2018, 01:02 PM)Über Escreveu: Eu penso que o mercado de criptos é artificial e altamente especulativo: uma aposta arriscada no anarcocapitalismo. Pegue qualquer uma dessas moedas e tente comprar um x-tudo com elas para ver se alguém aceita.
(19-05-2018, 03:37 PM)Ogro Escreveu: Verdade, mas é aí que está o sentido da coisa, essas moedas são aceitas como objeto de troca por bens e produtos. Já as criptomoedas não, pelo menos por enquanto. Quando as criptomoedas passarem a ser universalmente aceitas como moedas de troca aí pra mim a coisa vai mudar de figura.
Como não? Existe um mercado bilionário que só aceita bitcoin e criptomoedas. Quase todos os projetos de ICOs e de blockchain só podem ser comprados, vendidos e negociados usando criptomoedas. São empresas reais, com funcionários reais, com lucros reais, mas que só podem ser negociados com criptomoedas. É óbvio que existem as fraudes no meio como ocorreu no boom do pontocom também.
Inclusive no meio dessas ICOs já tem algumas que é possível você comprar coisas no dia a dia como um pão em qualquer estabelecimento utilizando criptomoedas em um cartão visa ou mastercard. Como a PundiX ou a STK. O estabelecimento recebe na moeda que ele quer (real, dólar) e você paga na moeda que quiser (bitcoin, ethereum). A Wanchain está trabalhando para tornar possivel a integração de diferentes blockchains o que vai ajudar muito no desenvolvimento de toda a rede.
Existem também caixas eletrônicos em que é possível sacar seus bitcoins em real e dólar para usar.
Imagina que coisa linda o seu dinheiro não poder ser confiscado porque está em carteiras virtuais ou físicas e nenhum governo pode bloqueá-las. Imagina você não ter problemas de evasão de divisas. Pode viajar para qualquer lugar do mundo sem ter que ficar carregando um valor baixo de dinheiro. Pode investir em empresas de qualquer lugar do mundo sem ter que pagar impostos e preenchendo toneladas de papeis de burocracia. Mandar dinheiro para parentes no exterior na quantidade que quiser, de 1 real a mais de 100 milhões de reais, sem ter que prestar contas a ninguém. Ter uma moeda deflacionária (que o valor aumenta com o tempo) porque não pode ser emitido moedas novas em vez de guardar o seu dinheiro em uma moeda do governo em que ele emite o quanto quiser e que além disso com qualquer problema na justiça ou pensão eles podem confiscar a sua conta do banco.
Existem inúmeras vantagens que estão fazendo as pessoas migrarem para manter o seu dinheiro guardado em criptomoedas. E não é só uma questão de especulação, setores inteiros da economia estão se reestruturando para implementar o sistema blockchain nas suas industrias porque estão se mostrando mais eficientes, maior controle, menor custo e mais transparência. Eu poderia citar uma dezena de projetos que já estão em ascensão e que estão remodelando as industrias inteiras e também criando nichos completamente novos de mercado.
(19-05-2018, 01:02 PM)Über Escreveu: Isso está mais para uma modinha do que qualquer outra coisa. Modinha essa que inclusive hiperinflacionou o mercado de GPUs. Mas é isso aí... vida que segue.
Eu acho que é como a internet, independente de as pessoas aceitarem, gostarem, entenderem ou não, daqui alguns anos (vou profetizar aqui), por bem ou por mal, vai estar todo mundo usando. E muitos nem vão saber como funciona, como a internet em que as pessoas usam whatsapp, youtube, facebook, mas não entendem nada da tecnologia por trás que permite isso acontecer, com o blockchain vai ser a mesma coisa, conforme essas ICOs e criptomoedas forem simplificando processos e tornando mais fácil de usar, e integrando sistemas, as massas vão entrando sem nem perceber direito. Muitos dos que vão usar no futuro nem vão precisar saber o que é endereço blockchain, ERC-20, NEP-5, Id de transação, tokens, ICOs, e etc. Isso é coisa do nosso tempo arcaico em que tudo é novo e está sendo formado agora, estamos na época do faroeste em que as estradas estão sendo pavimentadas. Eles, que chegarem depois, simplesmente vão pegar seu smartphone, apertar um botão, enviar o dinheiro pro amigo, ou pro dono da loja, receber o produto e está tudo certo.
Continuando a minha profecia, acho que depois de algum tempo os governos vão emitir as próprias criptomoedas estatais, e com elas vão pagar os servidores públicos, receber impostos, pagar benefícios sociais e tudo mais. E com o tempo o próprio dinheiro físico vai saindo de circulação até deixar de ser usado e emitido. E o setor bancário vai se remodelar por completo sendo bem diferente do que é hoje. Assim como o rádio mudou com o surgimento da televisão.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.