Mr. RoverRapaz, tem uns juvenas ai que só não caíram no golpe da buceta de ouro ainda porque provavelmente não tem nada pra ser roubado ou não cruzaram o caminho de uma espertinha.
Primeira coisa, sobre ser
low profile e ser
frugal. Eu publiquei o antigo artigo do meu blog sobre ser low profile (está linkado em vermelho lá no texto original do tópico). Quem não entendeu, vá lá, leia duas, três vezes ou mais e caso ainda não tenha entendido, lá nos comentários eu expliquei exatamente o que é. Não é necessário nem espaço para interpretação, é o que é. E abaixo explico de novo.
Low Profile: Ser discreto, ser invisível na multidão, não chamar atenção pra si, guardar seus assuntos e informação pessoal para si mesmo, etc. Você pode ser low profile sendo mendigo (vai ser na marra, porque mendigos são invisíveis na sociedade) ou sendo bilionário. Não importa o tamanho de suas posses. Por exemplo, me digam o primeiro nome de dois membros extremamente ricos da família Rothschild sem pesquisar no Google, não sabe? É porque essa gente é low profile, apesar de podres de ricos. Você conhece o Bill Gates, Carlos Slim, Warren Buffet, o Zuckerberg, o Elon Musk, etc, porque esses caras estão dentro do radar, não são low profile.
Ser low profile não é sobre como você gasta seu dinheiro, você pode até esbanjar com as coisas que você gosta, eu mesmo faço isso. Eu não economizo com alimentação. Sempre gastei bastante com viagens, com câmeras fotograficas, guitarras e outros artigos musicais, gosto de andar de kart, etc. Ser low profile é não avisar o mundo o que, como e quando você está fazendo ou vai fazer.
Frugal: Aquele que sobrevive com pouco, que sempre escolhe da maneira mais econômica, que não desperdiça. Tem aqueles que são frugais para fazer a renda suprir as necessidades até o fim do mês e poder economizar pensando em investir/economizar para o futuro e tem aqueles que são frugais mesmo não precisando economizar, esses no caso são assim por N motivos. Mas aqui há uma diferença tremenda em relação ao low profile. O frugal não esconde o que ele é, alguns até se acham moralmente superiores por serem frugais, mesmo não precisando ser e sempre que tem uma chance te lembram disso.
Pão duro, mão de vaca, sovina: Aquele as vezes mesmo tendo condições de fazer algo que gosta ou gostaria, não faz por extremo zelo com dinheiro ou simplesmente por dó de gastar. Isso não é saudável. Porque geralmente gente assim, que tem dificuldade em gastar dinheiro, também tem dificuldade em ganhar (por não ter ousadia suficiente pra arriscar em determinadas situações).
Portanto:
Low profile (discreto),
frugal (econômico).
É possível ser
apenas Low profile. É possível
ser Low profile e frugal e é possível ser
apenas frugal. E a grande e esmagadora maioria das pessoas, em especial o brasileiro,
não é nenhum dos dois.
O caso do texto, o rapaz de nome
Will, é um low profile frugal. A própria ex dele diz no texto que o cara é frugal (cheque o original).
Agora vamos refletir sobre o caso do Will. É sempre preciso
parar pra pensar e analisar tudo nessa vida (coisa que a maioria também não faz).
Pelo que me parece o Will é cidadão americano vivendo nos
EUA. Por quê eu digo isso? Empresa de óleo e gás operando em
propriedade particular sem intervenção do governo? EUA. Na Austrália, Canadá e Reino Unido não existe algo assim.
Dá pra entender o fato do Will ser frugal (e também low profile). Dá pra tirar muito do que o amigo dele falou pra ex na academia.
Primeira coisa, o Will
recebe quatro cheques de lease por ano da propriedade que herdou do avô. O amigo disse que cada um desses cheques
é mais do que ele ganha anualmente.
Vamos
supor que esse amigo do Will seja classe média, provavelmente na casa dos 25-30 anos de idade, pois o Will está nessa mesma faixa. Se ele não for um médico, engenheiro, advogado ou outro profissional que geralmente ganha muito bem (e não tem muito tempo pra ficar em academia), e tiver uma profissão mais simples, estabelecida no seu mercado, podemos chutar que ele ganha
US$ 40, 50 mil por ano.
Repetindo, ele disse que cada cheque quadrimestral que o Will recebe é mais do que ele ganha no ano, então
vamos chutar que cada cheque que o Will recebe seja de US$ 60 mil. O que nos leva à uma
quantia anual de US$ 240 mil. Nada mal, salário de um médico veterano por lá.
O Will é um cara
bem sortudo, pois herdou essa renda. Mas pelo que a moçoila (que não é interesseira, segundo a mesma) relatou,
o cara não trabalha. Sites? Faz bico tocando guitarra/violão em estúdio?
Conversa pra boi dormir, essas coisas não dão nada.
O cara não faz absolutamente porra nenhuma, vive da renda passiva que recebe. Ou seja, o Will provavelmente
não tem uma profissão, diploma universitário e nem sabe fazer nada. Mesmo com a herança ele faria algo se soubesse, tendo 27 anos nas costas. Se não fosse pela herança, ele realmente seria
um fodido. Provavelmente
era um fodido antes de receber esse "presente". Isso explica em parte o hábito de ser
frugal.
Agora coloquem-se na situação do Will. Vocês iriam realmente torrar a renda com balada e mulher, se tornando o
"Rei do Camarote" como disse o nosso juvena
PicaDasGaláxias (futuro DivorciadoQuebradoPagandoPensãoDasGaláxias) ou vocês pensariam em
investir grande parte desse dinheiro em fundos de investimento, ações, imóveis, etc? Para gerar ainda mais
renda passiva.
Uma
renda de US$ 240 mil por ano pode parecer muito, mas
não é nenhuma fortuna, mesmo o custo de vida nos EUA sendo baixo. E
não se esqueçam dos impostos. O Will é
solteiro (nos EUA solteiros pagam um imposto um pouco maior que casados que aplicam juntos). Vamos supor que ele viva no estado da
Dakota do Norte, onde existe muita atividade de empresas de
petróleo e gás (ele pode morar em qualquer estado, estou apenas supondo).
Uma renda de US$ 240 mil anuais vai te fazer pagar exatamente
US$ 74,833 mil de imposto de renda federal e estadual na Dakota do Norte (mais um imposto chamado FICA - Federal Insurance Contribuctions Act - que serve pra patrocinar a saúde). Isso é claro
sem fazer nenhuma dedução, mas estou apenas supondo. Deduções não cortam tanto assim da paulada final.
Ou seja,
a fatia anual do Will já caiu pra US$ 165 mil e uns quebrados.
Lembrem-se que o Will provavelmente
não sabe fazer porra nenhuma da vida que valha um salário. E podem ter certeza que a renda do lease das empresas de petróleo e gás deve ter
uma data de vencimento. Ou seja,
essa grana não vai ficar caindo na conta dele pro resto da vida.
Portanto o cidadão
não apenas está sendo muito esperto e garantindo o futuro dele economizando (e provavelmente investindo), para que
não precise mais trabalhar um único dia na vida, como
o fato de ser low profile o protegeu da vadia interesseira. Demorou 10 meses mas a máscara dela caiu.
Ser low profile é praticamente uma regra de sobrevivência nessa sociedade que vivemos hoje, ainda mais num país onde bandido tem mais moral que cidadão de bem igual o Brasil.
Só ostente, só use as aparências ao seu favor se for pra ganhar dinheiro, caso contrário seja um camaleão. Como cito nesse outro artigo
aqui (aos juvenas, aproveitem mais esse outro artigo).
Buceta nenhuma vale o fruto de seus esforços, às vezes de anos. Quem precisa ostentar pra "pegar mulé" ou ter "amigos", precisa reavaliar a própria vida. Como falaram ai, baixa auto-estima.
Escrevi essa resposta ouvindo o video que o Tyler postou. Altas lembranças das baladinhas do tempo que eu era pivete.
This is the rhythm of the night ouw yeaahh