23-01-2018, 12:22 PM
(23-01-2018, 12:13 PM)lyonheart Escreveu:(22-01-2018, 08:40 AM)Thomas Andrews Escreveu: Bom dia companheiros,
Venho aqui relatar sobre a fase que estou passando atualmente e pedir algum aconselhamento dos mais experientes. Recentemente me formei em uma universidade federal, em um curso com alta demanda no mercado. No entanto, durante minha graduação, não consegui um estágio devido a minha falta de traquejo social.
Breve relato de uma entrevista de estágio:
Cheguei no local com antecedência e passei primeiro por uma mulher do RH, que fez várias perguntas sobre min e que ao final me deu a dica de que eu precisava ser menos direto nas respostas. Em seguida, fui entrevistado pela gestora da vaga e uma outra mulher do RH, a voz estava trêmula e não sabia responder perguntas simples como "Quais são os seus valores?", "Por que eu deveria contratar você e não uma outra pessoa com currículo semelhante?". O ponto crítico da entrevista foi quando disse que era "tímido" e no mesmo momento a gestora me disse que naquele trabalho seria necessário fazer apresentações e etc. Resumo da ópera: viajei para outra cidade pra fazer a entrevista, passei 3h na empresa e não consegui a vaga.
Atualmente, com 26 anos, sem experiência profissional, me encontro em uma situação um tanto quanto complicada para entrar no mercado de trabalho, já que não tenho nenhuma experiência profissional.
No momento estou estudando diariamente o pacote office (Excel), que é exigido em uma grande parcela de vagas, estudando inglês (já estou em um nível intermediário - avançado) treinando oratória (estou bem melhor do que era antes) e pesquisando sobre dicas em entrevistas.
Em dado momento, cogitei a hipótese de começar a estudar para prestar um concurso público, mas seria um tanto quanto frustrante abandonar uma área a qual gosto e dediquei um bom tempo de minha vida.
Diante dessa situação, estou procurando vagas de trainee e emprego relacionadas a área, mas também cogito fazer algum trabalho voluntário, caso seja algo o qual eu consiga arcar com os custos de transporte.
O que eu poderia fazer pra tentar entrar no mercado, já que a graduação por si só não é garantia de nada?
Cara, sinceramente, você aponta sua falta de traquejo. Porém não acho que esse seja exatamente seu problema.
Vou te perguntar algumas coisas que espero que você saiba;
Você sabe como se vestir numa entrevista ?
Sim ? Ok.
Não ? Porra, não acredito.... Faça um favor a si mesmo e leia isso aqui. https://legadorealista.net/forum/showthr...+se+vestir
Sabe como se sentar e se portar, de modo que seu corpo exale testosterona ?
Sim ? Ok.
Não ? Estude sobre como a postura, as expressões faciais determinarão nossas emoções, aumentarão a produção de testosterona fazendo nos sentir mais confiante.
Você se intimida na presença de uma mulher bonita, com maior status social que o seu ?
Sim ? Ok
Não, leia Nassahan, entende que o seu objetivo é o emprego e não comer a mulher, larga de ser tarado.![]()
E sinceramente, o fato de você morar longe da empresa pode ter sido um fator definitivo. Então da próxima vez mencione que você pretende se mudar, tem familiares que moram nas redondezas e que você vai ir pra casa deles até achar uma casa bacana.
Sobre a timidez, sempre que você mencionar um problema pessoal seu ( e eles vão te perguntar sempre qual defeito você se apontaria ), bom, um pouco de sinceridade é bacana, mas sempre diga que você é X ( tímido) mais que já foi mais e está melhorando e procurando sempre sair da sua zona de conforto para se superar.
E desculpe a franqueza, mais pra mim você é um acomodado. 26 anos e não tem nenhuma experiência na carteira ? E caralhos, pra que fazer trabalho voluntario se sua meta não é a sua satisfação pessoa e sim arranjar uma conversa furada na hora da entrevista ? Eu te digo o por que, pq você está fugindo da responsabilidade de arrumar um emprego.
E outra, se não conseguir arranjar algo em estatista, confrade, corre atrás das áreas relacionadas, tenta entrar em banco se é que você ainda tem tempo/idade. Invista na carreira administrativa, financeira, logística e bláblá. Para de perder tempo, nesses 8 anos que tu ficou parado tu deixou de ganhar no minimo 96mil reais em salários, cara, 96mil é uma grana.
A graduação não é garantia de nada, é certo, porém sem ela tu nunca conseguiria um emprego de junior ( em qualquer área de exatas) quicá analista. Então usar a desculpa NÃO TER FACULDADE e por isso ser um FRACASSADO eu já cansei de ouvir, porém hoje me parece que o discurso evoluiu para eu PERDI MEU TEMPO NA FACULDADE e não sou ACEITO NA ÁREA, ou seja, o problema é ou não é a faculdade ?
-----------------
So uma pergunta,
Como você tem estuado a oratória ? Pois eu também o tenho feito, no caso, na frente do espelho, tentado fazer minhas expressões e gestos soares mais humanizado, divertidos, descontraído, com voz alta conforme a emoção. Tenho certa dificuldade em interação e sinto que isso tem me ajudado.
Estou praticando alguns exercícios que encontrei na internet, trava línguas para melhorar a dicção e leitura em voz alta em um ritmo mais devagar, pois tenho uma tendência de falar muito rápido e acabo me enrolando.
"Always do your best. What you plant now, you will harvest later, Og Mandino"