20-07-2017, 11:10 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 20-07-2017, 11:22 AM por Héracles.)
(20-07-2017, 10:03 AM)Temujin Escreveu: Bem, eu entendi que ele já não tem muita gordura para queimar, então manter uma cetogênica por um período prolongado não é o ideal, principalmente se o objetivo for ganhar massa.
Na verdade é só aumentar a ingestão de gorduras, e como eu disse, ciclar carbs. Dietas cetogênicas não significam necessariamente baixa em kcal ou de corte. Concomitante ao aumento dos treinamentos, as gramas de proteínas por kg também devem aumentar, é claro.
(20-07-2017, 10:03 AM)Temujin Escreveu: Quando eu treinei em jejum eu vi essa queda de performance, talvez tenha falhado em me adaptar, mas acho que seria interessante você comentar como estava sua composição corporal para termos uma ideia melhor se você treinou bem apesar do jejum, ou se realmente o jejum não atrapalha a performance.
Eu acho que vc falhou. Quando eu comecei com o jejum pré treino eu tinha algo em torno de uns 15% BF (gordo, eu sei), diminuiu rapidamente lógico, mas quando chegou em uns 8-9% estabilizou e os treinos não foram prejudicados. No começo foi horrível, quase desmaiei algumas vezes e perdi força. O período de adaptação varia de pessoa pra pessoa e pode ser uma experiência extremamente miserável, por isso muitos desistem. Seu tipo metabólico pode influenciar na sua performance na ausência de carbs também, como eu disse. Mas como vc muito bem sabe, nossa moeda energética principal ao longo da evolução é a gordura, nosso corpo funciona melhor dessa forma.
Talvez num nível muito alto, e dependendo da atividade, a alimentação pré possa fazer alguma diferença significativa, mas o que eu quero dizer é que no caso do nosso colega, isso não será um fator determinante e ele poderá fazer bons progressos e aprender muito com o corpo, treinando em jejum. Fora que não é um jejum jejum, pois ele como cedo, e é algo parecido com o que eu faço hj. Recentemente eu faço jejum modificado, e a primeira refeição sólida é lá pelas 16 e 30hrs, no caso, é a ref pré treino. Eu vou treinar lá pelas 21h por causa da minha rotina e etc, e nessa refeição eu só como proteínas (ovos fritos, bacon e algum bife), como o electro, e minha performance não é prejudicada em nada.
Fora que eu estou ganhando peso, mas mais uma vez, faço ciclo de cabs.
A questão é que é possível sim manter e até melhorar e performance treinando em jejum, desde que os demais aspectos sejam observados.
(20-07-2017, 10:03 AM)Temujin Escreveu: Eu sinceramente duvido que um atleta com minha composição corporal (5% gordura subcutânea +-) não perca performance, mas posso mudar de opinião.
Edit: Até porque minha área é mais nutrição e menos fisiologia do esporte propriamente dita.
Vou dar um exemplo de um atleta famoso. Nas finais da temporada passada, Lebron James fez jogos incríveis, permanecendo em quadra sempre mais que 35 mim em praticamente todos os jogos dos playoffs, até o consagrado título. Isso sem diminuir a performance conforme o jogo passava, ou seja, jogava do primeiro ao ultimo minuto com a mesma "potência", isso na idade de 31 anos (já não tão jovem para o esporte de alto nível). Bem, quem viu os jogos sabe do que eu estou falando. Mas qual o segredo para um desempenho tão brilhante? Dieta cetogênica e ciclo de carbs.
Se vc observar, L. James deve ter no máximo uns 8-9 de BF, e mesmo assim obteve as vantagens da cetose, associada a ciclo de carbs, e não perdeu performance, muito pelo contrário, melhorou inclusive. Essa cadência do ciclo vai depender do seu tipo metabólico, e como seu organismo responde aos estímulos do treino. Lógico que para ganhar massa (gorda e magra) mais rápido, usar muitos carbs tenha um efeito mais pronunciado num primeiro momento, mas essa não é uma alternativa final que não pode ser mudada nunca. Fora que a proteína é o macro principal nesse objetivo.
Esportes como levantamento de peso tem como via metabólica principal a anaeróbia glicolítica alática, por isso ciclar os carbs já é o suficiente, mas não significa que seja fácil ou agradável de fazer no período inicial. Na verdade até para fundistas a cetose é uma ótima opção.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)