23-01-2018, 10:47 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 23-01-2018, 10:51 AM por Thomas Andrews.)
(23-01-2018, 09:58 AM)Leal Escreveu:(22-01-2018, 12:10 PM)Thomas Andrews Escreveu: Agora pouco recebi uma ligação sobre uma vaga de emprego, onde a mulher me questionou sobre minha pretensão salarial. Disse um valor um pouco abaixo do piso e justifiquei tal valor por não ter experiência. Coração começou a palpitar na hora e senti um certo nervosismo, acho que já perdi a vaga somente na ligação .....
Nunca diga sua pretensão salarial. Esse é um instrumento de corte de candidatos, e uma forma de abaixar o valor do cargo pretendido.
A melhor coisa a se fazer quando te perguntarem pretensão salarial é você perguntar de volta qual o valor que a empresa dispõe para a vaga.
Quando você diz um valor acima do que a empresa está disposta a pagar, você já é cortado pois a empresa não pode pagar por você.
Se o valor for muito baixo, você será mal pago, e por ser mal pago logo desistirá da empresa, então porque ela irá te contratar?
Resumindo, valor alto ou valor baixo = descartado!
Dessa forma, não tente adivinhar o melhor valor para a empresa. Pergunte logo.
Assim você se mostra interessado mais no lado da empresa e sobre as disponibilidades dela (ponto pra você).
Isso também mostra que você é capaz de se valorar, pois a partir do que estão dispostos a pagar você decide se aceita ou não (ponto pra você).
Mesmo que você precise do emprego e vá aceitar qualquer coisa, o que importa para a empresa é a impressão que o candidato passa.
Nunca mais diga que você é tímido. Pessoas tímidas tem comunicação reduzida, e isso é péssimo pra empresa.
Eu cheguei a pensar nessa questão do salário, mas na minha cabeça pelo fato de não ter experiência alguma pedir um salário alto poderia me desclassificar direto e um muito baixo poderia passar uma imagem ruim. Escolhi um meio termo, mas eu sei que é abaixo do piso e pra empresa quanto menos ela puder pagar melhor.
É ruim se eu falar que minha comunicação não é muito boa, falo um pouco enrolado às vezes e acabo atropelando as palavras, mas que estou me esforçando para melhorar, fazendo exercícios de oratória ? Esse negócio de pontos fortes e fracos é complicado não sei qual é ruim de mencionar.
Enfim, vou dar uma pesquisada sobre entrevista e ver se controlo o nervosismo até segunda.
OBS: Será que preciso levar o currículo impresso? Na última vez que fiz entrevista nem levei.
"Always do your best. What you plant now, you will harvest later, Og Mandino"