Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Quase formado e sem experiência
#1
Boa noite companheiros, venho aqui relatar minha situação atual, que não é das melhores, em busca de algum aconselhamento.

Tenho 25 anos, estudo exatas em uma universidade federal e estou a apenas um semestre de me formar. No entanto, não tenho nenhuma experiência profissional até o presente momento. Tentei algumas vagas de estágio, entretanto, não obtive sucesso nas entrevistas e acabei não sendo chamado. 

Neste momento acredito ser um pouco difícil conseguir um estágio para apenas 6 meses, logo, uma das possíveis opções seria tentar um processo seletivo para trainee após formado, contudo, tais vagas me parecem ser até mais concorridas que as de estágio. Diante de tudo isso estou até mesmo em busca de um estágio voluntário, cursos e etc para tentar entrar no mercado de trabalho.

Agradeço qualquer conselho que os companheiros possam me dar.
Responda-o
#2
Eu passei pelo mesmo que você está passando e minha solução foi conversar com os professores e pedir estágio pras empresas deles.
Boa sorte aí rapaz que eu sei que a situação tá foda.
Responda-o
#3
(21-07-2017, 09:08 PM)Aragons Escreveu: Eu passei pelo mesmo que você está passando e minha solução foi conversar com os professores e pedir estágio pras empresas deles.
Boa sorte aí rapaz que eu sei que a situação tá foda.

Esse é o caminho. Os professores tem os contatos certos. 

Seja simpático com eles, converse, seja amigo deles. Explique sua necessidade com calma e eles muito provavelmente vão lhe dar os caminhos.
Responda-o
#4
Nunca fala que você não tem experiência na entrevista pro estágio da sua área. Você pode dizer que trabalhou como autônomo durante o curso e que agora no último ano decidiu trabalhar na área justamente porque está mais estável.

Alguma coisa que você sabe fazer muito bem que não tenha relação com a engenharia e transforme isso numa profissão. Eles precisam saber que você já vivenciou algo, eles querem um trabalhador e não um estudante.
Responda-o
#5
Cara, o caminho é a persistência.

Tente estágio em todas as agências que ofereçam alguma vaga, mesmo sendo final de curso ainda pode acontecer algo. Tente em agências de emprego, enfim, distribua seu currículo com força, não há outra opção.

Busque contato com pessoas da área ou correlatas, não se envergonhe, estabeleça contato com todos que puder, isso pode dar resultados.

Melhore a venda do seu peixe (invente curso ou estágio voluntário que realizou, mas nada muito complexo, que vc não tenha dificuldades em fazer, algo como na área mas não na área, entende?), Reflita sobre suas entrevistas para tentar se sair melhor.

No mais é correria mesmo, sem Q.I. é na sola do sapato.
Responda-o
#6
No momento estou procurando em todos lugares e não somente empresas grandes, o que pega mesmo é na hora da entrevista, pois não sei muito bem vender "meu peixe", acabo sempre dando respostas as mais diretas possíveis. Além disso, sou uma pessoa meio introvertida.

Isso de inventar curso e estágio fico meio com o pé atrás, com medo da empresa ir verificar ou ficar fazendo muitas perguntas a respeito, mas isso é um problema nas apresentações, pois acabo não tendo muito o que falar sobre min.
Responda-o
#7
Siga o conselho que deram ai de criar amizade com os professores e se destacar dos seus colegas, é claro. Quase todos os meus funcionários da minha antiga empresa eu peguei por indicação de professores com quem estudei na federal em que cursei (também exatas) e alguns cursos técnicos (ETEC e SENAI).


Uma coisa interessante além dos cursos por fora e estágio que você está procurando pra engordar seu currículo, é tentar participar de algum projeto dentro do seu curso. Mesmo estando no ultimo semestre. Isso é algo que eu levava em consideração quando contratava.
Responda-o
#8
(22-07-2017, 09:16 PM)Mr. Rover Escreveu: Siga o conselho que deram ai de criar amizade com os professores e se destacar dos seus colegas, é claro. Quase todos os meus funcionários da minha antiga empresa eu peguei por indicação de professores com quem estudei na federal em que cursei (também exatas) e alguns cursos técnicos (ETEC e SENAI).


Uma coisa interessante além dos cursos por fora e estágio que você está procurando pra engordar seu currículo, é tentar participar de algum projeto dentro do seu curso. Mesmo estando no ultimo semestre. Isso é algo que eu levava em consideração quando contratava.

trabalho voluntário também engorda.
Ex: pessoa formando em administração presta serviço voluntário na igreja levando marmitas pra moradores de rua. Ele de certa forma está administrando uma pequena equipe, evitando desperdício, lidando com público, etc...
Responda-o
#9
Fala amigo me graduei em eng. de produção na mesma situação, fiz apenas o estágio obrigatório na minha faculdade ( o que conta bem pouco como experiência.)O que eu irei fazer é tentar entrar em alguma vaga que abranja meu curso exemplo: Aux. de logística pra pegar experiência e subir .Foque em cursos que complementam seu curso, no exemplo da minha engenharia Excel, autocad etc...
Responda-o
#10
Mas como voce se sustentou durante a graduação? Voce não teve emprego? Tudo isso vale como experiência.
Responda-o
#11
Infelizmente essa será a realidade de muitas
Pessoas com diploma daqui um tempo.
Como já disseram foca no Network.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] Formado e sem experiência Thomas Andrews 47 17,079 28-03-2018, 11:12 AM
Última Postagem: Chris Redfield

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)